Gato bebendo muita água? Descubra as causas e o que fazer!

Gato bebendo muita água? Descubra as causas e o que fazer!

Seu gato está bebendo muita água e você não sabe o motivo? Confira o texto a seguir e saiba quais são os motivos e o que fazer com seu felino.


Seu gato está bebendo muita água?

Gato bebendo água de um copo.

Se você não sabe se o seu gato está bebendo água demais ou não, fique tranquilo, porque falaremos a seguir. Se um gato pesa cerca de 4 kg o recomendável é que ele beba cerca de 200 ml. A conta é simples de ser feita, basta que você multiplique o peso do seu animal de estimação por 50, que significa 50 ml de água a cada 1 kg do peso do animal.

Ao longo deste artigo você vai aprender quais são os motivos que levam seu gato a beber muita água durante o dia, como o excesso de sal, as altas temperaturas e até mesmo o estado de saúde do animal pode influenciar. Bem como, você vai aprender o que fazer para ajudá-lo.

Sendo assim, continue lendo e descubra algumas dicas extras de como incentivar seu amigão a beber água corretamente. Não perca tempo e descubra agora mesmo tudo sobre!

Por que meu gato bebe muita água?

Dois filhotes de gato, um deles bebe água de copo feito de garrafa pet.

Muitos motivos podem levar seu gatinho de estimação a beber muita água. Sendo assim, listamos cinco motivos que podem estar levando seu felino a ter adotado esse novo comportamento.

Gato come ração muito seca

É muito importante que os donos de gatos fiquem atentos ao animal. Você precisa ficar atento não somente para prevenir que o gato se machuque, por exemplo, mas também é importante ficar atento ao alimento que você oferece.

Isto quer dizer que, você precisa saber se a ração que você oferece ao animal não é seca demais. Caso ela seja, você pode estar molhando-a com caldo de verduras ou de carne, por exemplo, para ajudar a umedecer. Mas, cuidado com os temperos e o sal.

Alimentos com muito sal

O segundo motivo, ainda ligado à alimentação do gato, pode ser o excesso de sal. Antes de oferecer qualquer tipo de comida, mesmo que seja a ração, verifique no rótulo se não contém sal em excesso.

Além disso, quando for preparar um petisco para o gato em casa, tenha cuidado com a quantidade de sal. Mesmo que o animal beba muita água e não esteja com algum problema de saúde, com o tempo a grande ingestão de sal pode acabar afetando os rins do gato.

Temperatura muito alta

No verão, quando as temperaturas são muito altas, não é apenas as pessoas que bebem muita água com frequência, mas também os gatos. Para aliviar o calor e controlar a temperatura do corpo, os gatos acabam ingerindo mais água em menos tempo.

Além disso, o calor pode secar a garganta do felino, fazendo com que ele necessite beber água com frequência. Por isso, não fique preocupado, porque é normal nesses casos o seu gato ficar bebendo mais água.

Muito estímulo físico

Assim como o ser humano, que quando praticam muita atividade física ou até mesmo estão brincando necessitam beber água, com os gatos não é diferente. Sendo assim, é importante que você observe o comportamento do seu gato ao longo dos dias.

Observá-lo vai ajudar você a saber se ele está tendo muito estímulo físico, ou seja, se o gato está se exercitando muito. Caso esteja, será normal ele ficar bebendo mais água do que você está acostumado a ver, afinal, seu corpo estava em movimento e ele suou.

Estado de saúde do gato

Além de todos esses motivos citados acima, pode ser que seu gato esteja com algum problema de saúde. Insuficiência renal crônica, diabetes, hipertireoidismo ou piometra, pode ser algumas das doenças que estejam fazendo o seu gato beber água demais.

Em alguns casos, essas doenças são acompanhadas da falta de apetite ou de energia, deixando o animal mais quieto do que o costume. Nesses casos, é importante levar o peludo ao veterinário. Por isso, fique sempre atento ao seu animal de estimação caso o comportamento dele mude de repente.

O que fazer quando meu gato está bebendo muita água?

Gato bebendo água da torneira.

Nem sempre o fato de o gato beber muita água é um problema, mas algumas medidas são importantes. Por isso, continue lendo esse artigo para aprender o que fazer quando seu gato estiver tendo esse comportamento.

Evite limitar o consumo de água

Como você pôde ler até aqui, existem muitos motivos que levam um gato a aumentar o seu consumo de água. Sendo assim, é muito importante lembrar-se que existe uma quantidade ideal de água que os felinos devem beber ao longo do dia.

Por isso, quando você notar que seu animal de estimação está bebendo mais água do que o de costume, evite limitar o consumo da água do animal. Ter essa atitude pode acabar prejudicando a saúde do seu gato ou agravando caso ele esteja doente, pois pode ser que realmente o gato esteja com sede.

Ofereça alimentos úmidos

Por mais que os dentes dos gatos sejam afiados, esses animais também precisam comer alimentos úmidos, caso contrário seu gato pode acabar sofrendo consequências. Seu animal de estimação pode passar a beber água demais caso o coma alimentos secos demais.

