Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar

Você tem uma cadela e quer deixá-la engravidar? Se possui alguma dúvida, leia este texto e entenda quantos dias depois do cio o animal pode cruzar!


Afinal, quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?

cachorros namorando

Se você é um tutor de cães e gosta de cuidar de filhotes, com certeza tem essa dúvida. O cio é o estado de receptividade sexual das fêmeas, ou seja, é o período em que elas ovulam. As fêmeas podem cruzar após o termino do sangramento, que deve durar algo em torno de 9 dias.

O cio é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro, e no próximo tópico, você conhecerá cada um deles. Por exemplo, a ovulação ocorre no estro, cerca de nove dias depois do início do cio. Assim, a cadela estará preparada para cruzar após este período. Caso a cadela esteja no segundo ou terceiro cio, assim que ela para de sangrar, na fase de estro, já é possível cruzá-la. Para saber mais sobre o período de fertilidade dos pets, continue lendo este texto!

Conheça as diferentes fases do cio da cadela

cachorrinha no cio com fralda

O cio significa que o cão está com maturidade sexual para gerar novas vidas. Como mencionamos no tópico anterior, o cio da cadela acontece em quatro fases, que possuem durações diferentes. Para entender mais sobre cada estágio e a sua duração, acompanhe os próximos tópicos.

Proestro

Esta é a fase inicial da estimulação hormonal do ciclo. É neste momento que ocorre a liberação dos feromônios que atraem os machos para o acasalamento. Contudo, a cadela ainda não está preparada para o acasalamento, e ela ainda não aceita as investidas dos outros cães.

Neste momento, é possível perceber mudanças físicas, como secreção avermelhada e aumento da vulva. De modo geral, este período tem duração de 5 a 10 dias. No entanto, é importante ressaltar que a cadela ainda não está fértil.

Estro

É na segunda fase que ocorre a ovulação da cadela, ou seja, é a fase do cio em que ocorre a gravidez. Sendo assim, agora, o comportamento do pet pode sofrer algumas alterações, como vontade de sair, inquietação e ficar mais carinhosa.

O estro dura entre cerca de 3 a 10 dias e é neste período que a cadela para de sangrar. Caso os tutores desejem que a gravidez ocorra, este é o momento de colocar a cadela próxima de outro cachorro. Assim, ela estará mais receptível para esse contato.

Diestro

Neste período, as cadelas não estão mais receptíveis aos machos. Os principais sinais são: corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento mais calmo por parte do animal. Dessa forma, este período pode durar cerca de 56 a 90 dias, a partir da ocorrência ou não da fecundação.

E, você sabia que esta fase ocorre mesmo que não ocorra a fecundação ou o cruzamento? É no diestro que acontece a tão conhecida gravidez psicológica. As principais atitudes são: comer em excesso e rejeitar as relações sexuais.

Anestro

Este momento é o intervalo entre as principais fases do ciclo estral, ou seja, o período de inatividade. Para as cadelas prenhas, o anestro finaliza com o parto dos filhotinhos. Contudo, para as que não foram fecundadas, este período não apresenta nenhuma evidência.

O anestro consiste no momento em que o corpo do pet se prepara para iniciar um novo cio. Dessa forma, pode durar cerca de 120 dias ou de 3 a 10 meses.

Quando uma cadela pode cruzar durante o cio?

cachorros namorando

As cadelas são monoestéricas, ou seja, apresentam apenas um cio durante o período reprodutivo. Neste caso, caso ela não fique penha, a gestação só poderá ocorrer no próximo ciclo. Para garantir que a gravidez ocorra, é importante deixar o pet cruzar no período certo, entre o proestro e o estro. Então, continue lendo e entenda o que fazer.

Bom estado de saúde

Se você acha que chegou a hora da sua cadela ficar prenha, é importante tomar alguns cuidados anteriores ao acasalamento. Por exemplo, é essencial levar a cadelinha ao veterinário para ver como está o seu estado de saúde. Dessa forma, é possível garantir uma gestação segura para a mãe e os filhotes.

