Como acabar com pulgas no ambiente: dicas importantes de higiene!

Como acabar com pulgas no ambiente: dicas importantes de higiene!

Você sabia que existem várias alternativas na hora de eliminar pulgas do seu pet e do ambiente em que vivem? Aprenda mais e saiba como lidar com elas!


Você sabe como acabar com as pulgas no ambiente?

Cachorro com pulgas se coçando

Quem tem um pet em casa, provavelmente já sofreu com a presença de pulgas. Quando isso acontece, é comum que os tutores busquem várias alternativas em prol de eliminar esses parasitas.

Porém, nem sempre essas alternativas solucionam o problema de primeira, por isso é sempre bom ter conhecimentos de diversas técnicas que podem te ajudar á eliminar de vez as pulgas. Veja abaixo algumas alternativas que separamos para te auxiliar!

O que são as pulgas?

Entendendo melhor o que são as pulgas e seu ciclo de vida, podemos utilizar isso ao nosso favor ao buscar maneiras de eliminá-las.

Como elas prejudicam os animais?

Além de todo o desconforto com suas picadas, podem acarretar doenças ou alergias mais graves. Por exemplo, a dermatite alérgica. A doença mais comum causadas por pulgas, e afeta principalmente cães e gatos.

Ocorre devido a uma maior sensibilidade à saliva do inseto. Causando coceiras exageradas que além de ferir a pele do animal, deixa o lugar exposto, tornando-o vulnerável a infecções. .

Além disso, ao se coçarem, os animais podem acabar ingerindo o inseto contaminado com vermes e outros micro-organismos. Os gatos são os mais vulneráveis a esse problema, já que se lambem constantemente.

Ciclo de vida das pulgas

Em cada acasalamento, põe-se em média seis ou mais ovos, que eclodem no período de 2 a 12 dias.

A saída do casulo, em ambientes favoráveis pode durar cerca de 7 á 14 dias, do contrário, pode levar até um ano. Por isso muitos ambientes abandonados podem estar infestados de pulgas apenas esperando alguns hospedeiros para saírem e se proliferarem.

O tempo de vida da pulga pode chegar a até 500 dias em condições favoráveis e com alimento ou até 125 dias longe dessas condições

Transmissão de doenças para humanos

As pulgas atuam como vetor de transmissão de doenças. Ou seja, ao picar um hospedeiro contaminado, o parasita irá também se contaminar, podendo transmitir o micro-organismo adquirido para seu próximo hospedeiro.

Doenças transmitidas por vetores são extremamente problemáticas, podendo levar até mesmo à morte. Portanto, se você reside em um ambiente que esteja muito infestado de pulgas, tenha cuidado. Caso sinta qualquer sintoma diferente no seu organismo após uma picada, busque ajuda médica.

Como acabar com as pulgas no ambiente?

Duas pessoas higienizando um cachorro

Existem várias alternativas para acabar com a presença desses parasitas no ambiente em que vivemos, desde rígidas limpezas a soluções naturais. Separamos algumas que podem te ajudar!

Como acabar com as pulgas fazendo a limpeza do ambiente?

Higienizar todos os cantos da casa é de extrema importância. Se atente aos locais onde o seu pet dorme e costuma passar mais tempo. Lave a casinha, caminha, roupinhas ou qualquer outro tipo de acessório que seu pet utilize.

Utilize aspirador de pó, se possível. Aspire bem todo o ambiente: sofás, carpetes e embaixo dos móveis. Com o aspirador será mais fácil alcançar aqueles pequenos locais onde sozinhos podemos não conseguir, como cantinhos e brechas.

Dedetização é uma opção

Se necessário, faça uma dedetização na sua casa. Existem diversos produtos profissionais indicados para isso, converse com seu veterinário e veja qual te atende mais. Caso vá dedetizar, retire os pets do ambiente, pois eles podem acabar se intoxicando.

Se optar pelo uso de produtos profissionais, utilize-os após a faxina! Será mais eficaz se o ambiente já estiver previamente higienizado e limpo.

Realize limpezas de forma periódica

O ideal é realizar essa limpeza semanalmente. A constância vai ajudar a eliminar as pulgas com mais facilidade. Quando a presença das pulgas diminuir, você pode diminuir o período de limpeza. Podendo realizar essa higienização a cada 15 dias, por exemplo.

