Veja com quantos dias os filhotes de cachorro começam a comer

Veja com quantos dias os filhotes de cachorro começam a comer

Você pretende cuidar ou está cuidando de um filhote de cachorro? Se sim, clique aqui e descubra quando ele vai começar a comer e com o que alimentá-lo!


Com quantos dias os filhotes de cachorro começam a comer?

vários filhotes de cachorro com fome

Um filhote de cachorro começa a comer alimentos sólidos após completar 30 dias de vida. Nesse período, ainda que a mãe continue produzindo leite, o cãozinho já poderá comer uma ração adequada para a idade dele.

Ração para cachorro não é tudo igual. Saiba que existem diversos tipos de ração que variam de acordo com a raça e o tamanho do seu pet. Então, fique atento na hora de comprar e escolha aquela que mais atende às necessidades nutricionais do seu companheiro, principalmente enquanto filhote.

Você quer saber mais sobre a alimentação dos cães filhotes? Continue lendo este artigo para ficar por dentro do assunto e aprender muito mais sobre as etapas de alimentação desde o nascimento até a vida adulta do seu pet. Vamos lá?

Etapas da alimentação do filhote de cachorro

filhotes de cachorro comendo

O cachorro passará por algumas etapas alimentares durante o primeiro ano de vida, quando ele se torna adulto. Por isso, a alimentação do filhote deverá mudar com o passar dos meses para atender as necessidades nutricionais dele em cada período. Assim, continue a leitura deste artigo e descubra como é alimentação dos filhotes em cada fase:

Até 90 dias

O filhote de cachorro é alimentado apenas com leite materno durante o primeiro mês de vida. Na falta da mãe, ele deve tomar um leite ou uma fórmula específicos para filhotes. Existem várias marcas disponíveis no mercado.

Aos 30 dias de vida, é iniciado o período de desmame. É quando o filhote passa a comer alimentos pastosos, como papinhas. Esse processo é uma fase de adaptação e leva de 6 a 8 semanas e deve ser realizado de forma gradual, introduzindo o alimento sólido entre as mamadas. Nesse período, que dura de 30 a 90 dias, é essencial que os filhotes e a mãe recebam também uma suplementação alimentar para ficarem mais fortes.

De 3 a 6 meses

A partir do terceiro mês, o filhote já pode ser alimentado com ração seca. Pode ser que ele ainda mame, mas o número de mamadas deve diminuir ainda mais neste período, até parar completamente.

Os filhotes de porte grande podem iniciar a alimentação totalmente seca já a partir de 10 semanas de idade. Entretanto, os filhotes de raças pequenas começam a comer a ração seca apenas após as 12 semanas de vida. Durante esse período, continue a oferecer ao cão uma ração específica para filhotes, afinal, seu companheiro estará em fase de crescimento e precisará ter todas as necessidades nutricionais atendidas.

De 6 meses a um ano

Aos seis meses de idade, o filhote não precisará de mais do que duas refeições por dia. Observe seu cachorro para saber qual quantidade de ração você deve oferecer a ele em cada refeição. As necessidades nutricionais variam de cão para cão, porque depende do metabolismo e do tipo de corpo de cada um.

Caso seu cão seja castrado nesse período, ele passará a gastar menos energia, por isso, mude a ração de filhote para uma ração de cão adulto. Faça essa mudança de forma gradual. Raças pequenas desenvolvem-se mais rápido do que raças grandes. Diante disso, a mudança da ração de filhote para a ração de adulto acontece entre os 7 e 9 meses para cães de pequeno porte, e entre os 12 e 14 meses para cachorros de grande porte.

Após um ano de idade

Após completar o primeiro ano de vida, seu cão já será um adulto. Mais uma vez, sua alimentação será modificada para atender às necessidades nutricionais dele. O cachorro precisará de menos ração por dia.

Para fazer o ajuste da quantidade de ração diária, observe se o cão deixa sobras de comida na vasilha ou se ele pula alguma refeição. Caso perceba que acontece alguma dessas opções, diminua a quantidade de ração por porção. Nessa idade, seu companheiro peludo precisa ser alimentado em horários definidos, recebendo quantidades regulares de ração.

Dicas e cuidados com a alimentação de um filhote

filhote de cachorro comendo

No mercado existem diversas opções de alimentos para o seu pet. Você sabe escolher a ração adequada para o filhote que tem em casa? Talvez essa não seja uma coisa fácil diante de tantas opções. Além disso, você sabia que alguns alimentos são tóxicos para eles? A seguir você encontrará as respostas para essas perguntas e outras informações sobre o assunto. Veja:

Escolha corretamente a comida do filhote

Há diversos tipos de ração para filhotes de cachorro, algumas mais baratas e outras mais caras. A variedade pode provocar certa confusão na hora de escolher, mas saiba que as diferenças entre elas não estão apenas no preço. É preciso avaliar o custo e os benefícios de cada uma.

