Cachorro grande e peludo: conheça 20 raças incríveis!

Cachorro grande e peludo: conheça 20 raças incríveis!

Conheça aqui 20 raças de cachorros grandes e peludos que irão chamar a sua atenção e conquistar seu coração. Chow chow, Samoineda e mais!


Estas raças de cachorro grande e peludo vão te encantar!

Cachorro deitado em sofá

Um cachorro grande e com muitos pelos chama a atenção por onde passa. Por ser um animal que demonstra imponência, muitos dos cachorros grandes e peludos são criados com o objetivo de guarda e de pastoreio. Iremos apresentar 20 raças de cachorro grande e peludo que irão conquistar o seu coração.

Apesar de algumas raças apresentarem uma cara mais fechada, o que pode indicar que o animal é bravo, muitas delas são amigáveis e convivem facilmente com pessoas e animais desconhecidos. A seguir, você irá conhecer detalhes como história, origem, tamanho, peso e comportamento de 20 raças de cachorro grande e peludo.

Veja 20 raças de cachorro peludo e de grande porte

Você também é daqueles apaixonados por cachorros peludos e de porte grande? Veja a seguir, informações sobre 20 raças de cachorros peludos e de grande porte que, com certeza, irão chamar a sua atenção.

Chow Chow

Chow Chow

Originário do norte da China, conhecido por ter a língua roxa, o Chow Chow é um cão que chama a atenção pela sua pelagem fofa e porte médio que faz com que o cachorro seja semelhante a um leão.

É comum que os exemplares da raça, quando adultos, cheguem a 55 cm de altura na cernelha, e um peso médio entre 20 a 25 kg. O comportamento do Chow Chow é caracterizado por ser calmo, independente e amoroso. Esse cão é indicado para conviver com adultos, crianças e idosos.

Golden Retriever

Golden Retriever

Popularmente conhecido por ser muito amoroso e dócil, o Golden Retriever que tem a sua origem na Grã-bretanha, antigamente era utilizado para a caça de aves aquáticas. O Golden Retriever é um cão que pode ter em torno de 60 cm de altura na cernelha.

Já o peso do cão dessa raça pode ser de 27 a 36 kg na fase adulta. Além de ter um comportamento muito dócil, o Golden Retriever é considerado um dos mais inteligentes do mundo, o que faz com que ele seja utilizado como cachorro de terapia e cão-guia de para pessoas com deficiências motoras e cegas.

Husky Siberiano

Husky Siberiano

O próprio nome do cão da raça Husky Siberiano já revela a sua origem: a Sibéria, na Rússia, onde era criado pela tribo nômade Chukchi para puxar os trenós e para a caça de outros animais.

Apesar de ter uma feição séria, o Husky Siberiano é um cão muito dócil, tranquilo, amigável e apegado à sua família. O tamanho do Husky Siberiano pode variar de 50 a 60 cm, e o peso de 20 a 27 kg na fase adulta. Uma característica peculiar da raça é o fato dela sobreviver a temperaturas de até - 30 graus Celsius.

Samoieda

Samoieda

Conhecido por ter uma aparência fofa e bonita devido a sua pelagem, o Samoieda é um cão de personalidade muito gentil, tranquila e amigável. Considerado uma das raças mais antigas do mundo, o Samoieda é originário da região noroeste da Sibéria, na Rússia.

O Samoieda, na fase adulta, pode ter de 16 a 30 kg, e altura de 48 a 60 cm na cernelha. Quanto à convivência, o Samoieda costuma se dar muito bem com crianças, adultos, idosos e até mesmo pessoas desconhecidas.

São Bernardo

São Bernardo

Popularmente conhecido como Beethoven, devido ao filme em que o protagonistas era um cão da raça São Bernardo, essa raça é originária da região noroeste da Molóssia, na Grécia e é conhecida pelo seu tamanho gigante e personalidade tranquila e de fácil convivência.

Apesar de ser um cão robusto, por apresentar de 70 a 90 cm de altura na cernelha, e peso médio de 60 a 90 kg na fase adulta, o São Bernardo é um cão que exige quantidade moderada de exercício físico. Além do grande tamanho, o São Bernardo chama a atenção pela sua aparência visual.

Border Collie

Border Collie

Conhecido como um dos cachorros mais inteligentes e leais do mundo, o Border Collie tem a sua descendência dos cães da Escócia que habitavam a região dos pequenos vales dos Border, fronteira com a Inglaterra.

Os cães dessa raça são conhecidos por apresentarem em torno de 50 a 53 cm de altura na cernelha, já em relação ao peso, o Border Collie pode chegar a marca de 25 quilos. O Border Collie é um cão muito sociável e amigável, o que faz com que ele conviva bem com diferentes animais, crianças, idosos e pessoas desconhecidas.

