Cachorro pode comer batata doce? Veja benefícios e cuidados

Cachorro pode comer batata doce? Veja benefícios e cuidados

Está pensando em dar batata-doce para o seu cachorro? Confira os benefícios deste alimento, os cuidados que você deve tomar com ele e três deliciosas receitas!


Posso dar batata-doce ao meu cachorro?

Pug comendo da sua tigela e olhando para a câmera

Sim, você pode dar batata-doce para o seu cachorro comer! Rico em nutrientes, o alimento pode servir muito bem para aqueles momentos em que seu amigo quer comer algo diferente, ou está pedindo por um snack. Seja cozida, assada ou em formato de biscoitos, é deliciosa!

Com um sabor naturalmente doce, a batata facilmente se tornará um dos alimentos preferidos do seu pet, assim como o de vários cães que já se tornaram fãs do alimento. Porém, tudo em excesso faz mal, certo? Então, aqui vamos indicar a quantidade aceitável de batata doce que você pode dar ao seu pet para que ele coma de forma saudável.

Hoje você irá aprender o porquê de a batata-doce ser considerada um superalimento e os cuidados que você precisa ter na hora de oferecê-la ao seu cão. Também te daremos algumas receitas para que possa preparar essa delícia amada pelos cachorros!

Propriedades da batata-doce

Batata doce

Com um sabor naturalmente doce, a batata facilmente se tornará um dos alimentos preferidos do seu pet, assim como o de vários cães que já se tornaram fãs do alimento. Mas, a qualidade do alimento não fica só no sabor, confira as propriedades da batata-doce e os benefícios que ela traz ao seu cão.

Rica em carboidratos

Assim como outras raízes, a batata-doce também possui uma boa quantidade de carboidratos, importante para que o seu amigo obtenha energia, conseguindo brincar e realizar outras atividades sem se sentir cansado.

O carboidrato presente na batata-doce é mais complexo do que o contido em massas industrializadas, por exemplo. Isso faz com que o seu índice glicêmico seja baixo, demorando mais para ser digerido e, assim, garantindo a energia do seu companheiro.

Por isso, snacks feitos de batata-doce - vamos te passar uma deliciosa receita deles mais abaixo - são ótimas opções para passeios mais longos ou para momentos de brincadeiras intensas.

Batata-doce possui fibra dietética

Uma grande vantagem da batata-doce para a batata comum é a grande quantidade de fibras que ela possui, nutrientes excelentes para que seu cão tenha uma boa digestão e se mantenha saciado por mais tempo.

As fibras são o principal motivo da pergunta “cachorro pode comer batata-doce?” não só ter uma resposta afirmativa, mas também agregar benefícios à saúde intestinal dos cachorros.

As fibras dietéticas se destacam pela resistência à digestão, mas realizando um papel importante durante o processo, auxiliando de várias maneiras o organismo dos cachorros, e evitando doenças ligadas a um alto índice de glicose, como diabetes e obesidade.

Potássio

Mais um benefício do superalimento, o potássio regula o sal que se acumula no corpo e, por consequência, estabiliza a pressão arterial. Ele também possui função diurética, sendo mais um reforço na melhora do metabolismo do seu amigo.

Um problema que seu cão pode apresentar durante a velhice é a fraqueza dos ossos, e o potássio, além dos benefícios já citados, cumpre seu papel ao fortalecê-los, garantindo que o cachorrinho possa continuar aproveitando a vida.

O seu companheiro também pode apresentar câimbras, assim como nós, ao praticar muitas atividades e o potássio também ajudará a evitar dores nesses momentos.

Vitaminas C, E e B5

Muitas vitaminas são elementos antioxidantes importantes para manter o corpo dos pets jovens e saudáveis, incluindo seus pelos. Elas facilitam também a absorção das proteínas e auxiliam na obtenção de uma imunidade alta, suprimindo o câncer e doenças de pele.

Por manter o armazenamento e melhorar a absorção do ferro, a vitamina C, tem um papel importante na alimentação do seu amigo. Já o principal benefício da vitamina E é evitar danos causados pelos radicais livres das células, fortalece as defesas imunológicas e previne doenças relacionadas ao envelhecimento.

As vitaminas do complexo B estão associadas à baixa dos níveis de homocisteína, substância que aumenta o risco de demência canina. A vitamina B5, por exemplo, ajuda na formação das células vermelhas e na construção de anticorpos.

Ácido clorogênico

Responsável por facilitar o controle do peso e reduzir os níveis de glicose no sangue, o ácido clorogênico também é um excelente aliado que a batata-doce possui e que ajuda seu pet de diversas formas.

