Os animais com R são muito importantes
Já parou para pensar na importância dos ratos, rinocerontes, raposas, rãs e raias no mundo? Apesar de alguns serem temidos pelos seres humanos, esses animais com a letra R têm um papel fundamental no equilíbrio da fauna mundial. O rato, por exemplo, equilibra a cadeia alimentar, pois serve de presa para grandes animais como falcões e águias. Já as rãs controlam e equilibram a população de invertebrados e insetos ao se alimentar deles.
São inúmeros os benefícios que esses animais geram para a vida das pessoas, mesmo em ambientes diferentes. Confira o impacto de cada um deles na vida selvagem e marinha.
Quais são os principais mamíferos com R?
A listagem de mamíferos iniciados pela letra R é bem extensa, no entanto, alguns deles têm um papel maior na natureza, especialmente no equilíbrio do ecossistema.
■Rinoceronte
Habitantes das savanas, muito comuns no continente africano, os rinocerontes fazem parte da família Rhinocerotidae e são um dos maiores mamíferos da terra. Esses grandes animais podem atingir até 4000kg e alcançarem até 3,5m, podendo ser maior.
Apesar do tamanho assustador, esses mamíferos se alimentam apenas de ervas e vegetais. Além disso, esses gigantes ajudam no equilíbrio das florestas e das pastagens, pois controlam a população de gnus e zebras ao competirem alimentos com eles.
Em relação ao acasalamento, as fêmeas tem apenas um filhote por vez e sua gestação dura entre 1 ano e 2 meses a 1 ano e 7 meses. Por conta disso, elas costumam engravidar de dois em dois anos e seu filhote fica com ela até a próxima gestação. Já o macho costuma acompanhá-la por volta de 4 meses depois da reprodução.
■Raposa
Como os lobos, cães e coiotes, a raposa faz parte da Família Canidae. Suas principais características são: boa audição; cauda comprida e peluda; olfato apurado; porte médio; focinho comprido e pupilas ovais. Esse carnívoro pode viver até 10 anos e pesam entre cinco a seis quilos, sendo as fêmeas um pouco mais leves.
Esses animais carnívoros costumam viver em tocas cavadas por eles mesmos ou abandonadas por outros animais. Em relação à procriação, a fêmea consegue dar a luz a até 14 filhotes. E se acasalam apenas uma vez ao ano. As raposas são animais solitários, por isso o casal só fica junto acasalamento até os filhotes conseguirem caçar sozinhos
■Rato
Temidos pelos humanos, o rato também tem sua importância no Reino Animal. Esses roedores fazem parte da Família Muridae. Os mais comuns e incômodos para a humanidade são os Rattus norvegicus (ratazana), Mus musculus (camundongo) e Rattus rattus (rato-preto). Além desses roedores, há também ratos selvagens que são mais comuns em florestas.
Uma característica desse animal é a facilidade e rapidez da reprodução. Uma ratazana pode gerar até 200 filhotes. Além disso, por comerem tudo que é comestível são muito adaptáveis.
Além de servir como alimento par alguns animais da floresta, os ratos ajudam os humanos na evolução científica. Devido a todas as características citadas acima mais o baixo custo de manutenção, os ratos tornam-se perfeitos para serem usados em pesquisas e experimentos científicos.
■Roaz-corvineiro
Apesar de parecer um peixe, esse é o golfinho mais conhecido no mundo. Também chamado de golfinho-nariz-de-garrafa, esse animal da Família Delfinídeos, habita águas costeiras e pode ser encontrado em vários lugares do planeta.
Esses golfinhos costumam andar em grupos de 10 ou de centenas de indivíduos, dependendo de onde estejam. Na procriação, a fêmea gera apenas um filhote a cada dois ou três anos. E, curiosamente, ela esguicha seu leite para alimentar o pequeno, pois pela falta de lábios, ele não consegue mamar.
Quais são as principais aves com R?
No geral, as aves tem um papel muito importante. Elas são responsáveis pelo controle de pragas, por se alimentarem delas, e pela dispersão de sementes. Conheça alguns desses curiosos animais essenciais para a natureza.
■Rouxinol
Conhecido pelo seu lindo canto, o Rouxinol pertence à família Muscicapidae. Sua aparência é bem simples comparada melodia alegre que ele produz e eles chegam a medir entre 15 e 17 centímetros. Essas aves costumam se alimentar de minhocas e frutas, mas quando estão em cativeiro são alimentadas com rações especiais.
O macho e a fêmea têm muitas poucas diferenças na cor e tamanho. O macho costuma cantar mais alto e forte, mas a fêmea canta também. Quando juntos, o casal pode gerar até seis ovos e em duas semanas já terão seus filhotinhos.
■Rabo-mole-da-serra
Também conhecida como canário-rabudo, essa ave de nomes engraçados é da Família Thraupidae e é encontrada em terras brasileiras. A Rabo-Mole-da-Serra é muito bonita. Suas asas são em tons de verde, o resto do corpo cinza, bico amarelo e um círculo branco ao redor dos olhos.
A alimentação desse pássaro é a mesma do rouxinol, que são frutas e insetos. Em relação ao acasalamento, a fêmea tem em média, cerca de oito ninhadas por ano. Cada ninhada com 3 ovos. Uma curiosidade é que, na época da procriação, vários machos se reúnem para tentar impressionar a possível parceira.
■Rabo de arame
Pertencente à Família Pipridae, esses pássaros são da América do Sul, e também são encontrados na Amazônia, aqui no Brasil. O macho dessa espécie é muito característico. Com o centro em amarelo vivo, a parte de cima vermelha e as asas pretas, esses machos se destacam muito comparados a fêmea, que tem tons mais fechados.
Para encantar as fêmeas, os machos arrepiam as penas e a balançam suas caudas de um lado para o outro acariciando a sua possível parceira. Mas não é só isso, para conquistar sua futura companheira o macho também dança para ela. Depois de todo esse ritual, o casal vai para o ninho, que costuma ficar bem perto do chão. O Rabo de arame se alimenta de pequenos frutos, aranhas, insetos e etc.
■Rapazinho-dos-velhos
Conhecido por muitos nomes pelo Brasil, essa ave membro da Família Bucconidae é conhecida pela sua calma e tranquilidade, pois consegue ficar imóvel apenas observando o que ocorre ao seu redor. Comum no Norte e Nordeste do Brasil, o rapazinho mede entre 18 cm e 19 cm pesando entre 32g e 38g.
Esse pássaro alimenta-se de insetos, frutas e pequenos vertebrados. Sua reprodução é bem interessante, pois ele cava um túnel e coloca dois ou três ovos no fundo. O casal reveza para cuidar dos filhotes e camuflam a entrada do túnel com a terra mexida pela própria escavação.
Quais são os principais anfíbios com R?
Os benefícios dos seguintes animais são enormes. Além de controlar a população dos insetos, elas servem como alimento para predadores maiores e para os humanos. Por esses motivos são muito importantes.
■Rã
Tirando os lugares frios, esse animal da Família Ranidae, é encontrado em qualquer lugar do mundo. Seu tamanho pode variar entre 2,5 cm até 30 cm e eles se alimentam de outros pequenos animais.
De uma só vez ela pode liberar até centenas ou milhares de ovos, que vão virar girinos e irão se desenvolver. Sua carne tem muita proteína, por isso são tão procuradas pelo homem.
■Rela comum
Esse pequeno anfíbio da Família Hylidae é muito parecido com a rã. Com a pele lisa, brilhante e dedos com discos adesivos, a rela mede no máximo 5 cm e tem grandes olhos nas laterais. Os machos também contém um saco vocal, que pode ser inflado ficando maior que a própria cabeça deles
Uma curiosidade é que a fêmea pode colocar até 1000 ovos e o seu acasalamento é bem característico. O macho abraça a fêmea pelas costas para realizar a fecundação dos ovos, e esse abraço pode durar até 30 h.
