O que o Shih Tzu pode comer além da ração? Confira dicas de alimentação

O que o Shih Tzu pode comer além da ração? Confira dicas de alimentação

Não deixe seu Shih Tzu na vontade! Descubra aqui os alimentos que você come e que, com cuidados, podem ser divididos com ele!


Shih Tzu pode comer muita coisa além de ração!

shih tzu com fome

Você está almoçando e seu shih tzu fica te chamando e chorando. O pequenino implora por um pedaço da sua comida na hora do almoço. O que você faz? Bem, algumas frutas, verduras, legumes, raízes e tubérculos são ótimas para seu cãozinho, mas, em compensação, há uma lista de alimentos que não devem ser oferecidos ao seu shih tzu.

Por isso, trazemos para você, neste artigo, a lista de alimentos que você poderá dividir com seu cachorro. E, claro, aqueles que são contra-indicados também. Apresentaremos os alimentos que são benéficos ao seu shih tzu, e também, os que são maléficos. Assim, você saberá o que pode oferecer-lhe durante sua rotina! Continue lendo e descubra como saciar o desejo de seu cãozinho!

Frutas que o Shih Tzu pode comer além da ração

shih tzu comendo fruta

Muitas são as frutas que podem servir de petiscos para seu shih tzu, seja em temperatura ambiente, oferecidas geladas ou até em forma de picolé. Veja abaixo as melhores frutas para seu cachorro se deliciar.

Manga

É uma fruta tropical rica em fibras e vitaminas. As fibras regulam o sistema digestivo. Já as vitaminas, como vitamina A, do complexo B, E e K, ajudam na boa visão. Juntas, essas propriedades são antioxidantes e metabolizam proteínas.

Ao oferecer essa fruta para seu cachorro, lembre-se de tirar o caroço e a casca. O caroço possui uma substância tóxica para cachorros, chamada cianeto, sendo prejudicial ao seu shih tzu. Além disso, a casca pode provocar engasgos no seu cachorro. Por isso, corte a manga em pedaços pequenos e retire a casca e o caroço.

Banana

São várias opções que podem ser oferecidas ao seu shih tzu: banana-prata, banana-maçã, banana-nanica ou banana-ouro. Todas as opções possuem muitos benefícios ao seu cachorro. Essa fruta é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C, tornando o sistema imunológico do seu cão mais forte.

Se você estiver em dúvida sobre qual das opções oferecer, nós te ajudamos: a melhor opção é a banana-prata, por ser menos doce, menos calórica e menos ácida. Ao oferecer essa fruta ao seu cachorro, lembre-se de retirar a casca, cortar em pedaços pequenos e escolher uma bem madura.

Maçã

Como uma fruta pobre em gordura e rica em carboidratos, em fibras e vitaminas A, B, C e E, a maçã é a fruta ideal para cães obesos e que precisam fazer uma dieta para controlar o ganho de peso.

A maçã deve ser bem lavada e pode ser oferecida com a casca. É na casca que ficam as fibras dessa fruta. Porém, o talo e as sementes da maçã não podem ser dados ao seu cachorro. Essas partes dessa fruta possuem ácido cianídrico e essa substância é maléfica ao organismo do seu shih tzu.

Mamão

Possuindo efeito laxante, essa fruta deve ser comida moderadamente pelo seu shih tzu. O mamão é a segunda fruta mais vendida no Brasil e é uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais. Essa fruta é rica em água e pobre em sódio e gordura.

Dentre os principais benefícios estão: a boa visão, a síntese de hormônios e de regulação das funções de pele, a metabolização de proteínas e coagulação sanguínea, a função antioxidante, o equilíbrio ácido-básico e a melhora na saúde da estrutura óssea e dos dentes. Ofereça a polpa da fruta e em pedaços pequenos, sem sementes e sem casca.

Goiaba

Vermelha ou branca, o ideal é que essa fruta seja oferecida como um picolé para seu shih tzu. Isso porque é impossível tirar todas as sementes da goiaba e a alta ingestão dessas sementes podem ser tóxicas ao seu cãozinho.

