Peixe Neon: Descubra características, comportamento e mais!

Peixe Neon: Descubra características, comportamento e mais!

Para quem é amante de peixes e aquários em casa, no escritório, restaurante e outros ambientes, o peixe neon pode ser uma espécie incrível, bonita e amigável!


Peixe neon: um dos melhores tipos de peixes para se ter no aquário!

Peixe neon em aquário.

Esse lindo peixinho apresenta muitas vantagens na hora de planejar a composição da fauna do seu aquário. A primeira delas é sua beleza e tamanho: a faixa lateral de seu corpo possui cores vibrantes, reluzentes, refletindo a luz de acordo com seu nado. E seu tamanho permite a criação de um pequeno cardume, compondo um aquário ainda mais colorido e vivo!

Além disso, esta é uma espécie de água doce muito pacífica, e assim pode conviver em harmonia com outras espécies de animais marinhos. Os cuidados exigidos para que tenham uma vida saudável são simples e se tratam sobretudo de cuidados básicos com a limpeza e temperatura do ambiente onde viverão.

Como identifico um peixe neon? Quais são suas características?

Dois peixes neon em aquário.

O peixe neon costuma ser de fácil identificação. Suas cores brilhantes chamam muita atenção e por viverem em cardume esse efeito se multiplica, formando uma imagem muito bonita. Será destacado um pouco mais sobre suas características e como identificar os membros dessa espécie.

Parâmetros morfológicos para identificar o peixe neon

Os peixes neon (Paracheirodon innesi) são caracterizados por suas cores vibrantes, que cintilam ao longo da faixa azul iridescente, ou seja, reflete o brilho da luz que o atinge, como um arco-íris. Começando em seu nariz e se alongando até a nadadeira adiposa. Uma outra faixa vermelha cobre a parte de trás de seu corpo, indo da nadadeira anal até a cauda. Ambas as faixas estão ao lado do corpo.

Além disso, eles possuem o abdômen prateado, brilhante e suas barbatanas são quase transparentes. São os brilhos que caracterizam sua beleza e o tornam muito atraentes para os aquaristas.

E quanto a sua alimentação?

Os peixes neon são onívoros, ou seja, sua alimentação é diversa e inclui plantas e animais. Portanto, é importante oferecer a eles uma dieta variada contendo esses dois elementos, com animais pelo menos uma vez por semana.

Para isso, busque rações flutuantes e também as rações que afundam, ambas encontradas com muita facilidade em lojas e mercados especializados para pets, de preferência específicas para essa espécie. Você poderá também incluir pequenos animais para enriquecer a dieta dos seus peixes neon, como vermes secos ou congelados.

Origem e habitat

Na natureza, os peixes neon são encontrados em rios de água doce e tem sua origem na região norte da América do Sul. No Brasil eles vivem principalmente no Rio Negro, ou seja, são peixes de clima tropical que preferem temperaturas mais amenas e médias. Sua alimentação consiste de microcrustáceos, larvas e algumas algas.

Quando estão em rios escuros, seu ambiente conta com um substrato composto por galhos caídos, raízes de árvores e serapilheiras. Quando vivem em rios mais claros, o substrato costuma ser arenoso, geralmente com vegetação aquática abundante e vegetação ciliar, onde os peixes se abrigam.

Como é o comportamento do peixe neon?

Cardume de peixe neon.

O peixe neon é uma espécie muito pacífica, convivendo muito bem entre si e também com outros tipos de peixe. Por serem naturalmente peixes de cardume, tendem a possuir grande sociabilidade e viver com outras espécies de cardume, desde que não sejam peixes maiores. Pontos que contribuem para a popularidade dessa espécie no aquarismo.

Porém, nos seus cardumes, alguns machos podem disputar pelo direito de cortejar as fêmeas, gerando pequenos confrontos no grupo. São passageiros e sinalizam a normalidade do ciclo de vida e reprodução dos seus peixes. Por isso, não se assuste! Nada disso irá prejudicar seus peixinhos nem a convivência deles entre si e com os demais.

Compatibilidade com outros peixes

O peixe neon possui uma boa relação com todas as espécies de cardume, já que elas costumam ser tão pacíficas e sociáveis quanto eles. Porém, todos os peixes costumam comer aquilo que cabe em suas bocas, portanto, recomenda-se não colocar peixes muito grandes com espécies menores independente do comportamento esperado dos pets.

Reprodução

Os peixes neon atingem a maturidade sexual aos 9 meses de idade. A reprodução acontece com a liberação dos ovos pelas fêmeas e estes serão fecundados pelo macho posteriormente. Para que essa liberação ocorra, macho nada em torno da fêmea, realizando o ritual de acasalamento e sinalizando que os ovos podem ser depositados.