■Rapa-cuia
Também pertencente a Família Hylidae, esse pequeno anuro vive nas árvores e é encontrado em alguns países da América do Sul, inclusive o Brasil. Seus hábitos são noturnos e ela habita locais úmidos, por isso também pode ser encontradas nos banheiros das casas.
Para se reproduzir a fêmea desova seus ovos em forma de uma película de gel na superfície da água, onde fica protegido pela vegetação.
Quais são os principais peixes com R?
São vários os peixes presentes nos oceanos, rios e lagos. Todos são necessários para o equilíbrio do mundo marinho e alguns deles têm características bem específicas como os citados abaixo.
■Robalo
Amado pelos brasileiros, o robalo pertence a família Centropomida e podem ser encontrados em águas doces e salgadas. Além disso, são animais carnívoros e grandes predadores. Ele se alimenta de pequenos peixes como a sardinha, camarões, caranguejos, entre outros.
Esses famosos peixes formam pequenos cardumes. Entretanto, na época de reprodução, os maiores costumam vagar sozinhos ou em casal. Durante esse importante momento, a fêmea deposita seus ovos na areia, logo em seguida, o macho lança o sêmen fecundando os ovos.
■Rêmora
A rêmora é da Família Echeneidae e intriga há anos os cientistas em todo mundo. Esse peixe, que pode chegar a até 1m, tem uma característica muito específica: sua ventosa. Na parte de cima da sua cabeça, a rêmora tem uma ventosa em forma de disco que faz com que ela grude em vários animais como tubarões e tartarugas.
Ao acoplar em espécies maiores a rêmora não apenas pega uma carona, como também se alimenta dos restos de comida que o maior deixa. Devido a essa característica, muitos acham que ela funciona como um parasita. No entanto, isso que a rêmora faz não prejudica em nada aquele que a carrega. É algo benéfico para um e indiferente para o outro. Quando isso ocorre, denomina-se comensalismo.
■Raia
Da Família Rajidae, as raias tem cerca de 460 espécies, um grupo enorme e muito diverso. Seu corpo é formado de um esqueleto com "ossos falsos", pois ele é cartilaginoso. Além disso, sua boca encontra-se na região ventral e sua longa cauda possui um espinho. Essas são algumas das suas várias características diferentes.
As raias, que podem atingir até seis metros de largura, se alimentam de plânctons, pequenos peixes, moluscos e crustáceos. Diferente do robalo, a raia põem seus ovos já fecundados, pois o macho tem um "órgão copulatório" nas nadadeiras que permite a fecundação. No entanto, há espécies que dão a luz a pequenos peixes também.
■Realito
Pertencente à Família Lutjanídeos, esse peixe vive no Atlântico Ocidental e é muito comum no Brasil, tendo diversos nomes nas diferentes regiões do país. O realito pode medir de 0,70 m até 1 m e pesar aproximadamente 10 kg. Uma das suas principais característica é a cor avermelhada de suas escamas.
Esse peixe, que se alimenta de outros peixes, moluscos e crustáceos, costuma se reproduzir entre dezembro e abril. Nesse período, eles migram para águas hipersalinas ricas em microorganismos que servirão de alimento para seus filhotes. Curiosamente, esse peixe não tem cuidado parental.
Esses são os animais com R!
A lista desses animais é extensa e cada um deles têm sua função na natureza. Todos os animais com R são essenciais para o equilíbrio das florestas e mares. Além disso, muitos deles servem de alimentos para os humanos. Alimentos esses, ricos em nutrientes, ajudam os homens e mulheres a se desenvolverem. Alguns assustam os humanos, entretanto, todos são necessários para o equilíbrio do ecossistema.
Espalhados ao redor do mundo, eles têm suas características peculiares e são ótimos de serem estudados e precisam ser preservados.
Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.