Não é tartaruga e nem jabuti! Saiba como cuidar do Cágado!

Não é tartaruga e nem jabuti! Saiba como cuidar do Cágado!

É fácil confundir o Cágado com os demais! São répteis, tem casco, habitam dentro ou perto da água e vivem muitos anos! Você sabe qual a diferença entre eles?


Quais as diferenças do cágado em relação às tartarugas e aos jabutis?

Cágado com a cabeça encolhida

Esses amiguinhos de carapaça podem ser muito parecidos, contudo, eles possuem nomes diferentes: cágado, tartaruga, jabuti. É que cada um desses nomes corresponde a uma espécie diferente de quelônio - os animais que possuem uma concha óssea ou cartiloginosa desenvolvida a partir das suas costelas, que serve para sua proteção.

Assim, é de se esperar que haja diferenças que vão caracterizar cada uma dessas espécies.

E neste artigo você vai encontrar exatamente isso: as diferenças físicas, comportamentais, de habitat e de alimentação entre os cágados, tartarugas e jabutis! Além de curiosidades e dicas caso você esteja se preparando para ter um cágado em sua casa!

Você sabe o que é um cágado?

Cágado tomando sol

Moram na água, se encolhem para dentro de suas carapaças diante do perigo, são répteis e adoram tomar um sol para se aquecer! O que você sabe sobre os cágados? Vamos descobrir mais agora!

Características de um cágado

Os cágados são caracterizados por seu corpo adaptado tanto à vida marinha quanto terrestre.

Assim, seu corpo é anatomicamente mais próprio para natação: sua carapaça possui um formato mais "achatado" com placas mais lisas e menos proeminentes;

Seus pescoços são muito alongados, possuem patas com membranas entre os dedos que ajudam os cágados a se locomoverem dentro da água e também possuem unhas para ajudar em sua locomoção no ambiente terrestre.

Há ainda uma última característica que é exclusiva deles: quando encolhem a cabeça para dentro da carapaça, eles fazem um movimento para o lado, como um canivete.

O cágado é de água doce ou salgada?

Os cágados vivem apenas em água doce, portanto, são encontrados em rios, lagos e lagoas.

Então, diferente das tartarugas, que podem ser marinhas - água salgada - ou de água doce, como é o caso da tartaruga do amazonas, os cágados não podem viver nos ambientes salinos.

Alimentação do cágado

Os cágados podem ser carnívoros, se alimentando de peixes e crustáceos, mas também existem cágados onívoros, ou seja, se alimentam de animais e plantas.

Em seu habitat natural eles tem a água como vantagem e podem se mover com rapidez em direção a suas presas, que costumam ser krill, camarões, pequenos peixes e outros crustáceos.

Quando estão em cativeiro podem consumir pequenos insetos desidratados, crustáceos desidratados e alguns vegetais, dependendo da espécie.

Espécies de cágado comuns no Brasil

- Tartaruga-tigre-d'água: spesar de seu nome, ela é considerada um cágado. É uma espécie onívora, encontrada em todas as florestas da América do Sul. Recebendo os cuidados adequados ela pode chegar a até 30 anos, medindo cerca de 30 cm, um tamanho considerado grande para um cágado;

- Cágado-de-barbicha: possui duas protuberâncias embaixo do queixo - o que lhe dá esse nome tão peculiar! - é encontrado com facilidade por todo território brasileiro e possui um temperamento muito pacífico e calmo. Contudo, por já ter sofrido com a ação humana, essa espécie não pode ser criada em cativeiro.

Qual é a diferença entre um cágado, um jaboti e uma tartaruga?

Cágado nadando

Os cágados são caracterizados por seu corpo adaptado a uma vida aquática e terrestre, por isso suas patas possuem membranas entre os dedos, para facilitar a natação, mas também garras, para facilitar a locomoção em terra.

Mas quais seriam as diferenças entre os cágados, as tartarugas - espécies totalmente aquáticas - e os jabutis - espécies totalmente terrestres?

Vamos ver agora!

Patas

De acordo com o ambiente onde vão habitar na maior parte de suas vidas, os quelônios - répteis com carapaça - adaptaram sua patas a fim de superar os obstáculos e melhorar sua locomoção.

Diferente das patas membranosas e com garras dos cágados, os jabutis - quelônios terrestres - possuem patas mais cilíndricas, em forma de 'tubo'. Estas os ajudam a sustentar todo peso de sua espessa carapaça, ao aumentar a região de contato da pata com o solo, além de serem patas mais 'grossas'.

