Barata morde? Veja dicas e informações importantes

Barata morde? Veja dicas e informações importantes

Barata morde? Aqui você encontrará essa e muitas outras respostas e curiosidades a respeito da mordida das baratas. Confira!


Barata morde?

Imagem de barata marrom de lado

Sim, as baratas mordem! Incrível, não é? Apesar de ser uma informação pouco conhecida entre as pessoas, é bastante relevante e considerável conhecermos um pouquinho sobre esse inseto e as consequências de uma possível mordida. Já que não é tão difícil nos depararmos com uma baratinha em nossa cozinha, não é mesmo?!

Veremos também sobre algumas espécies e suas características, as possíveis doenças trazidas por elas e as medidas necessárias em caso de uma mordida. Além disso, veremos como nos prevenirmos para evitar a propagação das nossas “amiguinhas” e alguns exemplos de produtos que ajudarão a eliminá-las de vez. Aproveite o artigo e boa leitura!

Saiba o que fazer quando a barata morde!

Barata em dedo humano

Agora que já sabemos que a barata morde e, além disso, ainda transmite doenças. O que podemos fazer para diminuir os riscos e nos prevenir contra possíveis enfermidades? Saiba mais nos tópicos abaixo.

Cuidados após mordida de barata

A área que foi mordida deve ser limpa imediatamente com água e sabão. Os micro-organismos transmitidos pelo inseto causam infecções e requer uma prevenção apropriada para não haver consequências mais sérias. É fundamental não coçar e também não usar quaisquer antialérgicos sem prescrição médica.

Em casos de algum sintoma mais sério, ou até mesmo reações alérgicas, a indicação é procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde e relatar o problema detalhadamente ao médico. Atente-se em tirar uma foto para identificar a espécie da barata. Isso ajudará a tomar uma decisão mais precisa e assertiva no tratamento.

Qual medicamento tomar em caso de mordida?

A primeira ação de uma pessoa que é mordida por algum inseto é pesquisar na internet o medicamento ideal para a situação. Tome cuidado! Em casos mais graves é sim orientado e receitado uma pomada com antibiótico, porém com a supervisão de um especialista. Jamais tome qualquer remédio por conta.

Curiosidades sobre a mordida da barata

Barata

Normalmente temos vários tipos de sensações ao ver o inseto: nojo, arrepio, medo, mas tem muitas informações importantes que seriam interessantes sabermos. Veja abaixo algumas delas!

Como identificar a mordida da barata?

Os sintomas se parecem muito com a picada de um mosquito. Vermelhidão, irritação na pele, inchaço, bolhas e em alguns casos até mesmo infecções são os mais comuns em seres humanos. Fique sempre atento ao notar alguns desses sinais.

Não se engane, por mais inofensiva que possa parecer é sempre bom tomarmos os devidos cuidados. A barata é um transmissor vivo de patógenos (bactérias, fungos, vírus, protozoários, entre outros) e caso haja transmissão de algumas dessas doenças, deve ser tratado imediatamente para não haver complicações futuras.

Barata possui veneno?

Não! A barata não tem veneno, e apesar de haver algumas notícias fakes sobre a suposta espécie blattodea mutation, segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), é muito importante não disseminarmos essa informação, pois se trata de uma instrução falsa.

Então posso ficar tranquilo em relação as baratas? Sim e não! Apesar de não possuir veneno, o inseto vive em lugares com muita sujeira, bactérias, doenças, e consequentemente espalha todas essas impurezas por onde passa. É fundamental manter a casa muito bem higienizada e dedetizar de tempos em tempos.

A barata pode transmitir doença apenas com sua mordida?

A barata não transmite doenças pela mordida em si. No entanto, como vimos acima, nossa “amiguinha” carrega em seu corpo vários patógenos. Os resíduos em seu corpo podem sim transmitir alguma doença.

Há de se atentar também que quando uma barata morde e gera algum tipo de ferida aberta, qualquer tipo de vírus, bactérias ou doenças podem entrar em nosso organismo e possivelmente haverá uma infecção. As infecções mais comuns são: poliomielite, gastroenterite, disenteria, cólera, dentre outras.

É comum a barata morder uma pessoa?

