Descubra quais são os tipos de cobra mais venenosas do mundo!

Descubra quais são os tipos de cobra mais venenosas do mundo!

Há quem tenha serpentes como bichos de estimação, há quem deseje manter distância de todas elas! Nesse artigo vamos descobrir as cobras mais venenosas!


Conheça as cobras mais venenosas do mundo e mantenha a distância!

Serpente venenosa azul em um galho

As cobras venenosas podem ser muito parecidas com as não venenosas. Apesar da grande difusão relacionada ao formato de suas cabeças - "cobras peçonhentas geralmente tem cabeça triangular" - na verdade existem várias exceções que poderiam confundir a identificação correta de serpentes venenosas.

Dessa forma, além do formato de sua cabeça, é importante levar em consideração o formato das escamas, características da pupila e cauda, além de outros detalhes anatômicos que revelarão a capacidade da cobra em gerar ou não veneno. Assim, podemos saber como agir diante de uma serpente.

A partir de agora vamos discutir as características essenciais para sua identificação, seus hábitos comportamentais, espécies mais venenosas, alimentação e reprodução.

Os quatro tipos de cobras venenosas

Serpente venenosa verde em um galho

Embora apenas 25% das serpentes sejam peçonhentas, seus venenos são muito letais e tem capacidade de matar um adulto humano saudável em questão de horas.

As cobras venenosas são classificadas em quatro famílias taxonómicas: Elapidae, Viperidae, Colubridae Hydrophiidae.

Elapidae

As cobras da família Elapidae são caracterizadas por não possuir presa móvel, mas sim um dente inoculador, ou seja, oco, capaz de dar passagem para injeção de veneno. Seu tamanho pode variar muito, indo de 18 cm até surpreendentes 6 metros de comprimento.

São espécies de regiões tropicais e subtropicais, e sendo assim, podem ser facilmente encontradas no Brasil. Em nosso país esta família de serpentes peçonhentas é especialmente representada pela Cobra-Coral.

Viperidae

Esta é a família com maior número de espécies, sendo aproximadamente 362. Outra característica notável das Viperidae é sua adaptabilidade a diversos climas, fazendo com que essas cobras sejam muito difundidas através de várias regiões.

Mais comumente conhecidas como víboras, são cobras venenosas muito perigosas, sendo responsáveis pelo maior número de acidentes ofídicos - acidentes com serpentes - na América, o que é esperado, devido ao grande número de espécies e sua ampla distribuição geográfica.

Isso faz com que seja também uma espécie de grande importância para a medicina, devido a necessidade da manipulação de soros contra picadas.

Sua característica mais marcante é o complexo sistema de inoculação usado para atacar suas presas e defender-se de predadores.

Colubridae

Nem todas as cobras dessa família são venenosas. Seu sistema de inoculação não é tão eficaz quanto o das famílias Viperidae e Elapidae, e sendo assim, são responsáveis por poucos casos de acidente ofídico.

A maioria dos membros dessa família produzem veneno, mas acabam usando a constrição (se enrolam e apertam os inimigos) como mecanismo de ataque e defesa.

Algumas espécies encontradas no Brasil são a falsa-coral, muçurana, surucucu-do-pantanal, cobra-cipó, boiubu, boipeva e parelheira.

Hydrophiinae

São as serpentes marinhas, também chamadas de serpente do mar ou cobra do mar. Esta família é representada por uma maioria de espécies adaptadas a uma vida completamente aquática - são incapazes de se mover em terra -, e algumas poucas espécies com movimentos limitados em terra.

Podem ser facilmente identificadas por suas caudas, que assemelham-se a remos, e portanto, podem ser parecidas com as enguias se não forem observadas com cuidado. Porém, como não possuem guelras, como os peixes, estas cobras venenosas precisam emergir periodicamente para respirar.

Nesta família estão as serpentes com os venenos mais letais e potentes do mundo! Geralmente são encontradas em águas costeiras de alta temperatura e possuem espécies muito agressivas e outras que só atacarão se forem intimidadas.

Cobras mais venenosas do mundo

As cobras mais venenosas do mundo são divididas de acordo com a velocidade de ação de seu veneno, e pela maneira como esse veneno interage com o organismo da vítima.

