Plantas tóxicas para gatos: conheça 30 que são perigosas

Plantas tóxicas para gatos: conheça 30 que são perigosas

Curioso em descobrir as plantas tóxicas para gatos? Veja aqui uma lista completa para você manter o seu animal longe e saudável para brincar, confira!


Estas plantas são tóxicas para seu gato!

Lírio

Se você é dono de um “bichano”, sabia que é importante ter um cuidado especial com a área verde da sua casa? Essa é uma informação que poucos conhecem, mas existem algumas plantas tóxicas para gatos.

A lista é imensa, o que inclui até mesmo as que florescem de tempos em tempos. Assim, se você gosta de ter várias plantas em casa, saiba que para manter o seu felino saudável e sem nenhum efeito colateral, mesmo que temporário, continue lendo o conteúdo a seguir.

Nos tópicos abaixo, exemplificamos e exemplificamos alguns tipos de plantas tóxicas para gatos, como as samambaias e as tulipas. Leia e veja como preparar o seu lar para chegada do seu mais novo companheiro de quatro patas, confira!

Plantas floríferas tóxicas para gatos

Copo-de-leite

Mesmo que as plantas possuam uma beleza única, além de deixar o ambiente perfumado, quando se trata dos gatos, o melhor é manter algumas longe da sua casa. Para conhecer cada uma delas, leia os tópicos abaixo.

Violeta

As violetas são um dos exemplos de plantas tóxicas para gatos. Delicadas e belas, esse é um tipo de flor que faz sucesso no lar dos brasileiros, porém nem sempre é a opção ideal para se ter.

Afinal, mesmo que pequena, a violeta é uma planta que pode fazer um grande estrago na saúde dos gatos. Caso o seu “bichano” coma essa flor, as chances de que tenha gastrite, diarreia, problemas respiratórios e vômito são grandes. Por isso, as evite!

Tulipa

Tulipa

Você já deve ter recebido um ramalhete de tulipas e se sentido lisonjeada, não é mesmo? Mas saiba que essa também é uma flor que faz parte das plantas tóxicas para gatos, principalmente as suas pétalas e o pólen.

Na maioria das vezes, quando um gato come essa planta é possível que ele apresente alguns sintomas leves, como irritação no corpo, vômito e até mesmo diarreia. Agora, nos casos mais graves, o seu pet pode ter problemas respiratórios.

Lírio pode ser uma planta perigosa

Lírio

O lírio é uma das flores exóticas que você pode ter em casa. Chamativa e elegante, essa é uma planta que não é incomum em arranjos ou buquês, porém ela representa um grande perigo para o seu amiguinho peludo.

Caso suspeite que ele a ingeriu, é importante ficar atento a qualquer sinal, como salivação em excesso e dificuldade de engolir. Afinal, nos casos mais sérios, o seu gato pode ter problemas neurológicos, como dificuldade de mexer e convulsões.

Hortênsia

Hortênsia

Com diversas cores e fácil de ser cultivada, a hortênsia é uma flor que quase todos já tiveram ou têm. Mas cuidado, já que ela faz parte da lista de plantas tóxicas para gatos, aumentando o risco de sintomas leves, mas que podem se agravar, como vômito, gastrite e diarreia.

Assim, se você tem essa flor em casa, mas não sabe se o seu animalzinho ingeriu, leve-o ao veterinário e tire a planta de casa ou a coloque em um lugar inacessível a ele.

Bico-de-papagaio

Bico-de-papagaio

Conhecida por ser uma flor natalina, é difícil não encontrá-la em uma ceia ou até mesmo uma cesta de presente de final de ano. Mas saiba que se a receber é melhor tirá-la de perto dos felinos da casa, afinal essa é uma das plantas tóxicas para gatos.

É claro que a sua coloração verde e vermelha chama a atenção, porém nem sempre a beleza vem em primeiro lugar, ainda mais quando a saúde e bem-estar do seu “bichano” está em risco.

Copo-de-leite

Copo-de-leite

O copo-de-leite com certeza é uma das flores mais elegantes e delicadas para se ter em casa ou presentear um amigo, mas se o seu conhecido tem um companheiro de quatro patas não escolha essa planta.

Isso porque, o copo-de-leite também é uma das plantas tóxicas para gatos. Pode ser até mesmo mais agressiva que as outras citadas acima, já que tanto os caules, como as folhas e flores são venenosas.

Azaleia

Azaleia

Seja no jardim ou em um pequeno vaso na sala de estar, a azaleia é uma flor que combina com qualquer ocasião, mas não quando os gatos estão envolvidos. Para os tutores de primeira viagem, saiba que é importante ter cuidado.

