Quanto custa um papagaio legalizado? Veja custos de criação e mais!

Quanto custa um papagaio legalizado? Veja custos de criação e mais!

Você sabe como adquirir e quanto custa um papagaio legalizado? Saiba como ter um papagaio legalizado e como cuidar dele.


Quanto custa um papagaio legalizado?

Papagaio legalizado: como ter um

Ter um papagaio legalizado é mais simples do que a maioria das pessoas imagina. Mas os interessados vão precisar desembolsar uma quantia significativa para ter um pet desses em casa da forma correta e de acordo com a lei.

Os papagaios podem custar em média 4 mil reais. O valor pode variar de acordo com o criador, por isso, é importante escolher bem o criador e estar preparado para seguir todo o processo corretamente. Mas é possível economizar mesmo adquirindo um papagaio legalizado. Saiba como escolher um criador e como obter e criar o seu papagaio de estimação.

Onde comprar papagaio legalizado?

quanto custa um papagaio: onde comprar

Saiba onde comprar um papagaio de forma legalizada. Entenda os custos e como você pode fazer esse processo da forma mais simples possível evitando problemas posteriores e garantindo que o processo será dentro dos conformes da lei.

Autorização do IBAMA

O primeiro passo é encontrar um criador legalizado pelo IBAMA na sua região. Muitos petshops grandes podem recomendar os melhores criadores da região para você.

É importante comprar nesses locais, pois as aves são bem cuidadas e o filhote adquirido chegará até você com os documentos e de forma saudável. O animal que vem destes criadores já nascem em cativeiro e não estão aptos para a vida na natureza.

Variação de preço e método de pagamento

O valor do pet vai depender do criador. Estes valores podem variar, mas em geral, vão de 2 mil reais até 8 mil reais. A grande dica é pesquisar. Procure saber quais são os criadores e os valores que eles praticam, procure recomendações.

Vale lembrar que é possível usar o crédito e pagar de forma parcelada em criadores legalizados. Já os locais ilegais não praticam essa forma de pagamento.

Como é o processo?

O processo é muito simples. Se tiver dúvidas entre em contato com o IBAMA da sua região e eles podem te recomendar um criadouro legalizado.

Durante a compra, certifique-se de que o animal veio com anilha ou microchip, a anilha deve vir fechada e nunca deve ser retirada. Também certifique-se de que todos os dados estão corretos na nota fiscal. Feito isso, o seu papagaio já estará regularizado.

Raças vendidas legalmente

Os papagaios vendidos de forma legalizada são o Papagaio Verdadeiro, Papagaio Campeiro, Papagaio do Chaco, Papagaio da Várzea, Papagaio do Mangue e Papagaio do Peito Roxo. Antes de adquirir o seu, vale a pena estudar sobre as raças e entender mais sobre este animal.

Registro de papagaio legalizado

Quanto custa um papagaio: registar a ave

É importante lembrar que os papagaios adquiridos de forma ilegal não podem ser registrados posteriormente no IBAMA, portanto, não é possível comprar ou ganhar um animal de origem duvidosa e torná-lo legalizado. As chances de ter o pet retirado de você caso seja denunciado são altas.

Por que os papagaios são visados para o tráfico de animais?

Este é um dos animais silvestres mais amados pelos brasileiros. Eles têm personalidade, conseguem falar e imitar a voz humana e podem ser domesticados. São muito fofos e vivem por muitos anos. Mas, para algumas pessoas, adquirir esse animal de forma legalizada é caro, por há o comércio ilegal.

Os traficantes vendem os papagaios ilegais por um valor abaixo do valor do mercado legalizado e assim conseguem faturar alto. Os custos para a venda também são baixos, já que os animais são transportados de qualquer jeito e não existe preocupação com a saúde deles.

Cuidados com a documentação

Além de pedir a nota fiscal e procurar um criador confiável, se ainda se sentir inseguro, você pode exigir o comprovante de registro do IBAMA. Se achar necessário peça para fazer uma visita ao local. Mas você também pode evitar problemas entrando em contato com pessoas que possuem um papagaio e perguntando qual o criador essa pessoa recomenda.

Comprei um papagaio de forma legalizada! E agora?

quanto custa papagaio:como cuidar

Sabendo como adquirir o seu novo melhor amigo de forma segura e legalizada, agora é importante aprender como cuidar dele e proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao seu amigo. Papagaios vivem cerca de 20 anos ou mais em cativeiro, então essa é uma grande responsabilidade.

Como cuidar de filhotes de papagaio

No geral, o filhote vai precisar de bastante atenção. Forneça sempre água bem fresca ao longo do dia. Também é necessário dar alimentação regular e adequada e não deixar o pet no sol. Mas deixe que ele receba raios de sol nos horários mais frescos. Limpe a gaiola ou viveiro todos os dias e garanta que tenha espaço para ele se mover tranquilamente.

Vale a pena investir em uma visita ao veterinário assim que adquirir o pet para verificar como está a saúde dele e pegar as melhores dicas com um profissional de confiança.

O que os papagaios comem?

Existem rações específicas para papagaios. Mas não pare por aí! Deixe ração à vontade, mas também ofereça diariamente uma variedade de frutas e legumes.

Eles gostam de cenoura, abobrinha, brócolis, espinafre, alface, melão, mamão, pêra, banana e maçã. Não deixe de oferecer esses alimentos diariamente. Você pode prender um pedaço na gaiola e deixá-lo à vontade, pois o papagaio come sozinho sem dificuldade.

Gaiolas ou viveiros: o que é melhor?

Os viveiros costumam ser maiores e quanto maior melhor, pois o pet vai precisar de espaço para se locomover ou ficará estressado. No entanto, algumas pessoas não têm muito espaço em casa e optam pela gaiola.

Não há problema usar a gaiola desde que seja adequada para o papagaio. Não deixe o pet preso o dia todo. Ele precisa sair e interagir com as pessoas, caminhar, abrir as asas e relaxar.

É possível adestrar o papagaio?

Sim, papagaios são muito inteligentes e é totalmente possível ensinar truques ao seu pet. Na verdade, é importante que desde a chegada do seu amigo você tire em torno de 15 minutos do dia, todos os dias, para acostumá-lo a ser manuseado e a comer na sua mão.

Depois disso, você pode ensiná-lo a vir para a sua mão. Isso é bom para estreitar o relacionamento entre você e o pet. E tenha cuidado com o que diz perto dele, pois eles podem aprender palavras ou frases indesejáveis.

Criar um papagaio é uma grande responsabilidade

papagaio legalizado: cuidados

Ter qualquer animal em casa exige muita responsabilidade e dedicação. E não é diferente com os papagaios, pois eles precisam ser socializados com o máximo de pessoas possíveis para se tornarem abertos à interação.

Também precisam de cuidado com a alimentação, de muito carinho e visitas regulares ao veterinário para verificar como está a saúde deles. Assim como qualquer outro pet, papagaios são animais que se apegam aos tutores e merecem muito amor e cuidado para ter uma vida longa e com qualidade.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Últimos posts


Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Neste artigo, te mostraremos 24 curiosidades e características dos gatos. Você não faz ideia das curiosidades que esse animal tão popular em todo mundo possui!


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira