Como adestrar um cachorro filhote ou adulto: Guia passo a passo

Como adestrar um cachorro filhote ou adulto: Guia passo a passo

Quer saber tudo sobre o adestramento do seu amigo mais fiel, seja filhote ou adulto? Veja aqui as principais informações sobre o adestramento do seu cachorro!


Como adestrar um cachorro passo a passo

Cão dando a pata para um homem

Saber como adestrar um cachorro é definitivamente algo que muitas pessoas querem, afinal, quem não gosta de ter um cão obediente, comportado e que consegue também praticar alguns truques?

O adestramento de um filhote ou adulto é um processo não muito fácil e que também exige muito de seus criadores, que devem se dedicar nesse tipo de treinamento, além de ter a paciência que é natural no processo.

A seguir vou trazer algumas indicações de como treinar os cachorros, tanto filhotes quanto adultos, para que eles tenham o comportamento que você de fato espera, e que esse processo pode proporcionar.

A importância do treinamento em casa

Mulher ensinando algo a seu cachorro

Quando você começa a buscar maneiras de como adestrar um cachorro é comum encontrar muitas informações e essa quantidade grande de dicas muitas vezes costuma atrapalhar.

Saber o que exatamente você pode utilizar enquanto técnicas de treino é uma estratégia para obter o seu tão buscado resultado. Uma primeira informação importante é saber separar as estratégias de adestramento para filhotes e para cães adultos, já que eles respondem diferente a cada tipo de estímulo e podem aprender mais rápido a depender da técnica.

Adestramento para cachorro filhote

Para saber como adestrar um cachorro filhote a principal dica é ter paciência, já que eles são mais inquietos, e por vezes demoram a aprender um novo comando.

Essa característica, no entanto, não é a única. Eles são muito atentos e aprendem rápido qualquer tipo de comando, o que ajuda no adestramento.

Essa é basicamente a diferença do treinamento de um cachorro filhote para um cachorro adulto. Outra diferença é como você conduz todo o processo, exigindo um pouco mais de energia de sua parte, já que muitos dos comandos vão ser entendidos como brincadeiras pelos cãezinhos.

Adestramento para cachorro adulto

Apesar de parecer mais fácil do que o treinamento de um cachorro filhote, as formas de como adestrar um cachorro adulto é também algo desafiador, e que demanda um trato especial.

Cães adultos são mais centrados, dependendo da raça, mas também podem demorar a responder a um tipo de estímulo, e em alguns momentos você pode até ser mais firme. Porém é preciso diferenciar firmeza de repreensão ou violência, que não funcionam de nenhuma maneira.

O que é comum?

Cães respondem sempre de uma forma comum, e isso pode ajudar bastante quem procura por alternativas de como adestrar um cachorro. Reforços positivos, neste cenário, são as maiores recomendações.

Normalmente elogios, afagos e petiscos são sempre excelentes aliados em todo o processo de adestramento, e assim é possível acelerar o processo de aprendizado por parte dos animais. Certo que a depender do tamanho do pet, ele vai demandar mais carinho ou menos, e isso você pode resolver facilmente com maior atenção aos sinais que ele dá.

Dicas básicas para domesticar o seu cão passo a passo

Pequeno cachorro sendo adestrado

Domesticar um cachorro é um momento muito importante, e por conta disso é necessário avaliar todos os pontos. A diferença nas atividades feitas ou mesmo no processo que é realizado é o que vai ajudar no aprendizado ou não do cachorro, além de melhorar a convivência nos ambientes.

Isso inclui a utilização de ferramentas que vão ser essenciais no processo de como adestrar um cachorro, ajudando a acelerar o treinamento e também fazer esse momento mais leve e divertido para o pet.

Use o reforço positivo

Mais do que qualquer coisa, o reforço positivo é a melhor das estratégias utilizadas quando se quer pensar em como adestrar um cachorro, e por isso é necessário entender de que forma explorar todos esses benefícios.

