Esportes com cavalos: conheça a doma, vaquejada e muito mais

Esportes com cavalos: conheça a doma, vaquejada e muito mais

Hipismo, corrida à galope, volteio: neste artigo vamos descobrir quais são os esportes praticados com cavalos. Vamos lá?


Você sabe quais esportes podem ser praticados com cavalos?

Homem cavalgando

O cavalo é um animal que tem acompanhado os humanos em sua jornada evolutiva desde os tempos primitivos. Geralmente como companheiros para o trabalho árduo, para a locomoção de pessoas e objetos, além de muito utilizados em guerras. Os cavalos fizeram parte essencial da evolução humana e não seria por acaso que esportes praticados com eles surgissem.

Neste artigo abordaremos os mais variados tipos de esportes com cavalos, chamados de esportes equestres. Confira esses esportes dos mais clássicos até os mais recentes e inusitados. Há um universo próprio de praticantes destes esportes que vão dos mais tranquilos até os mais radicais e perigosos. Certamente você encontrará a modalidade perfeita para você!

Esportes conhecidos praticados com cavalos

Embora os esportes com cavalos não sejam amplamente divulgados em nossa cultura, há um conjunto de esportes equestres que são comuns na mídia. Aqui vamos abordar alguns destes esportes e as suas regras.

Doma Clássica

Doma Clássica

A doma clássica é um esporte que avalia a conexão e polidez do jóquei e do cavalo, tendo regras altamente rigorosas, onde qualquer movimento fora do esperado é punido com uma severa perda de pontos. Esse adestramento tem por objetivo fazer o cavalo transmitir uma imagem de pura leveza enquanto executa os comandos.

Surgido na Grécia antiga, o animal era treinado e cuidado de modo especial, sem violência e com alimentos próprios. O objetivo da doma clássica é promover poesia em forma de movimento.

É como um balé em quatro patas, onde o condutor deve saber de cabeça a ordem dos movimentos e como realizá-los de modo impecável. Para atingir tal maestria, é necessário muito tempo de treino e prática.

O cavalo deve executar com tranquilidade e naturalidade os comandos do condutor, além de realizar perfeitamente os movimentos determinados pelos avaliadores. É um esporte olímpico que é mais difícil do que as aparências sugerem.

Vaquejada

Vaquejada

A vaquejada surgiu no Nordeste, porém, hoje está presente no cenário nacional. O esporte consiste em um boi ser solto em uma pista, no qual dois vaqueiros devem segui-lo, tentando derrubá-lo, de modo a ficar, com as quatro patas para cima.

A vaquejada é um esporte intenso, com risco de acidentes, quedas e do boi reagir agressivamente, é justamente essa adrenalina que tem gerado interesse pelo evento. Muitos investimentos são feitos tanto na qualidade do condutor quanto na do cavalo, pois é necessário grande força para derrubar um boi.

Salto

Salto

Como o próprio nome sugere, o esporte se baseia em diferentes tipos de salto com obstáculos. Apesar de parecer simples e objetivo, exige muito do cavalo, pois ele deve cumprir um percurso difícil, com diferentes tipos de salto, no menor tempo possível.

Este também é um esporte olímpico e desfruta de bom prestígio. Uma vez que apenas os animais mais preparados conseguem ter um bom desempenho.

Hipismo

Hipismo

O termo "hipismo" é o nome dado a arte de montar cavalos, de onde são tiradas as provas olímpicas com cavalos. Algumas dessas provas são: o salto (acima mencionado), adestramento, atrelagem e a corrida.

O hipismo é uma prática que vem desde a antiguidade. Povos antigos tinham suas próprias maneiras de cavalgar e seus próprios pedigrees de cavalos, portanto, é uma tradição ancestral. Apenas em 1883, o hipismo desenvolveu regras unificadas, pois passou a ser competido nas olimpíadas.

Corrida a Galope

Corrida a Galope

A corrida a galope é o estilo de esporte equestre mais difundido na cultura pop. Trata-se da clássica corrida de cavalos, muito presente em filmes e séries, onde é possível apostar em quem será o vencedor. É também um esporte que exige bastante do animal.

Sendo composto por jóquei e cavalo, o esporte é competido em pistas feitas específicas para tal, podendo variar de 400 a 4000 m. Sendo as de 4000 chamadas de "grande prêmio", na qual são apostadas grandes somas de dinheiro e o vencedor é considerado uma celebridade no meio.

