Furão (ferret): veja tipos, cuidados, preço e muito mais!

Furão (ferret): veja tipos, cuidados, preço e muito mais!

Você conhece o furão? Neste artigo, você vai saber mais sobre suas características, onde comprar, como cuidar e mais curiosidades.


Você já viu um furão?

O ferret ou furão é um bichinho extremamente simpático e que está ganhando cada vez mais espaço nos lares por ser um animal pequeno, exótico e que pode ser domesticado. Curiosos, esses pequenos peludos precisam de muita atenção dos tutores para não entrarem em lugares perigosos e se machucarem.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre essas criaturinhas divertidas e engraçadas. Vai entender o que comem, como cuidar de sua saúde e higiene, os itens de que ele precisa para viver bem, onde adquirir um furão e lugares seguros para comprá-lo, como lidar com seu comportamento e mais curiosidades. Confira a seguir.

Características gerais do furão

O furão é um animalzinho muito companheiro, brincalhão e maleável, graças à sua estrutura física pequena. Além de ser um excelente nadador, ele também escala árvores com muita facilidade. Nos tópicos seguintes, conheça mais sobre este mamífero.

Nome

O furão (também conhecido como ferret), é um mamífero de quatro patas, carnívoro e que pertence à mesma família das lontras, ariranhas, doninhas, visons, lontras, texugos, sabres e martas (família dos mustelídeos).

Seu nome científico é Mustela putorius furo e o nome "furão" vem do latim fur, que quer dizer "pequeno ladrão". O que explica muito algumas das principais atividades desses mamíferos, que é o de roubar e esconder coisas.

Características visuais

O furão tem um corpo longo e muito flexível, pernas com patas de 5 dedos, cauda comprida e peluda. Suas orelhas são curtas e seu focinho tem uma forma bem pontuda (como se fosse a ponta de um prisma), com a presença de dentes bastante afiados. Graças a esses dentes, ele consegue ser um predador de pequenos animais, como roedores, por exemplo.

A pelagem deste animal é bem densa e as cores variam muito de um para o outro. É possível encontrar pretos, de cor chocolate, cor champagne, sable, cor canela e muitas outras cores lindíssimas.

Tamanho, peso e tempo de vida

O furão é um animal de porte bem pequeno. O comprimento médio do furão depois de adulto (incluindo a cauda) varia de 35 a 60 cm e seu peso vai de 400 g e 2 kg. Por conta do tamanho e do sistema esquelético (composto por cerca de 200 ossos), o pet é muito maleável e consegue acessar, com muita facilidade, buracos pequenos, canos e lugares muito difíceis de entrar.

Uma outra característica do ferret é que ele é considerado de mais idade quando chega aos 4 anos de vida. A boa notícia é que, se bem cuidado e bem alimentado, ele pode viver facilmente por mais de 10 anos.

Distribuição e habitat

Naturalmente, os furões são animais que gostam muito de vegetação mais baixa e de ficar em áreas próximas a rios. Seu habitat são regiões de florestas tropicais, bosques de arbustos, terra firme e, também, em savanas.

É possível encontrar ferrets nas regiões de cerrados e pradarias. Eles estão presentes na América Central e do Sul. Na América do Sul, eles vivem no sudeste do Brasil, na região central do Peru, na Bolívia e no sul do México. Uma curiosidade é que é muito difícil avistar um furão em seu habitat natural, isso porque, apesar de muito curiosos, eles são velozes.

Comportamento

Os furões são muito enérgicos, agitados, exploradores, brincalhões e, por isso, ficam em atividade quase que 24 horas por dia, possuindo ações e tarefas diurnas e noturnas. Por terem um corpo mais maleável e muito flexível, conseguem entrar em buracos, fendas e demais locais com muita facilidade.

São ágeis e rápidos, o que os ajuda a serem excelentes caçadores, principalmente de roedores, pequenas aves, répteis e animais menores. É um animal que tem uma grande habilidade de atenção e concentração, além de gostarem muito de brincar, ou seja, são bons em se manterem entretidos por muito tempo em suas atividades.

Reprodução do furão

A puberdade do furão tem início depois dos seus 250 dias de vida e a sua maturidade sexual começa a partir dos 8 meses de idade. Uma das principais características é que esses animais têm uma época específica para acasalar. Esse período geralmente ocorre entre os meses de março e setembro.

