Saiba como espantar ratos com estratégias e dicas simples!

Saiba como espantar ratos com estratégias e dicas simples!

Os ratos são conhecidos pelo poder de destruição e temidos por propagarem doenças, por isso neste artigo você vai saber como espantá-los!


Conhecendo os ratos

Rato roendo um fio

Os ratos são animais fofinhos apenas nos desenhos animados. Na vida real, a chegada inesperada de roedores em casa ou uma invasão deles naquele bem cuidado jardim nunca encantou ninguém. Eles não apenas causam estragos porque mordiscam tudo, mas também são um perigo para a saúde ao defecar em todos os lugares.

O rato é um animal noturno, gregário e obedece a códigos sociais muito hierárquicos: o macho dominante tem autoridade e seu cobiçado lugar pode gerar lutas violentas. Um grupo tem em média cinquenta membros, se reconhecem pelo cheiro e se comunicam por ultrassom.

Por serem inteligentes, os ratos são difíceis de capturar. No entanto, existem soluções para assustá-los e impedi-los de retornar.

Saiba como espantar ratos da residência

Rato saindo de um buraco

Os ratos invadiram sua casa? Você está ciente de que esses roedores causam muitos danos (ninhos em armários, comida mordiscada e suja, etc) e deixam um odor fétido. Aqui estão diferentes maneiras de manter os ratos longe de sua casa.

Limpeza profunda para espantar ratos

Os ratos vêm às casas para encontrar comida. Portanto, ao não deixar nada espalhado por aí, os ratos irão embora por conta própria.

Também é recomendável limpar a casa de cima a baixo, guardar os alimentos em caixas de plástico herméticas ou fechar pacotes de batatas fritas e doces em armários bem fechados. Você deve saber que as menores migalhas de pão espalhadas pelo solo são uma fonte de alimento para esses roedores.

Uso do molho picante para espantar ratos

Se você gosta de molho picante, ficará feliz em saber que é um ótimo remédio para manter os ratos longe de casa.

Prepare uma solução diluída de molho picante: 15 ml de molho para 4 a 5 litros de água e borrife diretamente em frutas e verduras ou embalagens que você não quer que os ratos se aproximem.

Aparelhos de ultrassom

Para manter os ratos longe de casa sem matá-los e sem recorrer a armadilhas, aparelhos de ultrassom são adequados. Operados por bateria, alimentados por energia solar ou conectados a uma tomada elétrica, esses dispositivos reproduzem sons que não são perceptíveis ao ouvido humano.

Dependendo da frequência, esses dispositivos espantam diferentes espécies de animais. Para afastar os ratos de sua casa, segundo especialistas, o ideal é comprar um dispositivo com frequência de 10.000 Hz.

Preencha os buracos da casa

Você deve saber que, mesmo que sejam rápidos, os ratos são animais medrosos. Eles abrem caminho através de buracos para passar despercebidos. Se não tiverem mais esconderijos, não vão querer ficar em casa.

Portanto, é melhor se livrar das coisas que não são mais necessárias para abrir espaço na casa. Você também deve tampar todos os orifícios, mesmo os menores, para evitar que os ratos se escondam.

Dicas de como espantar ratos do seu jardim

Rato em um jardim

Os roedores podem ser verdadeiramente irritantes em um jardim, horta ou pomar. Esses animaizinhos podem corroer as raízes das plantas e flores, por exemplo. Mas você pode proteger suas plantações de roedores sem mesmo usar pesticidas.

Plantas que ajudam no combate aos ratos

Para impedir que os ratos se aproximem do jardim, não hesite em incluir nele plantas repelentes. Hortelã-pimenta, jacinto, eucalipto, sálvia ou folha de louro, são plantas para ter no seu jardim.

No entanto, deve-se ter cuidado se for esmagar suas folhas de vez em quando para que seu perfume se espalhe de forma mais eficaz. Esta técnica deve ser usada depois de perseguir os ratos, se eles voltam depois de algum tempo.

Hortelã-pimenta

Entre todas essas plantas que elencamos, a hortelã-pimenta é considerada um bom repelente por causa de seu cheiro forte e pungente que incomoda o olfato delicado de ratos e camundongos.

Mas você precisa manter seu jardim bem limpo, porque se outros cheiros impedirem o hortelã-pimenta de agir com toda sua intensidade, essa planta não afastará os nossos amigos roedores.

Estratégias para espantar ratos do telhado de sua casa

Rato sobre telhado de casa de brinquedo

Sobre poucas coisas na vida é possível ter certeza, mas uma coisa é certa: ninguém quer ter como inquilino um rato em sua própria casa. Às vezes isso acontece por negligência, e um dos locais mais procurados por esses moradores indesejáveis é o telhado.

Identifique as brechas

Os ratos são animais que podem usar frestas muito pequenas para entrar em uma casa. Além disso, eles podem subir em superfícies totalmente íngremes. Então quem sabe os ratos da sua casa não estão morando no andar de cima, isto é, o telhado.

Por isso, inspecione seu telhado e revestimento, bem como quaisquer espaços sob a casa, para pontos de acesso. Preencha os orifícios antes de consertar, para que isso desencoraje os ratos a cavar um buraco no mesmo local.

Evite usar remédios e venenos!

Ainda hoje muitas pessoas, principalmente depois de tentar vários métodos para se livrar dessa comunidade que resolveu morar em suas casas, recorrem a algum remédio ou veneno tradicional.

Mas essa técnica mata indiscriminadamente, o que significa que outros animais podem ingerir o veneno ou comer um rato envenenado. Além disso, quando se usa veneno, os ratos podem morrer dentro de sua casa.

