Saiba qual o aquaterrário ideal para tartaruga tigre d'água

Saiba qual o aquaterrário ideal para tartaruga tigre d'água

Saiba agora como fazer o aquaterrário ideal para tartaruga tigre d'água! Veja neste artigo como escolher o melhor para seu pet!


Aquaterrário para tartaruga tigre d'água: Como escolher ou fazer você mesmo

Se você deseja ter, ou já tem, uma tartaruga tigre d'água como bicho de estimação, saiba que para a saúde e bem-estar dela, é necessário providenciar um espaço para seu crescimento e desenvolvimento saudável. Uma das alternativas mais procuradas - e seguras - de dar esse espaço confortável a sua querida tartaruga é comprar ou montar um aquaterrário.

Nesse ambiente ela poderá acessar tudo o que precisa para aquecer-se, alimentar-se, viver bem e segura. Existem muitos critérios para serem observados no momento de planejar comprar ou construir um aquaterrário: Qual será o tamanho final do seu bichinho, quanto de espaço ele precisará, quais são os substratos mais indicados, como controlar a temperatura ambiente, etc. Nós trouxemos todos aqui, neste artigo.

Continue lendo e descubra tudo o que você precisa para escolher ou fazer seu próprio aquaterrário.

Como escolher um aquaterrário ideal para tartaruga tigre d'água

O Aquaterrário é um ambiente para criar répteis ou anfíbios, cercado por vidros, ou plástico transparente rígido - polipropileno. Dentro dele é possível oferecer um mini habitat que reproduz as condições de terra seca e água que estes bichinhos podem requerer. Agora vamos saber como planejar um!

Saiba o tamanho ideal do aquaterrário para tartaruga tigre d’água

O primeiro passo é saber o tamanho final de seu bichinho. A tartaruga tigre d'água pode chegar a até 30 centímetros, mas é importante consultar um especialista para ter uma ideia mais precisa. Sabendo disso, você deve separar um espaço até três vezes maior do que o tamanho total do animal.

Ou seja, o tamanho ideal de uma aquaterrário para uma tartaruga tigre d'água com 30 centímetros deve ser de aproximadamente 1 metro de comprimento por 60 de largura. Para a parte com água, o espaço deve ter uma profundidade de 1,5 vezes a altura de sua tartaruga.

Onde encontrar um aquaterrário para tartaruga tigre d'água

Os aquaterrários prontos podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos para animais, grande e pequenas. São vendidos em diversos tamanhos, de acordo com a necessidade de seu pet e também possuem versões mais ou menos luxuosas.

Geralmente os preços serão mais altos do que fazer um aquaterrário próprio, mas há a facilidade de não precisar providenciar os materiais e montagem da estrutura principal do aquaterrário. Será muito fácil encontrar um aquaterrário pronto, se é o que você procura.

Preço médio dos aquaterrários prontos

Os aquaterrários prontos possuem uma diversidade imensa de modelos, materiais, decorações, etc. Também possuem uma alta variedade de tamanhos. Portanto, seus preços também podem variar muito, de acordo com o que você deseja proporcionar para sua tartaruga tigre d'água.

Os modelos menores começam a partir de R$ 300,00 e os modelos maiores e mais sofisticados podem chegar até R$ 2.000,00.

Como montar o aquaterrário ideal para tartaruga tigre d'água

O aquaterrário ideal deve se aproximar o máximo possível do habitat natural da tartaruga tigre d'água. Assim, ele deve ter uma parte de terra, uma de água, além de possuir elementos para ambientação do espaço. Vamos falar sobre tudo isso agora!

Montagem do aquaterrário

Geralmente as paredes do aquaterrário são montadas com vidro, mas também pode ser estruturado com PVC transparente, desde que tenha uma espessura grande o suficiente para sustentar a terra, a água, o termostato e os elementos de decoração que vão compor seu aquaterrário.

Lembre-se que é nessa etapa que você deve medir o espaço necessário para sua tartaruga tigre d'água. Outro detalhe importante é escolher um assoalho que vá suportar o contato com a água. O mesmo cuidado deve ser tomado para decidir qual produto colante será usado para unir as paredes do seu aquaterrário: escolha um material que suporte água.