Quando ingerida em poucas quantidades, os sintomas dessa planta tóxica são leves, como diarreia e vômito, porém também pode causar convulsões e dificuldade de se mover. é possível que até mesmo leve a morte.

Hibisco

Hibisco

Você já deve ter ouvido falar que o hibisco tem poderes emagrecedores, não é mesmo? É claro que é possível utilizá-los no dia a dia, porém lembre-se de manter em lugares em que o seu “bichano” não alcance.

Afinal, essa é uma das plantas tóxicas para gatos que podem causar alguns problemas gastrointestinais, como diarreia, náusea e perda de apetite. Por isso, lembre-se de sempre ficar atento aos mínimos sinais e levá-lo ao veterinário quando se agravar.

Dedaleira

Dedaleira

A aparência da dedaleira é única. Essa é uma flor que possui diversas tonalidades, no qual as suas pétalas têm o formato de copos, mas que ficam em pequenos cachos pendurados. Com certeza, uma visão única, mas saiba que o seu cultivo precisa ter um certo cuidado.

Isso porque essa é uma das plantas tóxicas para gatos. O seu consumo pode gerar vários problemas ao seu pequeno, desde diarreia e vômitos até bradicardia, que é quando o coração passa a bater devagar.

Antúrio

Antúrio

O antúrio é outra flor muito utilizada em arranjos e ambientes decorados, afinal a sua haste amarela causa um contraste interessante com o vermelho intenso da flor. Apesar de bela, essa é uma das plantas tóxicas para gatos.

Por isso, o ideal é ficar de olho nos comportamentos do seu animal. Isso porque, caso ele coma essa planta é possível alguns sinais que se não tratados podem causar problemas mais graves.

Oleandro ou espirradeira

Oleandro ou espirradeira

O oleandro, também conhecido como espirradeira, é mais uma das flores belas e delicadas que também são plantas tóxicas para gatos. Inclusive, toda a sua composição é tóxica, desde o caule até as suas pétalas.

Os sinais são rápidos em aparecer. Em menos de 24 horas é possível perceber algumas arritmias, dispneia, paralisia, coma e até mesmo a morte, se não houver um acompanhamento de um especialista para diagnosticar e iniciar o tratamento adequado.

Cyclamen

Cyclamen

Também conhecida pelo nome de ciclame-da-Pérsia, o Cyclamen é uma das plantas tóxicas para gatos. Mesmo que bonita e delicada com várias cores que destacam a sua beleza, ela ainda é uma flor tóxica aos animais.

Porém, o maior problema não são as suas pétalas, mas a raiz, que se ingerida pode levar a problemas estomacais muito graves, levando a uma gastrite grave, principalmente se não houver um acompanhamento adequado com um veterinário que irá pedir todos os exames necessários.

Fumo-bravo

Fumo-bravo

O fumo-bravo é uma flor em que os frutos são partes essenciais de sua composição. Por isso, também acaba sendo uma das plantas tóxicas para gatos que causam mais problemas, já que essas bolinhas são tentações para os “bichanos”.

É possível que o seu gato tenha alguns problemas no duodeno — parte do intestino delgado —, além de náuseas, convulsões, vômitos, além da gastrite que é um dos sintomas mais recorrentes nesses casos.

Glicínia

Glicínia

A glicínia é outra flor em que a beleza é estonteante, por isso que os seus cachos são muito utilizados para fazer o teto dos casamentos ao ar livre. Porém, se está pensando em tê-la em casa, cuidado!

Afinal, as suas sementes e vagens causam diarreia, cólicas, vômito e náuseas aos felinos e até mesmo aos cachorros, se houver em casa. Por isso, o melhor é evitar o seu cultivo ou colocar a planta onde o seu animal não poderá mexer.

Plantas trepadeiras tóxicas para gatos

Hera

Os espaços verdes em casa estão cada vez mais comuns, afinal as plantas trepadeiras são lindas e criam um aspecto peculiar. Mas é importante ficar atento, afinal assim como as flores, elas também podem ser tóxicas aos gatos. Veja!

Aspargo-samambaia

Aspargo-samambaia

Com uma coloração mais clara, o aspargo-samambaia é um tipo de trepadeira que muitos decoradores gostam de usar nas casas, afinal contribuem para a criação de um espaço verde muito elegante, porém se você tem gatos, tome cuidado.