Capture os ratos

Para quem não quer correr o risco de ter ratos se decompondo no teto, as armadilhas com gaiola talvez sejam a solução ideal. Geralmente todas as armadilhas funcionam melhor com iscas (queijo, pão, farinha, cereais, frutas, carne, bacon, manteiga de amendoim, etc).

Seu manuseio requer certos cuidados. É melhor usar luvas, por exemplo, para não deixar odores nas armadilhas e deixar os ratos desconfiados.

Ferramentas e métodos para espantar ratos

Rato sobre pedaço de queijo

E continuamos com nossas dicas para apresentar técnicas eficazes para manter os ratos longe de sua casa, jardim e casa, para que você não precise se preocupar com um encontro inesperado com um desses hóspedes indesejados.

Receitas caseiras

Com um olfato apurado, os ratos não suportam o cheiro de certos óleos essenciais, como hortelã-pimenta, eucalipto, jacinto e folhas de louro.

O ideal é colocar os algodões embebidos em óleo essencial nas entradas, nos caminhos dos ratos e também nos armários onde ficam as roupas e os alimentos para que eles não se aventurem por aí. As bolas de algodão devem ser substituídas duas a três vezes por semana para impedir o retorno dos roedores.

Os gatos como predadores dos ratos

Os gatos são os predadores naturais dos ratos. Este animalzinho, portanto, foge quando um gato está nas proximidades. Então talvez uma das melhores alternativas seja adotar um desses animais peludos.

Os gatos são caçadores formidáveis de ratos, então somente em deixá-los vagar pela casa pode livrá-la permanentemente dessa praga.

No entanto, deve-se estar atento para garantir que o gato não traga um rato morto para dentro de casa.

Tampar buracos e frestas com lã de aço

Aqui está um método que é muito eficaz para se prevenir da presença de ratos em casa ou, no caso disso já ter ocorrido, de evitar a continuação dessa invasão: o uso de lã de aço para tampar buracos e frestas.

A lã de aço é um produto que o rato não pode roer, por isso tampe buracos, rachaduras nas paredes, canos e ventilação para repelir os ratos.

Outra vantagem ainda é que, uma vez que a lã de aço é colocada, você não precisará mais se preocupar com isso.

Quais ratos são perigosos e como evitar uma infestação?

Rato castanho sobre duas patas

Por mais que existem inúmeras espécies de ratos, o que muitas pessoas não sabem é que apenas umas pouquíssimas dessas espécies são consideradas perigosas. Vamos ver em seguida que espécies são essas e como evitar uma infestação por elas.

Os tipos de ratos urbanos

Dessas inúmeras espécies de ratos e roedores, portanto, que existem em todo o mundo, apenas três delas chegam a preocupar os humanos: o rato-castanho ou ratazana, o rato-preto ou gabiru e o camundongo ou murganho.

Nas cidades, os ratos podem contaminar certas superfícies com sua urina e fezes, o que aumenta o risco de transmissão de doenças. Além disso, especialistas dizem que o principal risco de uma infestação de ratos é o risco de incêndio.

Como identificar uma infestação de ratos?

Os ratos e os camundongos são animais noturnos. A chance de cruzá-los é, portanto, realmente mínima. Mas os ratos deixam rastros, pelos quais você pode identificar sua presença.

No caso da ratazana, ela tem mais dificuldade de escalar, sendo possível ouvir o som de arranhões ou vê-los em paredes. Mas todos eles deixam as pequenas fezes pretas características, marcas de dentes e odores muito fortes de fezes e urina. Finalmente, você pode encontrar às vezes suas tocas escondidas.

A importância dos ratos urbanos

Apesar de todas essas coisas negativas sobre os ratos, atualmente defende-se que, como tudo na natureza, os ratos também são muito úteis, sendo capazes de assumir funções diferentes.

Entre estas funções, pode-se dizer que prestam um importantíssimo papel para a saúde humana, uma vez que fazem uma espécie de gestão de resíduos e limpeza de esgotos.

Além disso, os ratos integram a cadeia alimentar como presa de aves, répteis e outros mamíferos, como os próprios humanos em certas regiões do mundo. Por fim, devido ao seu apurado olfato, já há polícias no mundo usando-os para detectar drogas e até bombas.

Profissionais especializados

Os ratos, além de causar muitos danos com seus dentes, também podem ser portadores de doenças e, por conta disso, transmiti-las aos seres humanos.

Sendo assim, em caso de invasão doméstica de ratos, se você não conseguiu afugentá-los com métodos caseiros, é aconselhável chamar uma empresa de controle de ratos ou contatar o serviço de higiene da prefeitura para eliminá-los definitivamente.

Tantos métodos, mas cada caso é único

Rato saindo de uma jarra

Como você viu, há inúmeros métodos para tentar espantar os temíveis ratos da sua residência ou jardim, embora, evidentemente, nem sempre dão certo. Talvez seja por isso que existem tantos métodos caseiros.

Para cada método desses, vamos encontrar tanto pessoas defendendo-os, quanto outras dizendo que não servem para nada. Isso ocorre provavelmente porque cada casa é diferente da outra e seus moradores possuem hábitos diferentes.

Além do mais, como se sabe, os ratos são animais muito resistentes e bastante inteligentes. Ou seja, qualquer pequeno erro na sua estratégia de espantá-los pode botar o plano todo por águas abaixo.

E você, já experimentou alguma dessas dicas para espantar ratos? Deixe-nos saber nos comentários se funcionou para você. Mal podemos esperar para conhecer sua experiência!

Autor deste artigo

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.