Como espantar pardais: veja dicas, estratégias e quais cuidados tomar!

Como espantar pardais: veja dicas, estratégias e quais cuidados tomar!

Como espantar os pardais? Como mantê-los longe de sua casa sem eliminá-los? Deseja fazer isso de forma segura, certo? Confira tudo sobre aqui!


Como espantar pardais sem prejudicá-los?

Dois pardais sobre um galho

O que é um pardal? Parece uma pergunta boba a respeito de um passarinho muito comum. Não é raro ver algumas dessas aves no quintal de casa, no poste ou na varanda, se tratando de uma espécie facilmente encontrada em ambientes urbanos.

Muitas pessoas não sabem, mas o pardal é uma espécie exótica. Sim, o pardal não é nativo de terras brasileiras. Foi introduzido com o objetivo de controlar populações de insetos vetores de doenças.

Cientistas especulam suas origens no norte da na África, na Europa ou no Oriente Médio. Atualmente é uma das aves encontradas em todos os continentes, menos na Antártida.

Como falamos, esse passarinho é comum em ambientes urbanos, podendo gerar inconvenientes, em alguns casos. Como vivem em bandos, seu barulho pode incomodar, além de eliminarem dejetos nas residências, podendo causar doenças.

Daí surge a questão? Como espantar pardais sem prejudicá-los? Você verá aqui as melhores estratégias.

Saiba como espantar pardais

Um pardal sobre um galho

Você está incomodado com os pardais fazendo barulho no telhado? Como se não bastasse, ainda tem que ficar limpando as fezes dos bichinhos todos os dias? E aquela sujeira do material usado na construção dos ninhos? Veja como resolver.

O que fazer para espantar pardais?

Se você chegou até aqui, já sabemos que é um amante dos animais e preza pelo bem estar dos seres vivos e do meio ambiente. E, é claro, não tem interesse em sentir na pele as consequências de um crime ambiental.

Sossegue. Há maneiras seguras e sustentáveis de espantar os pássaros que estão incomodando em sua residência.

Algumas estratégias são simples e baratas, porém são eficazes. Se baseia em neutralizar as condições de conforto para o pardal. Basicamente, como qualquer animal, os pardais procuram por boa moradia, segurança, alimento e água.

Se você dificultar as coisas para os hóspedes indesejados, fará eles literalmente cantarem em outra freguesia.


Remova os ninhos dos pardais com cuidado

Remover os ninhos do local pode ajudar a afastar os pardais ou outras espécies de pássaros. Em especial, o pardal tende a ser teimoso e pode colocar o ninho no mesmo lugar de onde foi tirado.

Uma solução é ficar atento e retirar os ninhos no começo da construção e lavar bem, desinfectando o local, assim a ave entende que aquele lugar não é apropriado para que ela habite ali em segurança.

Lembre-se de estar protegido adequadamente. Use máscara, luvas e lave-se em seguida. As fezes contém microrganismos que podem causar doenças aos humanos.

Com essas ações é possível manter os pardais à distância e ao mesmo tempo garantir sua integridade física.

Utilize espantalhos para espantar pardais

Trata-se de uma técnica rudimentar, usada na roça para espantar os pássaros que comem as sementes. Bom, se funciona, por que não pôr em prática mais essa sugestão?

Use a criatividade. Para dar um realismo ao repelente visual, procure utilizar um que se movimente com o vento, sempre mudando ele de lugar para simular um possível predador que ameaça os passarinhos daquela área para poder espantar os pardais.

Os pássaros são mais inteligentes do que parecem, então evite usar um espantalho imóvel, pois uma hora os pardais podem perceber que não há perigo algum.

você pode usar espantalhos com formato de aves de rapina como falcões, gaviões, corujas, etc. É possível até mesmo construir um com suas próprias mãos e com pouco investimento.

Retire qualquer fonte de água acessível


Uma outra maneira de espantar os pardais é retirando qualquer fonte de água acessível a eles. Como qualquer ser vivo, os pássaros também precisam de água para sobreviver.

