Os cachorros e as curiosidades sobre eles
Os cachorros são nossos companheiros diários e, por isso, acabamos notando vários comportamentos que nos despertam grande interesse sobre esses animaizinhos. Por exemplo, por que o macho levanta a pata para fazer xixi? E por que algumas fêmeas geram mais filhotes que outras?
Você sabia que o olfato deles é 1 milhão de vezes melhor do que dos humanos? Por isso, é sempre recomendado ter cuidado com produtos de limpeza que são usados onde os cães têm fácil acesso ou circulam muito durante o dia, pois o cheiro pode tanto irritar o sistema respiratório deles quanto causar alguns problemas.
Nesse artigo você vai conferir mais sobre essas curiosidades e outras que são bem inusitadas.
Curiosidades sobre o cachorro: coisas inusitadas dos cães
Já parou para pensar em quantas coisas inusitadas os cachorros fazem? Como erguer a patinha ao fazer xixi, porque ele segue você pela casa. Sabia que eles entendem o que o tutor fala? E mais legal ainda, sabia que eles tem sua própria maneira de se comunicar? Descubra abaixo algumas curiosidades sobre o cachorro que você nunca imaginou.
■Por que eles suspendem a pata para fazer xixi?
Para os cães machos, o fato de urinar é mais que uma simples necessidade fisiológica. Levantar a patinha para fazer o xixi, faz com que o odor se dissipe mais com a brisa, e deixa um campo maior de território marcado. Esse comportamento, porém, só começa a aparecer depois dos 6 meses de idade, isso se o cão tiver contato com outros cães, principalmente fêmeas, pois é nessa fase da vida que começam a despertar os hormônios sexuais.
■Os cães têm olfato mais apurado que o nosso?
Sim, enquanto que nós humanos respiramos pelo mesmo caminho olfativo, os cães possuem um canal dedicado apenas para o olfato apurado. Ou seja, o narizinho gelado e úmido não é apenas fofura, e sim uma forma de entender o ambiente e os cheiros do lugar.
Chamado por muitos de “cheirar em estéreo”, o cãozinho inspira por um canal do nariz e expira pelo outro, o que os deixa capturar mais coisas a cada fungada.
■Como o cachorro entende o que a gente diz?
Sim, eles entendem, quando associamos as palavras com a entonação certa. Eles entendem, por exemplo, que ao elogiar eles com uma voz feliz, eles fizeram algo correto, e certamente irão repetir mais aquelas ações.
A reação é a mesma em relação a palavras negativas, principalmente ao “NÃO”. Eles entendem, pela entonação da voz do tutor, que o que fizeram foi errado, e conforme a repetição da palavra a cada ato “mau”, eles irão parar de fazê-lo.
No entanto, os cães fazem birra se não recebem atenção necessária ou se ficam sozinhos por um longo tempo, e tendem a fazer exatamente aquilo que associam a palavra “NÃO” para chamar a atenção do dono para si.
■O cachorro se comunica com a gente?
Assim como eles entendem o que dizemos, os cachorros também tem sua própria forma de se comunicar conosco. Eles demonstram felicidade quando o tutor chega em casa com latidos, pulos e abanando o rabinho. Quando estão doentes, comunicam-se através da rejeição aos alimentos, ficando tristes em um cantinho da casa e não querendo passear.
Além disso, o movimento das orelhas, do rabinho e a postura corporal do bichinho, sempre querem dizer alguma coisa, portanto, é sempre bom estar atento ao que ele está fazendo para entender o que está precisando ou pedindo.
■Por que o cachorro nos acompanha no banheiro?
Os cachorros têm o instinto de viver em matilha. E em como toda matilha, existe um alfa, aquele que garante o alimento. Por esse motivo, o alfa é seguido por todo o lado pela sua matilha. Quando um cachorro é adotado por uma família, ele identifica como alfa aquela pessoa que sempre enche seu pote de ração, leva para passear, ensina e dá bronca, e também a que dá mais atenção à ele.
Por esse motivo, ele segue seu dono por todos os cantos da casa, inclusive, nos momentos de privacidade no banheiro.
Características sobre o cachorro
Até agora você tirou suas dúvidas sobre alguns comportamentos e curiosidades inusitadas dos cachorros, mas e quanto às informações básicas, você sabe quantos dentes tem um cão? E será que eles enxergam mesmo tudo em preto e branco? Confira mais algumas curiosidades sobre esses animaizinhos tão peculiares!
