Conheça o tricogaster: curiosidades e dicas de criação importantes!

Conheça o tricogaster: curiosidades e dicas de criação importantes!

Este artigo apresenta as principais características do peixe tricogaster, um animal muito popular no aquarismo. Confira tudo aqui!


Saiba mais sobre o tricogaster, o peixe que respira fora d'água!

Três peixe tricogaster

Se você é um apaixonado por animais aquáticos, precisa conhecer o tricogaster. Também conhecido por gourami, esse peixe é natural de lagos com bastante vegetação em regiões asiáticas, mas também pode ser domesticado.

Uma curiosidade bem interessante sobre o peixe tricogaster é a presença de um órgão que permite a eventual respiração do ar atmosférico. Com isso, torna-se uma espécie bastante resistente a diferentes condições aquáticas. Esse detalhe foi definitivo para a popularização da criação do animal em cativeiro.

Entre outras características peculiares do tricogaster, podemos citar a variação de cores das escamas e a presença de manchas no corpo. Continue acompanhando este artigo e descubra mais informações sobre a espécie!

Principais características do peixe ornamental tricogaster

Três peixes tricogaster

O termo “ornamental” é utilizado para designar peixes de aquário que se destacam por sua beleza. O tricogaster é um grande exemplo disso, justamente por ter cores vivas e detalhes físicos únicos na natureza.

Origem e distribuição do peixe tricogaster

Na natureza, o tricogaster é encontrado principalmente no continente da Ásia. Ele está distribuído em países como China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Mianmar e Malásia, locais onde desenvolveu-se naturalmente.

Ao longo das décadas, o tricogaster passou a viver também em outras regiões do mundo após ser transportado por humanos. Por isso, ele pode aparecer na Índia, nas Filipinas e outros países longe de seu habitat original.

Como é o tricogaster?

Você poderá reconhecer um tricogaster analisando o corpo longo e achatado do peixe. Além disso, manchas coloridas costumam aparecer nas laterais do animal e até mesmo nas nadadeiras e na cauda.

Existem diversas cores de tricogaster na natureza, como amarelo e mármore, mas o gourami azul é o mais comum à venda. É normal a coloração mudar de acordo com a saúde e o humor do peixe. Portanto, fique atento caso o seu pet pareça estressado.

Ao longo de seu comprimento, o tricogaster apresenta dois pontos escuros, sendo um no centro do corpo e outro próximo à cauda.

Tamanho

Em comparação ao peixe betta, outra espécie ornamental bem comum em aquários domésticos, o tricogaster pode chegar ao dobro do tamanho. A média para os adultos é aproximadamente 15 cm de comprimento, mas as fêmeas podem ser ainda maiores.

Expectativa de vida

Quando bem criado, o tricogaster em cativeiro chega normalmente aos cinco anos de vida. Quanto melhores forem as condições de seu habitat, mais tempo o animal irá prosperar.

Por ser considerado um animal resistente, algumas pessoas acabam relaxando nos cuidados com esse pet. No entanto, o ideal é oferecer sempre a melhor qualidade de água e alimentação possível para garantir a longevidade.

Como cuidar de um peixe tricogaster?

Peixe tricogaster

Quem pensa em adquirir um tricogaster deve levar em consideração cuidados importantes. Veja, a seguir, os principais pontos de atenção com esse animal de estimação.

O que um peixe tricogaster come?

A alimentação desse peixe inclui diversos tipos de nutrientes. Na natureza, o tricogaster é onívoro e come pequenos insetos, larvas e crustáceos. A dieta tem ainda algas e plantas encontradas no meio ambiente.

Para a criação em casa, o dono pode oferecer pequenas porções de ração em flocos. Esse produto é encontrado em qualquer loja de artigos para peixes domésticos.

Aquário para tricogaster

A casa do seu tricogaster precisa ser bem espaçosa, ainda mais sabendo que o animal chega a ter um tamanho grande na fase adulta. Os filhotes podem ocupar tanques com pelo menos 60 L, enquanto os mais maduros precisam de aquários com capacidade para mais de 100 L.

Ademais, no caso da criação comunitária, será necessário ainda mais espaço para a convivência com outros peixes.

Curiosidades, comportamento e reprodução do peixe tricogaster

Peixe tricogaster

Além dos cuidados básicos, também é importante saber sobre hábitos curiosos do gourami e outros aspectos de sua natureza.

Comportamento e compatibilidade com outros peixes

Apesar de serem considerados pacíficos, há casos em que o tricogaster fica agressivo com outros indivíduos da mesma espécie. O comportamento varia de acordo com o local em que está inserido. Ou seja, quanto menor o aquário, mais estressado o animal ficará.

Quem busca compatibilidade de gourami azul com outros peixes pode optar por tetras, loaches e danios, como alguns exemplos. O recomendado é escolher seres de tamanho e peso parecidos.

Como é a reprodução do peixe tricogaster?

A reprodução do tricogaster começa com a construção de um ninho de bolhas de ar na superfície da água, um processo feito pelo macho. A fêmea, quando estiver pronta para a desova, é envolvida pelo tricogaster do sexo masculino até que ocorra a fecundação.

Posteriormente, os ovos são fertilizados no ninho de bolhas e eclodem cerca de 30 horas depois. Durante essa fase, é importante retirar a fêmea do aquário para que ela não seja atacada pelo macho.

Dimorfismo sexual do tricogaster

Para diferenciar um tricogaster fêmea de um macho, basta observar com atenção a parte dorsal do peixe.

Nas fêmeas, a nadadeira de cima é pequena e arredondada. Além disso, o ventre é maior. Já nos machos, a nadadeira é grande e apresenta uma ponta na extremidade. Ainda, o tricogaster do sexo masculino costuma ter as cores mais vivas e mais variadas.

Tricogaster: curiosidades

Esse peixe tem o costume de viver em locais com bastante vegetação. Por esse motivo, o aquário do tricogaster precisa ter uma boa quantidade de plantas espalhadas pela água.

Outro fato curioso sobre esse animal é a capacidade de filtrar o oxigênio do ar, além da respiração aquática. Isso acontece por causa do órgão chamado labirinto, comum aos peixes da subordem anabantídeos.

O tricogaster é um incrível peixe de estimação

Peixe tricogaster

Cuidar de um tricogaster é uma experiência única para os amantes dos animais. Além do visual único, os donos têm a chance de conhecer de perto o comportamento dessa espécie diariamente.

Agora que você já conhece tudo sobre o tricogaster, continue acompanhando mais artigos do nosso blog para aprender mais curiosidades sobre pets e bichos exóticos.

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.