Como saber se a calopsita é fêmea? Descubra como diferenciar a calopsita fêmea do macho!
Evidentemente, alguns vão querer saber o sexo da sua calopsita para encontrar um nome adequado para ela.
Mas isso também pode ocorrer para entender seu comportamento e seus diferentes estados de espírito, dependendo da época do ano. E se deseja encontrar uma melhor companhia, isso pode depender do sexo da ave.
Da mesma forma, do ponto de vista médico, é preferível saber o sexo da calopsita. Entre um macho e uma fêmea, o diagnóstico pode ser diferente. Obviamente, um macho não pode ter um ovo retido, enquanto esta situação pode ser bastante comum em fêmeas de espécies pequenas.
Qualquer outro problema reprodutivo também pode, igualmente, diferir o macho da fêmea.
Principais características da calopsita
A calopsita é uma ave de companhia altamente recomendada para iniciantes e muito apreciada pelas suas inúmeras qualidades. Então, antes de entrar no nosso assunto propriamente dito, vamos ver algumas características desse belo pássaro.
■Características gerais das calopsitas
A calopsita (Nymphicus hollandicus), chamada em Portugal de caturra, é uma ave que faz parte da ordem Psittaciformes (ou seja, dos periquitos e papagaios) e da família Cacatuidae (à qual também, logicamente, pertencem as cacatuas).
Na natureza, as calopsitas são encontradas na Austrália, de onde são nativas. No século XVIII, quando a Austrália foi colonizada pelos europeus, as primeiras aves desta espécie foram transportadas por exploradores. Fáceis de domar e com boa saúde, as calopsitas se espalharam rapidamente e se tornaram populares em outras partes do mundo.
■Raças de calopsitas
Mas as calopsitas não aparecem na natureza na forma de uma raça única. Existem diversas delas com variações de tamanho, de hábitos e cores. Entre as raças mais comuns de calopsitas temos:
• silvestre: tem o corpo na cor cinza escura;
• canela: muito parecida com a anterior, mas de um cinza mais claro;
• arlequim: tem o corpo branco com manchas escuras;
• pérola: tem o corpo branco com detalhes cinza nas asas;
• lutino: tem o corpo completamente amarelo;
• lutino cara branca: espécie bem rara, albina.
■Cores de calopsitas existentes
Além de raças como essas, chamadas de padrão, diferentes raças de calopsita podem cruzar entre si, permitindo mutações com as quais os criadores obtêm variedades de cores diferentes, incluindo suas combinações.
Não vamos enumerar aqui todas, porque são inúmeras, mas como exemplo digamos que do cruzamento de uma calopsita “arlequim” com uma “pérola” surge a “arlequim pérola”. Por sua vez, do cruzamento dessa com uma “canela” origina-se a “arlequim pérola canela”, e assim por diante.
■Comportamento das calopsitas
Essas aves costumam ficar empoleirados em grupos nas árvores. Elas vivem em bandos compostos por cerca de 50 pássaros divididos em casais que, como pombinhos, ficam juntos por toda a vida, mesmo fora da época de reprodução.
Outro dado curioso é que, durante o período reprodutivo, o macho choca durante o dia e a fêmea à noite. Os pais continuam a alimentar os filhotes após a emplumação por cerca de um mês.
Qual é a diferença entre calopsita fêmea e macho?
Saber se uma calopsita é fêmea ou macho é mais complicado do que parece. Sobretudo, é muito difícil dizer a diferença antes dos 6 meses, porque os filhotes se parecem muito e sua plumagem muda. Então a primeira coisa é esperar a calopsita se tornar adulta.
■Como saber se a calopsita é fêmea: tipo e cor da plumagem
Já quando adultas, as calopsitas, dependendo da cor de suas penas mais ou menos coloridas, serão facilmente identificáveis como machos ou fêmeas. Além disso, as fêmeas tendem a ter manchas ou listras na parte inferior das asas, enquanto os machos têm uma coloração sólida.
No entanto, existem calopsitas que mantêm a cor cinzenta do corpo e a cabeça amarela. Como fazer então? Nesse caso, a única forma é procurando observar outros aspectos de diferenciação.
■Cores das bochechas das calopsitas
Dê uma alhada bem atenta à cabeça do seu pássaro. Calopsitas são frequentemente reconhecidas por suas manchas nas bochechas, o que lhes dá uma aparência rosada.
No macho, a mancha da bochecha contrasta com a máscara facial, que é de uma cor diferente do resto do corpo. Em uma fêmea, a máscara facial é da mesma cor do resto do corpo ou muito próxima a ela.
■Como saber se a calopsita é fêmea: examinando a cauda de perto
Outra forma de constatar o sexo da sua calopsita é verificando a cauda da ave bem de pertinho. Primeiramente, observe sua posição: as fêmeas têm a cauda seguindo a linha do corpo, enquanto a cauda dos machos forma um ângulo com o corpo.