■Média de altura dos cães
A média de altura dos cães varia entre 15 a 110 cm, dependendo da raça dele. Os cães de porte pequeno medem de 25 a 40 cm, e o peso pode ficar entre 2,5 a 15kg. Já os cães de porte médio ficam com a altura entre 40 a 60 cm, pesando em média 15 a 25kg.
Os maiores são os de porte grande, com altura média de 70 cm, mas, dependendo da raça, eles podem ficar bem maiores. Em média, os cães de porte grande, pesam entre 25 a 50kg.
■Quantos dentes tem um cachorro?
Quando filhotes, os cãezinhos têm 28 dentes decíduos (de leite), e conforme vão crescendo, vai crescendo também a arcada dentária. Com isso, os filhotes começam a perder os dentinhos, sendo substituídos por dentes maiores e mais fortes, que na fase adulta somam 42.
■Quantos anos vive um cachorro?
Estima-se que os cães possam viver de 10 a 16 anos, porém esse dado varia muito de raça para raça, do porte e dos cuidados do tutor. Um cachorro vira-lata pode viver até seus 16 anos, porém, aqueles que vivem na rua sob situações precárias, muitas vezes, não ultrapassam os dois anos. Por isso, é tão importante a adoção responsável.
■Os cachorros enxergam tudo em preto e branco?
Não! Os cachorros conseguem distinguir tons básicos de cores, como o amarelo, azul e cinza. O vermelho e o verde estão fora da lista. Segundo pesquisas, todas as outras cores existentes se juntam e formam uma das três cores listadas.
Curiosidades sobre os cachorros: comportamento e reprodução
Se você acha que acabou por aqui as curiosidades sobre os cachorros, a gente traz mais alguns fatos curiosos a respeito deles. Você sabia, por exemplo, que uma fêmea pode gerar até 66 filhotes até os cinco anos de idade? Siga lendo o artigo e você descobrirá as respostas para esta e outras curiosidades.
■Duração das gestações dos cães
A gestação dos cães varia entre 58 a 68 dias, independentemente da raça ou do porte do animal. Para saber se sua cachorra está grávida, basta observar seu comportamento após o cruzamento. Ela terá perda de apetite, as mamas vão inchar e terá mudanças de humor.
Caso não saiba quando o cruzamento foi feito, ou se realmente chegou a acontecer, leve o pet ao médico veterinário para realização de exames, e prevenir de doenças sérias.
■Quantidade de filhotes gerados por gestação
É bem comum que, fêmeas de pequeno porte, gerem entre 3 a 6 filhotes por ninhada. Já a ninhada das fêmeas de porte grande fica entre 8 a 12 filhotes. Estima-se que em 6 anos, uma fêmea pode gerar 66 filhotes, por isso é fundamental a castração, tanto dela quanto do macho.
■Por que o cachorro dorme em formato de bola?
Quando o cachorro dorme em formato de bola significa que ele está atento ao que acontece ao seu redor, mesmo dormindo. Essa posição ajuda com que eles se levantem mais rápido, além de proteger os órgãos vitais e manter o corpo aquecido.
■Por que os cachorros uivam?
Bom, você já sabe agora que os cachorros não gostam de ficar sozinhos, certo? Por isso, seguem os donos por todos os cômodos da casa. Porém, quando não podem fazer isso, ou quando o dono sai de casa por longas horas, o cachorro fica triste e frustrado, e para aliviar esses sentimentos ele uiva.
O ato de uivar é como um chamado para sua matilha, no caso a família humana que o adotou, voltar para casa.
Eternos companheiros
Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre o seu cão, dá pra entender melhor as atitudes dele no dia a dia, como, por exemplo, porque ele te segue pela casa, ou porque ele faz tanta festa quando você chega. Outra curiosidade super interessante é que, segundo pesquisas, os cães realmente amam seus donos. O mesmo hormônio do amor produzido pelos humanos para criar laços de amizade, é encontrado nos cachorros ao reagir a estímulos com humanos.
Você conhece alguém que seja curioso sobre cachorros, ou simplesmente quer entender melhor como lidar com o pet? Compartilhe com a galera, para que mais pessoas possam saber dessas curiosidades e amar mais cada singularidade dos cães!
Olá, eu sou a Nalu, jornalista, escritora e apaixonada por bichos. Tenho seis doguinhos em casa, quatro deles são mestiços com Lulu da Pomerânia, a Izadora (mamãe), Michelângelo, Donatello e Tarsila (filhos), uma vira-latinha que resgatamos da rua ainda bebê chamada Penélope, e uma grandona que demos lar temporário e acabamos ficando, chamada Branca. O lema aqui de casa é que a adoção é tudo de bom. Adote!