Pássaros coloridos: conheça 25 espécies de todas as cores!

Pássaros coloridos: conheça 25 espécies de todas as cores!

Dentre as mais variedades de pássaros, alguns se destacam pelas suas cores exóticas. Conheça as principais características sobre essas aves a seguir.


Conheça lindas espécies de pássaros coloridos!

Colibri

Existem uma variedades de espécies de aves enorme no mundo e todas tem sua beleza, porém algumas dessas aves foram sorteadas por apresentarem uma plumagem bela e surpreendentemente colorida que encantam os olhos de quem consegue observar esses animais, e algumas delas ainda pode ser encontradas no nosso país.

Você provavelmente conhece algumas aves coloridas como o pavão e as araras, mas sabia que existe pequenos pássaros coloridos? É sobre isso que vamos ver neste artigo. Fique conosco e conheça mais sobre as principais características e curiosidades dessas pequenas aves que encantam e enfeitam o habitat em que vivem.

Tipos de pássaros coloridos do Brasil

Diamante-de-gould

No nosso país existem muitos pássaros coloridos que chamam atenção. A seguir você vai poder conferir mais sobre algumas características e principais cores que esses animais apresentam.

Galo-da-serra-andino

Rupicola peruvianus

Umas das aves mais belas, o pássaro Galo-da-serra-andino (Rupicola peruvianus) medem 28 centímetros de comprimento e podem serem encontrados nas regiões do norte do Brasil, desde o Amapá até a região do alto Rio Negro.

O macho é de cor laranjada e a fêmea é marrom escura. O topete do macho é que lhe fornece o nome de galo, e pode ser movimentado pela ave como um leque, chegando a cobrir o bico confundindo seus observadores sobre o qual lado a ave está olhando.

O topete do macho é maior que da fêmea, e começa a mudar no segundo ano de vida, ficando totalmente laranjada apenas no terceiro ano de vida. É uma ave que não vive em cativeiro, pois com o tempo vai perdendo sua cor laranjada até chegar a óbito.

Diamante-de-gould

Diamante-de-gould

Diamante-de-gould (Chloebia gouldiae) é originário do norte da Australia, mede 14 centímetros e é famoso por ter várias cores vibrantes e chamativas em diferentes partes de suas penas. Entretanto, essa formação teve ajuda do homem. A coloração dessa ave é resultado de anos de dedicação de criadores no cruzamento entre espécies e seleção de várias gerações.

Quando jovem a ave aprenda tons de cinza e verde azeitona que vai se modificando conforme seu crescimento para a sua coloração. Para chamar a atenção de predadores e dar segurança aos filhotes o macho apresenta uma coloração mais intensa e brilho maior.

São aves que conseguem conviver com outras aves em viveiros desde que essas não sejam agressivas. O pássaro é ideal para ser criado em cativeiro e tem um comportamento dócil, sendo apreciado por muito colecionadores.

Canário

Canário

Não existe somente uma espécie de canário (Sicalis flaveola). Somente no Brasil foram registradas oito espécies nativas que medem cerca de 13 centímetros e pesam aproximadamente 20 gramas. Entretanto, a espécie mais popular conhecida é o canário-belga, sendo a única considerada doméstica e que não exige autorização do IBAMA. Pode ser encontrado desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul e a oeste do Mato Grosso.

As espécies de canário podem ser muito diferentes entre si, não só na aparência, como no comportamento. O canário-belga também é capaz de aprender truques e memorizá-los. Esses canário apesar de ser famoso por sua coloração amarela, também existe variedades na coloração avermelhada, conhecido como canário-vermelho, variação do canário-belga, sendo um pássaro de várias colorações entre as espécies.

Caboclinho-de-papo-branco

O Caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris), é um espécie rara de pássaro que mede cerca de 9,6 centímetros de comprimento. Habita regiões sulinos, pantanal e cerrado.

Oa machos imaturos apresentam manto pardo e papo ‘'sujo'' de branco, enquanto a fêmea em geral são pardas e muito semelhantes a si, oque dificulta a identificação de cada espécie e possibilita uma mestiçagem. Os pássaros jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.

Quando adultos os machos possuem as partes superiores cinzentas, corpo castanho, lados da cabeça, garganta e peito em tom de branco puro. O bico, varia de negro a amarelo, é grosso, cônico e forte, adaptado a dietas de grãos e sementes.

Corrupião

Corrupião

O Corrupião (Lcterus jamacaii), é conhecido por apresentar coloração alaranjada e preta e mede entre 23 a 26 centímetros de comprimento e pesam aproximadamente 67 gramas. São encontrados exclusivamente no Brasil, em todos o estados do Nordeste, Centro Oeste e do Sudeste.

