Kangal: confira curiosidades interessantes sobre esta raça!

Kangal: confira curiosidades interessantes sobre esta raça!

O Kangal turco é possivelmente o cachorro mais forte do mundo. Clique aqui para saber mais sobre essa e outras curiosidades fascinantes sobre a raça!


Kangal: conheça este cachorro

Cachorro kangal deitado sobre a neve

O Kangal é uma das raças de cachorro mais antigas já conhecidas, tendo origem na Turquia, cujos primeiros registros remetendo ao século 17. Pelo grande porte e força física, era utilizado principalmente para a proteção contra qualquer tipo de ameaça, como predadores e invasores.

Nos dias atuais, esse animal ainda é treinado para ser um ótimo guardião de rebanho em seu país. No entanto, saiba que ele também é um cachorro sensível e apegado aos donos, principalmente quando é criado com carinho.

Ficou curioso para conhecer mais características do Kangal? Então, continue lendo nosso artigo e saiba tudo sobre esse cão fiel e admirável!

História do cachorro Kangal

Cachorro kangal sobre a vegetação

Os cães de raça escrevem sua história no mundo há milhares e milhares de anos. Hoje, já existe uma grande variedade reconhecida pelas autoridades. Acredita-se que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado, e talvez por isso seja o companheiro mais fiel dos humanos atualmente. Nos tópicos a seguir, leia mais sobre o Kangal.

Origem do cachorro Kangal

Como já foi mencionado no início deste texto, o Kangal é um cachorro originário da Turquia. Aliás, a tradição da raça no país é tão forte que ele passou a ser considerado um símbolo nacional, presente em diversos souvenirs como por exemplo cartões postais.

O nome deste cão é uma referência à cidade chamada Kangal, localizada na província de Sivas, na região norte da Turquia. Existem algumas versões diferentes que explicam a origem do animal, mas é provável que ele tenha surgido a partir do cruzamento de três raças: Molosso romano, Molosso assírio e Mastim inglês.

Sua função como guarda de rebanhos

No período do Império Romano, os cães eram utilizados não como animais de estimação, mas sim como trabalhadores. O Kangal, portanto, acompanhava exércitos em jornadas para a proteção de soldados e pastoreio, auxiliando na conquista de territórios.

O porte físico do Kangal foi fundamental para que ele se transformasse em um exímio cão guardador de rebanhos. Além do tamanho grande, é um animal inteligente capaz de identificar ovelhas e cabras com facilidade. Fora isso, ele também consegue aguentar longas caminhadas e atingir alta velocidade quando necessário.

Exportação proibida

O Kangal turco existe de forma legalizada apenas na Turquia. Por esse motivo, encontrá-lo em outras regiões é muito difícil e, possivelmente, nem mesmo é permitido. Não existem informações concretas sobre a importação do Kangal, mas existe uma burocracia para tirá-lo de seu país de origem.

Além de questões como a preservação da raça, as pessoas devem lembrar que esse cão é natural do clima frio. Ele suporta temperaturas baixas, mas sua saúde é comprometida no calor. Com isso, criar o Kangal em um país de clima quente como o Brasil seria irresponsabilidade.

Kangal: características do cachorro

Cachorro kangal de pé

Depois de saber que o Kangal não está acostumado a temperaturas muito altas, ficou mais claro entender porque ele não é tão popular entre os brasileiros. Conheça, então, algumas curiosidades e atributos sobre essa raça turca.

Comportamento do Kangal

Mesmo sendo considerado o cachorro mais forte do mundo, o Kangal não é um animal agressivo. Na realidade, nenhum cão é naturalmente bravo, e esse temperamento depende apenas da forma como é criado.

Em situações normais, o cão é muito calmo e protetor. Ele pode ficar bastante apegado à sua família humana, mas pode não se dar muito bem com outros animais. Incentivar exercícios físicos é a melhor forma de garantir o bem-estar e a felicidade do Kangal.

Habilidades do Kangal

Muitos fazendeiros turcos utilizam o Kangal até os dias de hoje para pastorear rebanhos. Não à toa, essa raça demonstra ser muito inteligente no momento de proteger os animais de possíveis ameaças ou invasões.

O hábito de cuidar da fazenda ou da casa é uma das principais qualidades do Kangal. Com o adestramento correto, esse animal torna-se um dos mais eficientes cães de guarda. Além da inteligência para aprender comandos, a raça é ainda sensível para entender as emoções humanas.

Tamanho e aparência

Quem vê um Kangal turco pode ficar impressionado com o tamanho do animal. É um cachorro que se encaixa na categoria dos gigantes, com altura que pode chegar no máximo a 78 centímetros de acordo com o padrão oficial. Quanto ao peso, a média apresentada é de 60 kg na fase adulta.

O pelo desse cão é grosso e existem duas camadas que o protegem do frio intenso e da água. A cor mais tradicional é o bege com uma “máscara” preta ao redor dos olhos e no focinho.

Kangal: curiosidades sobre o animal

Cachorro kangal

Você sabia que o Kangal é visto como um dos cães mais fortes do mundo? Conheça mais sobre fatos curiosos da raça turca nos próximos tópicos.

O kangal tem a mordida mais forte do mundo?

Se você é um apaixonado por cães, poderá reparar que até existem alguns cachorros mais altos e mais pesados do que o Kangal. No entanto, nenhum é mais forte. A pressão de uma mordida dessa raça é uma das mais altas que se tem registro.

Avaliar a força de uma mordida não é tão simples, por isso não é possível afirmar os valores com exatidão. Mesmo assim, de acordo com uma escala específica, um Pitbull tem força de 250 PSI enquanto o Kangal registra 743 PSI.

Cuidados e saúde

Quando falamos em expectativa de vida, o Kangal tem uma boa média de idade para o porte. Ele pode viver cerca de 12 a 15 anos, desde que sejam bem cuidados e não apresentem doenças graves.

Essa raça pode desenvolver alguns tumores ao longo da vida, sendo que alguns são benignos e outros não. Quem tem o Kangal como animal de estimação deve levá-lo ao veterinário regularmente para evitar maiores problemas.

Tradições

Culturalmente, a Turquia apresenta muitas diferenças em comparação ao Brasil. Criar cachorros para proteger propriedades é algo comum e nenhuma raça desenvolve esse papel melhor do que o Kangal. Para isso, cães novos são incentivados a brigar contra outros animais para adquirirem coragem e experiência.

Essa atividade é ilegal em muitos países, inclusive no Brasil, mas ainda é um costume tradicional na Turquia. Por lá, lobos e outros animais selvagens que rondam propriedades rurais são um risco para as pessoas. Com isso, o Kangal cumpre seu papel de protetor da casa e poderá atacar os estranhos caso precise.

O Kangal também é muito amoroso

Cachorro kangal sendo abraçado por mulher

Todos os cachorros têm a capacidade de demonstrar amor e lealdade aos seus donos. Com o Kangal, não seria diferente. Quando o laço com uma família é criado desde filhotinho, essa raça irá ficar bem apegada aos humanos, assim como qualquer outro cão.

Para isso, é sempre importante saber cuidar do cachorro com muita atenção. Perder a paciência durante treinamentos é muito prejudicial para a relação com o animal, algo que pode resultar em um cão desobediente e autoritário.

Dessa forma, o Kangal realmente é uma raça que deve ser muito valorizada. Além de proteger as pessoas e a casa contra ameaças, ele também é uma ótima companhia para os donos. Veja mais curiosidades interessantes sobre o mundo animal em nosso blog e descubra outros animais incríveis como o Kangal!

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.