Um cachorro sempre prefere ter reforços positivos como um elogio, um carinho, e sempre vai se esforçar para garantir esse tipo de ação por parte de seu dono. Quanto mais elogios e reforços positivos oferecer, vai perceber como ele vai responder muito mais rápido aos comandos de uma maneira muito menos sofrida ou forçada.

Use petiscos ou comidinhas

Petiscos também são sempre muito bem vindos no processo de adestramento, e vai ser a principal arma para que você possa fazer com que o cachorro assimile muito o treinamento.

Procure algo que ele goste de comer, e que normalmente chama a atenção dele, mas não tem como adestrar um cachorro, utilizar de petiscos e exagerar na quantidade ou ser reducionista demais nessa quantidade.

Não seja violento

A violência tem resultados no aprendizado do cão, mas não de um jeito positivo, causando sérios danos físicos e psicológicos, o que nunca é recomendado para quem quer saber como adestrar um cachorro.

Esse tipo de aprendizado tende a ser algo mais mecânico e com base no medo, o que pode causar algum tipo de reação caso outra pessoa tente fazer uma simples brincadeira. É algo que traz muito mais danos do que benefícios.

Seja paciente

Para saber como adestrar um cachorro, seja filhote ou não, é preciso ter bastante paciência, já que você também deve observar o tempo que é variável a partir do treino a ser dado ou mesmo do comportamento do cão.

Por isso saiba esperar, observar e dar o tempo devido para o aprendizado do cachorro, que varia bastante de caso para caso. Isso ajuda a criar uma rotina mais flexível e que atenda às necessidades de descanso do seu cão, por exemplo, e assim você consiga ensinar muito mais coisas no período em que o mesmo estiver disposto.

Como adestrar um cachorro para ele sentar

Cachorro sendo adestrado

Ensinar um cachorro a sentar é um dos primeiros truques ensinados, e isso também requer um grande projeto de treinamento.

Ainda assim, é possível utilizar de algumas informações iniciais que ajudam a cortar um pouco desse caminho frente ao planejamento, e dessa maneira o trabalho se torna relativamente menor e menos cansativo.

Como ensinar

Para ensinar o seu cão a sentar, seja com estratégias de como adestrar um cachorro filhote ou adulto, a utilização de petiscos vai ser fundamental, além, é claro, dos reforços positivos que precisam ser utilizados.

Posicione o petisco acima do cão, e repita várias vezes a palavra “senta”. Ao mesmo tempo empurre o petisco para trás, ainda acima da linha da cabeça. É possível que em um determinado momento ele sente, e quando o fizer, fale a palavra “senta” com firmeza e entregue o petisco logo em seguida.

Cuidados

Saber o momento exato para dar o petisco é muito importante para que o cachorro consiga entender o que precisa fazer de fato. Não é somente o petisco ser entregue ou não, mas a relação disso com o adestramento.

Se você dá o petisco antes ou muito tempo depois ele não consegue entender o comando, e por isso é uma estratégia de como adestrar um cachorro que não dá nenhum tipo de resultado efetivo.

Vá além dos petiscos

Petiscos quando são utilizados com exagero acabam colocando a perder todo o resultado que você poderia alcançar, e por isso é muito importante considerar alguns pontos que possam ir além e ajudar no treinamento, aliando petiscos e elogios.

Da mesma forma, é preciso saber o momento certo, e nessa situação, saber como fazer, a fim de que ele tenha o conhecimento que esse comando exige um certo comportamento e ele recebe petiscos e carinho.

Como adestrar um cachorro para ele ficar quieto

Cachorro observando alguém que o adestra

Saber como adestrar um cachorro para ele fazer comandos como sentar, deitar ou rolar é algo até simples, se for levar em consideração que o adestramento para ficar quieto é algo muito mais complexo.

No entanto, é possível também encontrar estratégias que funcionam e muito nesse momento de aprendizado para acalmar o cão. Esse é um procedimento que exige de você outras técnicas que vão além dos recursos mais tradicionais, por exemplo.

Como ensinar

Para conseguir utilizar de técnicas de como adestrar um cachorro a fim de que ele fique quieto, é preciso utilizar de muita atenção.