Esse pássaro apresenta em suas características visuais capuz preto, dorso e assas pretas. As asas apresentam visível mancha banca nas rêmiges secundárias. Possuiu a cauda preta. Seu pescoço possui tipo de um colar com coloração laranja, assim como seu peitoral, ventre e crisso.

Pintassilgo

Pintassilgo

O Pintassilgo (Spinos megallanica) é uma ave passeriforme da família Fringulidae. Mede cerca de 11 centímetros de comprimento e apresenta 12 subespécies. Pode ser encontrado em todo o Brasil, com exceção da região Amazônica e Nordeste.

O Pintassilgo é uma ave bastante conhecida. Os machos possuem máscara preta e manchas amarelas nas asas, que fazem essa ave ter um padrão bastante reconhecido. Os jovens machos já apresentam pintas pretas na cabeça. As fêmeas tem a cabeça e lado inferior com uma cor azeitona.

Cardeal

Cardeal

O cardeal (Paroaria coronata), é conhecido por ser um pássaro de extraordinária beleza física e sonora, mede cerca de 18 centímetros de comprimento. É encontrado principalmente nas regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Esses pássaros não possuem subespécies e tem a plumagem leucística, nome dado a uma particularidade genética devido a um gene recessivo, que confere a cor branca ao animais geralmente escuros. Apesar disso, esse pássaro não é sensível ao sol, pois leucismo não tem essa característica.

Colibri

Colibri

Provavelmente você não tenha visto falar sobre esse pássaro, mas você sabia que ele também é chamado de beija-flor? Isso mesmo, os dois nomes se referem ao mesmo pássaro. No Brasil essa ave pode ser encontrada em regiões de clima tropicais e ao todo são mais de 320 espécies, essas aves medem cerca de 10 centímetros de comprimento.

O beija-flor (Trochilus), é importante para diversos processos. São as principais aves polinizadoras exclusivas das Américas. Possuem assas especiais, chegando em algumas espécies até 90 vibrações por segundo. São os únicos pássaros a voarem para trás em movimento helicoidal e suas cores são o reflexo da luz. Apresentam uma visão privilegiada, sendo capazes de enxergar nuances ultravioletas.

Bem-te-vi

Bem-te-vi

O bem-te-vi (Sulphuratus sulfur), é bastante famoso pelo seu canto e é um dos pássaros mais encontrados no Brasil, seu nome é justamente uma onomatopeia do som trissílabo que ele produz. É uma ave típica da América Latina, além do Brasil pode ser encontrado em países como México e Argentina.

Trata-se de uma ave de porte médio medindo cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento pesando aproximadamente entre 52 e 69 gramas. Uma de suas características mais marcantes é o dorso pardo. A cor da barriga em tom amarelo também chama atenção.

Outro aspecto chamativo é a presença de uma faixinha branca na cabeça, parecido com uma sobrancelha. Possui o bico preto, e tanto o macho quanto a fêmea apresentam as mesmas características.

Cambacica

Cambacica

Cambacica (Coereba flaveola), é um pequeno pássaro que mede aproximadamente 10 centímetros e pesam cerca de 10 gramas, podem ser encontrados em quase todas as regiões do Brasil, estando ausente nas regiões extensivamente florestadas.

Em suas características visuais apresenta o dorso marrom-escuro, assim como suas asas. As rêmiges primatas possuem bordas levemente esbranquiçadas e seu peito e uropígio são amarelos. O ventre e o crisso são amarelo-limão. A coroa e a face possuem coloração negra e seu bico é curvado e pontudo e negro.

É uma espécie que não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, tanto o macho quanto a fêmeas possuam as mesmas características. Algumas espécies apresentam uma plumagem flavística, ou seja, ausência de melanina. Possuem 41 subespécies.

Saíra-sete-cores

Saíra-sete-cores

Saíra-sete-cores (Tangara seledon) é conhecida por ter cores chamativas e intensas. Mede cerca de 13 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 18 gramas, podendo ser encontrada em matas baixas do litoral e alto das serras.

Em suas características visuais, o macho apresenta a cabeça turquesa, faixa larga na nuca e lados do pescoço amarelos. Seu bico, garganta e dorso são pretos, peito e centro da barriga azuis, flancos e infracaudais verdes. As fêmeas apresentam os mesmos padrões de colorações do macho, com a diferença que a fêmea é menos brilhante.

Saíra-militar

Saíra-militar

A Saíra-militar (Tangara cyanocephala), conhecida também como saíra-lenço ou saíra-de-coleira-vermelha, habita normalmente na Mata Atlântica, podendo ser vista em bandos de espécies mistas, destacando-se pelas suas cores fortes. Essas aves medem cerca de 12 centímetros e pesam aproximadamente 16 - 21 gramas.