As tartarugas - espécie de quelônio aquático - tem patas mais longas, finas e achatadas, em formato semelhante a das pás ou nadadeiras.

Casco

Seus cascos também mudaram a medida que cada um desses seres se adaptou a ambientes diferentes.

Os cágados possuem cascos mais achatados e 'aerodinâmicos', para facilitar sua natação, também são cascos mais leves que permitem sua flutuação.

Já os jabutis desenvolveram cascos pesados, maciços e que fornecem muita proteção, já que não possuem agilidade para escapar de predadores, como os quelônios que nadam. Também são carapaças mais abaloadas, tanto no formato geral como nas placas individuais que as formam.

As tartarugas se assemelham aos cágados nesse quesito, apesar de possuírem carapaças maiores, proporcionais ao seu tamanho total, que também são maiores em relação às dos cágados.

Habitat

Os cágados são uma espécie de habitat híbrido, vivem tanto na água quanto na terra. São espécies de água doce, e portanto vivem em lagos, rios, lagoas, e outras formações hídricas que apresentem essas condições.

As tartarugas são majoritariamente marítimas, ou seja, vivem no mar. Vivem em costas, mas podem ser encontradas em mar aberto em períodos de migração. Elas saem do mar apenas para tomar sol e desovar. Porém, algumas tartarugas podem viver em água doce, como é o caso da Tartaruga-da-amazônia.

Os Jabutis são encontrados naturalmente em regiões florestais. No Brasil, seu habitat está principalmente nas bordas das mata, onde existem mais áreas abertas, na Caatinga, nas matas Amazônica e Atlântica e no Serrado.

Você sabia que o cágado é um animal selvagem?

Cágado nadando

Apesar de ser encontrado com frequência em grandes aquários e viveiros, o cágado é uma espécie selvagem e em alguns casos sua criação em cativeiro exige licenças e documentos das instituições responsáveis pela preservação da vida animal.

É possível ter um cágado de estimação?

Por se serem espécies muito exploradas pelo tráfico de animais, a adoção de tartarugas, jabutis e cágados exigem documentação apropriada que comprovam a criação autorizada, controlada e responsável dos animais.

Também é necessário que os compradores mantenham suas notas fiscais, para aumentar a segurança dos próprios animais e da vida selvagem como um todo.

Como cuidar de um cágado em casa?

Por viverem em ambientes aquáticos e terrestres, é necessário oferecer um espaço que simule esses lugares, caso você esteja pesando em adotar um cágado.

Em geral eles são animais pequenos, e esse espaço deve ter, no mínimo, cerca de três a quatro vezes seu tamanho total.

Apesar de serem muito calmos, cuidar de um cágado vai exigir muita atenção com o controle da temperatura do ambiente: são animais que dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura de seu corpo, caso o ambiente esteja muito quente eles podem morrer por superaquecimento, e caso esteja muito frio, podem ter hipotermia.

Por isso é necessário preparar um ambiente muito adequado para o cágado e mudar a medida que ele for crescendo!

Alimentação do cágado em cativeiro

Em cativeiro o cágado pode ser alimentado com rações específicas, encontradas em lojas especializadas em produtos para animais de estimação.

Além disso, também é recomendado a inclusão de pequenos animais e crustáceos, que podem ser encontrados em versões desidratadas nas lojas especializadas.

Tome cuidado para incluir todas as vitaminas necessárias para uma alimentação adequada e saudável para seu bichinho. Para isso consulte um veterinário que lhe recomendará a melhor dieta.

Curiosidades sobre os cágados

- Os cágados nascem muito pequenos, com o tamanho aproximado de uma moeda de um real;

- Como qualquer quelônio, os cágados são sensíveis em seu casco, e podem sentir mudanças de temperatura, toques e qualquer outro estímulo;

- Os cágados possuem pequenas serras como dentes, que funcionam como lâminas, já que são animais carnívoros, e que podem machucar;

- Quanto maior a unha do cágado maior a chance dele ser macho, uma vez que as unhas são usadas para se prender a fêmea durante o acasalamento dentro da água.

Cágado: não confunda mais com tartaruga ou jabuti!

Cágado pequeno nas mãos de alguém

Agora você já aprendeu tudo o que precisa saber para diferenciar cágados de tartarugas e jabutis!

As diferenças em suas características físicas e onde vivem, além de saber um pouco mais sobre como criar um cágado em casa de forma segura, saudável e legal.

O que você mais gostou de saber sobre os cágados?

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.