Existem venenos que atacam o sistema nervoso, paralisando a vítima e todos os seus músculos e órgãos, este são os venenos do tipo Áspides. A outra variação de veneno é o metabólico, atingindo o sangue e causando muita dor e é chamado de veneno do tipo Vipéridos.

Aqui veremos o que torna essas cobras as mais venenosas do mundo.

Cobra Inland Taipam

Cobra venenosa Inland Taipam

Considerada a cobra mais venenosa do mundo, seu veneno tem capacidade de matar 100 homens ou 250.000 ratos!

Sua picada é capaz de matar um ser humano em apenas 45 minutos. Ela é tão letal que antes do desenvolvimento de um soro antiofídico - o antídoto para sua picada - não havia registro de sobreviventes a seu ataque. E mesmo com a criação e aplicação do soro, aqueles que recebem seu veneno passam por um tratamento longo e cuidadoso.

Seu veneno é hemotóxico, ou seja, ele destrói as células do sangue, liquefaz sua textura, e causa hemorragias internas em suas vítimas.

Esta espécie pode ser encontrada no litoral e no Outback australianos, e também em Papua, na Nova Guiné.

Cobra Marrom

Cobra venenosa marrom

Apesar de ocupar o 2º lugar na lista de cobras mais venenosas, esta espécie não é tão agressiva, e metade de suas picadas não contém veneno. Porém, isso não a torna menos perigosa e letal.

Uma só gota de seu veneno - o que seria aproximadamente 0,002 grama - já é o suficiente para matar um humano adulto. E até mesmo os filhotes membros desta espécie tem capacidade de matar um adulto em apenas um ataque, dentro de poucas horas depois de receber o veneno.

Apesar de não serem constantemente agressivas, quando atacam podem perseguir suas presas, picando-as diversas vezes.

Esta também é uma espécie de cobra venenosa encontrada na Austrália.

Cascavél

Cobra venenosa cascavél

Esta espécie é muito famosa por sua cauda semelhante a um chocalho, característica famosa presente em vários filmes populares de ação.

A maioria das serpentes membros dessa espécie possuem veneno hemotóxico - que incapacita a coagulação do sangue - e assim, é comum que os sobreviventes a sua picada possuam cicatrizes permanentes.

Uma curiosidade desta espécie é o fato de seus filhotes serem mais letais que os indivíduos adultos, isso porque quando jovem, as cascavéis não possuem tanto controle sobre a quantidade de veneno que injetam.

Contudo, mesmo que suas picadas geralmente sejam fatais, a administração de antiveneno pode diminuir a fatalidade de sua picada para 4%.

Além disso, trata-se da única espécie das Américas figurando na lista das cobras mais venenosas e são encontradas desde a América Central, no México, até o sul, na Argentina.

Cobra-da-Morte

Cobra-da-morte venenosa

Diferente das outras cobras venenosas dessa lista, o veneno da Cobra-da-Morte é uma neurotoxina, ou seja, ele ataca o sistema nervoso dos indivíduos que recebem a picada, e vai paralisando-os lentamente até provocar uma parada respiratória, levando o indivíduo à morte.

É uma cobra natural da Austrália e Nova Guiné e sua picada pode injetar de 40 a 100mg de veneno. É também a cobra com o bote mais rápido do mundo: para ir do chão à posição de ataque e depois voltar, ela leva cerca de 0,13 segundo!

Porque seu veneno age lentamente, o soro antiveneno da Cobra-da-Morte é um dos mais eficazes.

Cobras mais venenosas do Brasil

Apesar do perigo que podem oferecer, as cobras venenosas do Brasil e do mundo são muito importantes para medicina e seus venenos ajudam a desenvolver dezenas de medicamentos além do soro antiveneno. Por isso é tão importante saber reconhecer e preservar esses animais.

Quais são as espécies de cobra mais venenosas do Brasil? Vamos ver a seguir!

Coral Verdadeira

Cobra venenosa coral verdadeira

Cobra de hábitos noturnos, costuma habitar troncos de árvores podres, ou ficar sob folhas, pedras e galhos.

Sua identificação geralmente é realizada pela posição de suas presas - na parte frontal da boca - bem através do delineamento e da quantidade de anéis ao longo de seu corpo.

Seu veneno é do tipo neurotóxico e age no sistema nervoso levando a paralisia dos sistemas do corpo humano.