Isso porque, essa é uma das plantas tóxicas para gatos. Na maioria das vezes, a trepadeira ataca o sistema sanguíneo do animal, causando um grave estado de anemia que irá piorar sem nenhum acompanhamento médico.

Avenca pode ser venenosa

Avenca

Mesmo que não seja uma planta brasileira, a avenca é uma trepadeira que é muito usada. Afinal, as suas folhas têm propriedades medicinais e ainda acreditam que ela espanta o mau-olhado, mas ela não traz só benefícios.

Classificada como uma das plantas tóxicas para gatos, ela costuma ter um efeito agravante na saúde dos “bichanos”, já que muitos acreditam que as suas folhas podem causar câncer aos pequenos. Por isso, cuidado com o seu cultivo em casa!

Dama-da-noite

Dama-da-noite

Já ouviu falar na dama-da-noite? Essa é uma linda planta em que as suas flores florescem somente à noite e as suas pétalas brancas chamam a atenção, causando uma impressão única. Porém, ela tende a ser tóxica, principalmente, para gatos.

Em grande parte das vezes, quando essa planta é ingerida é possível que o seu animal tenha alguns sintomas leves, como náuseas, agitação, vômito e até mesmo alguns distúrbios de comportamento. Mas saiba que também pode ser que ele tenha algumas alucinações, por isso atenção!

Hera

Hera

Seja pelo nome ou por suas folhas que possuem várias pontas, é fácil reconhecer a hera na rua ou nas casas de conhecidos, principalmente em arbustos ou entre outras vegetações, mas saiba que ela é totalmente tóxica.

O seu óleo “urushiol” é tóxico tanto para humanos como para os animais, como os gatos. Na maioria das vezes, você consegue notar uma coceira excessiva, irritação oral e nos olhos. Além disso, também é possível sentir dificuldades de respirar.

Mais plantas tóxicas para gatos

Espada-de-São-Jorge

As plantas tóxicas para gatos que citamos acima são apenas algumas espécies que você precisa ficar de olho se quiser manter o seu “bichano” saudável e com disposição para as brincadeiras do dia a dia. A seguir separamos outros tipos para incluir na sua lista, veja!

Samambaia pode ser perigosa para gatos

Samambaia

Quem nunca teve uma samambaia em casa, não é mesmo? Essa é uma planta que é fácil de ser encontrada nas casas dos brasileiros, mas a espécie Pteridium aquilinum é venenosa para os animais, principalmente os gatos.

Por isso, lembre-se que entre as plantas tóxicas para gatos a samambaia é uma das que devem ser mais evitadas. Afinal, é possível que o seu felino tenha anemia, aumento de salivação, diarreia com sangue, além de algumas convulsões que podem agravar e levar à morte.

Coroa-de-cristo

Coroa-de-cristo

A cor vermelha é muito marcante na coroa-de-cristo, por isso pode ser encontrada facilmente em arranjos ou vasos pela casa. Agora, se você tem um gatinho, deixe-o longe do alcance desses pequenos saltadores que adoram comer uma planta.

Afinal, essa é uma planta que produz o chamado “látex irritante”. Quando o seu animal entra em contato com essa substância, seja na pele ou comendo-a, o seu gato pode sentir dor, além de causar vermelhidão no local e dor incessante.

Comigo-ninguém-pode

Dieffenbachia seguine

O nome já dá uma certa dica, não é mesmo? A comigo-ninguém-pode é mais uma da lista de plantas tóxicas para gatos, mesmo que muitos acreditem que ela traz proteção para a causa. Inclusive, ela é líder na intoxicação de animais.

Isso se deve a presença de oxalato de cálcio que causam uma certa irritação, tanto nos humanos como nos animais, seja pelo contato ou pela ingestão. Os resultados podem ser desde um edema até a asfixia e a morte.

Mamona

Mamona

A mamona é outra das plantas tóxicas para gatos que você deve colocar na lista para manter longe dos seus animais, afinal o princípio tóxico está em suas sementes: a ricina. Por isso, mesmo que seja elegante tê-la em casa, reconsidere a ideia se for dono de pets.

Essa é uma planta que ataca o sistema nervoso em até 24 horas depois da ingestão, por isso ao mínimo sinal de vômito, diarreia, sensibilidade abdominal, hipertensão e desidratação procure um médico para ele já começar o melhor tratamento.

Espada-de-São-Jorge é venenosa

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma das plantas que são usadas como ornamentos, afinal existe a crença de que ela traz prosperidade à família ou casa no qual ela está. Mas saiba que as suas folhas são altamente tóxicas, por isso é importante ter cuidado.