Para fazer um picolé delicioso, retire a casca da goiaba e bata a fruta no liquidificador com um copo d'água. Peneire essa mistura e encha as forminhas de gelo. Pronto! Após algumas horas no congelador, seu shih tzu poderá se lambuzar com um picolé saboroso e saudável. A goiaba, rica em licopeno, vitaminas A, do complexo B e C, cálcio, fósforo e ferro, oferece um benefício a mais: pode proteger seu shih tzu contra o câncer.

Melão

Ótima fonte de vitaminas A, do complexo B e C, e também de minerais, o melão é uma fruta riquíssima em água e ajuda na hidratação do seu shih tzu. Possuindo efeito diurético e depurativo, essa fruta colabora para a eliminação de toxinas e diminui os problemas renais.

A melhor forma de oferecer essa fruta ao seu cachorro é fresca, madura e geladinha. Tenha atenção em não oferecer a casca e as sementes, pois podem causar problemas estomacais no seu pet quando ingeridas.

Verduras e legumes que o Shih Tzu pode comer

shih tzu ganhando comida

Incremente o cardápio do seu shih tzu lhe oferecendo alguns legumes e verduras, como chuchu, abóbora, abobrinha, brócolis, quiabo e agrião. Ricos em vitaminas e minerais, veja abaixo os seus benefícios para seu cachorro.

Chuchu

O chuchu colabora muito no emagrecimento, e por dar muita saciedade, pode ser usado na alimentação de cachorros que precisam perder peso. Além disso, seu cachorro pode comê-lo cru ou cozido, mas sempre sem casca e sem o miolo. Quando cozido, lembre-se de não colocar temperos e nem sal.

Dentre seus nutrientes, o chuchu traz na sua composição vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, cálcio, ferro e fibras. Auxiliando no controle do colesterol, prevenindo a constipação e ajudando no emagrecimento, o chuchu é uma ótima alternativa para petiscos que podem ser oferecidos durante o dia.

Abóbora

Tirando a casca da abóbora, o resto dela é muito bem-vinda ao cachorro. A semente, rica em ácidos graxos (ômega 3), pode ser oferecida de forma assada como petisco ou triturada em receitas de biscoitos ao seu shih tzu. Com propriedades anti-inflamatórias, as sementes ajudam na eliminação de parasitas intestinais.

A abóbora também ajuda no processo digestivo e na constipação intestinal, assim como é uma ótima opção de antioxidante natural pelo seu alto teor de água, prevenindo problemas renais. Podendo ser servida cozida na água ou no vapor, é uma aliada na saúde dos olhos, colabora na regulação da pressão arterial e combate a fadiga.

Abobrinha

Fonte de vitaminas A e E, que contribuem para a saúde da visão e na longevidade e vitalidade do organismo do cachorro, a abobrinha pode ser servida crua, cozida ou assada. A casca e as sementes são ótimas fontes de fibras, zinco e cobre, que ajudam a manter a saciedade, melhoram a imunidade e diminuem os riscos de intoxicação.

Mas lembre-se de, ao servir este legume, lavar bem a casca e caso você escolha por oferecer esse legume cozido ou assado, fique atento para não colocar nenhum tempero e nem óleo. O organismo do shih tzu não está preparado para condimentos.

Brócolis

Se você precisa controlar a pressão arterial do seu shih tzu, e se quer ajudá-lo a ter um trato digestivo funcionando perfeitamente, o brócolis é o alimento certo para fazer parte do cardápio do seu canino, posto que possui muitas fibras e baixas calorias.

Rico em vitaminas A, C, E, K, magnésio, cálcio, zinco e ferro, o brócolis pode ser oferecido cozido, sem temperos e sem sal ou cru, porém bem lavado. E, para evitar uma dor de barriga inesperada, não exagere na oferta de brócolis. Ofereça este legume com moderação!

Quiabo

Conhecido por ser um alimento com propriedades medicinais, o quiabo é rico em vitaminas A, C, B1 e em minerais como cálcio, fibras e proteínas. Com poucas calorias e ajudando na hidratação do cachorro, o quiabo pode ser servido cru ou cozido, mas jamais frito ou refogado.