A ave é na maior parte verde com uma coroa e garganta azul, e sua nuca e bochecha vermelhas. Os machos tem o dorso preto e as fêmeas apresentam dorso preto malhado com penas verdes.

Coleiro-do-brejo

Coleiro-do-brejo

Coleiro-do-brejo (Sporophila collaris), mede cerca de 11 a 13 centímetros e pesa 13 a 14 gramas. Geralmente vivem em várzeas alagadas de vegetação alta, podendo serem encontradas no Espirito Santo ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Groso.

Em suas características visuais o macho tem um colorido marcante. cabeça preta e manchas brancas ao redor dos olhos, acanelado por baixo, gola pardo alaranjada na nuca, garganta branca e coleira preta no peito.

A fêmea é parecida, porém marrom na cabeça, com faixas alaranjadas e espelho pardo nas asas, garganta branca e parda por baixo. Essa ave possui três subespécies.

Maria-leque-do-sudeste

Maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni), é conhecia pelo seu penacho vermelho no macho e amarelo na fêmea, podendo ser até laranjada, com pontos azuis escuros que se destacam no alto da cabeça. Porém na maior parte do tempo esse leque em sua cabeça fica fechado, ainda não se sabe a utilidade desse leque, mas acredita-se que seja ara atrair insetos e servir de alimentação pra ave.

Esse pássaro mede cerca de 17 centímetros e no lado possui a cor de canela uniforme. É uma espécie rara e pouco conhecida, apesar disso, se encontra na lista de espécie ameaçada. Podem ser encontrada no Sudeste e Sul do Brasil.

Cotinga-pintada

A Cotinga-pintada (Cotinga cayana), mede cerca de 20 centímetros de comprimento e pesa entre 56 e 72 gramas e é conhecida pela sua cor azul.

O macho é azul turquesa brilhante, com uma larga mancha roxa na garganta, enquanto a fêmea é marrom acizentada, inclusive na garganta e peito. A fêmea difere do macho pelos olhos escuros e por ter as partes inferiores levemente com tons de escuros.

Essas aves costumam ficar na copa e bordas de florestas úmidas e podem ser encontradas em toda a Amazônia brasileira e demais países amazônicos, como, Guianas, Venezuela, Peru, Bolívia e Equador.

Crejoá

Crejoá (Cotinga maculata), é conhecida por ser uma das aves mais belas do Brasil, considerada rara e possui uma plumagem exuberante, podendo ser encontrada principalmente no Sul da Bahia.

Possui cores marcantes. O azul-cobalto é predominante e o peito é purpuro escuro. Além dos tons vivos, ainda apresenta um colar azul em meio ao peito rouxinol, traço que é marcante apenas nos machos adultos dessa espécie. As fêmeas apresentam plumagem parda e escamosa.

Essa ave tem cerca de 20 centímetros e chama atenção quando aparece. Infelizmente está entre as aves mais amaçadas de extinção da Mata Atlântica.

Anambé-de-asa-branca

Anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea), mede cerca de 19 centímetros e pesa cerca de 60 gramas, pode ser encontrada na mata Mata Atlântica e não possui subespécies. Assim como outras espécies de aves em extinção, essa também entra na lista.

O macho apresenta um corpo de coloração roxa enegrecido. A cabeça e, peito e mando são mais escuras que o crisso e uropígio, que apresentam uma coloração purpura. As assas são brancas com pontas pretas e bico escuro, assim como seus pés e tarsos.

A fêmea tem tons apagados de cinza na parte superior do corpo,corpo, com uma faixa transecular pálida. Assas escuras com franja brancas. Garganta apresenta coloração cinza e ventre branco acizentado.

Cricrió-de-cinta-vermelha

O Cricrió-de-cinta-vermelha (Lipaugus streptophorus), pequena ave que mede 22 centímetros é famoso pelo seu canto na Floresta Amazônica. Seu nome cientifico Lipaugus vem do grego e significa ‘’falta de brilho’' e streptophorus = com colarinho, gola.

Apresenta uma plumagem discreta e de cor modesta. Os machos apresentam um colar vistoso ao redor do pescoço que dão destaque ao corpo do animal, assim como parte de suas caudas, enquanto as fêmeas são cinzentas uniformes. Podem ser encontrado em Roraima, especificamente no Monte Roraima.

Tipos de pássaros coloridos de outras partes do mundo

Thraupis cyanocephala

Fora do nosso país também é possível encontrar pássaros que possuem cores chamativas. Apesar de alguns desses pássaros apresentarem características semelhantes, eles também tem suas particularidades. Veja a seguir.