Quando um cachorro latir, você elogia. Logo depois fale a palavra “quieto” firme enquanto segura um petisco. Dessa forma ele vai parar de latir para cheirar a comida. Então você elogia e faz um carinho.

Cuidados

Alguns pontos devem ser muito bem observados nesse treinamento de como adestrar um cachorro e fazer ele ficar quieto. Saber esperar o tempo de que ele fique quieto e agir na hora certa ajuda ele a assimilar todos os comandos de uma forma mais simples.

Quanto mais tempo você demorar para atender às respostas do cão, mais tempo ele leva para saber como obedecer e como principalmente reconhecer o que você pede à ele no momento.

Explorando outros recursos

Você pode explorar também outros recursos para além dos petiscos e do elogio, é muito importante ir explorando outros pontos.

Entregar um brinquedo para ele logo depois, sair para passear depois de assimilar um recurso como esse ajuda o cachorro a entender melhor o comando e até a se interessar por esses momentos.

Como adestrar um cachorro para ele não morder

Cachorro sendo adestrado no campo

Entender as estratégias de como adestrar um cachorro para ele não morder também é um treinamento importante já que isso vai influenciar diretamente no seu dia a dia e na convivência do cachorro em torno de outras pessoas.

Tornar esse reconhecimento possível é fruto de uma grande prática, e por isso pode levar algum tempo até que todo o treinamento seja feito.

Como ensinar

O primeiro passo é dizer um não bem forte, evitando fazer qualquer movimento brusco ou até gesto de agressão.

Se separar do cão logo depois ou parar de brincar ou de fazer o que está fazendo é uma maneira muito utilizada de como adestrar um cachorro e ajudá-lo a acessar esse tipo de comando mais facilmente.

Cuidados

Algumas pessoas, seja por reflexo ou porque aprenderam, costumam dar tapas no cachorro, e mesmo sendo fracos, não são recomendados.

Quando você utiliza de violência como ferramenta de como adestrar um cachorro, ele vai sempre reagir também com violência sempre que puder, sem que necessariamente entenda o que você quer que ele faça.

Como repreender corretamente

Dizer um simples não com firmeza e se afastar aos poucos é uma forma muito inteligente de utilização desse recurso de como adestrar um cachorro para ele não morder e também ter um comportamento condizente com o que você procura.

Não é preciso gritar, e muito menos utilizar muitas palavras para desestabilizar o animal, mas uma simples palavra ou mesmo a forma como você fala já ajuda no entendimento de que é um comportamento não tolerado.

Como adestrar um cachorro para ele dar a pata

Pequeno cachorro dando a pata

Saber como adestrar um cachorro para ele dar a pata também é um dos treinamentos mais procurados, e onde se busca informação para saber como ensinar esse truque simples, mas que necessita de bastante atenção.

Esse é um truque aparentemente simples, mas que de uma certa forma exige e muito de qualquer pessoa que procura esse tipo de truque para fazer, e por isso é importante estar atento a este momento.

Como ensinar

Para ensinar o seu cachorro a dar a pata, é preciso ter um pouco de paciência e saber exatamente como conduzir todo esse processo de treinamento. Se ele já souber o comando para sentar facilita bastante, e só é preciso que você fique de frente a ele, com o petisco na mão, e repita muitas vezes para ele dar a pata.

Mesmo que demore, ou mesmo que ele insista em pegar o petisco, é importante somente ceder nas vezes em que ele fizer o movimento, ainda que não seja na sua totalidade, mas que tenha uma menção a isso.

Cuidados

Assim como em qualquer treinamento, é preciso saber quando entregar o petisco no momento exato, mas essa não é a única preocupação e cuidados em como adestrar um cachorro, exigindo outra atenção.

Não é recomendado puxar a pata do cão forçando o contato. Alguns podem não reagir bem a esse tipo de imposição, e reagir com mordidas. É importante respeitar o processo de como fazer o treinamento adequadamente, para que ele aprenda a palavra, e entenda o movimento que tem que fazer.

