Seu cachorro mordeu um sapo? Confira dicas e cuidados importantes

Seu cachorro mordeu um sapo? Confira dicas e cuidados importantes

O sapo pode ser um animal perigoso para o seu cachorro. Neste artigo você verá o que fazer se o seu cachorro morder um sapo e como evitar que isso aconteça.


Seu cachorro mordeu um sapo?

Bulldog inglês olhando para um sapo

Os sapos em sua grande maioria são presas fáceis para animais como o cachorro, pelo fato de se locomoverem lentamente. Porém, para compensar essa lentidão, alguns sapos são extremamente tóxicos. Sendo assim, se o seu cachorro morder ou lamber um, estará correndo grandes riscos.

Esse tipo de intoxicação é muito comum em cachorros que vivem em sítios ou fazendas. Se você suspeitar que seu cachorro entrou em contato com algum sapo, pois começou a apresentar sintomas como boca espumando ou a coçar incansavelmente a boca ou olhos, não hesite em procurar um médico veterinário.

Neste artigo você poderá ver quais riscos o seu cachorro estará correndo ao entrar em contato com um sapo, sintomas e como deverá agir. Lembre-se de procurar ajuda imediatamente após os primeiros sintomas para evitar consequências mais graves.

Primeiros socorros para cachorro que mordeu sapo

Pessoa limpando a boca do cachorro

Você poderá ver a seguir algumas dicas de primeiros socorros caso esteja suspeitando que seu cachorro teve contato direto com um sapo venenoso. Lembre-se de que em casos mais graves o ideal é levar seu bichinho imediatamente a um médico veterinário.

Limpe a boca do cachorro

Caso você suspeite que o seu cachorro lambeu ou mordeu um sapo e ele esteja apresentando sintomas de intoxicação, o primeiro passo é limpar a boca do cãozinho. Abra a boca do cachorro e lave a língua para remover quaisquer resíduos que ainda não tenha sido engolido.

Em seguida enxague abundantemente a boca do cachorro, com cuidado para que a água não escorra para a garganta e ele acabe se afogando. Também limpe com cuidado as gengivas do cachorro para retirar melhor o excesso de veneno. Tenha cuidado, pois se o cão estiver convulsionando, ele poderá te morder.

Também pode usar suco de limão

Caso você tenha limão em casa é recomendado fazer um suco da fruta e passar na língua do cachorro, pois o limão tem a função de saturar as papilas gustativas impedindo a absorção do veneno. Isso ajudará a neutralizar a rapidez com que o veneno se espalha e pode salvar o seu cachorro.

Outro remédio caseiro pode ser dar um pouco de água salgada para induzir o cão a vomitar e se livrar um pouco do veneno. Entretanto, esses procedimentos não salvarão a vida do seu cachorro, é crucial o atendimento de um profissional o mais rápido possível.

Conte com ajuda médica

O profissional de saúde tratará os sintomas e manterá o cãozinho estável. Então, assim que fizer os procedimentos listados acima, procure imediatamente um veterinário. Isso é importante mesmo que o seu cão apresente melhoras, pare evitar sequelas futuras.

O ideal é ligar com um pouco de antecedência para se certificar que há profissional apto a realizar o atendimento, para evitar que perda tempo em busca de locais adequados. Durante o trajeto evite que o cachorro permaneça nervoso ou faça movimentos bruscos, peça a ajuda de alguém para segurá-lo enquanto você dirige.

O que não fazer quando o cachorro morde um sapo

Mulher segurando a pata de um cachorro

Anteriormente você viu como agir em caso de seu cachorro ser intoxicado por veneno de sapo. A seguir você verá o que não deve fazer caso ocorra um acidente como esse com o seu animal de estimação. Essas dicas poderão salvar a vida do seu cão, continue lendo!

Não se desespere ou assuste o cachorro

Caso o seu cachorro chegue a um estado crítico pelo envenenamento, o ideal é você se manter firme e calmo. Pois, caso você se desespere o seu cachorro poderá ficar estressado e acabar piorando o quadro.

Se você não tiver autocontrole e estabilidade emocional para realizar os primeiros socorros citados acima, o melhor é procurar imediatamente a ajuda do profissional de saúde.

Caso haja alguma pessoa próxima de você, peça que ela realize os procedimentos enquanto você liga para o veterinário. Lembre-se, se desesperar irá agravar o quadro clínico do seu cachorro e ao invés de ajuda-lo estará piorando a situação.