A gestação da fêmea dura em média um mês e os filhotes nascem com peso de 5 a 15 g. Os bebês de furões nascem sem pelagem, além de não enxergarem e nem ouvirem nada. Em cada gestação, uma fêmea consegue dar à luz entre 2 e 4 filhotes de furão.

Diferentes tipos de furão

Pode ser que nem todos saibam, mas, nem todos os furões são domesticáveis. Algumas espécies nativas são selvagens e diferem muito dos ferrets que estamos acostumados a ver na casa das pessoas. Confira a seguir quais são os diferentes tipos de furão existentes.

Furão doméstico

O furão doméstico ou ferret é uma espécie de porte pequeno muito usada como animal de estimação, principalmente nos países da América do Norte, como os Estados Unidos. Para se chegar nessa espécie passível de ser domesticada e adestrada, foram feitos inúmeros cruzamentos com furões mais dóceis e amigáveis, isso porque os furões selvagens – ou seja, que não convivem com humanos - são um tanto quanto agressivos.

O furão doméstico se alimenta de ração específica e precisa de inúmeros cuidados com a saúde, já que são animais que, devido ao cruzamento, tem propensão de adquirir inúmeras doenças ao longo da vida.

Furão-grande

O furão-grande é um animal de porte pequeno, assim como todos os outros tipos de furões existentes e tem um corpo mais alongado e fino. Como o nome já diz, apesar de ser pequeno, ele é um pouco maior do que o furão-pequeno.

Ambas as espécies de furão possuem uma variação de cor na sua pelagem. A região do topo da sua cabeça é mais clara (em tons de cinza) e a de baixo de cor negra. No caso do furão-grande, os tons tendem a ser mais acinzentados. Se alimenta de presas pequenas, como pequenos mamíferos, répteis, aves e peixes.

Furão-pequeno

O furão-pequeno, assim como o grande, tem um padrão de pelo bem característico (sua pelagem é acinzentada, ele possui membros em tons negros, e uma faixa branca que divide uma colocação da outra). A diferença mais pronunciada é no tamanho, onde o furão-pequeno (ou Galictis cuja) é menor que o furão-grande (ou Galictis vittata).

Essa espécie de furão é amplamente encontrada na América do Sul, principalmente. Costumam viver em florestas, matas, áreas abertas e tem o hábito de ficar em pequenos grupos e de se alimentam de mamíferos menores, aves e seus ovos, répteis, peixes, etc. Também não são domésticos.

Tipos de furão de acordo com a cor

Além dos diferentes tipos de furão já citados neste artigo, eles também são caracterizados de acordo com suas cores e tons de pelagem. Existem diversos tipos, por isso, reunimos algumas delas neste artigo para você conhecer.

Albino e branco e olhos escuros

O furão albino ou furão branco (como é mais conhecido) possui não só a cor branca como característica, mas também pode ser encontrado com a cor creme. Seu focinho é rosado e seus olhos são de cor preta ou, muitas vezes, na cor vinho (quase que em um tom mais rosado).

Na natureza, a despigmentação do pelo é uma desvantagem enorme para o animal, pois o furão albino é facilmente exposto e encontrado por predadores, virando uma presa fácil em seu habitat natural. Mas não se pode negar que a aparência deste peludo é incrível e muito apaixonante.

Sable

Este furão tem como característica principal a pelagem marrom de tom bem intenso. Não à toa ele é chamado de sable - que é uma palavra cuja sua tradução para o português é "areia". Seu subpelo é branco e creme, principalmente nas suas costas, o que é muito semelhante ao tom da areia da praia.

Seu focinho é predominantemente de cor castanho claro e seus olhos podem variar entre um castanho e castanho escuro e uma outra característica interessante é que o sable pode apresentar uma letra T no nariz (na cor rosa ou marrom) e tem uma faixa de pelo mais claro que passa de ponta à ponta de sua cabeça.

Sable Preto

Uma outra variação do sable é o preto. O sable preto ou sable black (em inglês) é conhecido por ter o pelo de guarda cinza escuro, preto ou marrom e seu subpelo é quase preto. Seus olhos são pretos também.

Uma outra característica marcante é que seu nariz é castanho escuro e pode ter manchinhas ou pintinhas brancas. Assim como o sable, o sable preto também tem como característica uma faixa de pelo mais claro (geralmente de cor branca acinzentada) que passa de ponta à ponta de sua cabeça.

Cor Preta

O furão de cor preta ou black (em inglês) é praticamente todo de pelagem no tom preto, exceto por um detalhe. O pelo de todo o seu corpo é preto e o seu subpelo é de cor branca (isso somente no focinho, que é uma característica principal do furão preto).