Melanerpes carolinus

Melanerpes carolinus

Conhecidos como pica-paus de barriga vermelha são encontrados na metade oriental dos Estados Unidos e são adaptáveis a uma variedade de habitats florestais. Os adultos pesam cerca de 72,5 gramas têm 22,9 a 26,7 centímetros de comprimento.

Duas características que distinguem os pica-paus de barriga vermelha dos pica-paus nativos da América do Norte são o padrão de zebra preto e branco em suas costas e a barriga vermelha encontrada em uma pequena seção da região ventral.

O rosto e a barriga são de uma cor acinzentada opaca. Os pica-paus machos de barriga vermelha têm uma tampa vermelha brilhante que cobre da testa à nuca. As fêmeas têm vermelho apenas na nuca. Podem o dorso distintivo em padrão preto e branco e bico longo em forma de cinzel.

Thraupis cyanocephala

Thraupis cyanocephala

Esse pássaro pode ser encontrado nas zonas subtropicais e temperadas. Geralmente solteiros ou em pares, seguindo um bando de espécies mistas. Ocorre em qualquer habitat arborizado aberto, incluindo bordas de floresta, vegetação secundária e jardins. Pode ser encontrado em regiões da Bolívia, Colombia, Equador, Peru e Venezuela.

Possui como características visuais em sua parte superior a coloração verde-oliva brilhante e cinza abaixo com cabeça principalmente azul. Tanto a fêmea, quanto o macho são semelhantes.

Anisognathus somptuosus

Anisognathus somptuosus

Essas aves podem serem encontrados em florestas úmidas. Voam em pares da companhia de bandos de espécies mistas. Apresentam duas subespécies. Podem serem encontrados em países como Bolívia, Colombia e Peru.

O Anisognathus somptuosus é preto em sua parte superior das penas e amarelo brilhante abaixo. Possui uma coroa amarela variável, e uma combinação de azuis em suas asas. Seu bico é preto, assim como seus olhos. Apresentam uma plumagem distinta.

Tangara xanthocephala

Esse pássaro pode ser encontrado na zona subtropical andina da Venezuela à Bolívia. Costuma voar em bandos mistos de cerca de 1.200 a 2.400 metros, em floresta nublada e bordas.

Suas características visuais são verde-azulado com asas mais escuras e costas listradas. A cabeça é quase toda amarela ou laranja com uma pequena máscara preta, garganta e nuca. Ambos os sexos são iguais.

Buthraupis eximia

Essas aves do cores chamativas podem serem encontradas em países como Colombia, Equador Peru e Venezuela, seus habitates naturais são regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude.

As principais cores dessas aves é o azul-escuro, amarelo e verde. Possui como características visuais em sua parte superior a coloração verde e amarelo abaixo com cabeça principalmente azul-escura. Seu bico é preto, assim como a ponta de sua cauda e seu pescoço.

Iridosornis rufivertex

Esse pequeno pássaro é uma espécie da família Thraupidae, e pode ser encontrado em países da América latina. Seus habitates naturais são regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude.

Possui como características visuais penas roxas que são bem chamativas e cobrem grande parte abaixo de sua cabeça, possuindo levemente alguns tons de azul. Sua cabeça tem a coloração preta com uma parte mista de tons de amarelo e laranja encima. Seu bico é acizentado e seus olhos negros.

Catamblyrhynchus diadema

Essa ave é uma especie da família Thraupidae e única especie do gênero Catamblyrhynchus. Pode sem encontradas em países como Argentina, Bolivia, Colombia, Equador, Peru e Venezuela. Seus habitats naturais são regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude.

Sua coloração é marcada pela cor laranjada-queimado em seu peitoral e sua cauda, azul-escuro nas penas superiores, pescoço marrom. A parte superior de sua cabeça (topete) é formado por um tom de amarelo-queimado e preto. Seu bico é pequeno e preto, assim como seus olhos.

Pássaros coloridos

Melanerpes carolinus

Neste artigo, você pode aprender sobre os mais variados tipos de pássaros que podemos ter em nosso país, e exclusivamente sobre os mais encantadores pelas suas cores chamativas e brilhos intensos que deixam qualquer um impressionado com tamanha beleza. Pode conhecer também alguns pássaros de outros países além do nosso.

Esses pequenos animais, alguns já conhecidos, outros não, enfeitam nossas florestas e ambientes em que costumam habitar. Infelizmente alguns deles se encontram ameaçados de extinção, por isso, é nosso dever cuidar do nosso meio ambiente e florestas que são as casas dessas belas aves para que possamos prestigiar cada vez mais a beleza desses animais.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.