Dimorfismo sexual

As diferenças entre o macho e a fêmea de peixe neon são pequenas, já que suas cores e tamanhos das listras são idênticas. É possível distinguir um do outro por seu tamanho: as fêmeas tem o abdômen maior, mais abaloado e largo e os machos possuem uma espécie de gancho (pequeno) na nadadeira pélvica.

Depósito dos ovos e eclosão das larvas

Aproximadamente 500 ovos são liberados de forma livre, ou seja, não serão depositados diretamente em um espaço. Assim, os ovos ficarão no fundo do aquário ou nas plantas do ambiente.

Os ovos de peixe neon são fotossensíveis. Isso significa que devem estar protegidos de incidência direta da luz, sendo muito importante preparar um substrato com plantas e lugares mais escondidos para ajudar os seus peixes a completarem esse ciclo tão importante.

Os ovos eclodem em aproximadamente 24 ou 30 horas e as larvas estarão nadando livremente dentro de 3 ou 4 dias depois disso, se acostumando com a luz gradualmente durante essa fase.

Quais peixes convivem com o peixe neon?

Existem muitas espécies que podem conviver com o peixe neon. No entanto, é sempre importante lembrar de evitar espécies de tamanho grande no mesmo ambiente dos peixes de tamanhos pequenos. Entre os peixes compatíveis, estão:

・ Todas as espécies de Neon Tetra (por exemplo: tetras de saia preta, neons pretos ou tetras cardinais);
・ Camarão de água doce (como cereja vermelha, fantasma ou cristal vermelho/preto);
・ Caramujos;
・ Livebearers como platies, endlers ou guppies;
・ Plecos de palhaço ou bristlenose;
・ Bagre Corydoras (bagre-blindado, mascarado ou anão);
・ Bagre Otocinclus (bagre limpa-vidro, este é ótimo para manutenção de seu aquário também).

Como cuidar do peixe neon

Aquário necessário do peixe neon.

Apesar de ser um peixe muito fácil de ser cuidado, é necessário se atentar a algumas necessidades da espécie neon. Temperatura e acidez ideal da água, como montar um substrato saudável e a quantidade de indivíduos em um cardume, para que os peixes se sintam seguros. Saiba mais informações a seguir.

Parâmetros ideais para água

O peixe neon é uma espécie de água doce e a acidez ideal para seu ambiente é baixa: de pH: 4.0 até 7.0 (neutro). Assim, eles terão uma vida saudável e longa. Sendo uma espécie de clima tropical, a temperatura do ambiente deve simular esse ecossistema e variar entre 24ºC e 30ºC.

Montando o aquário perfeito para seu peixe neon

Por viverem em rios tropicais, os substratos podem ser arenosos ou compostos de muitos galhos. Mas é essencial saber que os peixes neon preferem um ambiente com vegetação de densidade média ou intensa, especialmente para o desenvolvimento de seus ovos.

Assim, é possível montar um substrato claro a base de areia ou escuro com pedras e galhos. Não esqueça de providencia algas e alguns abrigos contra a luz para a desova e desenvolvimento dos peixinhos, caso necessário.

Tamanho do aquário e do cardume

O ideal é que eles vivam em cardumes de até 10 indivíduos. Dessa forma, se sentirão mais protegidos, integrados e assim ficarão a vontade para nadar e explorar o aquário.

Por isso, é importante ter um ambiente com bom espaço para comportá-los. As dimensões mínimas do aquário podem ser de 60 cm X 30 cm X 30 cm, com aproximadamente 54 litros de água para criar um ambiente confortável para o peixe neon.

Cuidados extras

・ Tampe bem seu aquário, pois o peixe neon costuma saltar bastante;
・ Mantenha o aquário limpo, trocando de 25% ou 50% da água a cada duas semanas no mínimo, para evitar problemas futuros;
・ Limpe os limos que se formam na parede do aquário e outras partes onde possa se acumular;
・ Os neons vivem em ambientes escuros, então não os exponha a luzes muito intensas;
・ Proteja a entrada do filtro de seu aquário, essa espécie é pequena e pode ser sugada pelo tubo do filtro, use uma rede de nylon ou espuma para manter as funções de filtragem.

E agora, tudo pronto?

Peixes neon em cardume.

Agora você já sabe o que precisa para começar a fazer seu aquário ou para completar ele com uma espécie a mais! Enchendo seu ambiente com cor, beleza e a harmonia trazida por esse cardume de peixinhos brilhantes e lindos.

Os peixes neon são super fáceis de cuidar e convivem pacificamente com várias espécies. Se você gosta de animais marinhos, este aqui vai trazer muita alegria para seu dia a dia.

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.