Não dê leite se o cachorro mordeu um sapo

Existem crenças populares de que o leite serve para ajudar na desintoxicação causada por algum alimento. No entanto, não há nenhuma comprovação cientifica para este procedimento. Por isso, não é recomendado o uso do leite para salvar o seu cachorro intoxicado pelo veneno do sapo.

Além de não resolver a situação, o leite pode causar outros problemas em seu cão. Afinal, o leite não é recomendado para cachorros adultos.

Não ofereça remédios ao cachorro

Não é recomendado oferecer nenhum tipo de remédio ao cachorro sem prescrição do médico veterinário. Dar algum remédio em dosagem errada ao invés de melhorar poderá piorar o estado de saúde do seu cachorro.

Os remédios caseiros citados anteriormente servem para limpar resíduos do veneno da boca do animal e não para neutralizar o que já foi engolido. Portanto, leve imediatamente o seu cão ao veterinário mais próximo.

Não use mangueira para lavar a boca do cão

É preciso ter muita cautela na hora de lavar a boca do seu cão intoxicado. Não é recomendado usar mangueiras ou torneiras para lavar a boca do seu animal, pois o uso inadequado da água corrente, principalmente em cães convulsionando pode ser fatal.

O uso da mangueira pode fazer com que o animal inale a água, por estar desorientado, e fará com que o seu cachorro evolua para um quadro de pneumonia por aspiração ou afogamento. Isso pode acabar resultando na morte do cãozinho, portanto, jamais faça isso!

Como evitar que seu cachorro morda sapos

Cachorro na guia durante um passeio olhando para o dono

Incidentes como estes podem ser inevitáveis, porém existem alguns cuidados a serem tomados que podem diminuir os riscos para o seu cãozinho. Se já houver casos como esse próximo a você, é importante manter-se em alerta. Veja a seguir alguns cuidados.

Supervisione os passeios do cachorro

A maioria dos sapos possuem hábitos noturnos, por isso, o ideal seria evitar passeios a noite em locais que possuem sapos. Caso haja a urgência em sair, não deixe o seu cão sozinho, esteja com ele o tempo todo, isso evitará que ele cheire ou lamba algum sapo.

Evite também locais que possuam água, como beira de rios e piscinas, esses locais são propícios a ter sapos ou vestígios dos mesmos. Também é interessante usar coleiras com sino em seu cachorro, para facilitar a identificação da presença de animais que deixam o cachorro agitado.

Mantenha o quintal livre de sapos

É importante inspecionar toda a área do quintal para garantir que esteja livre de sapos. Evite deixar recipientes com água parada em seu quintal, pois podem ser atrativos para os sapos virem ao seu quintal, colocarem seus ovos e, consequentemente, se multiplicarem.

Outra maneira de deixar o sapo longe do seu quintal é colocar limão ou café espalhados em locais que você quer proteger contra esses animais. Ambos funcionam como ótimos repelentes naturais contra anfíbios. Por fim, mantenha os ambientes sempre limpos e livres de restos de comidas, pois essas coisas também atraem esse tipo de bicho.

Ensine palavras de ordem para o cachorro

Uma boa dica para fazer o seu cachorro se proteger contra sapos é ensinar a ele palavras de ordem. Você pode ensiná-lo que o sapo é um animal perigoso e ele não deve chegar perto.

Uma maneira de fazer isso é pedir em tom alto que o cachorro pare e puxar a guia, forçando o animal a parar, sempre que encontrar um sapo. Outra forma eficiente é ensinar o seu cão a latir quando estiver em perigo, ficando assim em posição de alerta e assustando o sapo.

Se o seu cachorro morder um sapo, não se desespere

Cachorro cheirando um sapo

Agora você já sabe que manter o seu cachorro longe de sapos é sempre a melhor maneira de protege-lo contra possíveis envenenamentos. Já sabemos que o veneno do sapo pode ser extremamente tóxico para o cão, sendo assim, é melhor evitar o encontro entre esses dois animais.

Neste artigo você viu também algumas dicas de primeiros socorros para realizar em seu cachorro, porém esses procedimentos não devem substituir a ida a um profissional. Observe que, embora nem todos os sapos sejam venenosos, você só saberá disso após o contato do seu cão com o animal.

Você pôde ver também que após o cachorro entrar em contato com a toxina ele apresentará inúmeras reações imediatamente. Então, o ideal é levá-lo o quanto antes a um médico veterinário para evitar o agravamento do quadro.

Autor deste artigo

Redatora, administradora e apaixonada por pets (em especial os cachorros).

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.