Esse cuidado também se estende aos machos. Com isso, vale levá-lo ao especialista para consultar e verificar se ele não irá passar nenhuma doença para os filhotes.

Não sendo o primeiro cio

Caso este não seja o primeiro cio da sua cadela, os cuidados com ela são os mesmos. Desta forma, é importante verificar o seu estado de saúde para saber se ela está em condições de ficar novamente prenha.

As fêmeas que não foram castradas estão mais suscetíveis a contrair algumas doenças uterinas, glandulares e até mesmo o câncer de mama. Dessa forma, antes de iniciar o processo de fecundação, certifique-se de que está tudo bem.

Parceiro escolhido adequadamente

Escolher um cachorro para cruzar com sua cadela não é uma tarefa fácil e o processo deve ser feito com cuidado. Caso seu pet seja de alguma raça, você pode optar por parceiros que são da mesma espécie biológica.

Contudo, o tamanho é algo que precisa ser observado. Caso o macho seja muito maior que a fêmea, ela pode ter problemas durante a gestação e no momento de parir, devido ao tamanho dos filhotes. Além disso, evite cruzar pets da mesma família para reduzir as chances de causar algum problema genético.

Cuidados mantidos após o cruzamento

A gestação dos cachorros dura cerca de 59 a 64 dias e é um período delicado para o pet. Para garantir uma gestação segura, é importante tomar alguns cuidados, como levar o pet ao veterinário para ver o estado de saúde; fornecer uma alimentação especial e rica em nutrientes; e realizar atividades físicas com pouco esforço.

Além disso, antes do parto, você pode notar que a cadela fica mais cansada e procura lugares mais tranquilos. Dessa forma, é importante oferecer o maior conforto para ela, já que a gravidez está acabando.

Dúvidas frequentes sobre o cio da cadela

cachorra no cio

Apesar de já termos esclarecido o processo da gravidez das cadelas, os tutores ainda ficam com muitas dúvidas. Entre elas, percebemos o período do cio, a quantidade de vezes que o pet pode cruzar e a duração do cio. Por isso, separamos três perguntas muito comuns feitas pelos tutores. Continue lendo e fique por dentro.

Quando ocorre o primeiro cio?

O primeiro cio ocorre quando a cadela atinge a maturidade sexual. Contudo, não existe uma idade certa para isso. O que se sabe é que o primeiro cio pode ocorrer entre 6 e 12 meses de idade.

Para saber quando ele vai ocorrer, você pode ficar atento aos sinais descritos na fase de proestro, como a vulva inchada e o corrimento avermelhado. A partir disso, você saberá o início e quando deixar seu pet ter contato com o possível parceiro.

A cadela entra no cio quantas vezes no ano?

O cio das cadelas pode ocorrer a cada 6 ou 12 meses. Dessa forma, é possível perceber que existem duas possibilidades para as cadelas ficarem prenhas ao longo do ano.

Caso sua intenção seja deixar o pet engravidar, é possível programar o momento certo de cruzar. E não se esqueça que as cadelas apresentam apenas um cio por ciclo. Por isso, é importante acompanhar os sinais.

A cadela pode cruzar em todos os cios?

Todos os cios são oportunidades de a cadela ficar grávida, porque mostram como o sistema reprodutivo está apto para aguentar o processo. Contudo, é importante destacar ser importante verificar a condição de saúde do animal.

Dessa forma, a consulta ao veterinário é muito importante. Pois, mesmo que o cio já tenha começado, é preciso verificar se a cadela tem condições físicas para que a gravidez ocorra de forma segura.

Saiba a hora de deixar sua cadela cruzar

cachorrinha grávida

A falta de conhecimento sobre o cio das cadelas pode trazer complicações para a vida dos animais. Dessa forma, ao decidir deixar seu pet cruzar, é importante marcar uma consulta com o veterinário e verificar como anda a saúde do pet.

Além disso, busque um parceiro que tenha uma estrutura parecida para garantir que a cadela suporte o tamanho dos filhotes. Outra questão importante é a de respeitar a decisão cadela quanto a receber ou não outro cachorro. A partir disso, você está apto para saber quando é o melhor momento para que seu pet engravide.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Filhotes Criar

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.