A ponta do focinho do furão black é preta, quase preta ou preta salpicado. Seus olhos são pretos também. De fato, é um tipo de furão bem fácil de identificar, principalmente pelo detalhe de cor branca no seu focinho, que chama bastante a atenção de qualquer pessoa que o veja.

Cor Chocolate

Este furão definido por cor chocolate possui a pelagem principal de cor marrom (tipo cor de achocolatado, que é caracterizado por um tom de marrom bem mais claro). As patas e a cauda deste tipo de furão são mais escuras que o resto do seu corpo (marrom escuro).

O seu focinho tem a pelagem totalmente branca. O subpelo deste pequeno peludo é branco e possui um focinho rosado. Os olhos do furão podem ser de cor castanho ou, muitas vezes, até na cor vinho.

Cor Canela

Os furões de cor canela são bastante raros. Esses pequenos peludos são caracterizados pela pelagem de cor castanho e com um forte tom avermelhado. Pode variar de um marrom avermelhado até um loiro. As pernas e cauda, principalmente, podem ser um pouco mais escuras do que o restante do corpo deste animal.

Tem olhos vinho claro ou escuros e o nariz pode variar de tons, ficando entre um bege, marrom claro ou rosa. O pelo do focinho é caracterizado pela cor branca e essa pelagem mais clara se estende até acima dos olhos do animal, como se fossem as sobrancelhas.

Cor Champagne

O furão de cor champagne tem uma pelagem muito característica da espécie. A principal característica é a cor do pelo em tom de castanho claro (quase dourado), que é uma das coisas que se destacam das demais pelagens. As patas e cauda tem, geralmente, uma cor mais escura, por vezes um castanho claro.

O subpelo deste pet é branco e creme e ele possui focinho rosado também. O pelo do focinho é uma das partes mais claras deste furão, onde o tom de branco é bem predominante. Os olhos são predominantemente de cor vinho, mas podem ser mais escuros também.

Preço do furão, custos e onde comprar

Apesar de ser um animal exótico, não é tão difícil encontrar locais onde os furões são vendidos aqui no Brasil. Porém, não é nada barato adquirir e manter este pet. Confira na sequência alguns cuidados importantes na hora de comprar seu peludo.

Qual o preço do furão de estimação?

No Brasil, o Furão é considerado um animal exótico e não tão comum de ver nas casas brasileiras. Para comprar, uma pessoa deve gastar, em média, de R$ 800,00 e R$ 2.500,00. Um outro detalhe que encarece a aquisição deste pequeno peludo é o chip de identificação que vem implantado obrigatoriamente em cada um.

O furão doméstico não é originário do Brasil, mas sim, dos Estados Unidos da América. Então, por este motivo, o seu preço costuma ser um pouco mais elevados do que outros tipos de pets, como gatos, cachorros ou periquitos.

Onde comprar um furão doméstico?

Os ferrets não são nativos das terras brasileiras. Eles chegam dos Estados Unidos já com um chip de identificação e castrados, isso porque eles podem causar desequilíbrio na natureza brasileira se forem soltos na nossa fauna local.

Para escolher o local de compra, é preciso estar de um criador autorizado. Você só consegue comprar em locais licenciados, inclusive pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Quando você adquire um ferret, é necessário, também, assinar um termo de responsabilidade pelo animal, garantindo que você irá cuidá-lo com a seriedade exigida.

O que é necessário para comprar ou adotar?

Como este pet não é de origem brasileira, alguns cuidados precisam ser tomados quando se busca adotar um furão. Em primeiro lugar, como já citado neste artigo, os locais de criação e venda precisam ser licenciados pelo Ibama, pois existem uma série de requisitos para a criação deste animal, como ser castrado e possuir um microchip de identificação.

Então, lembre-se sempre de procurar por locais autorizados e licenciados para ter a certeza de estar comprando um bichinho de forma legal e para evitar dores de cabeça futuras, inclusive com as autoridades brasileiras.

Preço de gaiola e acessórios

É muito importante investir em uma gaiola, porque o furão precisa de um espaço para dormir, para deixar sua água, comida e alguns brinquedos. Claro que ele não ficará na gaiola o tempo todo, mas é fundamental ter esse espaço para ele se sentir mais confortável e em casa, se sentindo num ambiente seguro.