Fique atento para o excesso de quiabo. Por ser rico em oxalato, o quiabo em excesso pode dar problemas sérios de pedras na vesícula, rins e bexiga. Portanto, se seu canino tem tendência a ter esses problemas, é muito importante que você verifique com o veterinário antes de oferecer ou não este legume ao seu cão.

Agrião

O agrião, como toda boa folhagem verde-escura, é rico em ferro, fósforo e cálcio. Com as vitaminas A, C e K, o agrião ajuda no fortalecimento da imunidade, faz bem ao coração e ajuda o cérebro.

Essa folhagem precisa ser bem lavada e pode ser oferecida inclusive com o cabo. O agrião ajuda a abrir e instigar o apetite de seu shih tzu. Portanto, se seu cãozinho está com dificuldades para comer, uma boa alternativa é oferecer essa folhagem para ajudar com esse problema.

Raízes e tubérculos que o Shih Tzu pode comer

shih tzu se alimentando

As raízes tuberosas e tubérculos como cenoura, beterraba, mandioca, batata-doce ou batata-inglesa são carboidratos que dão energia ao seu shih tzu, mas devem ser consumidos com moderação. Veja como você pode oferecer essas fontes de energia ao seu cachorro.

Cenoura

Servida crua ou cozida, sem casca, sem tempero e sem sal, a cenoura é uma boa pedida para o seu shih tzu. Rica em vitaminas A, C, D, E, K, B1 e B6, fibras, antioxidantes, carotenoides, em potássio, ácido fólico e cobre, esse legume é bem aceito pelos cachorros.

Com o benefício de estimular o sistema imunológico, a cenoura ajuda no funcionamento do organismo do seu shih tzu. Além disso, ainda ajuda na digestão, a limpar os dentes, a regular o sistema nervoso e a retardar o envelhecimento do seu cãozinho.

Batata-doce

Podendo ser oferecida cozida, assada e até desidratada, a batata-doce é ótima para fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no sistema digestivo, ajudar no controle do diabetes e é muito boa para os dentes e as gengivas de seu cão.

Mas lembre-se: a batata-doce é um carboidrato e, por isso, deve ser oferecida com cautela. Seus benefícios surgem de sua riqueza em vitaminas A, C, E, ferro, potássio e muitas fibras.

Batata Inglesa

Como um bom carboidrato, a batata inglesa não deve ser oferecida em excesso, pois pode causar obesidade e diabetes nos cães. A alta ingestão desse legume pelo shih tzu também pode ser tóxica, graças a uma substância chamada solanina. A batata inglesa é fonte de vitaminas do complexo B e C, além de Ferro, Cálcio e Potássio.

Para evitar a intoxicação por esse alimento, a batata inglesa precisa ser servida cozida ou assada, nunca crua. E claro, sem sal e sem temperos. Uma ótima opção é servi-la como um purê de batatas. Após seu cozimento, amasse-as com um garfo. Seu shih tzu irá adorar.

Mandioca

Conhecida como macaxeira, aipim ou mandioca, esse tubérculo é uma boa fonte de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Dentre as vitaminas, se destacam as vitaminas A, do complexo B, D e E. Essas vitaminas são benéficas à visão, atuam como antioxidantes, são essenciais para os ossos e combatem os radicais livres.

Além das vitaminas, temos a presença dos minerais: cálcio, fósforo, magnésio e potássio, que são fundamentais para a manutenção da estrutura óssea e dos dentes, auxiliam no equilíbrio ácido-básico, fazem parte do processo metabólico e são importantes para o transporte das substâncias entre as células. A mandioca deve ser oferecida cozida, sem temperos e sem sal.

Beterraba

Riquíssima em açúcar, a beterraba não é recomendável ao shih tzu que tem diabetes. Esse tubérculo é fonte de nutrientes e vitaminas A, do complexo B e C. Seus principais benefícios atuam na manutenção do sistema imunológico, na visão do seu cão e ajuda a prevenir a diabetes para os cachorros que não a possuem.

Ao servir a beterraba, lembre de retirar sua casca e cozinhá-la apenas na água. A ingestão desse tubérculo é fonte de ferro e um ótimo combatente à anemia.