A resposta a essa pergunta é: Depende! Sim, depende muito da situação habitual em que cada pessoa se encontra. A barata é um ser onívoro, ou seja, se alimenta tanto de matéria vegetal como animal, consequentemente também se alimenta de seres humanos.

Mas calma! As baratas sempre vão em busca de alimentos. Por esse motivo é muito perigoso deixar restos de comida no quarto, sala ou qualquer outro lugar da casa, pois pode atrair nossa vilã e proporcionar um encontra noturno nada agradável. Se você mantém sua casa sempre limpinha pode ficar despreocupado.

Quais são os tipos de baratas que podem morder uma pessoa?

Segundo dados da National Pest Management Association (NPMA), existem cerca de 4.000 (quatro mil) espécies de baratas no mundo. Porém, três delas são bem comuns e as mais encontradas nas instalações e cozinhas. Veja abaixo essas espécies e conheça as características dessas baratas.

Barata Americana

Baratas americanas

A Barata Americana ou “periplaneta americana” é uma espécie considerada praga para os humanos, tendo em vista que são portadoras de doenças e se multiplicam com bastante facilidade. Além disso, também possui asas e se infiltram em todas as instalações comuns do nosso dia a dia.

Algumas pesquisas afirmam que a espécie se originou na África, porém quando foi nomeada, o inseto foi encontrado no sul dos Estados Unidos, daí o nome de barata americana. Hoje em dia ela é encontrada no mundo inteiro, mas precisamente no litoral, por isso no Brasil é bastante comum você se deparar com uma dessas na sua cozinha.

Barata Alemã

Barata alemã

Barata alemã, loirinha, barata francesa ou francesinha são os nomes mais conhecidos para essa espécie. E apesar de ter nomes que se referem a Europa, ela é um inseto que se originou no sul da Ásia. Possui asas, porém não voa, apenas agita-as quando se sente ameaçada.

Barata Oriental

Barata oriental

Outra espécie bastante popular é a barata oriental. Geralmente são encontradas em arbustos, de baixo de folhagens e casco de arvores. Sua coloração é marrom-negra. O macho da espécie é capaz de levantar voos não tão longos, podendo chegar de 2 a 3 metros. Geralmente o macho tem de 18 a 29 milímetros e seu corpo é mais estreito. Já a fêmea mede cerca de 20 a 27 milímetros e um corpo bastante volumoso.

Uso de produtos para combater baratas

Pessoa equipada jogando veneno em baratas

Você deve estar se perguntando: como posso me prevenir das baratas e quais produtos usar para evitar que esse inseto tão indesejado apareça nos ambientes domésticos ou na empresa? Confira a seguir alguns produtos que podem ajudar.

Amônia e água

Uma boa indicação é usar amoníaco ou amônia misturado com água. Além de manter a casa limpa, o produto é um inimigo poderoso contra as baratas. Pode-se encontrá-lo em farmácias, distribuidoras, mercados e até mesmo pela internet.

Seu uso é bem simples. Misture em um balde o produto com um pouco de água e lembre-se de ler as instruções da embalagem. Após isso borrife ou jogue um pouco nos cantos da casa, pias, banheiros e ralos.

Inseticidas industrializados

O produto de mais fácil acesso e que é mais popular são os inseticidas industrializados. Mas fique atento, como esses produtos. Por serem bastante práticos a tendência é que ao usá-los, não se tome o devido cuidado e se use de forma imprudente.

Muitos inseticidas fazem mal a saúde e também ao meio ambiente. Leia sempre os rótulos e as embalagens para averiguar se aquele produto não irá ser prejudicial à saúde da sua família, principalmente se houver crianças em casa.

Soluções caseiras

Algumas soluções caseiras tem se mostrado bastante eficazes segundo pesquisas populares. Há quem diga que o cheiro da folha de louro repele as baratas. Além dessa dica, muitas pessoas também usam açúcar e bicarbonato. O açúcar atrai as baratas e o bicarbonato tem o poder de matá-las.

Mais detalhes sobre a mordida da barata

barata em palma de mão humana

Mas afinal, uma pessoa pode morrer com a mordida de uma barata? Como isso pode ser prejudicial a minha saúde? Veja essas e outras respostas logo abaixo.

