Alimentação de trinca ferro: confira frutas e legumes que eles gostam!

Alimentação de trinca ferro: confira frutas e legumes que eles gostam!

Qual a alimentação de trinca ferro? O que ele mais gosta de comer? Veja aqui tudo o que pode fazer parte do cardápio desse curioso pássaro.


Alimentação de trinca ferro: o que eles gostam?

Trinca ferro se alimentando

A alimentação de trinca ferro não é nenhum tipo de mistério, já que são pássaros prontos para se alimentarem com tudo o que é oferecido, ainda que precise de uma atenção ou outra, é um animal que não tem problemas para comer. Isso facilita bastante a vida de quem cria esses bichinhos tão interessantes e que possui um dos cantos mais bonitos.

Porém, muita opção pode ser opção nenhuma. O fato de comer tudo enche muitos criadores de dúvidas, não sabendo exatamente qual o tipo de alimento escolher para oferecer ao seu pássaro.

Por isso, vou falar mais sobre como alimentar o trinca ferro com todas as indicações sobre o que ele gosta e os alimentos mais indicados para a sua saúde.

Alimentação de trinca ferro: Frutas que eles gostam

Trinca ferro sobre um galho

A base de alimentação de qualquer pássaro é a fruta. Não tem nada que eles gostem mais do que esse tipo de alimento natural disponível por qualquer lugar onde eles vão.

Algumas frutas são as preferidas para a alimentação de trinca ferro, de modo que eles conseguem aproveitar ao máximo.

Maçã: ótima fruta para complementar a alimentação de trinca ferro

A maçã é uma boa opção de alimentação de trinca ferro pelos nutrientes que oferece e por ser uma das frutas preferidas do animal.

Deixar a quantidade exata é uma das melhores dicas, de modo que você evite que a maçã ou qualquer outra fruta venha a apodrecer.

Alimentação de trinca ferro balanceada com pêra

Outra fruta que pode fazer parte da alimentação de trinca ferro é a pêra. Sendo também um dos alimentos preferidos do passarinho, é preciso saber como inserir no dia a dia para que não seja dado em execesso. Variar e entregar outros nutrientes é muito importante.

Goiaba pode fazer parte da alimentação de trinca ferro?

E como pode! A goiaba também é uma das frutas mais benéficas para o trinca ferro, e por isso deve ser inserida na sua dieta. A combinação de nutrientes com o gosto pela fruta, faz da goiaba uma boa opção de alimentação para o pássaro.

Kiwi

O Kiwi também pode fazer parte da alimentação do trinca ferro, sendo mais uma opção de fruta que ele apreciam. Tanto a polpa quanto as pequenas sementes são aproveitadas por ele, que costuma desperdiçar muito pouco, inclusive.

Alimentação de trinca ferro: legumes e verduras que eles adoram

Trinca ferro sobre um galho

Não é somente de frutas que se faz uma alimentação para o trinca ferro, podendo ser adicionadas também verduras e legumes.

A seguir vou trazer alguns exemplos que eles adoram e que frequentemente fazem parte do seu cardápio.

Cenoura: um legume perfeito para completar a alimentação de trinca ferro

A cenoura é uma verdura rica em vitaminas e é muito recomendada para a alimentação do trinca ferro. Ela apresenta inúmeros benefícios ao passarinho e à sua saúde de modo geral. O consumo dessa verdura é fundamental para o passarinho.

Jiló

Se para algumas pessoas o gosto amargo as afasta do vegetal, para a alimentação do trinca ferro o jiló é um componente que não pode faltar de jeito nenhum. Os nutrientes presentes ajudam a proteger sua saúde além de fortalecer seus músculos e ossos.

Escarola

Conhece escarola? Não? Pois o trinca ferro conhece e muito bem.

São folhas levemente amargas e que também fazem parte da alimentação do trinca ferro, sendo inclusive um dos seus alimentos preferidos.

Chuchu

Nem só de gosto amargo se faz a alimentação de trinca ferro.

O chuchu também figura entre os legumes e verduras preferidos do pássaro, que aproveita ao máximo todos os seus nutrientes. O chuchu descascado é mais seguro para a sua alimentação, e por isso deve-se ter atenção quanto a isso.

Alimentação de trinca ferro: outros tipos de comidas que o trinca ferro gostam

Trinca ferro comendo frutas

Como foi dito no início, a alimentação de trinca ferro pode levar em conta qualquer alimento. Eles possuem um sistema digestivo que comporta quase tudo o que existe na natureza, o que faz deles onívoros. Por isso, outras modalidades de alimento podem ser inseridas na sua dieta do dia a dia.

Sementes na alimentação de trinca ferro

As sementes também são muito bem aproveitadas pelo trinca ferro, e fazem parte de seu cardápio.

Algumas sementes em especial podem ser melhor aproveitadas na alimentação de trinca ferro, pelos benefícios nutricionais. Escolher uma variedade de sementes pode ser uma boa estratégia para a sua alimentação.

Ração extrusada para alimentação de trinca ferro

A ração extrusada também pode ser uma boa indicação. Alguns criadores evitam pelo fato de já ser pronta e conter uma grande mistura de condimentos para a alimentação de trinca ferro.

No entanto, com o cuidado ideal é possível aproveitar ao máximo os benefícios da ração que também podem fazer parte de sua dieta.

Cuidados especiais com a alimentação do trinca ferro

Comer tanta coisa não é saudável para ninguém, e por isso é preciso evitar excessos na alimentação de trinca ferro.

A diversidade nas opções ajuda a montar uma alimentação variada, e o mais importante nesse momento é equilibrar bem a sua alimentação, priorizando sempre um cardápio com equilíbrio de nutrientes.

Alguns alimentos que merecem atenção

Mamão e laranja estão dentro da lista de atenção com relação à alimentação de trinca ferro. Eles podem soltar o intestino do animal, e em excesso pode fazer com que fique fraco e suscetível a muitas doenças.

São alimentos que merecem uma atenção especial.

Um pássaro bom de bico

Dois pássaros trinca ferro

Ao criar um pássaro a maior dificuldade é saber o que pode ser entregue para a sua alimentação e essa dúvida costuma atormentar muitos criadores.

No caso da alimentação de trinca ferro essa não é uma das maiores preocupações, já que é um animal que come de tudo, e tem a possibilidade de variar a sua alimentação no dia a dia.

Para isso é preciso saber bem o que escolher para oferecer, já que não é possível deixar tudo de uma vez só disponível, e nem entregar somente aquele tipo de alimento todas as vezes que quiser alimentar o seu trinca ferro.

Apostar em uma alimentação balanceada é a melhor estratégia que se pode ter.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.