Carnes que o Shih Tzu pode comer além da ração

shih tzu recebendo carne

As proteínas devem fazer parte de até 80% da alimentação de um shih tzu. Veja abaixo como você pode suprir essa necessidade com as melhores proteínas para seu cachorro.

Peixe

Sem espinha, sem sal e sem tempero, você pode oferecer o peixe cozido ao seu shih tzu. O peixe cru não é nada aconselhável, pois pode causar doenças, como a salmonelose, a coccidiose e a toxoplasmose. O peixe é uma carne magra, rica em ácidos graxos (ômega 3) e com gorduras boas.

A pescada-branca, a truta, o badejo e o namorado são os melhores peixes para servir ao seu shih tzu. Ricos em magnésio, são considerados combustíveis para a síntese proteica e funcionamento cardíaco.

Frango

Cru ou cozido, o frango pode ser servido sem temperos, sem sal e sem osso. Porém, sempre dê preferência a servir o frango cozido. O frango cozido pode ser servido em pedaços ou desfiado, e sem ossos no meio da carne branca.

As melhores partes para você oferecer ao seu shih tzu são: peito, coxa desossada, moela, coração sem gordura e sobrecoxa desossada. Elas possuem um menor teor de gordura.

Boi e Cordeiro

Do boi, você pode oferecer o músculo, o lagarto, o patinho, o coxão mole, o bucho, o coxão duro e o coração sem gordura.

Diferentemente do frango, o osso de cordeiro cru pode ser oferecido ao seu shih tzu, mas os cozidos não. A carne de cordeiro é uma alternativa para os cachorros que possuem sensibilidades alimentares ou alergias a outros tipos de carne.

Órgãos

As carnes de órgãos ou vísceras, como fígado, baço, moela e rim podem ser consumidas pelo shih tzu. Ofereça as vísceras, de preferência, pouco cozidas. Ou seja, mal passadas. As vísceras possuem altas concentrações de vitaminas e minerais, por isso precisam ser servidas de forma moderada.

As partes que possuem mais nutrientes e que são preferidas pelo shih tzu são o fígado, o coração e o estômago.

O que o Shih Tzu não pode comer?

shih tzu

Temperos, café, chá, cereja, abacate, uva, álcool e leite estão na lista de alimentos proibidos para seu shih tzu. Podendo acarretar de doenças graves ao envenenamento, veja abaixo os alimentos que você precisa deixar longe de seu cãozinho.

Cebola e alho

Responsáveis por causarem danos aos glóbulos vermelhos, a cebola e o alho não são indicados para fazer parte do cardápio de seu shih tzu. Esses dois temperos podem criar uma condição chamada de “anemia hemolítica”, pode deixar seu cãozinho muito fraco.

Além da anemia, esses temperos podem trazer malefícios gastrointestinais, portanto, evite ao máximo!

Cafeína

Presente em café, chás e refrigerantes, a cafeína pode causar os mais diversos problemas de saúde para o seu shih tzu. Altamente tóxica, a cafeína acelera os batimentos cardíacos. Portanto, se você tem o costume de dar gotas de café ao seu cachorro, pare imediatamente. A cafeína pode ser fatal para ele.

Álcool e leite

O shih tzu não possui em seu organismo a famosa "lactase". A lactase é a enzima responsável por quebrar a lactose e fazê-la ser ingerida pelo organismo. É muito comum que cachorros da raça shih tzu sejam intolerantes à lactose.

Portanto, se seu cão apresentar flatulência, diarreia ou desidratação após a ingestão de leite, pode ter certeza de que seu corpo não está adaptado para quebrar essa molécula. Já o álcool não deve ser oferecido em hipótese alguma ao seu shih tzu. Mesmo em uma quantidade pequena, o álcool ataca diretamente o fígado e o cérebro, causando doenças graves ao seu cãozinho.

Chocolate

O chocolate contém uma substância conhecida como "teobromina" que agride o sistema nervoso do seu cão. Essa substância é considerada um veneno para ele. E quanto mais amargo for o chocolate, mais concentração de teobromina é encontrada.

