Cobra de estimação: dicas de espécies e cuidados com a criação

Cobra de estimação: dicas de espécies e cuidados com a criação

Você já pensou em ter uma cobra de estimação? Leia este artigo e descubra que é muito fácil e simples conseguir, cuidar e conviver com um destes animais.


Quer ter uma cobra de estimação? Conheça espécies para ter como pet

Mulher segurando cobra de estimação

Ter uma cobra de estimação não é muito diferente de ter um cão, gato ou pássaro. Estes últimos são muito comuns nas casas brasileiras. Mas você sabia que é possível ter uma cobra de estimação? Sim, é totalmente possível. Apesar de incomuns, esses animais vêm ganhando destaque como pets de estimação.

Desde 1997, no Brasil, criar serpentes em casa se tornou viável por meio da lei. No entanto, é permitido criar somente os animais não peçonhentos e apenas com autorização. Além disso, elas devem ser compradas em vendedores autorizados. Saiba mais informações importantes sobre as espécies que são legalizadas e os cuidados necessários!

Espécies de cobra de estimação para criar como pet

As espécies de cobras que são permitidas para a criação como pets não são peçonhentas ou venenosas. Para adquirir a espécie correta é necessário conhecer as característica de cada uma.

Píton real

Cobra Píton real

A cobra píton real é também conhecida como píton bola. A espécie tem origem na África e pode chegar a 1,5 metro de comprimento, mas a fêmea costuma ser um pouco menor que o macho.

Ela é muito discreta e tranquila, tornando-a ideal para a criação como animal de estimação. A expectativa de vida da cobra é 30 anos ou mais!

Cobra do milho

Cobra do milho

A cobra milho é outra espécie permitida para a criação como animal de estimação. Ela possui um temperamento amigável e calmo e, por isso, é recomendada para as pessoas que não possuem experiências com criação de serpentes.

Ademais, a espécie pode crescer até 1,8 metros de comprimento e a sua expectativa de vida é de até 20 anos! É um animal de fácil cuidados, o manuseio é tranquilo e raramente pica a pessoa.

Falsa coral

Cobra falsa soral

A cobra falsa coral é um animal não peçonhento, ou seja, não é venenosa como a coral verdadeira. No entanto, para diferenciar as serpentes é necessário um especialista, pois elas são muito parecidas.

A versão não venenosa pode medir de 0.5 a 1.5 metro de comprimento. A sua cor pode variar entre vermelho, preto e amarelo. A expectativa de vida da cobra falsa coral é de 20 anos.

Cobra de estimação: o que eu preciso saber?

Alguém segurando uma cobra

Antes de adquirir a cobra de estimação é preciso pesquisar todos os detalhes para realizar a compra de forma legalizada, sem infringir leis ou comprar espécies proibidas. Confira algumas informações importantes!

Para ter uma cobra de estimação, é preciso ter uma autorização do IBAMA

Segundo o IBAMA, no Brasil pode-se criar cobras de estimação, desde que a espécie seja comprada em locais autorizados pelo órgão ambiental do estado e apenas de criadouros legalizados. Além disso, a espécie deve ser não venenosa.

É necessário ainda apresentar um protocolo para garantir a segurança no manuseio da cobra e a medidas para manter o animal em um ambiente adequado.

Comportamento e temperamento das cobras

A escolha ideal da espécie de cobra de estimação é também um fator importante. As espécies permitidas são silenciosas e possuem comportamento pacato. Ademais, podem conviver com crianças, mas apenas os adultos devem manuseá-las para evitar acidentes.

É importante ressaltar que elas possuem um comportamento natural de escalar árvores, por isso é preciso criar um ambiente semelhante ao habitat.

Mordida da cobra de estimação

Como dito anteriormente, as cobras de estimação são pacatas. No entanto, elas podem morder. Esse comportamento depende de cada espécie e cada situação. Em geral, as mordidas causam apenas escoriações, mas podem trazer infecções.

Nesse caso, é preciso realizar uma assepsia e descontaminação do local. E ainda, caso o dente da serpente fique dentro da pele, pode ocorrer inflamação local e expulsão do dente após algum tempo.

Cuidados com a cobra de estimação

Uma cobra sobre uma mesa

Ao optar por uma cobra de estimação é preciso adotar alguns cuidados como medidas de segurança para os moradores da residência e para garantir qualidade de vida ao animal. Confira!

Promova uma alimentação completa

As cobras são animais carnívoros e as aves e pequenos mamíferos são as principais fontes de alimentação. Além disso, os animais não se alimentam de ração comercial mesmo que seja feita à base de carne. A sua alimentação pode ser comprada em pet shops especializados.

A quantidade de comida e a frequência necessária depende da espécie da serpente e do tamanho do animal. A alimentação da cobra de estimação pode seguir intervalos de uma semana, 15 dias ou mais.

Cuidado ao manusear o animal

É preciso manusear a cobra de estimação com cuidado. Isso porque embora as espécies de estimação não sejam venenosas, elas podem morder e machucar o dono. É importante saber que as serpentes se irritam facilmente após as refeições, por isso nesse momento é recomendado evitar o manuseio do animal.

Crie um ambiente saudável para a espécie

A qualidade de vida das cobras de estimação está diretamente ligada às condições oferecidas as mesmas. O ideal é criar um ambiente o mais próximo possível do habitat de cada espécie.

Esses animais, por exemplo, precisam de um ambiente com temperaturas e umidade adequados. As cobras regulam a sua temperatura interna a partir da temperatura externa, o que afeta o seu metabolismo.

Exames periódicos

Como todos os animais de estimação, as cobras também precisam de cuidados veterinários. É recomendado um exame veterinário anual do animal ou ao notar algum problema para verificar se há a presença de alguma doença.

Para isso, é necessário levar o animal em clínicas veterinárias com profissionais especializados no atendimento e animais silvestres.

É possível criar cobras de estimação

Uma mulher com sua cobra de estimação

É possível criar cobras como animais de estimação desde que seja seguido a legislação brasileira. É importante considerar ainda que a criação de serpentes é algo a longo prazo, sendo que a expectativa média de vida das cobras é 30 anos.

Atualmente, as cobras dentro da legislação, vêm com um microchip para controle fiscal dos animais e existem, no Brasil, apenas 6 criadores legais em que se pode comprar uma serpente.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.