Surucucu pico-de-jaca

Cobra venenosa surucucu pico-de-jaca

Além de ser uma das cobras mais venenosas do Brasil, essa espécie é também a maior cobra venenosa da América do Sul, com presas de até 3,5 cm e um comprimento de cerca de 4,5 m.

Diferente da Cascavel, ela não possui chocalho na cauda, mas é capaz de emitir um som característico que é obtido quando a Surucucu pico-de-jaca esfrega um osso localizado no fim de sua cauda contra as folhas do ambiente.

Seu veneno é uma neurotoxinia, e assim, pode causar parada respiratória e cardíaca, sendo extremamente letal.

Jararaca

Cobra venenosa jararaca

Nas Américas, essa é a cobra responsável pela maioria dos acidentes com picadas, o que também a torna a espécie causadora de mais mortes.

Seu corpo é marrom, com manchas escuras em forma triangular, uma faixa preta horizontal atrás dos olhos e escamas cor ocre ao redor de sua boca.

Seu veneno pode causar falência renal, necrose, inchaço, náusea, vômito e até mesmo hemorragia intracraniana.

Cobra Cotiara

Cobra venenosa cotiara

Trata-se de uma cobra encontrada nas regiões sudeste e sul do Brasil. especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É uma cobra muito agressiva e sente-se ameaçada com facilidade, o que a torna ainda mais perigosa. Mas apesar da ameaça, é uma das cobras mais admiradas por conta da beleza de suas cores e escamas.

Diferença entre cobra e serpente

Cobra venenosa azul em um galho

No Brasil os termos "cobra" e "serpente" são usados como sinônimos, o que não é algo totalmente errado. Mas, evidentemente, existem diferenças entre estas duas classificações.

Cobra

Cobra é um termo que designa uma família de serpentes, as Colubridae, e essas geralmente não são venenosas. Assim, tratam-se, em sua maioria, de seres que não possuem dentição desenvolvida para inocular - injetar - veneno em sua mordida, além de ter porte médio.

A maioria das serpentes pertence a essa família, pois as Colubridae possui cerca de 2000 subespécies!

Serpente

Serpente é o termo usado para identificar animais que são répteis rastejantes, sem patas, com corpo alongado e coberto de escamas, capazes de abrir a boca em 180º e dilatar seu próprio estômago. Ou seja, as cobras são serpentes, mas existem serpentes que não são cobras - serpentes que não pertencem à família Colubridae.

Sendo assim, é um termo mais genérico, pois podem existir serpentes venenosas e sem veneno.

Serpentes venenosas

Todas as cobras são venenosas, até mesmo quando são filhotes. As cobras que aparentam não ter veneno, apenas não possuem um sistema de injeção de veneno desenvolvido. Ou seja, a substância venenosa não entrará na ferida causada por sua picada.

Conheceremos mais sobre as serpentes venenosas agora!

Serpente-do-mar

Serpente-do-mar venenosa

Essa espécie também é conhecida como Cobra-do-mar, ou Serpente-do-mar de nariz adunco.

Sua picada se torna fatal por ser subestimada: apesar da letalidade do veneno, a Serpente-do-mar injeta pouca quantidade da substância em cada picada, assim, as vítimas não se preocupam em buscar tratamento com soro e acabam sofrendo paralisia cardíaca ou respiratória em cerca de 12 horas.

É a serpente com a maior número de acidentes no mar, sendo responsável por 9 em cada 10 picadas.

Serpente-Tigre

Serpente-tigre venenosa

É também uma das 10 cobras mais venenosas do mundo. Possui um veneno neurotoxico fortíssimo, capaz de matar um ser humano adulto em cerca de 30 minutos nos casos mais extremos.

Esta cobra não é muito agressiva e em muitos casos acaba fugindo e escondendo-se em caso de encontros inesperados, porém, se for encurralada ela atacará com seu bote, que é muito preciso.

Como as cobras mais venenosas do mundo se alimentam?

Serpente venenosa azul

Cobras são animais carnívoros e se alimentam de quase tudo que se enquadra nessa dieta, desde insetos, ovos, aves, mamíferos de pequenos e grande porte e pequenos répteis.

As cobras peçonhentas usam seu veneno para neutralizar e digerir as presas, enquanto as serpentes sem veneno agarram suas presas apertando-as até o sufocamento.

Quer saber um pouco mais sobre isso? Abaixo vamos discutir a alimentação das cobras venenosas.

