Como espantar sapos da residência?
Os sapos são pequenos anfíbios e ajudam na redução da população de insetos, como moscas e mosquitos, do lugar em que vivem. Existem no mundo cerca de 454 espécies. No território brasileiro, os sapos são comumente encontrados na Mata Atlântica e na Amazônia.
A água é o elemento básico de sobrevivência do sapo desde seu nascimento até a vida adulta. Além disso, eles preferem viver em ambientes longe do sol. Em certas épocas do ano, esses anfíbios podem se aproximar de casas e jardins, principalmente no período em que há um aumento do número de insetos nas casas das pessoas.
Antes de espantar o sapo
A presença dos sapos pode ajudar na eliminação de mosquitos transmissores de doenças, mas se a pessoa está incomodada com a presença do animal em sua casa, existem alguns passos que devem ser seguidos antes de espantá-los.
■Identifique a espécie
É extremamente importante verificar a espécie do sapo presente na residência. Essa informação ajudará na remoção dos anfíbios e ainda evitará que a pessoa aja de forma ilegal na eliminação do sapo, pois algumas espécies são protegidas por lei.
Além disso, alguns tipos de sapos são muito agressivos e outros são venenosos, trazendo riscos para a saúde da pessoa, por isso a importância de identificar se trata de uma espécie venenosa ou não.
■Conheça as leis ambientais da região antes de fazer algo
Aproximadamente 30 espécies estão ameaçadas de extinção, sendo que das 450 espécies existentes dos anfíbios, 35 já foram extintas. Por isso, em algumas regiões podem existir leis ambientais de proteção aos sapos. Em algumas regiões, por exemplo, é ilegal matar as espécies nativas.
Por isso, o recomendado é tirar uma foto do animal e enviar para autoridades ambientais para a identificação da espécie. Além disso, ao identificar a presença do animal na residência deve-se entrar em contato com alguma instituição ligada ao IBAMA para verificar a melhor maneira para espantar o sapo.
■Não extermine espécies nativas
Ao identificar que o sapo na residência é um anfíbio nativo daquele local, não o extermine. Isso porque os sapos são muito importantes em seus ecossistemas e sua presença garante o equilíbrio daquele meio ambiente. Como já foi dito anteriormente, eles controlam a população de insetos locais.
Além disso, em algumas regiões, é proibido por lei a eliminação de espécies nativas.
Dicas para espantar sapos de sua residência
Existem algumas recomendações de como espantar os sapos da residência sem prejudicar o ecossistema local e evitar desequilíbrio no meio ambiente. Além disso, o ideal é não eliminá-los, mas sim espantá-los, e isso é possível. Confira!
■Apare as plantas do local
As plantas podem atrair sapos para a sua residência. Por isso, grama alta, plantas folhosas e arbustos podem se tornar esconderijo para os sapos. Ao realizar a poda das plantas, os anfíbios ficam expostos e fogem do local, pois essa é uma situação desagradável para eles.
Além disso, deve-se evitar o plantio próximo de fontes de água, uma vez que sapos também são atraídos pela umidade. Ao manter plantas altas e densas em casa, evite colocar em locais perto de qualquer fonte de água.
■Elimine entulhos e lixo
Entulhos e lixo podem servir de esconderijo para os sapos. A remoção desses locais é uma das maneiras de espantar sapos da residência. Por isso, elimine caixas de madeira, potes vazios, pneus ou qualquer objeto que possa se tornar um ambiente úmido e escuro, que são ideias para os sapos.
■Desligue a iluminação externa
O desligamento da iluminação externa é uma maneira de espantar sapos da sua residência. Os insetos são muito atraídos pela luz e, moscas e mosquitos constituem uma das alimentações preferidas dos sapos. Logo, locais com muitas moscas são atraentes para os anfíbios.
Por isso, é recomendado desligar as lâmpadas externas e impedir que a iluminação interna da casa fique visível, por meio de cortinas, por exemplo. Como resultado, a população de insetos da área externa será reduzida, e assim, os sapos ficarão sem sua alimentação preferida. Consequentemente, esses anfíbios irão procurar outros lugares para viver.
■Construa uma cerca na sua propriedade
Outra recomendação para espantar sapos da residência é por meio de cercas em torno da propriedade ou da fonte de água. A cerca pode ser construída com uma tela de malha fina. Além disso, recomenda-se construir a cerca de material plástico, pois cercas de arame facilitam a entrada dos sapos na residência.
É importante, ainda, construir a cerca bem alta e começar no nível do chão, pois os sapos conseguem saltar grandes alturas. E a cerca deve se manter estável para que permaneça de pé, por isso deve-se enterrar os seus postes a uma profundidade de no mínimo 30 cm.
É possível espantar os sapos da residência
É plenamente possível remover a presença incômoda dos sapos da sua residência, desde que seja feito com cuidado e de acordo com a legislação brasileira do meio ambiente. Por isso, a principal recomendação para espantar sapos da sua residência é verificar com os órgãos responsáveis o melhor procedimento para lidar com o anfíbio.
Além disso, outra recomendação é que caso algum morador tenha contato com os sapos, ele deve lavar as mãos imediatamente, pois muitos sapos eliminam substâncias venenosas por meio da pele. A maioria dessas substâncias não são letais, mas podem causar problemas de estômago, irritação da pele, entre outros sintomas.