A princípio, é importante manter a limpeza não só no ambiente, mas também para os pets. Mantenha seu animal limpo. Busque utilizar shampoos antipulgas e antibacterianos.

Tenha cuidado ao passear com o animal

Ás vezes, as pulgas no seu pet podem vir de fora da sua casa, por exemplo, durante um passeio. Embora esse seja um momento muito importante para o pet, é preciso ficar atento e evitar que ele caminhe por determinados lugares.

Evite caminhar em locais desconhecidos que possuem gramas ou matagais, pois podem ser uma fonte de parasitas. Alguns exemplos destes lugares são lotes vagos, abandonados e afins.

Deixe ele se divertir, mas faça sua parte para evitar o contato com ambientes que possam estar carregados de parasitas.

Como acabar com as pulgas no animal?

Gato com pulgas se coçando

Ás vezes se torna impossível procurar pulgas, pelo por pelo, em seu pet. Ao ver um movimento, as pulgas já pulam e acabam escapando de nossa visão. Por isso, existem algumas dicas que podem nos ajudam a eliminar esses parasitas com mais facilidade.

Como fazer a limpeza no pet?

Utilize Shampoos que afastam parasitas.

Em cães, o ideal é dar banhos a cada 15 dias durante esse tipo de ocorrência. Já em gatos, embora tenham o costume de se limparem, pode ser necessário partir para o banho também. A frequência você pode determinar de acordo com a pelagem do seu bichano e sua reação mediante o banho.

Ao usar Shampoos antipulgas, deixe o produto agir por cerca de 10 minutos na pelagem do animal para que a reação ocorra com eficácia.

Spray de limão para afastar pulgas.

Ferva um recipiente com água, adicione algumas fatias de limão e deixe descansando por 24 horas. Após esse tempo, coe e utilize o chá que sobrou.

Coloque em um borrifador e espalhe por toda a casa, roupas, e onde achar necessário. Pode ser borrifada na pelagem de cães, mas nunca em gatos ou filhotes, pode ser altamente tóxico. Evite ter contato com essa receita e sair no sol!

Armadilha para pulgas

Uma armadilha muito comum para pegar pulgas são as com velas ou luminárias. A luz atrai as pulgas.

Em um recipiente raso, coloque água e detergente liquido. Coloque uma vela no meio. Se optar pela luminária, deixe-a ligada em cima do recipiente. Faça a armadilha durante a noite e deixe em ambientes com maior sinal de infestação. Quando caírem na água, não irão conseguir sair e consequentemente acabarão morrendo.

Remédios caseiros para eliminar as pulgas

Uma pessoa procurando pulgas em cachorro

É possível eliminar as pulgas do ambiente e dos nossos pets com algumas alternativas caseiras e naturais. Preparamos algumas soluções de fácil acesso, naturais e econômicas na hora de investir no combate.

Óleo Neem

O óleo de Neem é uma ótima solução natural para o combate às pulgas. Ele é antisséptico, antiviral, antioxidante, antibacteriano e antifúngico.

Esse produto pode ser encontrado já pronto para vender. Para a solução, misture 1 colher de café de oléo de Neem para 1 litro de água.

Coloque em um borrifador e aplique por todo o ambiente e sob a pelagem do animal. Aplique em seu pet após o banho. Além de afastar as pulgas, serve como uma colônia!

Vinagre de maçã ou branco

Quando se trata de remédios caseiros para combate às pulgas, o vinagre provavelmente é o mais conhecido. Ele possui ácido acético, que espanta as pulgas ao sentirem seu cheiro ou sabor azedo.

Você pode utilizar no banho do pet e borrifar pelo ambiente com um spray. Basicamente é feito com vinagre, de maçã ou branco, e água morna. Faça e borrife onde achar necessário.

Plantas aromáticas

Hortelã é a planta mais comum que auxilia no afastamento de pulgas. Pode ser cultivado em vasos pela casa para afastar as pulgas do ambiente.

As plantas desidratas serão mais eficazes no afastamento das pulgas. Para isso, pegue hastes de hortelã, pendure em um local aberto que pegue sol e deixe ali até as folhas secarem. Após esse processo, espalhe as hastes por todo o ambiente, principalmente em locais com maior infestação.