Uma pessoa pode morrer em função da mordida?

A probabilidade desse evento acontecer é quase que inexistente. As baratas não são venenosas e nem perigosas ao ponto de matar uma pessoa, porém são transmissoras de doenças que podem causar uma infecção e em casos raros de uma predisposição individual, levar morte. Por isso, é sempre bom evitar o contato e ter os devidos cuidados após mordida.

Questão de saúde

Por questão de saúde, cuide da higiene de sua casa, restaurante, entre outros. Evite lixos abertos e restos ou farelos de comida por muito tempo na pia, por exemplo. Esses bichos vivem em esgotos e carregam em seus corpos vários tipos de vírus, doenças e bactérias. Você não vai querer correr o risco de uma possível infecção ou intoxicação alimentar

Em qual situação uma barata pode morder uma pessoa?

As baratas só morderão uma pessoa em caso de escassez alimentar. O mais comum é que essa circunstância aconteça pela rápida multiplicação, o que por consequência acarretará em uma carência de alimentos e as obrigarão a procurar comida. Nesses casos, elas costumam sair para buscar alimentos no período noturno.

Curiosidades sobre a barata

Barata em banheira

Depois de saber e conhecer um pouco mais das nossas “amiguinhas”, que tal algumas curiosidades bem interessantes sobre esses insetos tão indesejados? Confira a baixo!

Elas conseguem viver vários dias sem a cabeça

Aposto que você vai se surpreender com a capacidade de sobrevivência desse animal. Com uma resistência inacreditável, o inseto pode viver até um mês sem se alimentar e cerca de sete dias sem água. Além disso, elas não se afogam facilmente e chegam a ficar mais de 30 minutos debaixo d’água sem perder o fôlego.

Outro fato superinteressante é que o cérebro da barata não fica alocado somente em sua cabeça, mas por todo o seu corpo. Ou seja, ela não chega a morrer quando perde a cabeça. O motivo da morte da barata quando perde a cabeça é que ela não consegue se alimentar, então no período de 5 a 10 dias morre de sede.

Possui uma capacidade impressionante de se multiplicar

As baratas têm uma capacidade incrível de multiplicação. Contando que elas podem viver até quatro anos e em média uma fêmea chega a produzir de 2 a 80 bolsas de ovos durante a vida, e tendo em vista que cada bolsa de ovos pode gerar até 50 crias, faça as contas e impressione-se.

O número pode variar bastante de acordo com cada espécie. Uma barata alemã, por exemplo, chega a gerar junto com suas crias o número impressionante de 300 mil baratas em um ano. Já em comparação, outras espécies geram números bem menores.

Elas têm olhos nas costas

Sim, isso mesmo que você acabou de ler! Incrível, não é mesmo?! Daí a explicação de ser tão difícil matar uma barata. Não adianta ir devagarzinho e com o chinelo na mão. Como já vimos, esses bichos tem uma capacidade incrível de sobrevivência e com toda certeza irão perceber sua presença e fugir.

Esses seres inteligentes possuem antenas que as permitem captar cheiros e a direção do vento, facilitando e indicando um melhor caminho de fuga. Também possuem cerdas sensoriais nas costas que as indicam um deslocamento no ar, ou seja, se você não for ágil dificilmente conseguirá atingir de primeira esse animal.

Simples Cuidados

Barata em pedaço de madeira

As baratas mordem sim e, além disso, carregam em seus corpos vírus, bactérias e outras doenças que podem, em alguns casos, causar vários tipos de complicações. Não há motivo para criar pânico ou qualquer tipo de terror, apenas é necessário tomar alguns cuidados básicos para não ficar passivo de uma infestação.

Entre muitos cuidados que se pode ter, o mais fácil é manter a casa, restaurante ou empresa sempre limpos. Cozinhas, banheiros, ralos, quintal e outros lugares húmidos são os ambientes onde requer uma atenção especial. Além disso, é indicado fazer uma dedetização geral de tempos em tempos. Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio!

Autor deste artigo

Filósofo, amante da literatura, redator certificado pela Rock Content, mas fundamentalmente apaixonado pela natureza e pelos animais.

Palavras-chave relacionadas


inseto fatos curiosos dicas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.