Os preços de uma gaiola são muito variados. Vai depender muito do tamanho que você escolher, do modelo, e outras especificidades. Em média, você encontra uma gaiola de furão por preços que variam de R$ 600,00 a R$ 2.100,00, mas é importante consultar certinho o modelo que você precisa e quer.

Preço de comida

Ter um furão requer gastos um pouco mais elevados, e a alimentação do seu pet está incluída nisso também. Um pacote de ração, que é o alimento que você poderá dar a ele, varia conforme a quantidade e a marca escolhida para a compra.

É possível encontrar à venda um pacote de 700 g a partir de R$ 64,50. Se estiver procurando pacotes maiores, você encontra de 5 kg, que custa, em média, R$ 300,00. Um furão consome, em média, 60 g de ração por dia. Por mês, dá cerca de 2 kg. Em um cálculo básico, o tutor gastará, em média, R$ 200,00 por mês somente com ração.

Produtos de higiene e limpeza

Com qualquer bichinho, a atenção à sua higiene deve ser levada em consideração – e com os furões não é diferente. Ferrets são animais extremamente limpos, que cuidam do seu pelo assim como os gatos. Banhos completos são recomendados a cada três meses e os produtos que podem ser usados são shampoos naturais, que são encontrados em petshop e lojas especializadas.

Com relação à sua gaiola e ambiente, é necessário que tudo seja limpo com frequência para evitar doenças ao seu pet. Lembre-se que ele tem uma saúde mais frágil.

Custo com vacinas e consultas

As vacinas da raiva e cinomose devem ser aplicadas anualmente no seu pet, isso porque essas doenças são mortais para os furões e causam muito sofrimento ao bichinho. O preço médio da vacina de cinomose é de cerca de R$ 60,00. A vacina de raiva custa entre R$60 e R$80. Mas lembre-se: os preços podem variar de acordo com inúmeros fatores, como região e época.

Quanto às consultas, é importante frequentar o veterinário regularmente para verificar se a saúdo do seu ferret está em perfeitas condições. O mais recomendado são check-ups uma vez ao ano. O preço da consulta varia.

Cuidados com o furão de estimação

Os furões são animais extremamente frágeis e delicados, principalmente quando o assunto é sua saúde. Além de supervisão constante, eles precisam de alguns cuidados fundamentais dos tutores para terem uma longevidade maior e garantirem uma qualidade de vida melhor. Confira quais são esses cuidados abaixo.

Como cuidar de um furão filhote

Se você adotou um furão filhote, precisa se atentar a alguns cuidados muito importantes. O primeiro deles é realizar os primeiros exames de saúde. Como já falado por aqui, o ferret tem uma saúde muito frágil e que precisa de atenção frequente de um veterinário.

Nessa primeira consulta, também, o pet será encaminhado para as vacinas necessárias para evitar uma série de doenças. Geralmente são dadas vacinas contra cinomose e a anti-rábica. O veterinário poderá indicar, também, o corte das unhas do seu pet, o que será uma tarefa comum até o final da vida dele.

Prepare a gaiola corretamente

É importante saber que não é muito seguro deixar um furão sozinho e sem supervisão. Ele costuma ser muito enérgico, curioso e pode entrar em buracos, canos e lugares perigosos da casa. Por isso, é essencial ter uma gaiola para evitar que ele entre em apuros.

A gaiola de um furão de estimação precisa ser especialmente desenvolvida para esse tipo de pet. Ela precisa ser equipada com tubos, cama e objetos que o entretenham. Um furão precisa de distrações e de brinquedos que o deixem mais feliz e à vontade ao ambiente.

Ofereça alimentação especial

O furão precisa de uma alimentação especial para obter os nutrientes necessários para que consiga se desenvolver. Essa alimentação especial, no caso de um furão domesticado, precisa ser à base de ração. No mercado, existem rações específicas para o furão, que são as únicas que atendem às suas necessidades.

Além da ração, é importante uma visita frequente ao veterinário para que seja possível equilibrar a alimentação do seu pet. É sempre bom lembrar que eles são bichinhos extremamente delicados e que precisam de acompanhamento frequente de sua saúde.

Algumas curiosidades sobre o furão

O furão doméstico precisa se exercitar

O furão, assim como qualquer pet, precisa se exercitar. No caso do ferret, uma forma bem interessante para colocá-lo em movimento é brincando. Isso faz com que, além de passar um tempo de qualidade, ele fique mais feliz. Eles adoram brincar de esconde-esconde, fica a dica!

Você também pode treinar o seu ferret, sabia? Eles adoram aprender truques novos e amam ficar em movimento. Além disso, você pode acariciar seu bichinho. Eles amam ser escovados e mimados.

