Por que os cachorros mordem brincando? Entenda o motivo!

Por que os cachorros mordem brincando? Entenda o motivo!

Seu cachorro não para de lhe morder enquanto brinca? Continue lendo esse artigo, porque iremos te falar os motivos e como agir a respeito!!


Seu cachorro fica mordendo enquanto brinca?

Cachorro mordendo dedo de dono

Quem tem um cachorro ainda filhote em casa sabe o quanto eles adoram mordiscar tudo que encontram pela frente, até mesmo nossas mãos e pés. Já os cães adultos podem ter o comportamento de morder enquanto brincam, o que não é nada agradável. Pensando nisso, escrevemos este artigo, onde iremos lhe dizer quais são as causas e o que fazer.

A alimentação do cão, a falta de brinquedos e o fato de quererem chamar a sua atenção, podem ser alguns dos motivos que levam o cachorro a morder. Por isso, é muito importante que você não reforce esse comportamento dando atenção ao cão.

Dessa forma, com paciência, seu cachorro irá parar com esse comportamento de morder você enquanto brinca. Para isso, continue lendo este artigo e aprenda agora mesmo o que fazer. Boa leitura!

Por que os cachorros mordem brincando?

Quando você estiver brincando com seu cachorro e ele lhe morder, saiba que existem motivos para que isso aconteça. A seguir você verá seis motivos pelos quais seu cachorro pode estar tendo esse comportamento.

Para coçar a gengiva na troca de dentes

Assim como as crianças, os cachorros também passam pela fase em que trocam de dentes. Entre os três a quatro meses suas gengivas começam a coçar e seus dentes de leite caem, nascendo assim os definitivos. Neste período será normal que o seu filhote de estimação fique agitado e estressado.

Sendo assim, quando seu cachorrinho estiver mordendo você durante as brincadeiras e os objetos da casa, fique tranquilo, é apenas seus dentes que estão nascendo. O cão ficará com esse comportamento até os seis meses.

Alimentação oferecida de forma errada

O alimento que você oferece ao seu peludo também influencia não somente na saúde física do animal, mas pode refletir em seu comportamento. Por isso, se o seu cachorro não tem o hábito de morder você e os objetos da casa, fique atento à dieta que o cão está recebendo.

O que pode ocorrer aqui é que a alimentação dada ao cachorro não esteja tendo as vitaminas, proteínas e minerais suficientes para suprir suas necessidades. Por isso, ele pode estar mordendo porque não se saciou na última refeição.

Falta de brinquedos que ele possa morder

Embora os cuidadores de cães não percebam, os brinquedos não desempenham a função apenas de um mero brinquedo. A ausência desse objeto pode fazer com que o cachorro desconte essa falta nos seus móveis ou até mesmo em você.

O que acontece é que esses brinquedos aliviam o tédio e a solidão do cachorro, quando seu dono não está em casa. Então, caso o cão se sinta sozinho e sem nada que possa morder, tenha certeza que ele irá destruir o que encontrar pela sua frente.

Para chamar a atenção do dono

Um cachorro quando quer chamar a atenção do dono, ele pode emitir vários comportamentos. Seu pet pode chorar, latir e até mesmo trazer um brinquedo até você, isso tudo para chamar sua atenção. Porém, saiba que ele também pode começar a ter o comportamento de morder.

Por isso, caso você não brinque muito com seu cão, não o leve para passear com frequência e não tenha o costume de dar atenção ao cachorro. Neste caso, as oportunidades são grandes dele estar lhe mordendo para chamar sua atenção.

Para extravasar energia acumulada

Como dito no tópico anterior, você precisa levar seu cachorro para passear, caso contrário, ele pode começar a ter o comportamento de morder você. Esse comportamento decorre pela falta de atividade física na vida do animal.

Logo, todo cão, independente da raça ou de sua faixa etária necessita se exercitar pelo menos uma vez ao dia. Entretanto, se o cão ficar muito tempo parado em casa ele pode acumular muita energia e para extravasar, resolva sair mordendo.

A ansiedade também pode ser a causa

Os cachorros também podem desenvolver um quadro de ansiedade. Primeiramente, esta ansiedade pode ser causada por uma mudança em seu ambiente ou rotina e um novo integrante na casa. Essas mudanças em sua rotina podem deixar o seu peludo estressado.

Como consequência dessa ansiedade canina, o cão mudará de comportamento. Entre essas mudanças de reação está o ato de morder, sendo assim, o cão pode mordiscar seus móveis, plantas e até mesmo você.

O que fazer para o cachorro parar de morder quando brinca?

A seguir você aprenderá o que fazer para que seu cão pare de morder você e seu móveis. Para encontrar uma solução, é importante que você saiba em qual dos motivos citados acima seu cachorro se enquadra.

Retire a mão e diga “não” com ênfase

Primeiramente, o que você precisará fazer é retirar sua mão da boca do cão. Por mais que as mordidas não estejam doendo, não permita esse comportamento. Tendo retirado sua mão, o seu animal tentará lhe morder novamente, por isso, fique calmo.

Logo em seguida, diga “não” com ênfase para o seu cachorro todas às vezes que ele tentar morder você. Tendo essa atitude, com o passar do tempo seu pet irá entender que esse ato não é certo.

Desvie sua atenção do cachorro

Este passo está interligado com o anterior. Assim que o cachorro lhe morder e você repreendê-lo, você precisa desviar sua atenção do pet. Em hipótese alguma continue dando atenção ao cachorro caso ele esteja tentando lhe morder ainda.

Caso contrário, o animal poderá continuar mordendo para chamar sua atenção. Nesta situação, se apenas desviar a atenção não for o suficiente, saia do local e deixe o cão sozinho. Dessa maneira, o animal entenderá que se morder ficará sozinho.

Não seja agressivo com o cão

O comportamento mais frequente dos cuidadores é punir o cão para ele parar de morder. Entretanto, mesmo que as mordidas do cachorro estejam doendo e o comportamento não lhe agrade, não seja agressivo com o cão.

Em vez de bater ou gritar, use o reforço positivo recompensando seu cão quando ele não morder. Usar o reforço negativo para parar com o comportamento do cão não é uma boa alternativa, pois apenas reforçará essa reação de mordiscar.

Não ceda as chantagens do cão

Embora pareça difícil não ceder aos peludos que lhe olha com ternura, saiba que você precisa ser firme. Quando um cachorro está tentando chamar a atenção de seu dono ele fará de tudo para isso, e entre essas tentativas está o ato de morder o seu dono.

Observe que, para chamar sua atenção, ele irá morder suas mãos e pés. Sendo assim, não ceda a essas chantagens do seu cachorro. Apenas desvie a sua atenção e diga "não" com ênfase.

Recompense o bom comportamento

Se o seu cachorro ainda é um filhote, ele aprenderá com mais facilidade que não deve morder você e as visitas. Por outro lado, se o cão já for adulto, ele poderá demorar mais para aprender, por isso, use da recompensa para ensiná-lo.

Anteriormente, falamos sobre reforço positivo. Esse reforço consiste em recompensar o cão todas as vezes que ele tem um bom comportamento, ou seja, todas as vezes que ele tem o comportamento de não morder você.

Como evitar que o cão morda enquanto brinca?

Os cães, quando filhotes amam morder, porém, quando adultos podem continuar a ter esse comportamento enquanto brincam com seu dono. Por isso, veja a seguir maneiras de fazer o cão parar com essa ação enquanto brinca.

Não deixe o seu cão entediado

Seu cachorro pode morder quando fica por muito tempo sem fazer nada. Então, para que esse sentimento no cão não reflita em seu comportamento, no caso morder enquanto brinca, evite deixar o cão por longos períodos sem se exercitar.

Para isso, sempre brinque com o cão e o leve para passear uma vez ao dia. Em geral, os cães necessitam de cerca de 30 minutos a 1 hora de atividade física, a depender de sua raça e idade.

Não o provoque enquanto brinca

Caso seu cachorro esteja com energia acumulada ou entediado, as chances dele morder você enquanto estiver brincando são maiores. Por isso, o recomendável é que você não o provoque durante as brincadeiras.

Brincar com seu cachorro com brincadeiras que sejam agressivas, que possa deixá-lo raivoso ou que ele se excite a morder você, devem ser evitadas. Com o tempo, seu pet pode acabar associando a brincadeira com o ato de morder.

Ofereça mordedores diversos e adequados

Assim como não se deve deixar o cão entediado, sem brincar, faz-se necessário oferecer mordedores para que o cão libere a energia acumulada. Quando seu cachorro estiver mordendo suas mãos e pés, ofereça para ele diversos mordedores, a fim de que ele possa se entreter.

Mas, lembre-se que existe um tipo de mordedor adequado para cada cachorro. Afinal, cada um tem suas particularidades. Assim sendo, na hora de escolher considere a idade do cão, se o brinquedo é seguro e a procedência do objeto.

Ensine-o palavras de ordem

Sendo muito parecido com o processo de adestramento, neste caso, será preciso ter paciência. Logo, seu cachorro poderá levar um certo tempo para aprender as palavras de comando e parar de morder enquanto brinca.

Inicialmente, assim que o cachorro começar a morder, retire sua mão e diga “não”, como já foi ensinado. Em seguida, diga as palavras “sentado” e “de pé”. Com o passar do tempo seu cachorro irá associar essas palavras com o comportamento de não morder.

Leve ao veterinário para descartar doenças

Se o seu cachorro não é um filhote e de repente passou a ter o hábito de morder você e as visitas, leve-o ao veterinário. Diante dessa situação, apenas um veterinário conseguirá saber se o cão tem alguma doença e o que fazer.

Os problemas de saúde mais comuns que levam a essa mudança de comportamento do cão são: o estresse, a ansiedade e o sedentarismo. Portanto, fique sempre atento ao seu cachorro.

Depois dessas dicas, seu cão não irá mais lhe morder!

Os cachorros são animais adoráveis, porém, quando mordem seus donos, os cuidadores deixam de os considerar. Mas, caso seu cachorro seja filhote e esteja lhe mordendo, fique calmo, pois ele está apenas coçando sua gengiva e logo essa fase passará. Bem como, ele pode estar querendo chamar sua atenção, então, não ceda.

Entretanto, se o cachorro não é filhote e está lhe mordendo enquanto brinca, fique atento, pois a saúde do peludo pode não estar em dia. Estresse, ansiedade e sedentarismo podem deixar o cão agressivo e como consequência, ter o comportamento de morder.

Como solução, para evitar que o cachorro morda você durante as brincadeiras e as pessoas que vão a sua casa, ofereça mordedores, leve-o ao veterinário e use palavras de ordem. Agora, com essas dicas, seu cão não irá mais lhe morder.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.