Diminua gradativamente os petiscos

Para que o seu cão consiga entender exatamente o seu comando e consiga obedecer ao que você pede, uma dica interessante é diminuir a quantidade de petiscos que você entrega.

Com essa diminuição, o mais indicado é buscar outras fontes que mantenham o cachorro entretido na ação e obedecendo aos comandos. Para saber como adestrar um cachorro é preciso também dosar os petiscos e como você pode entregá-los ao seu pet. Não se trata de interromper ou mesmo estender desnecessariamente.

Como adestrar um cachorro para fazer as necessidades no lugar certo

Cachorro que acabou de fazer xixi

Uma parte do treinamento de como adestrar um cachorro mais importante é ensinar o seu amigo a fazer as necessidades no lugar certo, sem que ele necessariamente faça isso por qualquer lugar.

Esse tipo de treinamento é relativamente simples, mas isso não quer dizer que você tem menos trabalho no processo em si. A atenção dada deve ser a mesma que você já disponibilizou para as outras etapas. A atenção e dedicação ao treinamento vai ajudar no seu preparo com relação a tudo o que é necessário nesse momento importante de adestramento.

Como ensinar

Para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, é preciso acompanhar sua rotina e prestar atenção aos sinais.

Quando um cachorro está querendo fazer necessidades, eles costumam ter um comportamento, e a partir da sua observação você direciona para o local adequado.

Fazendo isso todas as vezes ele consegue entender para onde tem que ir. Mas isso leva tempo, e por isso de todas as formas de como adestrar um cachorro, essa é uma das que pode levar um pouco mais de tempo.

Cuidados

Se você não prestar atenção no hábito do seu cão, dificilmente vai saber como se comportar e de que maneira também pode acostumar ele a procurar o local correto para as suas necessidades. No entanto, é um estímulo que é muito delicado.

Os cachorros possuem rotinas, e estar atento a isso ajuda bastante. O costume de ir a algum lugar antes, ou fazer isso sempre no mesmo horário, é algo a se atentar.

Monte uma rotina

Os cachorros já possuem sua própria rotina, mas eles fazem de tudo para se adequarem ao eu dia a dia, e por isso, quando você monta sozinho essa rotina, fica mais fácil prever quando ele precisa fazer suas necessidades.

Por isso, uma das maneiras de como adestrar um cachorro é procurar fazer uma rotina, mesmo pequena, mas que seja também muito regrada com relação a horários.

Como adestrar um cachorro para ele se aproximar

Cachorro caminhando sobre a grama

Estratégias de como adestrar um cachorro de uma maneira adequada e o resultado esperado é que quando ele for chamado possa vir até você.

Isso pode ser feito com duas etapas: a aproximação, quando você chama e ele vem, e a forma como ele se aproxima, principalmente obedecendo a um comportamento mais adequado. São dois cenários que precisam ser trabalhados separadamente, para que ofereçam o resultado que você realmente espera.

Como ensinar

Quando você quer encontrar formas de como adestrar um cachorro para que ele se aproxime, o primeiro passo é sempre o mais fácil. Depois de conseguir o aprendizado do primeiro, parta então para a outra etapa.

Você só precisa chamar o cachorro, e quando ele vier entregar um petisco e fazer um carinho, podendo repetir esse tipo de ação quantas vezes forem necessárias para que ele entenda. A mesma regra de redução de quantidade de petiscos dados mudando para mais elogios e carinho também vale para esses casos.

Cuidados

É muito importante saber que é preciso elogiar sempre para que você consiga de fato estratégias de como adestrar um cachorro para que ele se aproxime regularmente.

Algumas pessoas acabam brigando com o cão pelo fato de o mesmo vir correndo, ou de pular em cima ou mesmo de não parar para que escute outros comandos, e isso pode atrapalhar o treinamento.

Como treinar para uma aproximação calma

Um cachorro quando entende que deve se aproximar quando chamado, costuma atender a esse comando rapidamente.