Cuida da higiene e saúde do animal

Furões não gostam de sujeira, por isso, tenha o costume de limpar a sua gaiola, trocar o substrato higiênico e remover as fezes. Como esses pets são animais com uma saúde delicada, é fundamental fazer uma faxina regular. A falta de higiene facilita a transmissão de doenças e parasitas.

Banhos devem ser dados apenas quando houver necessidade, pois a pele pode ficar muito sensível e passível de doenças dermatológicas.

Eles também são propensos a desenvolver doenças genéticas, como a neoplastia. É recomendado que o pet seja levado ao veterinário com frequência (pelo menos a cada seis meses).

O furão é um bichinho cheio de fatos curiosos, desde o seu surgimento, domesticação até suas características físicas e comportamentais. Confira algumas delas.

Origem e história

O relacionamento entre furões e humanos é mais longo do que muita gente imagina. Mesmo que essa teoria seja contestada por falta de evidências científicas, alguns historiadores afirmam que esse pet começou a ser domesticado no Egito há cerca de 2 mil anos antes de Cristo, como uma forma de conter pragas, como ratos nas casas de pessoas. Mas, o que se sabe é que o furão já era domesticado na época de Cristo.

Nos Estados Unidos da América, onde hoje o ferret é muito popular e um dos principais bichinhos de estimação presentes nas casas, esse pet chegou junto aos primeiros colonizadores.

Furão e ferret são diferentes

O furão (Mustela putorius furo) é um animal doméstico que é popularmente conhecido como ferret nos Estados Unidos da América. Mas, embora pareça, esse não é o mesmo furão que encontramos no Brasil e na América do Sul e Central.

Por aqui, os furões da natureza brasileira são espécies que aparecem do México à Argentina. Eles são conhecidos como furão-grande (Galictis vittata) e furão-pequeno (Galictis cuja), cujas características já vimos aqui neste artigo.

Mas, é importante dizer que não é incorreto chamar um ferret de furão no Brasil.

Não confunda furão com doninha ou lontra

Os furões são da família das doninhas, mas os únicos que foram domesticados para se tornarem animais de estimação. Portanto, as doninhas são selvagens. Elas se caracterizam pelos focinhos e orelhas pequenas, e, geralmente, apresentam a cor branca no pelo da barriga.

No caso da lontra, embora ambos tenham uma semelhança física muito presente, existem algumas diferenças bem características. Além de também ser uma espécie selvagem, a lontra tem uma pelagem impermeável de cor marrom e uma cauda mais longa, que a ajuda a nadar.

Se parecem mais com gatos do que com roedores

Apesar de muita gente achar que o furão é da família dos roedores, eles não são. Muito pelo contrário, eles se alimentam de roedores. Acredite se quiser, mas os gatos são animais muito próximos quando se fala em atitudes de um e outro. Assim como os gatos, os furões de estimação também usam a caixa de areia para fazer suas necessidades e podem ser treinados.

Além disso, como você já acompanhou neste artigo, os furões também começaram a ser domesticados para o controle de pragas domésticas, assim como os gatos.

Quando estão ameaçados, eles dançam

Parece engraçado, mas quando os furões se sentem ameaçados, eles fazem uma espécie de dança hipnótica e isso faz com que suas presas entrem em transe. É como uma distração na hora da caçada.

A diferença entre o furão selvagem e o furão doméstico é que, enquanto um usa esse artifício para a caça, o outro usa a dança para brincar. Os ferrets levantam as costas, estufam a cauda e se movem de um lado para o outro. Isso significa que ele está feliz e se divertindo, ou seja, um bom sinal.

O furão é perfeito para quem quer um companheiro enérgico

Você viu neste artigo que existem muitos tipos de furões, entendeu a diferença entre um furão e um ferret, conheceu os que são domesticados e os que não são e que, no Brasil, eles precisam ser adquiridos de lugares autorizados, pois não são animais nativos.

Você também aprendeu que os ferrets são animais extremamente agitados, brincalhões e ótimas companhias para quem ama ficar em casa. Eles adoram carinho, aprender truques novos e brincadeiras. Se você estiver disposto a desembolsar uma quantia mais alta, ter atenção à sua saúde frágil e tiver muita disposição e tempo para acompanhá-lo, o ferret é a melhor opção para você, pode apostar!

Agora que você já é um expert em furões, já conseguiu saber se ele é o pet ideal para você?

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.