Ingestão

As serpentes não mastigam seus alimentos. Elas possuem um mecanismo que lhes permite reposicionar a mandíbula e alguns ossos de seu crânio para engolir suas presas completamente. Isso permite que elas comam até mesmo animais maiores que seu próprio corpo.

As vítimas podem ser capturadas através da constrição, quando a serpente enrola seu corpo em volta da presa, sufocando-as, ou pela inoculação (injeção) de veneno, quando a serpente possui dentição apropriada e veneno.

Digestão

Durante a digestão, as serpentes costumam entrar em um estado de torpor - espécie de paralisia - que limita sua ação no ambiente. Assim, caso seja atacada ou sinta-se ameaçada no momento da digestão, as serpentes costumam vomitar suas presas para sair desse estado de paralisia e então fugir do confronto.

Fontes de alimento

Todas as serpentes são carnívoras e alimentam-se de todos os tipos de animais que são capazes de capturar e neutralizar.

Entre eles, geralmente, são encontrados espécies de aves e mamíferos de pequeno porte, ovos, insetos e até mesmo outros répteis.

Não é incomum que elas façam ingestão de animais que ultrapassam seu tamanho, escolhendo pequenos bovinos, caprinos, e até mesmo indivíduos adultos dessas famílias.

Reprodução das cobras mais venenosas do mundo

Serpente venenosa saindo do ovo

Todas as cobras sem veneno ou cobras venenosas podem passar pela gestação de duas formas: os ovos são mantidos e chocados dentro da fêmea, ou ela depositará os ovos em um ninho, e estes chocarão posteriormente.

Saiba mais sobre esse processo agora!

Fecundação

Há muitas formas de reprodução das serpentes. Em todas elas o macho fecunda a fêmea internamente, através do órgão sexual, armazenado na parte interna da cauda do macho.

Antes do acasalamento, para que ele aconteça, a fêmea já pronta para reproduzir começa a liberar feromônios, que, por sua vez, são notados pelos machos maduros.

O macho insere seu órgão sexual na cloaca da fêmea, libera o esperma e a fecundação vai continuar exclusivamente dentro da fêmea.

Gestação

Existem duas formas através das quais as fêmeas podem gestar seus filhotes.

Os ovos podem ser expelidos logo depois de sua formação, sendo deixados para eclodirem por si só, ou com ajuda da fêmea progenitora.

Ou os ovos podem ser carregados dentro da própria fêmea, até que eclodam e deem a luz a pequenas cobrinhas completamente formadas.

O que fazer ao ser picado por uma cobra venenosa?

Pessoa ferida por cobra com curativo

Existem muitos boatos e palpites sobre o que fazer quando for picado por uma cobra venenosa: sugar o veneno, fazer torniquete, levantar os membros da vítima, etc.

Mas o que é realmente recomendado fazer em caso de receber a picada de uma cobra venenosa?

Ações recomendadas

1. Limpe bem o local da picada com água e sabão;

2. Mantenha a vítima deitada e o membro picado elevado em relação ao corpo;

3. Retire qualquer pulseira, relógio ou cordão, que possa prender a circulação do membro atingido e que poderá inchar com a picada.

4. Leve a vítima ao pronto-socorro mais próximo para realização de exames e administração do soro antiofídico correto.

Ações não recomendadas

1. Jamais faça torniquete, pois isso causará acumulo da substância venenosa e aumentará sua ação e os danos causados;

2. Não chupe o local da picada, pois fazer isso pode favorecer a entrada de microrganismos, causando infecções secundárias;

3. Não abra ou corte o local da picada, porque essa ação pode facilitar o surgimento de outras infecções e não fará o veneno sair do organismo da vítima.

Isso é tudo sobre as cobras mais venenosas do mundo?

Serpente venenosa em um galho

Até aqui vimos muitas informações sobre as cobras venenosas, as espécies mais letais, os lugares onde vivem, suas principais características e, especialmente, o que fazer caso seja picado por um desses répteis.

Muitas propriedades das serpentes venenosas são comuns às serpentes não venenosas, e, além disso, ainda há muitos detalhes a serem explorados para aqueles que amam saber mais sobre as cobras. Existem dentições diferentes - que as classificam de formas diferentes - diversos tamanhos, habitats variados ao redor de todo o mundo, diferentes maneiras de caçar e muito mais!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.