Boiadeiro de Berna

Boiadeiro de Berna

Originário da região de Berna, na Suíça, o Boiadeiro de Berna é um cão que teve o seu reconhecimento oficial no ano de 1904 e a partir de então se popularizou pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Considerado de grande porte, os cães dessa raça costumam apresentar, em média, de 50 a 70 cm de altura na cernelha, e peso médio na faixa de 40 a 55 kg.

A personalidade do Boiadeiro de Berna é tranquila, guardiã, amorosa, companheira e muito brincalhona. Apesar de ser um cão tranquilo, o Boiadeiro de Berna não apresenta um fácil comportamento com estranhos, devido ao seu instinto de guarda.

Akita Inu

Akita Inu

A raça Akita Inu, de origem asiática é considerada uma das mais antigas do mundo. Por ter um porte grande e atlético, o Akita Inu é muito utilizado como um cão de guarda e de caça. Essa raça de grande porte, apresenta em média de 66 a 71 cm de altura na cernelha, e o peso médio varia entre 29 e 59 kg.

Por ter um comportamento dócil, calmo e fiel, o Akita Inu é um cão que convive tranquilamente com crianças, idosos e pessoas desconhecidas. Por ele ser muito ativo, é fundamental que os tutores pratiquem atividades físicas com o cão diariamente.

Pastor Belga

Pastor Belga

O Pastor Belga é um cão que foi desenvolvido na Bélgica no final do século XIX. Por ser muito versátil e protetora, essa raça foi criada inicialmente para guarda e proteção de fronteiras, o que deu a eles o título de cão policial.

Quanto às características do Pastor Belga, ele é um cão que pode apresentar de 56 a 65 cm de altura na cernelha. Já o peso do cachorro dessa raça é de 20 a 35 kg. Com animais e pessoas desconhecidas, o Pastor Belga pode apresentar comportamento negativo.

Pastor Branco Suíço

Pastor Branco Suíço

Apesar de não ser muito popular e ter poucos registros históricos, estudos apontam que o Pastor Branco Suíço foi importado dos Estados Unidos para a Suíça, no final dos anos 70. Quanto ao tamanho do cão dessa raça, em altura na cernelha, o Pastor Branco Suíço pode alcançar 59 cm. Já o seu peso do cão pode chegar a 32 kg.

A personalidade do Pastor Branco Suíço é considerada muito amigável e leal, o que faz com que ele ame estar na companhia dos seus tutores. Com desconhecidos, o cão dessa raça costuma ser desconfiado e bravo. Com técnicas de socialização e adestramento, é possível treinar o cão.

Terra-Nova

Terra-Nova

Originário da província canadense Newfoundland, o cão Terra-Nova apresenta traços de cães indígenas e ursos pretos. O tamanho do Terra-Nova pode alcançar a marca de 68 cm de altura na cernelha e peso na faixa de 61 kg. Porém, registros históricos apontam que o Terra-Nova já chegou à incrível marca de 1,8 m de altura e 117 kg.

Por ter um comportamento muito afetuoso e doce, o Terra-Nova é um cão que adora estar com crianças e com a sua família. Por gostar de estar com os seus tutores, o cão dessa raça é considerado de guarda.

Pastor Caucasiano

Pastor Caucasiano

O Pastor Caucasiano é um cão da raça Pastor, que tem a sua origem na região do Cáucaso, próxima do Mar Negro. A altura do Pastor Caucasiano pode ser de 67 a 75 cm de altura na cernelha, já o seu peso pode variar de 50 a 100 kg.

A personalidade do Pastor Caucasiano é conhecida por ser corajosa, determinada e independente o que faz com que ele não necessite da presença constante de outras pessoas. Por ser um cão de guarda, o Pastor Caucasiano está sempre atento com pessoas e animais desconhecidos que estejam próximos dele.

Boiadeiro de Flandres

Boiadeiro de Flandres

Também conhecido como bouvier des flanders ou belgian cattle dog, o Boiadeiro de Flandres, foi criado na Bélgica no século XVII com objetivo de pastorear gado e ser animal de tração, ou seja, para ser um cão boiadeiro.

Os exemplares dessa raça podem medir de 59 a 68 cm de altura na cernelha, e pesar em média de 27 a 40 kg. A personalidade do cão dessa raça é a de um cão calmo e dócil, perfeito para convivência em família, com crianças e com animais e pessoas desconhecidas.

Afghan hound

Afghan hound

Sem dúvidas, a aparência do Afghan Hound é a de um cão que chama muito a atenção pela sua aparência e visual diferenciados. Originários do Afeganistão, região de terra com muitas montanhas, o Afghan Hound é um cão que apresenta muita facilidade para se locomover em diferentes tipos de terrenos.

Esse cão de grande porte que pode apresentar altura variável de 61 a 74 cm de altura na cernelha, e o peso na faixa de 26 a 34 kg. Em relação ao comportamento do Afghan Hound, ele é considerado calmo, independente e com instinto de caça muito aguçado. O Afghan Hound costuma se dar muito bem com crianças, animais e pessoas desconhecidas.