Outro detalhe é que as fêmeas costumam ter listras nas penas sob a cauda com variação entre cinza claro e cinza escuro ou branco e cinza, por exemplo, enquanto as penas dos machos são uniformes. De igual maneira, a cauda das fêmeas costuma ser mais arredondada que a dos machos.
■Compare o tamanho do penacho e da crista
Em duas calopsitas da mesma linhagem juntas, há ainda outras formas de saber se a calopsita que está diante de você é fêmea ou é macho. Pode-se fazer isso observando certas características.
Isso é possível porque as calopsitas macho costumam ter o corpo mais avantajado do que as fêmeas. Da mesma forma, o penacho e a crista em cima da cabeça geralmente são maiores em uma ave macho do que em uma fêmea.
Como saber se a calopsita é fêmea através do comportamento?
Infelizmente, muitas vezes é muito difícil descobrir o sexo de uma calopsita através de seus aspectos físicos. Felizmente, existem outras formas e uma das mais comuns é observando certos comportamentos que são distintos em uma fêmea ou um macho dessa espécie de ave.
■Observando o ritual de acasalamento
No ritual de acasalamento, tanto a calopsita fêmea quanto o macho participam, mas isso acontece de formas diferentes. Nesse sentido, quando o macho começa a cortejar, a fêmea sibila e assume uma postura rígida, muitas vezes abrindo as asas.
Por sua vez, a fêmea, quando começar a cortejar, parecerá mais tímida e tenderá apenas a alimentar o macho em que está interessada.
■Como saber se a calopsita é fêmea: vocalização da ave
Outra forma, também, é ouvir o que seu pássaro tem a dizer. Calopsitas fêmeas não cantam, mas os machos geralmente gostam de exibir seus dotes canoros.
Dessa forma então, se sua calopsita está cantando, provavelmente é um macho. Se o repertório dela não for muito mais avançado do que o chilrear e grasnar, seu pássaro provavelmente é uma fêmea.
■Métodos de masturbação: diferença entre machos e fêmeas
Uma observação que geralmente não falha, e isso não é surpreendentemente, é que tanto fêmeas e quanto machos adultos levarão a diante o que se conhece como rituais de masturbação, mas de maneira diferenciada.
No caso do macho, geralmente esse processo é feito com a calopsita esfregando a barriga em um objeto, enquanto a fêmea comumente se apoiará em um objeto por trás enquanto levanta a cauda.
■Observe se são calmas ou se tendem a ficar furiosas
Observe como seu pássaro se comporta. Conforme os machos envelhecem e seus hormônios começam a se enfurecer, eles podem se tornar mais agressivos, fazendo coisas como pular, mordiscar e bater freneticamente em seus bicos.
As fêmeas, por outro lado, tendem a ficar mais calmas, optando por uma ninhada silenciosa, rasgando papéis em suas gaiolas e buscando locais confortáveis para fazer seus ninhos.
Como saber se a calopsita é fêmea ou macho ainda filhotes?
Como dissemos antes, é muito difícil saber a simples vista a diferença entre uma calopsita fêmea e outra macho antes dos seis meses. No entanto, para quem estiver realmente interessado em saber, existem outras formas.
■Leve ao veterinário
Se você por algum motivo quiser mesmo saber o sexo de um filhote de calopsita ou ter certeza sobre uma adulta, uma das formas seguras é procurando pessoas qualificadas para isso.
Evidentemente, um desses profissionais é o veterinário que, com um olhar experiente, poderá nos dizer o sexo da sua ave a partir do estudo e de conhecimentos práticos.
■Como saber se a calopsita é fêmea ou macho: exame de sexagem
Uma maneira fácil para o veterinário determinar o sexo de uma calopsita é analisar o DNA da ave usando um teste baseado em PCR. Este teste identifica o sexo de uma ave com base em seu par de cromossomos (ZW nas fêmeas e ZZ nos machos).
Este teste não é invasivo, requer nada mais do que uma gota de sangue ou algumas penas arrancadas e pode ser realizado em aves de qualquer idade. A porcentagem de certeza é de 99,7%.
■Pergunte ao criador
Outra pessoa especializada a quem você pode pedir ajuda para determinar o gênero da sua calopsita é um criador de pássaros. Com sua experiência prática, é a pessoa indicada para analisar a sua ave apenas apalpando com as mãos.
O procedimento consiste principalmente em observar com o tato certos ossos da pélvis que são diferentes entre as fêmeas e os machos. Mas para segurança da ave, não tente realizar esse procedimento por conta própria.
Que passarinho mais lindo!
Seja fêmea ou seja macho, as calopsitas são umas aves de estimação muito fofas e por isso são as favoritas. Elas são inteligentes, charmosas, interativas e bonitas.
Além disso, esse passarinho tem alguns aspectos únicos em sua personalidade e apreciá-los pode ser uma chave para as pessoas viverem em harmonia não só com essa ave, mas também com outros seres humanos.
E você, que método acredita ser o melhor para dizer se sua calopsita é fêmea ou macho? Conhece outros métodos? Deixe seu comentário!