Como saber o sexo do gato: meu filhote é macho ou fêmea?

Como saber o sexo do gato: meu filhote é macho ou fêmea?

Descubra como identificar o sexo do felino de modo simples e certeiro!


Como saber o sexo do gato: meu felino é macho ou fêmea?

sexo do gato: macho ou fêmea

Fazer a sexagem de gatos pode ser uma tarefa bem difícil. Na realidade, é muito comum adotar um filhote pensando ser fêmea e descobrir, mais tarde, que o pequeno, na verdade, é macho.

A dificuldade envolvendo o reconhecimento consiste na morfologia do corpo do gato. Diferentemente dos cachorros, o órgão genital dos felinos fica localizado internamente. Ademais, apesar de haver maiores obstáculos para se reconhecer o sexo dos filhotes, nos adultos essa tarefa também pode ser difícil.

Há, entretanto, alguns sinais capazes de auxiliar na descoberta: existem cores específicas que caracterizam machos e fêmeas, além de diferenças marcantes na personalidade dos gatos de ambos os sexos, por exemplo. Confira agora, como identificar o sexo do seu felino!

Como saber o sexo do gato filhote?

sexo do gato: filhote

Conforme mencionado, nos filhotes essa tarefa tende a ser mais difícil. Quanto mais jovem o animal, mais a fisionomia e a morfologia dos gatos machos e fêmeas são parecidas. Apesar disso, a partir de um mês e meio de idade os bichanos começam a ter características corporais mais marcantes.

Ainda assim, é possível fazer a sexagem do gatinho em suas primeiras semanas de vida. Descubra como!

Como saber o sexo do gato: filhote fêmea

Há uma regra entre criadores de gatos baseada em “sinais de pontuação”. Após levantar sutilmente a cauda do gato, visualize a área genital dele: caso seja uma fêmea, o espaço logo após a cauda se parecerá com um “ponto de exclamação” (!) invertido. O ânus e a vulva da gata, geralmente, ficam separados por cerca de 1,3 cm.

Uma diferença marcante entre machos e fêmeas é que, normalmente, a vulva (das fêmeas) localiza-se bem mais próxima ao ânus do que o pênis dos machos.

Como saber o sexo do gato: filhote macho

É interessante saber que, nas primeiras semanas de vida, os testículos podem ainda não estar devidamente posicionados.

Ainda assim, utilizando a mesma regra dos “sinais de pontuação”, será possível perceber que as aberturas do ânus e do pênis aparentam o sinal de “dois pontos” (:). Entre as cavidades haverá, internamente, espaço suficiente para que os testículos se acomodem.

Como saber o sexo do gato adulto?

sexo do gato: gato adulto

Como dito, na medida em que os gatos crescem, torna-se mais fácil identificar o sexo dos felinos. Além de observar a morfologia do animal já ensinada na sexagem dos filhotes, há também, traços de comportamento marcantes e determinantes para cada um. Confira os principais!

Características da gata adulta

Geralmente as gatas fêmeas são mais sociáveis e carinhosas. Elas apreciam mais o contato físico e, como possíveis mães, sentem-se constantemente ameaçadas por mudanças ambientais que podem representar perigos em potencial.

Ademais, gatas que não foram castradas entram no cio a cada duas semanas. Durante tal período, elas cobram mais atenção dos donos e emitem ruídos com frequência, especialmente à noite.

Caso você descubra o sexo da gata adulta, considere castrá-la, pois ela pode desenvolver cistos nos ovários ou outros transtornos relacionados ao cio. Além disso, a castração previne uma gravidez indesejada ou que sejam desenvolvidos outros problemas de saúde.

Características do gato adulto

Gatos machos, comumente, são mais independentes e maiores do que as fêmeas. Além do mais, eles desconfiam mais de desconhecidos e, caso não sejam castrados, podem ser mais ativos e agressivos. Também é comum que urinem pela casa com o intuito de marcar o território.