Terrier preto da Rússia

Terrier preto da Rússia

Conhecido também como "Cão de Stalin", o Terrier preto da Rússia é originário da Antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Quanto ao tamanho dos exemplares dessa raça, a altura do Terrier preto da Rússia pode chegar aos 78 cm de altura na cernelha, e peso na faixa dos 70 kg.

O comportamento do cão dessa raça é um pouco agressivo, principalmente com pessoas e animais desconhecidos, porém com técnicas de socialização e adestramento é possível modificar o comportamento do Terrier preto da Rússia.

Mastim tibetano

Mastim tibetano

Como o próprio nome sugere, o Mastim Tibetano é um cão originário do Tibete. Conforme alguns registros históricos, o cão era utilizado como cachorro de guarda na região do Himalaia, por muitos anos.

O cão dessa raça pode apresentar em torno de 63 cm de altura na cernelha e pesar em torno de 54 kg. Além de ter uma aparência visual muito peculiar e que se assemelha a um leão, o Mastim Tibetano é um cão de comportamento dócil, corajoso e calmo. Essas características fazem com que ele tenha uma ótima relação com crianças, idosos, animais e pessoas desconhecidas.

Cachorro Komondor

Cachorro Komondor

O cachorro Komondor é um cão que se destaca pela sua pelagem peculiar e popularmente chamada de esfregão, pelo fato dela ser grossa e longa. Essa raça não possui muitos registros históricos, mas ao que tudo indica ela é originária da Hungria. Além de um visual diferenciado, o cachorro Komondor pode apresentar até 76 cm de altura na cernelha, além de ter um peso médio na faixa dos 55 kg.

O comportamento do cachorro Komondor é tido como independente, forte, equilibrado e sóbrio, o que faz com que ele não necessite de acompanhamento constante. Por ser um cão de guarda, o cachorro Komondor não costuma se dar muito bem com pessoas e animais desconhecidos.

Leonberger

Leonberger

Originário da Alemanha, o Leonberger é resultado de uma tentativa de cruzamento do criador Herr Heinrich Essig que queria ter um cão semelhante a um leão. No entanto, o resultado final foi o de um cão de grande porte com pelagem amarela e fulvo e com pontos pretos no focinho e nas orelhas.

O Leonberger é um cão de grande porte que pode medir até 80 cm de altura na cernelha e pesar 63 kg. Além de uma personalidade tranquila, o cão dessa raça é muito ativo. Nem sempre o Leonberger é receptivo com outros pets. Porém, com técnicas de socialização e adestramento é possível modificar esse comportamento da raça.

Malamute do Alasca

Malamute do Alasca

Com uma aparência visual que chama a atenção por onde passa, o Malamute do Alasca é facilmente confundido com o cão Husky Siberiano, Originária do Alasca, essa raça foi criada inicialmente para puxar trenós no Ártico.

O Malamute do Alasca é conhecido por ser um cão muito forte, robusto e com corpo musculoso. O tamanho dos exemplares dessa raça pode variar de 58 a 71 cm de altura na cernelha, e o peso médio varia de 39 a 60 kg na fase adulta.

A personalidade dos cães dessa raça é amorosa, independente e um pouco desconfiada. Essa desconfiança faz com que o cão não tenha um fácil relacionamento com crianças, pessoas e animais desconhecidos.

Bobtail (Old English Sheepdog)

Bobtail (Old English Sheepdog)

Conhecido como Bobtail, devido a sua cauda cortada, o Old English Sheepdog é um cão que tem a sua origem na Grã-Bretanha, essa raça é proveniente da cruza dos cães pastores Owtcharka e Bergamasco e tem como característica principal o pastoreio de outros animais.

Os cães dessa raça costumam apresentar de 56 a 61 cm de altura na cernelha e pesar até 23 kg quando estão na fase adulta. O Bobtail tem uma personalidade amigável, corajosa, dócil e fiel. Esse cão se dá muito bem com crianças, animais e pessoas desconhecidas.

Escolha um cachorro grande peludo para fazer parte da sua família

Cachorro de pelos longos

Os cães categorizados como grandes e peludos, como podemos perceber no artigo, são animais que chamam a atenção muito facilmente. Apesar de parecerem cachorros bravos, muitos deles apresentam um comportamento dotado de muita doçura, amor e fidelidade aos seus tutores.

Nosso ranking de 20 raças de cachorros grandes e peludos, apresentou as principais características de tamanho e comportamento das raças abordadas, além de características como a origem destes animais.

Estas informações são muito importantes de serem observadas, antes de escolher por uma raça de cachorro grande e peludo. Assim, você escolhe uma raça que seja ideal para a necessidade da sua família.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.