Óleos Essenciais

Por possuírem um maior índice de concentração, seu aroma é muito mais forte que a planta em condição natural. Existem diversos óleos extremamente eficazes para repelir parasitas, como por exemplo Lavanda, Alecrim, Hortelã-Pimenta, Eucalipto, Bergamota, entre outros.

Para passar sob a pelagem do animal, dilua em óleo vegetal, óleo de coco ou até mesmo azeite.

Por serem muito concentrados, alguns óleos podem ser tóxicos para alguns animais. Portanto, busque se informar antes de aplicar diretamente sob seu pet.

Coleira antipulgas caseira

Existe a alternativa de você mesmo fazer uma coleira para o seu pet, com óleos essenciais. Lavanda, Hortelã-Pimenta, Eucalipto, Cedro, Tomilho, Bergamota, Citronela, Gerânio são algumas opções.

Pingue 2 a 3 gotas dos óleos escolhidos em um pano. Enrole-o no pescoço do seu pet, observando se está adequado ao seu tamanho para que não o enforque. Está pronto seu acessório. Renove a sinergia quando o cheiro estiver saindo.

Como identificar a presença de pulgas?

Cachorro aparentemente com pulgas se coçando

Existem alguns sinais que podem ajudar na hora de identificar se existem pulgas no ambiente e se elas estão atacando o seu pet. Assim, é mais fácil tomar uma providência antes que a situação se agrave.

Coceiras

A primeira reação do seu pet quando picado por uma pulga, vai ser a coceira. Isso ocorre devido á uma reação alérgica bem comum que ocorre, causando desconforto e gerando a coceira. Porém, coçar a ferida não é algo bom, pois pode machucar a pele que já está sensível e gerar infecções.

Observe seu pet. Caso ele esteja se coçando demais, pode significar a presença de pulgas ali. Já comece a buscar soluções para evitar possíveis complicações

Sinais de picadas no seu pet

Busque por amostras no corpo do animal. Pulgas costumam picar de duas a três vezes no mesmo lugar e a região fica mais avermelhada que o normal e com manchas escuras, como pequenos pontinhos pretos.

Podem aparecer alguns machucados, devido à própria coceira do animal. Esses machucados formam "cascas" ao cicatrizarem. Se existem muitas no seu pet, pode ser devido às picadas. Esse tipo de sinal pode ser mais aparente em regiões com pouco pelo.

Picadas de pulgas em humanos

Em caso de infestação, pode ocorrer picadas de pulgas nos humanos que ali vivem. O desconforto da picada é sentido de imediato, gerando coceiras e podendo sangrar.

Pode ocorrer transmissão de doenças para o homem caso a pulga esteja infectada por algum outro parasita. Caso seja picado, higienize o local lesionado com antisséptico. Se ocorrer alguma reação alérgica, não hesite em procurar um médico.

Busque saber se existem pulgas espalhadas pela casa

As pulgas sempre vão optar por ficar em lugares de difícil acesso e abafados, comece procurando nesses lugares. Por exemplo, embaixo de almofadas, sofás, poltronas e cantinhos apertados.

Carpetes e qualquer outro item "peludo" são os preferidos das pulgas. Foque nesses lugares, pois é ali que elas podem depositar seus ovos. Caso suspeite que existam pulgas ali, já os lave em água fervente e higienize bem. Não vai ser fácil procurar fibra por fibra, então já se adiante e higienize tudo.

Cuidados com espaços arborizados

Não esqueça do espaço externo da sua casa, do contrário o problema não irá acabar, pois o pet pode ir ao quintal, se contaminar novamente e o ciclo se repete.

Pode ser inclusive o local que mais tenha pulgas, pois é um campo muito fértil para elas se proliferarem. Caso seja um espaço muito grande para sozinho realizar uma limpeza eficaz, busque ajuda de profissionais para eliminar qualquer resíduo desses parasitas.

Elimine as pulgas o quanto antes!

Mulher aplicando remédio no seu gato

Como vimos, existem diversas alternativas para eliminar pulgas do seu ambiente e da vida do seu pet. Pode ser que algumas funcionem para algumas pessoas e outras não, pois cada caso é único e pode variar.

Ainda assim, o melhor medicamento sempre será a prevenção. Não espere acontecer uma infestação para tomar providências. Faça o que estiver ao seu alcance e não desista de ajudar o seu bichinho. Pode parecer difícil mas não é impossível. Se necessário, procure ajuda profissional.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.