Quanto custa um papagaio legalizado?
Ter um papagaio legalizado é mais simples do que a maioria das pessoas imagina. Mas os interessados vão precisar desembolsar uma quantia significativa para ter um pet desses em casa da forma correta e de acordo com a lei.
Os papagaios podem custar em média 4 mil reais. O valor pode variar de acordo com o criador, por isso, é importante escolher bem o criador e estar preparado para seguir todo o processo corretamente. Mas é possível economizar mesmo adquirindo um papagaio legalizado. Saiba como escolher um criador e como obter e criar o seu papagaio de estimação.
Onde comprar papagaio legalizado?
Saiba onde comprar um papagaio de forma legalizada. Entenda os custos e como você pode fazer esse processo da forma mais simples possível evitando problemas posteriores e garantindo que o processo será dentro dos conformes da lei.
■Autorização do IBAMA
O primeiro passo é encontrar um criador legalizado pelo IBAMA na sua região. Muitos petshops grandes podem recomendar os melhores criadores da região para você.
É importante comprar nesses locais, pois as aves são bem cuidadas e o filhote adquirido chegará até você com os documentos e de forma saudável. O animal que vem destes criadores já nascem em cativeiro e não estão aptos para a vida na natureza.
■Variação de preço e método de pagamento
O valor do pet vai depender do criador. Estes valores podem variar, mas em geral, vão de 2 mil reais até 8 mil reais. A grande dica é pesquisar. Procure saber quais são os criadores e os valores que eles praticam, procure recomendações.
Vale lembrar que é possível usar o crédito e pagar de forma parcelada em criadores legalizados. Já os locais ilegais não praticam essa forma de pagamento.
■Como é o processo?
O processo é muito simples. Se tiver dúvidas entre em contato com o IBAMA da sua região e eles podem te recomendar um criadouro legalizado.
Durante a compra, certifique-se de que o animal veio com anilha ou microchip, a anilha deve vir fechada e nunca deve ser retirada. Também certifique-se de que todos os dados estão corretos na nota fiscal. Feito isso, o seu papagaio já estará regularizado.
■Raças vendidas legalmente
Os papagaios vendidos de forma legalizada são o Papagaio Verdadeiro, Papagaio Campeiro, Papagaio do Chaco, Papagaio da Várzea, Papagaio do Mangue e Papagaio do Peito Roxo. Antes de adquirir o seu, vale a pena estudar sobre as raças e entender mais sobre este animal.
Registro de papagaio legalizado
É importante lembrar que os papagaios adquiridos de forma ilegal não podem ser registrados posteriormente no IBAMA, portanto, não é possível comprar ou ganhar um animal de origem duvidosa e torná-lo legalizado. As chances de ter o pet retirado de você caso seja denunciado são altas.
■Por que os papagaios são visados para o tráfico de animais?
Este é um dos animais silvestres mais amados pelos brasileiros. Eles têm personalidade, conseguem falar e imitar a voz humana e podem ser domesticados. São muito fofos e vivem por muitos anos. Mas, para algumas pessoas, adquirir esse animal de forma legalizada é caro, por há o comércio ilegal.
Os traficantes vendem os papagaios ilegais por um valor abaixo do valor do mercado legalizado e assim conseguem faturar alto. Os custos para a venda também são baixos, já que os animais são transportados de qualquer jeito e não existe preocupação com a saúde deles.
■Cuidados com a documentação
Além de pedir a nota fiscal e procurar um criador confiável, se ainda se sentir inseguro, você pode exigir o comprovante de registro do IBAMA. Se achar necessário peça para fazer uma visita ao local. Mas você também pode evitar problemas entrando em contato com pessoas que possuem um papagaio e perguntando qual o criador essa pessoa recomenda.
Comprei um papagaio de forma legalizada! E agora?
Sabendo como adquirir o seu novo melhor amigo de forma segura e legalizada, agora é importante aprender como cuidar dele e proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao seu amigo. Papagaios vivem cerca de 20 anos ou mais em cativeiro, então essa é uma grande responsabilidade.
■Como cuidar de filhotes de papagaio
No geral, o filhote vai precisar de bastante atenção. Forneça sempre água bem fresca ao longo do dia. Também é necessário dar alimentação regular e adequada e não deixar o pet no sol. Mas deixe que ele receba raios de sol nos horários mais frescos. Limpe a gaiola ou viveiro todos os dias e garanta que tenha espaço para ele se mover tranquilamente.
Vale a pena investir em uma visita ao veterinário assim que adquirir o pet para verificar como está a saúde dele e pegar as melhores dicas com um profissional de confiança.
■O que os papagaios comem?
Existem rações específicas para papagaios. Mas não pare por aí! Deixe ração à vontade, mas também ofereça diariamente uma variedade de frutas e legumes.
Eles gostam de cenoura, abobrinha, brócolis, espinafre, alface, melão, mamão, pêra, banana e maçã. Não deixe de oferecer esses alimentos diariamente. Você pode prender um pedaço na gaiola e deixá-lo à vontade, pois o papagaio come sozinho sem dificuldade.
■Gaiolas ou viveiros: o que é melhor?
Os viveiros costumam ser maiores e quanto maior melhor, pois o pet vai precisar de espaço para se locomover ou ficará estressado. No entanto, algumas pessoas não têm muito espaço em casa e optam pela gaiola.
Não há problema usar a gaiola desde que seja adequada para o papagaio. Não deixe o pet preso o dia todo. Ele precisa sair e interagir com as pessoas, caminhar, abrir as asas e relaxar.
■É possível adestrar o papagaio?
Sim, papagaios são muito inteligentes e é totalmente possível ensinar truques ao seu pet. Na verdade, é importante que desde a chegada do seu amigo você tire em torno de 15 minutos do dia, todos os dias, para acostumá-lo a ser manuseado e a comer na sua mão.
Depois disso, você pode ensiná-lo a vir para a sua mão. Isso é bom para estreitar o relacionamento entre você e o pet. E tenha cuidado com o que diz perto dele, pois eles podem aprender palavras ou frases indesejáveis.
Criar um papagaio é uma grande responsabilidade
Ter qualquer animal em casa exige muita responsabilidade e dedicação. E não é diferente com os papagaios, pois eles precisam ser socializados com o máximo de pessoas possíveis para se tornarem abertos à interação.
Também precisam de cuidado com a alimentação, de muito carinho e visitas regulares ao veterinário para verificar como está a saúde deles. Assim como qualquer outro pet, papagaios são animais que se apegam aos tutores e merecem muito amor e cuidado para ter uma vida longa e com qualidade.
Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.