Caso você tenha adotado um gato adulto já castrado e tenha dificuldades em identificar o sexo, saiba que o macho ainda exibirá vestígios dos testículos, fato que pode facilitar a sexagem.

Além de que, o gato que não está castrado dará prioridade à sua vida sexual. Ou seja, o animal pode apresentar maior irritabilidade e inquietação e pode, inclusive, fugir de casa. Por isso, é recomendada a castração: além de evitar fugas, ela reduz o risco de contração de doenças graves, como AIDS felina (FIV) e Leucemia felina (FeLV).

Como saber o sexo do gato pela aparência?

sexo do gato: saber pela aparência

Além dos sinais apresentados, gatos possuem cores características para cada sexo, por exemplo, gatos tricolores costumam ser fêmeas. Também, há outras diferenças físicas e comportamentais determinantes. Veja:

Cores particulares da fêmea

De acordo com especialistas, gatos tricolores são fêmeas! Isso ocorre devido ao fato de que a cor dos pelos está associada ao gene X, determinante do genótipo sexual. Como as fêmeas possuem dois cromossomos “X” e os machos apenas um, exceto mutações, somente as gatas possuem carga genética suficiente para serem tricolores.

Existem algumas variações comuns para fêmeas tricolores: as gatas “espanholas” são aquelas em que a cor branca é predominante no abdômen, nas patas e no queixo; possuem, também, tons de cinza e de laranja não tão acentuados. Já nas gatas “tartarugas”, o preto é prevalecente e o branco é escasso; as três cores são bem misturadas.

Cores particulares do macho

Quanto aos machos, espécimes tricolores são raras e frutos de uma mutação sexual. Caso o felino seja tricolor, ele possui uma anomalia genética XXY, condição semelhante à Síndrome de Klinefelter nos humanos. Neles, a coloração é alaranjada com manchas pretas. No entanto, tal condição é extremamente rara: segundo um estudo da University de Missouri, apenas 1 em cada 3.000 tricolores são machos.

Assim, geralmente, gatos laranjas são machos. Isso ocorre, também, devido aos cromossomos sexuais: para uma gata ser laranja, é preciso que ela tenha o gene alaranjado nos dois cromossomos X; enquanto isso, o macho precisa tê-lo uma vez: no seu único cromossomo X. Assim, a probabilidade de gatos do sexo masculino serem dessa cor é bem maior!

Diferenças físicas entre o gato e a gata

No geral, gatos machos tendem a ser maiores e mais musculosos do que fêmeas. Além de que, machos que não foram castrados antes da maturidade sexual desenvolvem bochechas grandes devido à testosterona, fato que gera um rosto maior e mais redondo do que as gatas.

Diferenças comportamentais entre os machos e as fêmeas

Machos costumam ser mais independentes e, por isso, gostam de explorar e de desbravar novos locais. Sendo assim, são mais territorialistas do que as fêmeas.

Quanto às fêmeas, elas apreciam mais contato físico e são muito protetoras com aqueles que as rodeiam. Outro fator que é determinante para saber se o gato é fêmea, baseado em seu comportamento, consiste em observar se o felino entrará ou não no cio; caso entre, é fêmea!

Agora você já consegue realizar a sexagem do seu gatinho!

descobrir a sexagem dos gatos

Aqui, você aprendeu a identificar, por intermédio de vários artifícios, o sexo dos gatos. Apesar de ser mais fácil realizar a sexagem em gatos adultos, é perfeitamente possível descobrir o sexo do animal ainda filhote.

Isto é, observando a morfologia do gato através das dicas aqui dadas, a partir de apenas duas semanas de vida já se pode identificar se o animal é macho ou fêmea.

Atente-se também ao comportamento do pet, por exemplo: gatas no período fértil ficam, de modo repentino, mais ansiosas e estressadas do que o convencional.

De qualquer modo, macho ou fêmea, dê muito amor e carinho ao seu felino!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.