Além de ser um excelente composto antioxidante, o ácido clorogênico também ajuda na redução do colesterol, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas do seu pet.

Benefícios da batata-doce para cachorros

Cachorro feliz

Cachorros não só podem comer batata-doce, como também obtém benefícios físicos a partir dela, trazendo ao seu amigo uma maior qualidade de vida. Leia a seguir os principais benefícios desse alimento para o seu pet.

Batata-doce é bom para a visão

Rica também em vitamina A, o seu cão obterá a partir da batata doce benefícios ligados a visão. Ela mantém a córnea clara, lubrifica os olhos e melhora a visão em baixa luz.

Os cachorros têm maior propensão natural a apresentarem problemas de vista. Você certamente já conheceu algum cãozinho com catarata, ou até cegueira, não é mesmo? Por esse motivo, a batata-doce pode ser um ótimo aliado natural para o seu amigo.

Melhora a regeneração da pele

Se o seu cão já se feriu, você sabe o quão demorada é a regeneração de pele em animais. Eles têm dificuldade em se cuidar, estão sempre se movendo, e tentando a todo custo lamber o machucado. A batata-doce pode auxiliar nesse problema também.

A vitamina C encontrada na batata doce é essencial e atua em todo o processo de regeneração e cicatrização da pele, pois é fundamental na formação do colágeno. Além disso, as vitaminas em geral fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate à infecção que causa o ferimento.

Auxiliam na digestão

Se o seu cachorro estiver com problemas com digestão, a batata-doce será uma excelente opção para que sua saúde intestinal volte ao normal, eliminando o desconforto que ele sente.

Principalmente por conta das fibras, mas também por conta de outros elementos que auxiliam o organismo, a tendência é que ao comer algum preparo com a batata o seu amigo não se sinta constipado, mas sim pronto para passear e fazer suas necessidades rapidamente.

Mas lembre-se, para que esses benefícios sejam observados as porções devem ser adequadas, sem exageros.

Combate inflamações

Um dos principais benefícios da vitamina C, que como já te contamos, também está presente na batata-doce, é o combate às inflamações. Seja em um quadro inflamatório externo, visível, como um machucado ou interno, como um órgão inflamado, a vitamina agirá. Ao evitar essas inflamações, o retardamento do envelhecimento também é outro benefício a ser notado.

Como oferecer batata-doce para o cachorro

Cachorro cheirando um prato de batata doce cozida

Você já sabe que cachorro pode comer batata-doce e dos seus benefícios, agora vamos aprender a prepará-la de três formas deliciosas para o seu pet se deliciar. Mas lembre-se de não servir nada em excesso, ok?

Batata-doce como petisco

O petisco é uma ótima opção para guardar e ir dando aos poucos. Você pode servir a batata cozida pura em pequenos pedaços, ou preparar a nossa sugestão de receita rápida e nutritiva:

Misture 1 xícara de batata-doce cozida (sem casca), com 1 xícara de farinha de aveia e uma colher de sopa de óleo de coco ou azeite extra virgem, até que a massa ganhe consistência para ser moldada. Se ficar muito mole adicione mais farinha de aveia, se estiver muito dura adicione um pouco de água.

Faça pequenas bolinhas, ou modele os biscoitos com cortadores específicos, disponha o preparo já moldado em uma forma com papel manteiga e leve ao forno até dourar.

Batata-doce cozida com carne

Para servir a batata em uma refeição, é importante que ela não esteja sozinha. Apesar de todos os seus benefícios, ela não é um alimento completo, ao misturá-la com uma fonte de proteína a refeição de seu cachorro estará nutritivamente excelente.

Corte a batata (sem casca) em pequenos pedaços, essa parte é muito importante, pedaços maiores podem fazer o seu cachorro se engasgar. Coloque a batata-doce cortada em uma panela e cubra-a com água, leve ao fogo médio até que os pedaços estejam macios.

A carne pode ser preparada como carne moída, lembre-se somente de usar pouco óleo e de não acrescentar temperos. Por fim, misture a carne com a batata e sirva para o seu pet.

Purê de batata-doce

Mais uma opção que o seu pet também vai gostar, principalmente se ele já é idoso ou por algum outro motivo tem dificuldade com a mastigação.

O preparo da batata para o purê será o mesmo da receita anterior, cortá-la em pedaços e cozinhar na água. Porém, na hora em que a batata cortada sair do fogão, já molinha, você irá amassá-la até que a consistência de purê seja atingida.

Pronto, agora é só colocar na tigela do seu cachorro e deixar que ele se delicie!