Além dessa substância tóxica, o chocolate possui um alto teor de gordura e pode causar pancreatite. Entenda que o metabolismo do shih tzu funciona de forma muito lenta para digerir esse tipo de alimento e, por isso, evitar chocolate e derivados é a melhor opção.

Uva e cereja

Três ou quatro uvas já são capazes de causar desconfortos no seu shih tzu, podendo causar problemas renais.

A cereja possui em seu caroço, caule e folhas uma substância chamada cianeto. Mesmo ricas em vitaminas A e C, a cereja inteira pode envenená-lo.

Abacate

Alto teor de gordura é sinônimo de problemas de saúde para o shih tzu. E essa gordura em grande quantidade está presente no abacate. Além do alto teor de gordura, o caroço do abacate possui “persin”, sendo tóxico para os cachorros. Muito escorregadia, a semente do abacate pode fechar a garganta do seu cão, o estômago e até mesmo o intestino, podendo ser fatal em algumas situações.

Alguns cuidados na alimentação do Shih Tzu

shih tzu na mesa da cozinha

Conhecido por ser uma raça com um organismo mais sensível, a alimentação de seu shih tzu pede um pouco mais de cautela. Por isso, trazemos para você os pontos principais que merecem atenção para garantir uma alimentação de qualidade e saudável para ele.

A alimentação do filhote é mais delicada

Um filhote de shih tzu em fase de crescimento precisa ter uma alimentação de qualidade para crescer forte e saudável. Os alimentos frescos são os mais indicados para os pequenos. Os alimentos mais recomendados para esta fase do seu shih tzu são: o frango com batata-doce, uma carne com abóbora e cordeiro com quinoa.

Atenção à quantidade e frequência

Um filhote de shih tzu possui uma energia muito grande e, por isso, precisa de mais alimentos para gastar suas calorias. Enquanto um shih tzu adulto deve ser alimentado pelo menos três vezes ao dia, um shih tzu filhote pode precisar ser alimentado de quatro a seis refeições por dia.

O shih tzu é uma raça que possui grandes oportunidades de ter hipoglicemia, por isso é importante que as refeições sejam divididas durante o dia. Ofereça café da manhã, almoço, jantar e lanches entre as refeições principais. A quantidade oferecida deve estar em torno de 30 gramas por peso para cada refeição.

Remova sementes e cascas

Muitas frutas possuem cianeto em suas sementes e, em abundância, essa substância é nociva ao shih tzu. E as cascas podem dar problemas estomacais ao seu cachorro, além de correr o risco de sufocá-lo. Lembre-se: o shih tzu é uma raça com um estômago muito sensível. Por isso, ao oferecer frutas, legumes e tubérculos, o indicado é que as sementes sejam retiradas, assim como a casca.

Não use temperos

Os temperos, como alho e cebola, não são bem recebidos pelo organismo do seu shih tzu. Eles podem causar anemia e problemas gastrointestinais. Sua ingestão pode causar danos aos glóbulos vermelhos e como consequência, trazer doenças ao seu cachorro.

Com cuidado, é possível garantir uma alimentação saudável ao seu Shih Tzu

shih tzu

Você não precisa mais se sentir culpado por recusar dar alguma guloseima ao seu shih tzu no momento que você estiver sentado à mesa e ele te olhando como quem quer muito o que você come. Ao preparar sua comida, é possível dividi-la com o seu cachorro também. Porém, para isso, cozinhe sempre sem tempero e sem sal. Após cozida, a comida pode ser separada para ele e na sua, você coloca o seu tempero.

Além de legumes, verduras, tubérculos, os cães da raça shih tzu amam uma fruta. Tirando caroços e sementes, ofereça frutas em quantidades moderadas como lanche para seu cachorro. Ele irá se deliciar.

Porém, como mostramos ao longo do artigo, atente-se de não oferecer o que é considerado tóxico a ele, tais como: uva, cereja, leite, chocolate, cafeína, álcool e temperos. E tenha cautela ao separar a quantidade indicada conforme o peso do seu cãozinho de modo a evitar obesidade.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.