Polo

Polo

O polo é um tipo de futebol para equinos. Ele é constituído de duas equipes, com quatro cavalos e jóqueis, sendo um goleiro, um meio de campo e dois atacantes. O objetivo é conduzir a bola até o gol inimigo utilizando tacos longos.

Cada rodada dura de sete minutos e a partida toda chega a durar cinquenta minutos, vence a equipe que fizer mais gols. A cada rodada os cavalos são trocados, é um esporte intenso e o risco de colisões e acidentes é real, o que o torna muito perigoso.

Volteio

Volteio

O volteio consegue, ao mesmo tempo, ser um esporte majestoso e radical. É majestoso pois ele surgiu da leveza e harmonia entre cavalo e cavaleiro em épocas antigas. Acredita-se que a origem esteja no modo que o cavaleiro montava no cavalo, a prática havia criado maneiras suaves e precisas que seriam um espetáculo a ser observado.

Apesar da leveza demonstrada, o volteio é um esporte radical, pois o condutor deve realizar manobras em cima do cavalo. Essa tarefa já seria difícil se o animal estivesse parado, porém elas devem ser feitas enquanto o cavalo está em movimento.

Enduro Equestre

O enduro se assemelha a uma maratona, onde há um grande percurso que deve ser completado. O percurso pode variar de 20 até 160 km de distância. Há duas modalidades: velocidade limitada e velocidade livre.

Em velocidade limitada, onde os novatos começam, os percursos vão de 20 a 40 km e a velocidade do animal não deve ultrapassar os 12 km/h. Quanto a velocidade livre, a disputa é decidida por quem chegar primeiro em distâncias que variam de 60 a 120 km. Nas duas modalidades, há paradas obrigatórias que verificam o estado de saúde do cavalo.

Jogo de Piquetas

Jogo de Piquetas

O jogo de piquetas tem origem na antiguidade, uma vez que é um esporte que envolve destreza e armas de guerra. Neste jogo, o cavaleiro deve coletar um objeto, em muitos casos um anel ou uma fruta, portando uma espada ou lança.

Os cavalos devem correr para chegar primeiro ao objeto, coletá-lo e levá-lo ao ponto de partida. O objeto pode estar no chão ou suspenso em até 2,5 m. Portanto, o jogo de piquetas é um esporte que exige extremo foco e destreza do condutor.

Prova de três tambores

Prova de três tambores

A prova de três tambores é um esporte simples e tem um público praticante bem abrangente, desde adultos até crianças, novatos e experientes na condução de cavalos. O esporte consiste no montador girar três tambores pesados, enquanto cavalga.

Os três tambores estão dispostos em formato de triângulo a trinta metros de distância um do outro. Ganha quem girar os três tambores em menos tempo. Os tambores devem ser girados completamente, em 360º, da esquerda para a direita. É um esporte simples, mas que exige sintonia entre cavalo e condutor.

Seis Balizas

As seis balizas exigem agilidade e muita precisão. O esporte consiste em o animal ficar de frente com seis pilares, os quais deverão ser contornados em zigue-zague sem colisões. Caso haja alguma, haverá penalizações com acréscimo no tempo final.

Após as balizas serem cumpridas, o cavalo deve ir até um ponto de chegada que fica paralelo ao local que ele iniciou. Vence o participante que realizar a prova em menos tempo. Apesar de parecer simples, a prova exige destreza e coordenação, havendo categorias para amadores, experientes e experts.

Cavalgada

Cavalgada

A cavalgada é o esporte mais simples e acessível de toda a nossa lista, o que atrai novatos e veteranos para a prática. O maior objetivo é realizar um passeio, não há competição. Assim, é a prática mais recomendada para quem deseja começar a se familiarizar com a montaria de cavalos.

O passeio pode ser exercido em três velocidades: marcha, trote e galope. Pelo Brasil há diferentes grupos que promovem a cavalgada com diferentes características, seja de trilha na floresta até passeio no campo. É um momento rico para criar uma conexão entre humano, animal e natureza.

Esportes com cavalos famosos no exterior

Vimos alguns esportes que possuem notoriedade, porém, no exterior, há um circuito desconhecido por brasileiros sobre esportes equestres. Variando em tipo, regras e práticas, vamos ver neste tópico alguns esportes que vão desde "diferentes" até "completamente inusitados".

