Peixe espada de aquario: dicas de criação e curiosidades!

Peixe espada de aquario: dicas de criação e curiosidades!

Você tem dúvidas sobre a criação doméstica de peixe espada em aquário? Sabe como funciona a reprodução da espécie? Confira no artigo tudo sobre os espadinhas.


Informações sobre o peixe espada de aquario

Peixe espada

Quando falamos em peixe espada, qual imagem vem à sua cabeça? A do peixe grandão, com a cauda comprida, que vive nos mares, não é mesmo? Mas você deve se lembrar também do peixe espada muito comum em aquario, que possui a mesma cauda comprida, mas em uma versão bem menor.

Conhecer sobre a reprodução, alimentação, diferenças entre machos e fêmeas, comportamento e cuidados com o aquario são essenciais para quem deseja criar um peixe espada. E é sobre esse peixinho que vamos falar neste artigo, abordando algumas curiosidades, dicas e informações sobre esta espécie curiosa da família dos Poecilídeos.

Descrição do peixe espada no aquario

Peixe espada amarelo e laranja

Quem nunca quis um peixinho para chamar de seu? Carinhosamente conhecido como espadinha, este peixe é muito apreciado pelos criadores e está presente em muitos aquários domésticos. Vamos conferir algumas curiosidades do peixe espada de aquário.

Pode ser confundido com o platy

A fêmea do Xiphophorus helleri, ou espadinha, é confundida com o Xiphophorus maculatus, o Platy, que é um peixe de água doce da mesma família. Apesar das características em comum, raramente as espécies são encontradas no mesmo ecossistema.

Curiosidade: Xiphophorus é uma palavra que vem do grego “ksíphos” e significa uma espécie de espada de dois gumes.

Espécimes variadas

O peixe espada de aquario pode ser encontrado em uma grande variedade de espécimes, de diversas cores e misturas provenientes de cruzamentos. As espécimes selvagens possuem uma coloração mais esverdeada, enquanto as domésticas são mais conhecidas pelas cores vermelho, preto e albino.

Peixe pacífico

O comportamento do peixe espada de aquário é considerado tranquilo na maioria do tempo, podendo variar se mantido em aquários muito pequenos. Além disso, nos períodos de reprodução os machos tendem a apresentar um comportamento mais agressivo.

É muito comum em aquários

Além de seu habitat natural, os espadinhas são peixes muito procurados para a criação em aquário pela variedade das espécimes e praticidade na manutenção. Costumam se adaptar bem às condições desde que bem cuidados e alimentados.

Dimorfismo sexual

Você já ouviu falar sobre este conceito? É mais simples do que parece. Dimorfismo sexual se refere às diferenças entre machos e fêmeas da mesma espécie. Os peixes espada macho se diferem em vários aspectos das fêmeas, já que possuem a nadadeira caudal mais comprida que lembra uma espada (daí o nome peixe espada) e tem o corpo mais fino.

Já as fêmeas têm como característica a nadadeira caudal curta, sem a espada, e são maiores. Os machos também apresentam um adicional em sua barbatana anal, que é o gonopódio, utilizado para a reprodução.

O peixe espada fêmea pode virar um macho

Nesta espécie, ainda que não seja tão comum, ocorre a reversão sexual e a fêmea, que já teve muitos filhotes, pode se tornar macho para fecundar outras fêmeas. Isso é possível porque o peixe espada fêmea pode guardar esperma do macho após a fecundação por um bom tempo e usar em futuras gestações.

Criação do peixe espada no aquário

Peixe espada em aquário

Para criar espadinhas que cresçam saudáveis e fortes, é importante saber sobre a alimentação, reprodução e convivência entre a espécie, além dos cuidados com o aquário.

Distribuição do peixe espada de aquário

Os peixes espada estão distribuídos pela América do Norte e Central, e são nativos do Sul do México, Guatemala e Honduras. Costumam preferir as águas cristalinas de rios e córregos, e são encontrados em meio a vegetação aquática ou em nascentes.

Reprodução do peixe espada no aquário

A reprodução do peixe espada é simples. Por ser vivíparo, após a fecundação a fêmea abriga os ovos em seu interior até o momento do nascimento, cerca de 28 dias depois. Os alevinos, como são chamadas as larvas, saem nadando livremente e não há cuidado parental na espécie.

Um ponto importante é que a fêmea deve ser separada dos outros peixes do aquario antes de dar à luz, para evitar que comam os filhotes.

Alimentação do peixe espada de aquário

O peixe espada, quando em seu habitat natural, costuma se alimentar de vermes, restos de vegetais e invertebrados. Na criação doméstica em aquário pode ser oferecida a ração comercial ou até alimentos vivos como crustáceos e larvas de mosquitos.

Dimensões e decoração do aquário

Um bom aquário para criar peixe espada deve ter em torno de 80 x 30 cm. É indicado manter o aquário sempre fechado, já que os espadinhas são excelentes saltadores. A decoração do ambiente pode conter pedras formando pequenos refúgios e algumas plantas rústicas.

Criação do peixe espada filhote

Além de separá-los dos adultos, os alevinos merecem atenção especial. Devem ser oferecidos flocos moídos de ração, oferecidos 3 vezes ao dia. Em torno de 12 meses os filhotes atingem a sua maturidade sexual e podem ser devolvidos junto aos demais.

Cuidados com o peixe espada

Peixe espada

Apesar de sua criação em aquario já ser muito praticada, o peixe espada exige alguns cuidados simples, mas essenciais, para seu desenvolvimento.

Comportamento do animal

Se a sua intenção for a criação de peixe espada em um aquário pequeno, lembre-se que o ideal é deixar apenas um macho para algumas fêmeas. Mais de um macho em um espaço limitado pode causar estranhamento nos animais, que irão brigar pela conquista da fêmea para a reprodução.

Temperatura e pH da água

O peixe espada tem preferência por águas mais mornas, entre 22º a 26ºC, por serem sensíveis a baixas temperaturas. Já o pH ideal da água é entre 7.0 a 8.0, com dureza de 9 a 30. Atente-se para que o seu aquario esteja adequado a essa descrição.

Limpeza e cuidados com o aquário

A manutenção do aquário do peixe espada deve ser feita ao menos uma vez por semana. Os vidros devem ser limpos com uma esponja própria para o aquário, por dentro e por fora, e os detritos removidos. Não é necessário trocar toda a água. Apenas 10% a 30% do volume total do aquário deve ser retirado e substituído por uma água limpa.

Peixe espada de aquário: vale a pena?

Vários peixes espada

O peixe espada é um animal pacífico e curioso, a começar pela cauda que logo o identifica. Sua ampla reprodução permitiu que a espécie se tornasse muito popular e adorada por criadores de todos os cantos do mundo. Diferente de seu primo que vive em águas salgadas, o espadinha é pequeno e delicado, mas muito sagaz.

Agora que você conhece todas as características do peixe espada e sabe quais são os principais cuidados para a criação, tê-los em um aquário em casa pode ser muito prazeroso. Conhece alguém que não tem espaço para adotar um cachorro ou gato, mas sempre quis um companheiro? Um peixinho pode ser uma excelente escolha!

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.