Periquito-verde: saiba mais sobre a ave símbolo do Brasil!

Periquito-verde: saiba mais sobre a ave símbolo do Brasil!

Sabia que o periquito-verde pode ser uma ótima companhia para o ser humano? Veja aqui os principais cuidados para criá-lo como animal de estimação em sua casa.


Por que o periquito-verde é uma ave símbolo do Brasil?

Periquito-verde olhando para cima

O periquito-verde é considerado uma ave símbolo do Brasil. Mas se engana quem pensa que é por conta de sua cor verde, muitas vezes com tons amarelados no tronco, uma referência às principais cores da bandeira nacional. Na verdade, ele é considerado símbolo brasileiro porque é uma ave exclusiva do Brasil, originária da Mata Atlântica, e é o mais comum tipo de periquito encontrado no país.

Pertencente à família Psittacidae, responde pelo nome científico Brotogeris tirica, em razão de seu canto se assimilar ao som humano de tilintar, ou seja, soar como uma campainha ou sino.

Juntamente com os cães e os gatos, os pássaros são uma constante escolha das pessoas ao adotarem um animal de estimação nos lares brasileiros. E o periquito-verde é uma excelente opção de animal doméstico, tendo em vista ser pequeno, prático e fácil de cuidar, além de ser muito amigável, pois gosta da companhia dos humanos, imitando diversos sons da casa, assim como o papagaio.

As características principais do periquito-verde

Periquito-verde sobre um galho

Sua principal característica é a plumagem verde, com tons amarelados no peito e no abdômen e na parte lateral da cabeça. Imitam os cantos de outros pássaros e costumam andar em bandos, fazendo muito barulho quando estão juntos. Em geral, os machos são mais falantes e possuem mais capacidade de imitação de sons.

Características da alimentação

Na natureza, o periquito-verde costuma se alimentar majoritariamente de frutas, buscando alimentos diretamente nas árvores. Suas frutas preferidas são manga, goiaba, mamão, banana, jaca e jabuticaba, entre outras. Mas também pode se alimentar das flores dessas árvores frutíferas e de insetos, sementes de girassol e larvas.

Características da reprodução

Fisicamente, é praticamente impossível distinguir machos e fêmeas entre os periquitos, embora, em geral, os machos possam ser um pouco maiores do que as fêmeas, assim como seus bicos, e apresentarem cabeça em um formato mais quadrado. Mas para ter certeza sobre o sexo do periquito-verde, só mesmo com teste de DNA.

A vida sexual de um periquito começa aos 2 anos de idade. A espécie é monogâmica e tanto o macho quanto a fêmea permanecem dentro do ninho durante o período reprodutivo. A fase do cortejo é marcada pelas carícias entre o casal, em que um arruma as penas do outro. São gerados cerca de 4 ovos por temporada, com período de incubação de 26 dias.

Características do habitat

Seu habitat natural são as florestas e as áreas verdes urbanas, como parques, jardins e pomares. São encontrados principalmente na região que vai da região de Alagoas-Bahia até o Rio Grande do Sul.

Características físicas

Por conta de suas características físicas e hábitos, o periquito-verde é considerado um tipo de papagaio de pequeno porte, medindo no máximo 20 centímetros de altura e pesando cerca de 70 gramas. Tem um bico curvado e alto, assim como o dos papagaios, só que em tamanho menor.

Cuidados necessários com o periquito-verde

Periquito-verde sobre um poleiro

Ao adotar um periquito-verde deve-se procurar criadouros respeitados, com autorização para criação. Ele jamais deve ser retirado da natureza. O ambiente doméstico deve ser calmo, sem muito barulho, e seu sono noturno deve ser respeitado, pois esse descanso é essencial para sua saúde.

Cuidados com sua alimentação e hidratação

Mantenha sempre a vasilha de água cheia, para que o periquito receba uma hidratação correta, e troque a água todos os dias. Sua alimentação deve ser baseada em frutas, como banana, goiaba, maçã ou pera, além de verduras como rúcula, brócolis, chicória e grãos tipo painço. O periquito-verde também pode ser alimentado com ração industrializada, mas esta deve ser específica para a espécie, pois as de outro tipo podem lhe fazer mal.