Colocando o substrato no aquaterrário

A área do substrato não precisa ser tão grande quanto à área reservada para a água. Mas deve ser grande o suficiente para que a tartaruga fique confortável quando for tomar sol, e aquecer-se. Você pode colocar substrato na parte em que o aquaterrário ficará submerso também, mas certifique-se de reservar um espaço mais elevado que ficará seco.

Ele pode ser composto por terra, areia, ou cascalho fino. É importante ter um trecho de substrato macio caso sua tartaruga tigre d'água seja fêmea. Isso porque, mesmo que ela não cruze com um macho, produzirá ovos e se não os depositar poderá ter problemas sérios de saúde.

Aquecedor e Termostato para aquaterrário

É muito importante cuidar da temperatura do aquaterrário, para que sua tartaruga não sofra hipotermia ou qualquer problema decorrente de uma queda da temperatura corporal: tartarugas se aquecem através de fontes externas à seu corpo, diferente de nós.

Portanto, lembre-se de colocar uma lâmpada incandescente, ou aquecedor, a 30 centímetros de distância da parte seca do aquaterrário, para proporcionar um espaço de aquecimento à tartaruga.

Certifique-se que esse elemento do aquaterrário estará longe do contato com a água! E para manter uma temperatura adequada, evitando o calor - que também fará mal para a tartaruga - use um termostato próximo à fonte de calor.

Como adaptar a tartaruga tigre d'agua ao aquaterrário

Uma vez que o espaço for grande o suficiente para o tamanho do animal e que tenha espaços secos e submersos para sua locomoção, ele não deve ter muitos problemas de adaptação. Algumas tartarugas podem comer o cascalho ou pequenas pedras usadas como substrato - as tartarugas podem ser muito curiosas.

Então observe com cuidado como ela está lidando com isso e outros objetos do aquaterrário.

Acessórios para um aquaterrário com tamanho adequado

Agora é o momento de decorar e aperfeiçoar ainda mais o seu aquaterrário! Plantas, pedras, galhos, luzes, o que mais pode ser usado para tornar o ambiente da sua tartaruga tigre d'água o mais semelhante possível ao habitat dela? Vamos desocbrir!

Filtro para o aquaterrário

Apesar de não fazer parte direta da decoração, existem muitos filtros que podem ser um elemento importante para a movimentação da água em seu aquaterrário. A água corrente com certeza vai deixar sua tartaruga mais confortável.

As tartarugas tigre d'água, são répteis de água doce, portanto, vivem em rios e desfrutam das suas correntezas. O filtro, além de purificar e tratar a água aumentando a distância de tempo entre uma troca de água e outra, também pode proporcionar esse conforto para seu pet.

Fazendo a decoração do aquaterrário

Por viverem em rios, o substrato natural das tartarugas é composto por galhos, plantas aquáticas e terrestres, pequenos troncos e pedras que se alojam no fundo ou nas margens dos rios. Assim, pense numa decoração que vá combinar com o estilo de vida natural de seu bichinho, dando a ele a maior qualidade de vida possível.

Decore seu aquaterrário com elementos como os mencionados acima, mesmo que não sejam naturais. Sua tartaruga vai adorar.

Luminárias para aquaterrário

Apesar do aquaterrário possuir uma lâmpada - ou aquecedor - que pode emitir luz, ela também emitirá calor. E não precisa ficar ligada o dia inteiro. Também seria interessante colocar uma luz de cor fria, ou cor suave, para quando sua lâmpada incandescente não estiver ligada, por exemplo, mas também outros momentos, como o período noturno.

Assim, você continua iluminando o ambiente de maneira agradável para sua tartaruga, e para você. Existem várias opções para isso, como fitas de LED, luminárias suspensas, etc. você poderá encontrar aquela que combina mais com sua decoraçao.

