O que fazer quando o cachorro está com dificuldade de urinar?

O que fazer quando o cachorro está com dificuldade de urinar?

Seu cachorro está com dificuldades para urinar? Confira a seguir o que pode ser e o que fazer para ajudar o seu animal de estimação!


Seu cachorro está com dificuldade de urinar?

Através de sua urina, os cachorros conseguem eliminar restos de resíduos que não foram absorvidos do que comeram, sendo que isso é possível apenas ao trabalho da filtração que é realizado pelos rins. Logo, se o cachorro não consegue urinar provavelmente ele pode estar com algum problema de saúde ou apenas comportamental.

Através da observação do comportamento do cachorro é possível saber se o cachorro está ou não com dificuldades para urinar. A seguir, você aprenderá o que precisa levar em consideração durante o momento de observação. Como também, verá neste texto o que fazer para ajudar o pet, como cuidar de sua alimentação e mantê-lo sempre muito bem hidratado.

E, para finalizar, você aprenderá que repreender o peludo ou que algum costume que o cão tem podem levá-lo a não querer urinar. Continue lendo este artigo para mais informações detalhadas e boa leitura!

Como saber se o cachorro está com dificuldade de urinar?

É muito importante ficar atento ao cachorro, caso ele comece a apresentar o comportamento de não urinar. Para isso, confira a seguir como saber se o seu animal está com dificuldades de urinar.

Cachorro não fez xixi no dia todo

Para saber se o seu cachorro está ou não com problemas urinários, você precisa observá-lo ao longo de todo o dia. Neste caso, você precisará monitorar seu cão para saber quantas vezes ele está urinando.

Normalmente, cães filhotes urinam entre 7 a 10 vezes ao dia, enquanto que cachorros adultos urinam de 3 a 4 vezes. Já na fase idosa, se pet irá urinar um pouco mais, entre 5 a 6 vezes. Por isso, fique atento ao seu cachorro para contar com precisão.

Urina em pequenas quantidades por muitas vezes

Como você pôde ler no tópico anterior, existe uma média de quantas vezes um cachorro urina ao longo do dia, mas saiba também que existe também uma quantidade que o cachorro deve urinar. Sendo assim, o comportamento de urinar em pequenas quantidades por muitas vezes não é normal.

Se o seu cachorro apresentar esse comportamento, significa que ele está com problemas urinários. O normal é que um cão saudável urine entre 20 e 45 ml por quilo de seu peso corporal.

Tenta estimular o xixi, mas não consegue

Quando o seu cachorro estiver com dificuldade para urinar, ele terá o comportamento de estimular o xixi, mas não é sempre que irá conseguir caso seja um quadro mais complexo. Como consequência, seu cão ficará sentindo um desconforto ainda maior.

Nesses casos é normal que o cachorro comece a chorar bastante, pois ele sentirá uma dor e ardência na área da bexiga, fazendo com que ele se esforce ainda mais para urinar ficando na posição por um tempo maio.

Cachorro expressando a dificuldade de urinar

Se você ficou a observar o seu cachorro durante todo o dia e caso ele tenha algum problema urinário, com certeza você notou algumas expressões diferentes nele. Será normal que o cachorro ao tentar fazer xixi fique gemendo, latindo e com uma expressão de dor e de tristeza.

Assim sendo, observar o comportamento do cachorro ao longo de todo o dia é muito importante para descobrir se o cachorro está ou não com algum problema urinário. Através desse método é possível ajudar o animal.

O que fazer quando o cachorro está com dificuldade de urinar?

Agora que você já sabe como identificar se o animal está ou não tendo dificuldades para urinar, chegou a hora de aprender o que fazer para ajudar o seu amigão.

Mantenha o cão bem alimentado e hidratado

Assim como para o cão defecar com mais facilidade é preciso manter uma boa alimentação e hidratado, não é diferente quando se trata da urina. Por isso, se você está oferecendo para seu cachorro muito petisco e biscoito, por exemplo, pare e comece a introduzir mais verduras.

Além disso, em média, um cachorro precisa beber cerca de um litro de água por dia. Então, se o seu cachorro está ingerindo menos que isso, pode ser esse o que esteja causando o problema.

Arrume o ambiente para estimular o xixi

Sim, o ambiente em que o cachorro faz suas necessidades pode influenciar. No momento em que o cão está urinando ele pode se sentir vulnerável, preferindo estar em um lugar seguro, por isso, que ambientes movimentados não ajudam.