Horseboarding

Horseboarding é um esporte inovador que surgiu recentemente. Consiste em um condutor sobre um cavalo, o qual puxa, com uma corda, uma outra pessoa que está em uma prancha com rodas. Há dois tipos de modalidade no horseboarding: a drag race e a arena.

A drag race é simples, duas equipes competem para chegar primeiro na linha de chegada, parece fácil, porém a pessoa na prancha deve manter o equilíbrio e a firmeza, muita velocidade e ela cairá. A arena consiste de uma pista repleta de obstáculos, os quais devem ser contornados pelo cavalo e pela pessoa na prancha.

Justa medieval

Justa medieval

Foi no passado palco de exibição de nobreza e resolução de disputas entre guerreiros e famílias influentes. A justa ressurgiu recentemente, e poucas regras foram mudadas, com os cavaleiros ainda usando armaduras, escudos, capacetes e lanças.

O esporte consiste em uma grande pista, com um cavaleiro em cada ponta. Eles devem atingir o adversário com sua lança, o impacto pode ser de 40 km por hora. Hoje em dia, há um conjunto de medidas que tornam a prática mais segura do que em tempos passados, mas ainda assim, ela é bem perigosa.

Polocrosse

O polocrosse possui algumas similaridades com o polo, portanto vamos focar em seus pontos únicos. No polocrosse é permitido apenas um cavalo o jogo inteiro, o que significa que o esforço do animal é mais intenso. O esporte exige trabalho em equipe, pois é estruturado para fazer cada membro passar a bola constantemente para os outros.

O time consiste em seis membros, apenas três em campo e três reservas, havendo alternação dos membros ao fim de cada tempo. O polocrosse possui competições mundiais a cada quatro anos desde 2007.

Tiro com arco montado

Este é mais um esporte que tem suas raízes em práticas da antiguidade. O que poderia fazer a diferença entre vencer ou perder uma batalha, hoje é um esporte que tem ganhado muita popularidade, havendo algumas petições para incluir em jogos olímpicos.

O condutor deve percorrer, cerca de 100 m e atingir alvos com arco e flecha, o que torna tudo ainda mais difícil pois o galopar torna a mira inconstante, sendo um esporte que exige refinados feitos de destreza. O percurso ainda deve ser concluído em apenas vinte segundos.

Tent pegging

O tent pegging é a categoria mais ampla que abrange o jogo de piquetas, a justa e o tiro montado. É um esporte que visa que o condutor pince ou perfure alvos que estão no chão ou suspensos usando uma lança, uma espada ou atinja um alvo enquanto cavalgam.

A categoria engloba o quintain tilling, que consiste em despir um manequim sem perfurá-lo ou derrubá-lo do pedestal. Dependendo da modalidade do tent pegging, as regras vão determinar o tamanho e o peso do cavalo, a raça e as características da arma utilizada.

Prova de agilidade

Prova de agilidade

A prova de agilidade é uma modalidade que além de ser recente, desde 2009, é completamente democrática, qualquer um em qualquer lugar pode participar. O participante mais jovem já registrado tinha apenas quatro anos.

O International Horse Agility Club (IHAC) publica oficialmente como devem ser as pistas, para você se filmar correndo com seu cavalo e participar online. Simples e descomplicado, porém, cada pista pede algumas especificações e os vídeos são verificados para eliminar possíveis fraudes. É uma modalidade que visa ampliar a prática da cavalgada para o máximo de pessoas possível.

Aprimoramento de habilidades entre humano e animal

Cavalos correndo

Os cavalos acompanham os humanos desde a formação da civilização. A princípio como companheiros essenciais para o trabalho e para a guerra e, posteriormente, sendo símbolos de luxo e status. O esporte equestre é algo que surgiu naturalmente à medida que a conexão humano e animal se aprofundou.

É interessante ressaltar que certos povos utilizavam os cavalos de modo específico, pois tinham tradições diferentes e maneiras diferentes de guerrear. Portanto, os esportes equestres são um relato de tradições de nossos antepassados. Um verdadeiro legado sendo passado adiante.

Qualquer prática desportiva é uma celebração do ápice que o corpo humano pode oferecer. Em esportes equestres, há uma celebração da conexão entre humano e animal. Um trabalho em equipe que transcende espécies e reflete que os humanos não evoluíram sozinhos.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.