Sendo assim, se necessário, faça uma mudança na alimentação do animal. Caso você note que a ração e os petiscos que você anda oferecendo ao gato sejam muito secos, troque por alimentos que sejam mais úmidos.

Evite sal e temperos nos alimentos

Ter atenção ao preparar o alimento do gato é muito importante, afinal, eles não comem apenas rações industrializadas. Saiba que você pode preparar petiscos em casa para o seu felino, como petiscos de peixe e de cenoura, por exemplo, sendo alimentos que necessitam de sal em seu preparo.

Mas, atenção, ao preparar o alimento do gato evite sal e temperos que contenham muitas misturas, como alho e cebola, por exemplo. Esses ingredientes podem ser tóxicos e fazer seu gatinho beber água demais, podendo causar um mal-estar e até mesmo levar o seu felino a ter problemas de saúde.

Leve o gato ao veterinário

Embora os gatos possam beber muita água e não ser motivo de preocupação para seus donos, também pode acontecer em alguns casos, que o bichano esteja com algum problema de saúde e você não saiba. Por isso, o recomendável é levar seu animal o quanto antes ao veterinário.

Então, se você observou que nos últimos dias seu gato apresentou esse comportamento de beber muita água, não demore para procurar ajuda de um profissional. Somente o veterinário saberá examinar e o que fazer com o felino.

Dicas extras para fazer o gato beber água corretamente

Gato bebendo água de uma poça.

Mesmo que você já saiba de todas essas informações, aqui vai mais algumas dicas extras para que você consiga fazer o seu gato de estimação beber água da maneira correta.

Incentive a prática de exercícios

Alguns dos motivos que levam um gato a beber água em excesso é o fato de estar recebendo estímulos demais. Nesses casos, pode acontecer de seu gato estar se exercitando demais ao longo do dia.

Sendo assim, se esse for o motivo do seu animal, incentive o gato a fazer exercícios, mas estabeleça um limite. Tente incentivar seu gato entre 10 e 15 minutos algumas vezes ao longo do dia, assim ele sentirá a necessidade de beber água na quantidade certa.

Coloque água em uma fonte para gatos

Para ajudar o seu gato a beber água na quantidade certa e se divertir, é indicado que se coloque água em fontes. Os gatos são animais que amam fontes, pois eles gostam de surpresas e são animais muito curiosos.

Além disso, as fontes para gatos são consideradas também um dos métodos de enriquecer o ambiente para os felinos, já que alguns não saem de casa (como é o caso dos que moram em apartamento), ou apresentam níveis elevados de estresse.

Ofereça água fresca e abundante

Em dias de calor é muito importante oferecer muita água e que seja fresca, ou seja, em uma temperatura mais fria. Oferecer dessa maneira vai ajudar a solucionar alguns dos motivos que levam o seu gato a beber muita água.

Oferecendo água para o animal desta maneira, fresca e sem limitar o consumo da água do gato, ele vai conseguir se refrescar em dias de altas temperaturas e logo após ter se exercitado, por exemplo. Sendo assim, tenha esses cuidados.

Mantenha o bebedouro limpo

Se você usa vasilha para colocar água para seu gato, é importante que você faça a limpeza pelo menos uma vez na semana. Algumas raças de gato, como é o caso do gato siamês, ele é muito exigente em relação à limpeza.

Sendo assim, pode acontecer de alguns gatos não vir a beber a água porque o recipiente estava sujo, para evitar que isso aconteça, mantenha-o sempre limpo. Lembrando que, a água deve ser trocada pelo menos uma vez no dia.

Coloque gelo no bebedouro

Caso o dia esteja muito quente, colocar pedras de gelo pode ajudar a refrescar a água do felino. Bem como, pode colaborar para que você não precise ficar trocando a água várias vezes ao longo do dia porque esquentou.

E não precisa se preocupar, seu gato não correrá o risco de pegar um resfriado ou ficar com a garganta doendo, pois você colocará pedras de gelos no bebedouro do felino apenas em dias de muito calor, no caso, apenas no verão.

Fique atento e o seu gato beberá água na quantidade certa

Gato bebendo água de um vaso de pedra.

Inicialmente, você descobriu que se um gato está bebendo muita água não significa totalmente que é um problema, mas é muito importante observá-lo para saber o motivo. Sendo assim, você leu que existem vários motivos que podem levar seu gato a beber muita água, como por exemplo, a ingestão de ração seca, alimentos com muito sal e temperatura muito elevada.

Logo em seguida, você aprendeu que existem algumas maneiras de ajudar seu felino a parar de beber água demais. Sendo que não se pode limitar o consumo de água do gato, deve-se oferecer sempre a quantidade ideal para a saúde do felino.

Para finalizar, você aprendeu que é importante incentivar o gato a praticar exercícios, oferecer sempre água fresca e se possível, colocar pedras de gelo em dias de muito calor. Com todas essas dicas, será fácil fazer seu gato beber água na quantidade certa.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


dica cuidados Felinos Criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.