Quando você procura formas de como adestrar um cachorro para ele se aproximar com mais calma, é preciso dar um passo a mais, entregando somente petiscos quando ele se aproximar de uma forma mais educada. Isso vai fazer com que ele entenda aos poucos como fazer essa aproximação, e por isso é uma boa forma de como fazer ele se acostumar com novas estratégias.

Como adestrar um cachorro para ele ficar sozinho

Cachorro pequeno recebendo um comando

O maior desafio para quem cria cachorro é saber como adestrar um cachorro para ele ficar só. É muito comum que nesses momentos ele bagunce tudo, rasgue almofadas, e lógico que esse não é o melhor panorama para quem cria cachorro.

Saber como deixar o amiguinho entretido e comportado quando você está fora, é uma maneira de você conseguir encontrar a casa arrumada mesmo quando passar um longo período afastado.

Como ensinar

Ensinar um cachorro a ficar só é um processo muito demorado e que depende de como você conduz, podendo fazer pequenos testes durante o dia ou mesmo agindo logo na rotina, sendo duas formas muito eficazes.

Durante o dia você pode fazer pequenas saídas, e ao retornar avalie o local. Se ele estiver limpo e organizado, elogie o seu cão e entregue alguns mimos a ele.

Outra estratégia de como adestrar um cachorro para ele ficar só é na rotina. Quando voltar do seu trabalho verifique as mesmas coisas. Caso o local esteja em ordem, elogie e acaricie o seu cão, dedicando alguns minutos de brincadeira. Caso não seja mais frio, e repreenda com voz firme.

Cuidados

É importante lembrar que a repreensão não pode ser feita de qualquer maneira, com gritos e com uma ação violenta. A violência só vai servir para que todo o procedimento dure mais que o necessário.

Procure somente apontar os erros, e quando aquele comportamento deixar de ser repetido, elogie e reconheça isso. Esse é um equilíbrio que deve existir, sem abrir mão da justiça e do reconhecimento dos bons feitos.

Tenha paciência

Se esse tipo de treinamento for feito no dia a dia mesmo, é preciso saber que esse pode ser um processo demorado. Se trata de uma avaliação ao final de cada dia, o que pode mudar um pouco com relação ao entendimento de como pode ser avaliado esse processo e o aprendizado do cão.

Para isso algumas ações de prevenção devem ser utilizadas, como fastar almofadas, deixar portas de quartos e banheiros fechadas e as comidas devidamente guardadas. Evitar no início tende a ser mais efetivo que corrigir, ou seja, impedir que ele entre é mais efetivo que dar uma bronca por ter entrado.

Como adestrar um cachorro para ele deitar

Cachorro deitado sendo adestrado

Saiba que se você conseguiu dominar a forma com que ele obedece para sentar, certamente não terá grandes problemas para fazer o cão deitar, e nem mesmo vai demorar a ver os resultados. A forma como você vai conduzir é o que vai fazer mais diferença.

Tendo em vista que o cachorro já assimilou muitos dos comandos, esse é mais simples, ou menos complexo para ele obedecer. O que pode acelerar ou não o aprendizado é a maneira com a qual você conduz esse processo.

Como ensinar

Quando ele sentar, caso já saiba, se abaixe ou coloque o petisco no chão, repetindo várias vezes o comando “deita”, devendo deixar que ele coma somente quando se deitar, entendendo o comando e o que deve fazer.

Isso deve ser feito junto com carinhos e elogio, de modo que essas sejam as recompensas futuramente, tirando o petisco aos poucos. Com o tempo não vai ser mais necessário entregar nenhuma comida, mas os afagos devem prosseguir.

Cuidados

Alguns cuidados nesse treinamento são importantes, como o fato de ir em etapas e ter a paciência na condução do processo de aprendizagem.

Procurar formas de como adestrar um cachorro para ele sentar e depois utilizar os métodos para ensinar a deitar pode ajudar muito e até mesmo agilizar a compreensão do que é pedido.