Cuidados com a tartaruga tigre d'água no aquaterrário

Lembre-se que sua tartaruga viverá em um ambiente sem água corrente para limpar os detritos, restos de alimentos, etc. Além disso, existem outros detalhes importante para que a tartaruga tigre d'água possa viver bem em um habitat adaptado. Leia mais agora!

Alimentação adequada da tartaruga

As tartarugas tigre d'água são onívoras, isto é, comem plantas e animais. Sua dieta deve ser equilibrada contendo essas duas fontes de alimentação. Existem muitas rações prontas que podem ser adequadas para seu bichinho, e ajudam na hora de fazer a manutenção e limpeza, já que sujam menos. Mas busque introduzir pequenos peixes e crustáceos na dieta dele.

Uma opção fácil para isso são os crustáceos desidratados que podem ser encontrados em lojas especializadas em pets.

Limpeza da tartaruga tigre d'água

Antes de qualquer coisa, saiba que as tartarugas podem transmitir salmonela. Portanto, lave bem as mãos antes e depois de qualquer contato com sua tartaruga. Para dar banho nela, reserve um recipiente exclusivo para isso, diferente do aquaterrário.

As tartarugas semi-aquática passam a maior parte do tempo na água, então não precisam de uma lavagem pesada. Mas deve ser higienizada sempre que estiver acumulando algas em suas patas ou casco. Separe uma escova de dentes muito macia, e lembre-se que os cascos das tartarugas são regiões sensíveis para elas!

Assim, tenha muito cuidado e lave-a suavemente, usando um recipiente onde possa submergi-la até o pescoço. Depois lave-a em água corrente, e aproveite para verificar se está tudo bem com o corpo do seu bichinho.

Limpeza do aquaterrário

Não há um número certo de vezes por semana que você deve limpar seu aquaterrário, isso vai depender de onde o seu aquaterrário está localizado, e de outros fatores que vão facilitar o acumulo de algas e biofilme - aquela camada meio gosmenta que fica na superfície do vidro.

Quando for realizar a limpeza, deixe sua tartaruga em um recipiente exclusivo para ela. Depois remova os acessórios, decorações grandes, aquecedor e termostato. Esses poderão voltar para o aquaterrário. Tudo o que for biológico deve ser removido e substituído, para evitar apodrecimento ou acumulo de microorganismos.

Lave bem as pedras, apenas usando água e sabão. O mesmo deve ser feito com todos os acessórios e as paredes do aquaterrário. O substrato pode permanecer no aquaterrário, deve ser enxaguado usando apenas água. Lembre-se de não usar qualquer produto ou líquido que possa prejudicar seu pet.

Outros cuidados

Sempre observe como sua tartaruga está lidando com a posição do aquaterrário: a quantidade de sol, vento e umidade que o aquaterrário recebe. Isso pode influenciar na saúde de seu animal. Também é importante lembrar que todos os utensílios utilizados na limpeza e no manuseio da sua tartaruga, assim como do aquaterrário, devem ser exclusivos para isso, já que a tartaruga pode transmitir salmonela.

Preste atenção também no descarte da água usada no banho de sua tartaruga e na limpeza de seu aquaterrário, para evitar contaminação. Nunca dê banho em sua tartaruga em pias, banheiras ou tanques de uso comum.

E agora? Pronto para montar um aquaterrário para sua tartaruga?

Agora você já sabe tudo o que precisa para montar seu aquaterrário, e receber da melhor forma possível sua tartaruga tigre d'água. O aquaterrário é uma das melhores alternativas para quem deseja criar uma tartaruga semi-aquática - cágado - fora de seu habitat natural, ou em um espaço que não tenha toda água que ela precisa de forma natural.

Aqui vimos como você pode criar sozinho esse ambiente, o que tornará seu aquaterrário ainda mais personalizado, combinando com seu estilo, e até proporcionando mais conforto do que um aquaterrário convencional para sua tartaruga. Lembre-se de manter tudo bem limpo para que a tigre d'água viva bem, e por muito tempo!

Seguindo as dicas deste post você deverá ter uma experiência muito tranquila, e proporcionar o maior conforto para seu bichinho! Mas, nunca deixe de consultar especialistas!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.