Fique de olhos abertos. Cuidado com os reservatórios de água, mantenha-os sempre fechados. Limpe sempre o local, não jogando a esmo qualquer recipiente que possa acumular água da chuva (tampinhas de garrafa, embalagens de iogurte, garrafas de vidro, latinhas de alumínio, etc).

Essa tática aliada à outras já mostradas aqui pode se mostrar promissora na higiene do seu quintal e da sua casa, podendo até mesmo trazer outros benefícios além de manter os pardais distantes, como por exemplo, evitar arboviroses.

Como espantar pardais com o uso de repelentes e aparelhos

Um pardal sobre uma madeira

Citamos até agora exemplos de métodos caseiros para manter os pardais distantes. Não deixam de ser métodos eficientes, se aplicados adequadamente. Porém existem outras formas de espantar pardais, isto é, utilizando repelentes e aparelhos. Veja a seguir outras formas de espantar os pardais para longe de você.

Repelentes naturais para espantar pardais

Uma das formas de afastar pássaros como os pardais é uso de aromas que não são bem recebidos pelo olfato destes animais. Alguns cheiros podem ser agradáveis para nós humanos, ou até mesmo irrelevantes ao nosso sistema sensitivo, mas para outros animais, nem sempre é assim.

Não estamos falando de algo que seja nocivo aos pardais. Você pode utilizar receitas naturais de origem vegetal. Dessa forma, você consegue espantar os pardais sem agredir a natureza e os passarinhos vão embora sem dano algum.

Uma das formas de se produzir repelente natural para pardais é usar canela em pó numa solução de água. Para que o cheiro permaneça por mais tempo, você pode usar pedaços mais densos de canela.

Borrife o preparado nos locais onde os pardais costumam pousar. Em algum momento eles irão embora.

Como espantar pardais com repelente eletrônico

Você pode espantar os indesejados pardais usando repelentes eletrônicos. Podemos citar, como exemplo, os repelentes sonoros que mantêm os pássaros longe. Estes aparelhos simulam sons de aves de rapina, predadores naturais dos pardais, ou até mesmo sons que fazem parte da comunicação dos pardais indicando perigo no local.

Esses aparelhos podem ser programados de acordo com a frequência, podendo garantir a integridade dos pardais ou de outros animais, apenas mantendo os pardais longe da sua residência e não afetando as pessoas.

Trata-se de um método eficiente, apesar do investimento. Com uma boa pesquisa no mercado é possível adquirir esse equipamento por um preço atraente e com boa performance.

Use tinta repelente para espantar os pardais

Uma solução a mais que você, que não suporta mais os pardais incomodando, pode aderir. Um meio eficaz seria o uso de tintas repelentes. São apropriadas para espantar pardais e não os prejudicam, além de não causar dano ao meio ambiente.

A forma eficiente de uso é aplicá-la nos locais onde os pardais costumam pousar. Pode ser usado nos telhados, onde os pardais normalmente constroem seus ninhos. Você pode aplicar esse produto no madeiramento, permitindo que os pardais desistam de habitar no telhado da casa.

O resultado é rápido e você impede que a sujeira e as fezes tragam prejuízo para dentro do seu lar.

Qual a melhor maneira de espantar pardais?

Um pardal em seu ninho

Bem, mostramos a você algumas formas de espantar os pardais da sua casa. Mas agora que chegou até aqui, deve estar perguntando qual método deve utilizar.

Os métodos mostrados são eficientes e você pode ainda tentar usar mais de um.

Por exemplo, você pode retirar os ninhos do seu telhado e começar a bloquear as fontes de água, aplicando logo em seguida a tinta repelente.

Se está buscando por apenas alternativas caseiras, pode retirar os ninhos, e depois limpar qualquer reserva de alimento e água e logo depois usar um repelente caseiro com cheiro de canela.

Como se vê, há um número grande de possibilidades para expulsar os pardais sem ter que agredi-los.

Devemos prezar pelo nosso bem estar, mas convém agir com responsabilidade. Os pardais são apenas animais buscando sobreviver em seu habitat. Você faz bem em manter seu teto limpo e livre dos pardais, mas lembre-se que você e eles ainda habitam na mesma casa: o meio ambiente.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.