Gato no cio: o que fazer para acalmar? Dicas e curiosidades!

Gato no cio: o que fazer para acalmar? Dicas e curiosidades!

Seu felino entrou no cio e não sabe o que fazer? Confira aqui todas as dicas para acalmar um gato no cio e qual a melhor solução para isso


Gato no cio: o que fazer para acalmar?

Gato com aspecto de irritado

O cio das gatas pode acontecer a cada dois meses, período que pode variar devido a alguns fatores como raça, alimentação e cuidados. Contudo, essa é a média de tempo em que sua felina vai entrar no cio, sendo que o primeiro acontece geralmente entre os 5 e 10 meses de idade.

Já o gato macho, que não possui cio necessariamente, mas apresenta uma reação ao cio da gata, sentirá o seu cheiro sempre que a fêmea estiver próxima ao período chamado de ‘estro’, ou seja, quando a gata começa a miar chamando o macho para a fecundação, fase que dura em média 6 dias.

As principais dicas para acalmar seu gato são estimular as brincadeiras, dar a ele muito carinho e fazer massagens no seu corpo. Contudo, a melhor solução, principalmente para os felinos que vivem soltos, é a castração, pois, além de evitar uma cria indesejada, ainda previne diversas doenças. Confira todos os detalhes a seguir.

Dicas sobre o que fazer para acalmar um gato no cio

Gato irritado com algo

Existem algumas dicas que podem fazer com que seu gato ou gata fiquem mais calmos quando entrarem no cio, mas lembre-se que esse é um período complicado para os felinos, além de fazer parte de sua natureza. Por isso, enquanto alguns tendem a ficar mais amorosos, outros ficam mais ansiosos e arredios.

A castração é a solução mais segura!

A principal medida a ser tomada para evitar as reação indesejadas dos gatos no período do cio é a castração. Ela se constitui na retirada do órgão reprodutor do gato, o que fará com que a produção de hormônios sexuais diminua. Consequentemente, o comportamento do gato passará a ser mais tranquilo, além de evitar reproduções indesejadas.

A castração é um procedimento bem simples, levando em média de 10 a 30 minutos, que pode ser feito a partir do sexto mês de idade. Seu custo é de em média R$300,00 para os machos e R$400,00 para as fêmeas.

Incentive o gato a brincar com você!

O primeiro cio da gata acontece entre o sexto e nono mês de vida, já o primeiro cio do gato acontece entre o sétimo e um ano de vida. Contudo, você vai perceber algumas mudanças no comportamento e alguns sintomas diferentes em seu felino quando entrarem no cio.

No caso das gatas elas costumam ficar mais carinhosas, já os gatos querem sair de casa a todo custo. Para acalmar você pode seguir algumas dicas, como, por exemplo, tentar tirar a atenção deles para as fugas os incentivando a brincar com você, pois assim, eles vão se cansar e ficar mais calmos.

Dê bastante atenção e carinho tanto ao gato quanto à gata. As massagens no corpo dos felinos também podem ajudar com que fiquem menos ansiosos e assim você conseguirá mantê-los em casa e longe das fugas.

Não deixe o gato sair para a rua!

Os cuidados com o gato devem ser frequentes e quando eles entram no cio devem ser redobrados, isso porque se uma gata no cio fugir ela vai voltar prenhe e na rua pode contrair pulgas e algumas doenças, principalmente se tiver contato com um gato infectado.

Isso vale também para os gatos machos, mesmo porque muitos entram em brigas para acasalar com as fêmeas e quando voltam para casa estão bem feridos. Além disso, eles também podem contrair diversas doenças.

Gato no cio: informações importantes

Gato observando algo com atenção

Existem algumas curiosidades no cio dos gatos que vão fazer com que você saiba quando seu felino está prestes a entrar nessa fase. Além disso, é importante que você conheça alguns detalhes sobre o cio para poder ficar tranquilo que sua gata não corre o risco de ter filhos. Veja a seguir.

Fazes do cio na gata

O cio da gata é bastante diferente do cio dos gatos, pois, eles entram no cio quando sentem o cheiro de uma gata no mesmo período. Por isso, é importante que você conheça as cinco fases do cio das fêmeas, pois assim saberá melhor como agir:

• Primeira fase: essa fase é chamada de Proestro e dura apenas dois dias, as características principais são que a gata vai miar com frequência e urinar mais vezes;

• Segunda fase: chamada de Estro, nessa fase que pode durar até 14 dias, a gata começa aceitar a presença do macho;

• Terceira fase: a terceira fase é chamada de interestro, pois nesse caso não aconteceu a ovulação, por isso, muitas vezes, o período se repete;

• Quarta fase: conhecida como anestro é considerada a ausência do ciclo e, em alguns locais, essa fase pode não ocorrer, pois, está relacionada aos dias mais curtos do ano;

• Quinta fase: essa fase é chamada de diestro sendo o período em que acontece a ovulação das gatas pelos machos, e após, acontece a gestação da gata que dura em média 62 dias.

Doenças que um gato no cio corre o risco de pegar na rua

Infelizmente, um gato de rua no cio não tem ninguém que cuide dele com zelo, por isso ele pode estar infectado com doenças felinas que são bastante preocupantes. Dentre as principais que não tem cura, podemos destacar a FIV (Vírus da imunodeficiência Felina) e a FELV (Vírus da Leucemia Felina).

Quando estão ativas, ambas fazem com que o gato tenha uma qualidade de vida inferior a de um gato saudável. Além disso, eles ficam mais sucessíveis a contrair outras doenças, como a gripe felina ou a toxoplasmose.

Para gatos no cio, castração é a melhor solução

Vários gatos interagindo

Como mencionamos, os gatos no cio acabam sofrendo muito, principalmente se expostos à rua, pois além das doenças citadas, existe ainda o risco de serem atropelados ou judiados devido aos barulhos que fazem nesta fase.

Portanto, a melhor forma de acalmar um gato no cio, seja ele macho ou fêmea, é a castração. Inclusive, caso você não possa pagar, existem diversas cidades onde são feitas campanhas de castração para que os felinos tenham mais qualidade de vida, não sejam expostos às ruas e não tenham seus filhos abandonados à própria sorte.

Ter um gato é uma alegria imensa para a casa, sem contar que eles são seres místicos que ajudam a harmonizar o ambiente do local onde moram. Adote um gato agora mesmo!

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.