Entre as maiores preocupações que você deve ter em mente, caso o seu felino ingira essa planta venenosa é a dificuldade de respirar, irritação nas mucosas e até mesmo a salivação extrema.

Costela-de-adão

Costela-de-adão

Seja em parques ou nos jardins dos amantes de plantas, a costela-de-adão possui uma folhagem com buracos que lembram a uma costela, mas mesmo com a sua beleza única, ela faz parte da lista de folhas tóxicas.

Assim, caso desconfie que o seu “bichano” tenha ingerido essa planta tóxica fique atento aos sintomas como irritação, edema das mucosas, vômitos, asfixia e até mesmo queimação. Agora, se tiver contato com os olhos, vá ao veterinário que pode haver danos às córneas.

Tomate verde

Tomate verde

Se você gosta de cultivar plantas e frutos, tome cuidado com o tomate verde, já que possui uma alta quantidade de substância tóxica, ou seja, a tomatina. Isso se deve às altas concentrações nas folhas, mas saiba que não há preocupação eles estão maduros e prontos para serem colhidos.

É possível que essa substância cause arritmias no coração, salivação em abundância, diarreia, dificuldade para respirar, além de vômitos constantes que podem levar à desidratação grave.

Beladona

Beladona

Já deve ter ouvido falar na beladona, não é mesmo? Afinal, essa é uma das plantas tóxicas para gatos, mas não é só isso. Isso porque, elas são consideradas altamente venenosas, por isso muitos venenos são fabricados a partir dos seus frutos, causando alucinações e delírios.

Agora, para os animais, é possível que causem algumas dificuldades respiratórias, além de problemas neurológicos, como convulsões que devem ser tratadas por alguém que seja especialista e saiba qual o melhor tratamento.

Cannabis é uma planta perigosa

Cannabis

Que a cannabis é a planta que é feita a maconha não é novidade, porém você sabia que é uma das plantas tóxicas para gatos? Na verdade, a ingestão das folhas pode causar perigo à saúde de humanos e animais, já que possui tetraidrocanabinol (THC).

Em geral, é possível que cause alguns movimentos involuntários dos músculos, desorientação, tremores, além de sensibilidade à dor e desordens de comportamento. Caso note algum desses sintomas, busque um profissional para começar a melhorar.

Dracaena

Dracaena

Comum em ambientes tropicais e muito usada na decoração de ambientes internos, a dracaena é uma das plantas tóxicas para gatos. Mesmo que elegante, não vale a pena colocar o seu “bichano” em risco por conta da beleza da sua casa, não é mesmo?

“Mas afinal, quais os problemas que ela pode causar?”. Em geral, as suas folhas tendem a fazer com que os gatos passem a vomitar, ter gastrite, além de apatia. Por isso, fique atento!

Mandioca brava

Mandioca brava

Mesmo que seja um acompanhamento gostoso quando preparada, a mandioca crua pode ser perigosa para os seus pets, principalmente os gatos. Também chamada de castelinha, as suas raízes e folhas são compostas por uma substância tóxica e mortal, a linamarina.

Afinal, entre os principais sintomas ao ingerir estão: asfixia e convulsões. Assim, caso leve ao veterinário, o profissional pode recomendar a hospitalização para a lavagem gástrica ou até mesmo o uso de um antídoto.

Philodendron

Philodendron

Por fim, não se esqueça da philodendron na lista de plantas tóxicas para gatos. Mesmo que seja muito utilizada na decoração de ambientes internos, como sala e cozinha, já que se adapta muito bem aos vasos, é preciso tomar cuidado.

Principalmente se você tem gatos em casos, lembre-se de manter a philodendron longe dos felinos, já que se ingerida pode causar irritação e até mesmo dificuldade de respirar, que se não tratado pode levar a situações ainda mais graves.

Tome cuidado com as plantas tóxicas para gatos!

Philodendron

Depois de ler este artigo, você já conhece as plantas tóxicas para gatos? Depois de conhecer essa lista, não deixe de ficar atento ao espaço verde da sua casa, afinal todo o cuidado é pouco para manter o seu amigo felino saudável e pronto para oferecer carinho todos os dias.

Mesmo que as plantas tóxicas sejam uma grande preocupação, lembre-se que manter os "bichanos" fora das ruas, além de idas frequentes ao veterinário são ações importantes para o cuidado do seu animal. Assim, sempre tenha em mente que é preciso ficar atento aos pequenos sinais para que possa antecipar problemas de saúde que comprometam a vida do seu pet.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Tipos Cuidados Criar Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.