Sem queimar etapas

Se o cachorro sabe como sentar já é uma ajuda e tanto nesse processo, mas algumas pessoas não compreendem muito isso, dando os petiscos logo quando deitam e diminuindo a quantidade imediatamente.

No entanto, saber como adestrar um cachorro é entender que se trata de um processo de aprendizagem, e por isso é preciso entender como estimular o cão a ter aquele comportamento de uma forma mais recorrente, o que exige repetições.

Dicas extras para treinar o seu cachorro

Mulher adestrando cachorro com dois arcos

Entender métodos de como adestrar um cachorro é algo importante, e que pode ajudar você a lidar com seu amigo de estimação no dia a dia. Porém é preciso ir além disso, já que existem algumas informações que fazem toda a diferença no treinamento.

Algumas dicas extras dizem respeito ao método, que pode ser empregado, ou mesmo com relação a informações que devem ser levadas em consideração nesse processo.

Saiba as características da raça

Cada raça reage diferente da outra. Existem raças mais inteligentes, que captam facilmente qualquer comando e podem até ir além. Outras são mais reservadas e não respondem bem a uma sessão de treinamento.

Quando você sabe a ração do cão fica mais fácil encontrar estratégias de como adestrar um cachorro corretamente e com os estímulos adequados.

Pesquise mais sobre a raça do seu cachorro, para que essas informações sejam levadas em conta no treinamento que você está fazendo.

Elogie o cachorro quando ele fizer certo

O elogio é o melhor que você pode oferecer nas formas de como adestrar um cachorro, de modo que ele se interessa e pode aprender mais rápido. Os cães adoram ser mimados, e um elogio faz mais diferença que os petiscos.

Por isso, ao utilizar essa ferramenta, você pode começar a pensar em tirar os petiscos, por exemplo, já que os cães adoram um mimo, um carinho e um elogio bem feito. O importante aqui é caprichar.

Não repreenda

Repreender é uma palavra que deve estar fora do vocabulário das formas de como adestrar um cachorro, mas não totalmente. A forma como essa repreensão é feita é que deve ser repensada.

Quando quiser dar uma bronca, fale firme e seja claro, sem gritar ou ser violento. A repreensão através de palavras negativas tem pouco efeito para o aprendizado canino, e por isso devem ser evitadas.

Uma repreensão bem feita só precisa ser feita uma vez. Depois disso procure apontar mais os acertos que repreender os erros em si.

Tenha métodos

Ensinar um cão a qualquer coisa, é como ensinar alguém a aprender algo. Tenha métodos e gaste tempo naquele treinamento. Mesmo que ele acerte um comando, não é momento ainda para desistir, mas é justamente a hora de apostar no processo de aprendizagem e repetir ainda algumas vezes.

Quando você utiliza métodos bem feitos, as formas de como adestrar um cachorro ficam mais claras e o cão consegue entender perfeitamente o que está sendo feito no momento. É muito importante não querer ensinar tudo de uma vez só.

Sem chinelos

Algumas pessoas utilizam de chinelos para ameaçar o cão a entender o que está sendo dito, especialmente quando querem repreender.

Fato é que o chinelo é um método totalmente ineficaz de como adestrar um cachorro, devendo ser evitado a qualquer custo, já que não traz nenhum tipo de retorno positivo.

Um cachorro também desobedece

Criança ensinando algo a seu cachorro

Saber como adestrar um cachorro é muito importante e saber que algumas vezes eles vão ser teimosos também, já que alguns podem ser mais brincalhões que outros e querem se divertir.

Nesse momento é preciso entender que um cachorro também pode desobedecer de vez em quando e por isso o mais indicado é ir além de qualquer protocolo e se divertir também com seu amigo. Somente treinar o seu cão pode parecer algo interessante para você, mas ele gosta também de se sentir amado e cuidado, o que vai além de simplesmente ensinar alguns truques e moldar seu comportamento.

Sendo assim, além de adestramento e treinamentos, que sem dúvida são importantes na criação de um cachorro, também é fundamental se divertir com seu cão e fazê-lo se sentir de fato o seu melhor amigo.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.