Cuide bem da gaiola

A gaiola para abrigar seu periquito deve ser no tamanho adequado para ele se movimentar, mas não grande demais, pois ele pode se sentir isolado. Assim como os poleiros devem ser adequados ao tamanho de suas patas, para que ele tenha conforto ao se movimentar. E para manter a higiene, o fundo da gaiola deve ter duas superfícies com uma divisória, com um fundo para onde vá as fezes sem que o animal tenha contato com elas.

A limpeza da gaiola deve ser feita diariamente, para retirada de restos de alimentos ou fezes.

Dê ao seu periquito-verde uma companhia

Os periquitos são monogâmicos e o casal vive na companhia um do outro para o resto da vida. Por isso, costumam viver em pares. Além disso, costumam viver perto de outros casais ou mesmo em bandos. Por isso, o ideal é ter mais de um periquito na gaiola (da mesma espécie). Caso tenha apenas um, esforce-se para passar um tempo em sua companhia diariamente, pois ele necessita de companhia.

Banho

O periquito não é como os cães, que precisam de banhos regularmente. Assim, não é preciso dar banho na ave. Mas é recomendado deixar uma vasilha de água um pouco maior na gaiola, além da que é oferecida para ele beber, pois os pássaros gostam de se banhar. Essa água também precisa ser trocada diariamente, para evitar bactérias, e, consequentemente, o surgimento de doenças.

Como verificar a saúde do periquito-verde

Se o seu pássaro apresentar sinais como sono excessivo, penas que quebram facilmente ou caem em muita quantidade, respiração com chiado ou escamação nos bicos, unhas e pés, leve-o a uma consulta a um veterinário, pois são sintomas que indicam um possível problema de saúde. O periquito saudável apresenta penas sempre brilhantes, narinas secas e sem secreção, e são normalmente muito sociáveis e estão sempre em alerta.

Curiosidades sobre o periquito-verde  

Periquito-verde azul sobre um galho

Assim como os papagaios, o periquito-verde também é capaz de falar, ou seja, ele imita sons humanos, sons do ambiente e cantos de outros pássaros. Sendo assim, também pode ser treinado para dizer algumas palavras e interagir com o ser humano.

Pasmem! Nem todos eles são verdes  

Apesar da cor verde ser característica dessa espécie, alguns animais podem sofrer uma mutação chamada cianismo. Nesse caso, o pássaro apresenta apenas a cor azul. Mas essa é uma condição mais rara. Mas também existem outras espécies de periquito, como o australiano, com outras variações de cor.

Os diferentes nomes do periquito-verde pelo Brasil

O nome periquito-verde é o mais popular por todo o Brasil, mas esse pássaro também pode ser chamado como periquito, periquito-verdadeiro e periquito-rico.

Expectativa de vida

O periquito-verde vive em média entre 10 e 15 anos, embora as condições de seu tempo de vida em cativeiro possam ser bem variáveis.

O periquito-verde e a companhia humana

Os periquitos são extremamente sociáveis, por isso costumam viver em bandos. Ao interagir com o periquito regularmente, você poderá ser considerado parte do bando! E há diversas maneiras de fazer essa interação: vocês poderão cantar juntos, você pode conversar com ele, ajudá-lo no banho, e até brincar soltando e pegando brinquedos. Aliás, eles adoram brinquedos, por isso, é bom providenciar alguns para a gaiola.

O periquito-verde pode ser uma ótima companhia

Periquito-verde sobre o ombro

Após cães e gatos, o periquito é o animal mais escolhido como animal de estimação no Brasil. Nem todos sabem, mas os periquitos costumam ser muito sociáveis e afetuosos e podem criar uma relação de afeição com o ser humano.

Mas não esqueça de manter todos os cuidados necessários para que ele tenha uma vida saudável e segura. Apesar de darem pouco trabalho, também precisam de consultas veterinárias regulares e cuidados básicos de higiene, alimentação e hábitos.

Artigos relacionados


Preço do periquito australiano: confira custo da espécie e de criação!

Preço do periquito australiano: confira custo da espécie e de criação!

Descubra neste artigo o preço do periquito australiano, além dos custos detalhados em relação à manutenção desta ave!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.