A ração comum é a mais barata, mas não é a mais indicada. Embora seu cachorro consiga matar a fome com ela, ele vai precisar comer uma quantidade maior para ficar satisfeito, posto que esse tipo de ração é feita basicamente de proteínas vegetais, com pouquíssima proteína animal.

Já as rações premium ou super premium possuem mais proteína animal e maior qualidade nutricional. Portanto, mesmo sendo um pouco mais caras do que as rações comuns, o cão acaba comendo menos quantidade para se sentir satisfeito.

Evite alimentos tóxicos para o filhote

A cena é seguinte: você está comendo e seu cachorro olha para você com uma carinha de "pidão". O que você faz? Resiste ou dá a ele um pouco da sua comida? Se você faz a segunda opção, tenha cuidado ao que oferece ao seu amigo peludo, pois alguns alimentos são tóxicos para eles.

O chocolate, por exemplo, é um dos alimentos que não deve ser consumido por cães de qualquer idade ou raça, pois o cacau é tóxico para os pets e pode causar problemas sérios. Outros alimentos tóxicos para os animais são: adoçante artificial, alho, cebola, uva, leite, queijo, abacate (o caroço, a casca e as folhas da fruta), cafeína, frituras e alimentos gordurosos.

Adicione alguns petiscos

Quem não gosta de saborear um petisco de vez em quando? Com certeza seu cão também vai gostar de receber alguns, seja ele filhote ou adulto. No mercado pet, existe uma grande variedade de petiscos para cachorros, por isso, antes de comprar uma gostosura para o seu filhote, observe se o produto é indicado para a idade dele.

Os tipos de petiscos são variados: biscoitos, snacks, palitos e ossinhos. Caso prefira, você também pode fazer seus próprios petiscos naturais com frutas e legumes que seu bichinho pode comer.

Altere a alimentação com cuidado

Sempre que precisar alterar algo na alimentação do filhote faça isso com cuidado e de forma gradual. Observe sempre se ele está se ajustando bem ao novo alimento.

Essa introdução gradual é importante quando o cão passa a comer a ração para adulto ou quando se deseja introduzir uma nova marca de ração. Uma dica é começar com 25% da ração nova misturada com a ração anterior e aumentar essa proporção aos poucos, até que o filhote consiga comer 100% da nova ração. Esse cuidado é importante, porque uma mudança brusca na alimentação pode causar problemas estomacais no seu cachorro, seja ele de qualquer idade.

Atenção ao estado das fezes

Analisar o estado das fezes do seu cachorro pode até não ser uma das tarefas mais agradáveis para você, mas ela é uma das mais importantes para a saúde do seu pet. Afinal, mudanças no estado do cocô do animal podem indicar problemas de saúde.

Ao fazer a análise das fezes, observe o aspecto delas, a cor, a consistência e também a frequência com que seu cão defeca. O normal é que as fezes sejam marrons, firmes (mas não duras) e uniformes.

Pequenas alterações podem ser indícios de problemas intestinais, mas continue observando. Caso perceba mudanças na cor, presença de vermes, muco, sangue ou outra anormalidade, entre em contato com o médico veterinário que acompanha o seu filhote.

Acompanhe o crescimento do cachorro

Filhotes são muito fofos, isso é um fato. Às vezes você pode até desejar que seu amigo peludo fosse um filhotinho para sempre. Mas você também vai ficar muito feliz ao vê-lo crescer forte e saudável.

Na segunda semana de vida, o filhote abre os olhos para ver o mundo. Na terceira, já começa a dar os primeiros passos e a emitir os primeiros latidos. Com quatro semanas, ele perde alguns dentes de leite e ganha permanentes, o que possibilita a introdução de alimentos sólidos. Para que seu filhote cresça forte e saudável, observe sempre o desenvolvimento dele e converse com o médico veterinário que o acompanha.

Lembre-se também da hidratação

O filhote de cachorro demonstrará interesse pela água depois dos primeiros trinta dias de vida. O número de mamadas diminuirá com a introdução da ração seca e ele precisará da água para se manter hidratado e para o auxiliar no processo digestivo.

Seu cãozinho precisará tomar meio copo de água a cada duas horas. Mas essa quantidade é uma média que pode variar de acordo com o tamanho, a raça do animal e com o organismo de cada um.

Assim como a alimentação, a hidratação também é diferente para cães filhotes e adultos. Por isso, observe o quanto de água o filhote ingere e busque orientação veterinária, caso ache necessário.

Cuidados para que o filhote tenha uma vida saudável e feliz

vários filhotes de cachorro com fome

Cuidar de um filhote de cachorro é uma tarefa agradável, embora trabalhosa. Se você tratá-lo bem e da forma correta, tomando todos os cuidados mencionados neste artigo, seu amiguinho crescerá forte, saudável e feliz com o carinho que recebe de você.

Mas lembre-se que este artigo é apenas um guia, ele não substitui um acompanhamento veterinário profissional. Portanto, para um maior aprofundamento sobre o assunto e outras informações, procure um médico veterinário especialista em nutrição animal. No mais, aproveite seu filhote em cada fase de vida dele para que você não perca seu belo e inesquecível desenvolvimento!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.