Cuidados ao dar batata-doce para cachorro

Pessoa alimentando o cachorro

Até mesmo um superalimento tem restrições, pois o seu cão pode conter alguma alergia ao alimento. Por isso é importante observar sua reação durante as primeiras vezes que o prato for oferecido. Além desse cuidado, outros, que vamos explicar logo abaixo, também devem ser notados.

Ofereça a quantidade certa de batata-doce para o cachorro

Como já falamos, a batata-doce não deve ser o alimento base da alimentação de seu companheiro, seu consumo diário em grande quantidade pode levar a problemas cardíacos. Por isso, o ideal é que a batata seja servida como um pequeno petisco ou, ao ser acrescentada nas refeições, seja apenas um complemento esporádico.

Por mais que o tubérculo contenha carboidratos considerados bons, ao alimentar o seu cão constantemente com ele a energia contida não será gasta, evoluindo para um aumento de peso.

Não ofereça batata-doce crua para o cachorro

Não é raro encontrarmos tutores permitindo que os seus cães comam alguns alimentos crus. Para não acabar prejudicando o seu amigo, pense de uma forma simples, você comeria esse alimento cru? Se a resposta for não, cozinhe ele para o seu parceiro também.

A batata-doce crua não é bem digerida por nosso organismo e pelo dos cães menos ainda. O processo de cozimento da batata é essencial para a quebra das fibras e, assim, facilitando a digestão do alimento.

Ao oferecer batata-doce crua para o seu amigo você estará contribuindo para que ele apresente sintomas de má digestão, como diarreia e vômito. Além disso, na forma crua, pode se tornar um alimento tóxico para o animal e causar problemas maiores.

Cachorro não pode comer batata-doce com casca

Nesse caso devemos pensar mais na particularidade dos cachorros, nós conseguimos consumir alguns alimentos com cascas, como uma batata frita de forma rústica, já eles não.

A casca é outro elemento que também pode dificultar a digestão. Além disso, sua textura pode dificultar a mastigação e fazer com que o seu cachorro se engasgue.

Ofereça pedaços pequenos

É importante que ao se certificar de que os cachorros podem comer batata-doce, você garanta que os pedaços dados a ele também sejam pequenos. Assim como os grãos de ração são pequenos, todo alimento natural deve ser reduzido em tamanho, para que a digestão seja facilitada e evite também o engasgue.

Essa dica vale para outros preparos também, não somente para o preparo com batatas. Alguns cachorros têm a tendência de comer bem rápido, ainda mais os que infelizmente já passaram por restrição de alimentos.

Mesmo comendo porções pequenas eles já acabam tendo pequenos engasgos, por isso alimentos servidos de forma grande devem ser evitados a todo custo.

Não use tempero na batata-doce

Se você já viu algumas outras receitas ou já cozinhou para o seu amigo, provavelmente sabe que ele não pode comer temperos como sal, cebola e alho, pois a longo prazo podem trazer graves problemas de saúde dos cães. Por conta disso, existe a importância de cozinhar alimentos separados para os cachorros, e não nos acostumarmos a dar nossos restos ou dividirmos nossa alimentação com eles.

O sal em excesso faz com que os cães desenvolvam problemas similares aos nossos, quando consumimos o tempero em excesso, aqueles ligados ao rim e a má formação do órgão. Já a cebola e o alho contêm alicina, componente que destrói os glóbulos vermelhos, podendo levar a uma anemia hemolítica canina.

Outros temperos como pimentas e condimentos também devem ser evitados, afinal os cachorros não possuem um paladar refinado como o dos humanos. O simples já é mais que suficiente, e aquilo que pode ser sem gosto para nós, é o paraíso para eles.

Quando servida com moderação, a batata-doce é uma ótima opção!

Cachorro se lambendo

Como o nome já diz, a batata-doce, faz tanto sucesso entre os caninos justamente por sua doçura. Você certamente notará que depois da primeira vez que servi-lo alimento passará a ser um dos favoritos do seu pet.

Mas os benefícios não estão somente no sabor, a batata é conhecida como superalimento por possuir muitas qualidades que se complementam, essas qualidades aumentarão a qualidade de vida do seu amigo.

Sabendo administrar e preparar os cachorros podem comer batata-doce, mas não se esqueça de observar as particularidades do seu cão, por algum motivo o alimento pode não fazer bem para ele.

Caso você sinta dificuldade em inserir a batata e outros alimentos naturais na dieta do seu amigo, procure um profissional da área, ele irá te auxiliar da melhor forma para que nenhum nutriente falte na alimentação do seu cachorrinho.

Autor deste artigo

Redator de conteúdo, apaixonado por animais e tutor do Astor, um cãozinho dorminhoco, mas que ama brincar.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.