Como calcular a quantidade de comida para cachorro? Veja dicas!

Como calcular a quantidade de comida para cachorro? Veja dicas!

Confira aqui neste artigo o jeito certo de calcular a comida para o seu cachorro e garanta uma vida saudável ao seu pet.


Dúvidas sobre a quantidade de comida natural

Cachorro comendo ração

Até mesmo quem já tem cachorro como animal de estimação pode ficar com dúvidas na hora da alimentação. De forma geral, é importante saber que a quantidade correta de ração varia de acordo com o tamanho e a idade.

Exagerar nas porções ou oferecer poucas quantias é prejudicial para a saúde do pet. Além disso, para controlar melhor a dieta do cão, o dono poderá definir horários próprios para a alimentação.

Esse cuidado é fundamental para possibilitar a melhor qualidade de vida ao animal. Mas não se preocupe! Neste artigo, você irá descobrir como calcular a quantidade de comida certa para o seu cachorro.

Calcular pelo peso do animal

Cachorro sobre uma balança

Para descobrir a média de quantidade de comida, basta fazer um cálculo de acordo com o peso do cão. Mas atenção: esses valores correspondem ao animal adulto, pois os filhotes têm outro tipo de alimentação.

Miniatura

Os cachorros miniatura chegam a pesar no máximo 4 kg. Para esse porte, a porção de comida não pode ultrapassar 100 gramas. Para os que são realmente bem leves, com média de 1 kg, a quantidade deve estar em torno de 50 gramas.

Pequeno porte

Cães de pequeno porte têm entre 4 kg e 8 kg de peso corporal. Esses animais, quando adultos, devem comer no mínimo 95 gramas e no máximo 155 gramas.

Médio porte

Aqui, os cachorros podem pesar até 20 kg. A quantidade de comida oferecida é suficiente entre 160 e 320 gramas. Lembre-se que, quanto mais pesado ele for, maior deverá ser a porção consumida pelo pet.

Grande porte

Os animais com mais de 20 kg já são considerados de grande porte. Para eles, o mínimo recomendado de comida é 320 gramas. Já o máximo costuma ser até 530 gramas.

Quantidade de comida pela idade

Cachorro em frente a um pote de ração

Uma questão importante a ser considerada é o tempo de vida do animal. Os filhotes precisam se alimentar mais vezes ao dia e em maiores quantidades. Conforme a idade avança, as porções passam a ser menores.

Dos 4 a 6 meses

Antes de completar o primeiro mês e meio de vida, o cão irá se alimentar basicamente do leite materno. A partir disso, o dono poderá incluir ração ao longo do dia. Para os cães miniatura, a porção ideal tem até 130 gramas. Para aqueles de pequeno porte, entre 80 e 150 gramas é recomendado.

Cachorro de porte médio até os 6 meses deverá consumir até 400 gramas de comida. Já para os animais de porte grande, a quantidade varia entre 500 e 750 gramas.

A partir dos 6 meses

Os cães miniatura e os de pequeno porte já são considerados adultos depois de 6 meses. Com isso, vale a quantidade de alimento indicada de acordo com o peso.

O pet de médio porte de 6 a 9 meses de vida deverá comer entre 230 e 450 gramas. Por fim, o cachorro de grande porte que está nessa fase pode consumir um mínimo de 500 gramas e o máximo de 750 gramas.

Cachorro adulto

Além da quantidade de comida mudar, o cão adulto também deve comer menos vezes por dia do que os filhotes. Para a maioria das raças e portes, depois de 9 meses de vida o cachorro já é um adulto e faz duas refeições diárias de acordo com seu peso.

Outra variante a ser considerada é o quanto de energia o animal gasta. Quanto mais ativo ele for ao longo do dia, mais ração ele deve comer.

Cachorro idoso

Geralmente, um cachorro é idoso quando atinge os 10 anos de vida. Contudo, como os cães mais pesados apresentam metabolismo mais lento, a fase idosa costuma começar mais cedo.

Esses animais precisam de cuidado redobrado na alimentação, principalmente quando apresentarem dificuldade para comer. A quantidade de ração diminui para os cães idosos porque eles gastam menos energia.

Cuide bem da alimentação do seu cachorro!

Cachorro mordendo um brócolis

Para que o seu pet cresça bem e saudável, saber alimentá-lo da forma certa é essencial. Além das dicas que você aprendeu aqui neste artigo, sempre consulte um médico veterinário para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Afinal, cada animal é único e precisa de atenção exclusiva.

Com a quantidade de comida suficiente e equilibrada, seu cão terá energia e viverá com qualidade pelo maior tempo possível. Portanto, aprender a alimentá-lo é uma tarefa que todo dono deve ter como responsabilidade ao longo da vida do pet.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Livro de receitas de comida para cachorro: confira as melhores!

Livro de receitas de comida para cachorro: confira as melhores!

Descubra receitas saborosas para seu pet: seu cão também merece experimentar a arte da culinária!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.