A ave saracura
A palavra saracura tem origem na língua tupi, assim como muitos vocábulos de nosso idioma. Serve para designar várias espécies de diversos gêneros de aves Gruiformes da família Rallidea, cujas principais características são pernas e dedos longos sem membranas natatórias.
Suas pernas compridas facilitam o caminhar entre as plantas aquáticas, levando uma vida solitária nos cerrados, pântanos e matas fechadas que rodeiam lagos e lagoas. É uma ave considerada subaquática. Ao se assustar desaparece na vegetação ou mergulha na água para se esconder de predadores ou qualquer coisa que lhe pareça perigo.
Seu voo é baixo, poucos metros do nível do chão ou da água, o que torna o voo uma péssima opção de fuga. Sua alimentação é variada desde pequenos insetos até peixes, alem de brotos e raízes de plantas aquáticas. A diversidade de espécies existentes pelo mundo pode chegar a mais de 30.
Tipos de saracura
No mundo existem mais de 30 espécies de saracura, mas vamos nos concentrar nas espécies brasileiras dos gêneros Aramides, Rallus, Amaurolimnas e Pardirallus, que se alimentam de larvas, pequenos peixes, crustáceos, insetos e animais menores.
■Saracura-três-potes
Esta espécie de saracura encontrada em todo o território brasileiro, tanto no litoral quanto no interior e se divide em duas subespécies. A saracura-três-potes vive no cerrado e nas matas, misturada à vegetação devido à sua cor e sua plumagem.
Sua coloração se distribui de forma harmoniosa. Possui as costas castanho-esverdeado, o bico amarelo-esverdeado, os pés e a cabeça são da cor cinza, o peito na cor marrom e os pés e pernas avermelhados. Tanto o macho quanto a fêmea são iguais na aparência.
■Saracura-do-mato
Difícil de ser observada, a saracura-do-mato vive em matas e florestas, de preferência área alagadas e pantanosas. São encontradas com mais frequência na região sudeste do Brasil e fronteiras com Argentina e Paraguai.
Possui o pescoço, o ventre e a cabeça na cor azul-acinzentada. Este detalhe é o que difere a saracura-do-mato das demais espécies de saracura.
■Saracura-sanã
Com cerca de 30 cm de altura, a saracura-sanã tem coloração marrom em seu dorso, patas na cor verde, ventre cinza e garganta na cor branca. Gosta de viver em áreas alagadas, lagos, plantações de arroz e regiões pantanosas. Presentes no sul do Brasil, mais precisamente no Paraná e Rio Grande do Sul.
■Saracura-matraca
Apresenta uma coloração marrom em todo seu corpo, com a asas em detalhes pretos. O bico é amarelado. Medindo cerca de 30 cm de altura a saracura-matraca prefere viver em manguezais na região litorânea, sendo assim torna-se uma espécie de saracura mais vulnerável aos predadores por viver em área mais aberta.
■Saracura-carijó
Habitantes de áreas de brejos em buritizais, arrozais e capinzais alagados, esta ave de 32 cm de altura, também conhecida como saracura-pintada, é difícil de ser vista devido a sua plumagem marrom salpicada de detalhes brancos. É uma camuflagem perfeita.
Tem atividades diurnas e, mais a tarde, gosta de se expor ao tomar banho em águas rasas e mais abertas. Seu canto pode ser ouvido tanto de dia quanto de noite. Ocorre no Brasil apenas no extremo sul. Também pode ser vista no Chile, Argentina e nos Estados Unidos da América.
■Saracura-do-mangue
Esta espécie também chamada de saracura-da-praia, prefere viver em manguezais e e florestas em torno dos mangues. É encontrada em todo o litoral brasileiro. São encontradas também ao sul do Estado de São Paulo e Norte do Estado do Paraná.
Também é uma espécie multicolorida com o papo e o ventre na cor laranja, bico verde, cabeça e dorso azulados, asas em tons cinzas e pés e pernas na cor vermelha. De fato é um animal muito bonito de se ver.
■Saracura-lisa
Esta é a menor das especies aqui citadas,medindo apenas 26 cm de altura. Tem uma cor marrom chocolate bem uniforme por todo o corpo. Seu habitat pode variar entre restingas, bambuzais, matas primárias e secundárias.
Sempre em matas fechadas e capoeiras, são encontradas no litoral e interior das regiões sudeste, sul e em alguns pontos da região norte e centro oeste do Brasil.
Curiosidades sobre a saracura
Agora sabemos da variedade de espécies que a saracura pode apresentar. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas caraterísticas e particularidades através de uma análise mais global envolvendo sua reprodução, hábitos alimentares e habitat.
■Características da saracura
É uma ave de porte pequeno com cerca de 30 cm. Possui algumas espécies com plumagens coloridas e outras com cores mais discretas. Tem pernas e pés compridos e possui um canto bem característico. Seus dedos são compridos e afastados o que ajuda a caminhar em regiões alagadiças.
■Hábitos da saracura
Gosta de viver escondida. Se assusta muito fácil e é difícil de ser apreciada. Sua fuga é correr entre a vegetação, pois seu voo é bem baixo. Seu canto pode ser ouvido de manhã ou ao entardecer em período chuvoso.
■Habitat
A saracura gosta de viver em regiões alagadas como manguezais, arrozais, buritizais, matas ciliares e cerrado. Na terra prefere mata fechada, capoeiras e outras vegetações onde possa se esconder com facilidade.
■Reprodução da saracura
Não há diferença entre o macho e a fêmea. Seus ninhos são feitos a beira de rios e lagos. entre os juncos cercados de água e à margem de córregos. O casal monogâmico acompanha seus filhotes desde os ovos até a eclosão da prole.
Aves pequenas e coloridas
Algumas espécies podem apresentar várias cores como vermelho, amarelo, azul e verde em seu corpo, variando com tons de cinza e marrom. De olhos grandes e porte médio, esta ave encanta, não só pela sua beleza, mas pelo canto estridente que fazem ao nascer do sol.
De forma bem peculiar, seus ninhos são feitos em lugares de difícil acesso. Muito medrosa, esta espécie faz de tudo para que não seja vista. Gosta de viver em ambientes de fácil camuflagem, quase sempre em vegetação fechada.
Ocorre em todos os Estados brasileiros, mas sua concentração maior está no cerrado, na região litorânea e sul do Brasil.
Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.