Como também, pode ser que o lugar que você esteja levando-o para urinar seja muito pequeno, logo eles gostam de se movimentar nesse momento. Como pode ser também que esteja com um odor desagradável o local. Sendo assim, fique atento a esses pontos.

Faça caminhadas com seu cão

É notório o quanto a atividade física faz bem para os peludos, ajuda eles a se desestressarem, diminuir a ansiedade e o tédio. Além de todos esses benefícios, a caminhada com seu cachorro pode ajudá-lo a urinar também.

Isso é possível devido estimular a bexiga do cachorro, pois enquanto ele anda sua bexiga é pressionada. Porém, leve o seu pet para fazer caminhadas apenas até as 09 horas da manhã e depois das 16 horas, para que os raios solares não façam mal.

Monitore o nível de pH da urina

Primeiramente, é importante entender que o pH 7 significa neutro, menor que isso é ácido e maior que 7 significa que a urina está alcalina. Sendo assim, um cão bem alimentado e hidratado, o pH de sua urina ficará entre 6,2 e 7.

Um pH menor do que esse significa que a urina do pet está muito ácida e pode causar problemas. É importante lembrar de que o nível de pH da urina do cachorro pode variar de um dia para o outro.

Busque ajuda profissional quando necessário

Além de todos esses cuidados citados anteriormente que você pode fazer em casa para ajudar seu animal de estimação, é importante levá-lo ao veterinário anualmente. Essas consultas de rotina irão ajudar a prevenir algum problema urinário e até mesmo de renal.

Mas, caso você perceba que o cachorro já esteja com dificuldades para urinar, leve-o imediatamente ao veterinário, somente um profissional saberá o que fazer. Em muitos casos, será necessário que o cão faça tratamento com medicamentos durante um tempo.

Por que o cachorro está com dificuldade de urinar?

Além de todos esses sintomas, existem alguns motivos que podem levar seu cachorro a ter problemas para urinar. Descubra a seguir o por quê seu cachorro está com essa dificuldade.

Cachorro prendendo o xixi para marcar território

Os cachorros são animais muito territorialistas, tendo herdado essa personalidade de seus ancestrais. Os cães são descendentes de lobos, antigamente esses animais usavam da urina para impedir que outra alcateia tomasse seu local ou para afastar algum predador.

Sendo assim, se o seu cachorro está urinando pouco, às vezes ele pode prender para marcar território em muitos lugares. Caso esse seja o motivo, pode ser que seu cachorro esteja se sentindo ameaçado por ter um pet em seu ambiente.

Segurando por causa do costume de urinar na rua

Assim como os humanos, os cachorros gostam de ter um ambiente fixo para que possam urinar. Por isso, se você notar que seu pet está urinando poucas vezes ao dia em casa, pode ser que ele esteja esperando para fazer na rua.

Esse comportamento é muito comum em cães que têm o costume de passear todos os dias no mesmo horário e nesse momento fazer suas necessidades. Nesse caso, o cachorro irá prender a urina até que você o leve para a rua.

Repreensão pelo xixi no lugar errado

Em hipótese alguma, repreender o seu animal de estimação porque ele fez algo errado, como fazer xixi no seu tapete ou destruir suas almofadas vai ensiná-lo que aquilo é errado. Pelo contrário, ter essa atitude só deixará o cão estressado e com um comportamento mais agressivo.

Sendo assim, o cão pode associar o xixi a algo ruim, assim como ele associa um bom comportamento a uma recompensa. Então, todas às vezes que tiver vontade de urinar irá prender.

Estado de saúde

Em alguns casos pode ser que seu cachorro esteja com problemas de saúde e não apenas tentando marcar seu território, por exemplo. Existem várias doenças que podem levar seu cachorro a ter problemas urinários e em casos mais graves, pode levá-lo a ter complicações nos rins.

Algumas das doenças que podem atingir seu peludo são a urolitíase causada por uma infecção bacteriana, a cistite sendo mais comum em cadelas que tem o trato urinário curto e a hiperplasia prostática benigna causada por um desequilíbrio hormonal pelos testículos.

Fique atento ao seu cachorro e live-o de problemas urinários 

Ao longo deste artigo você pode aprender que existem muitas causas que podem levar seu peludo a não urinar, como também existem maneiras que podem ser feitas em casa para ajudá-lo. Primeiramente, você aprendeu que ficar atento ao comportamento do pet é muito importante para que você possa fazer algo.

Sendo assim, observar se o cachorro urinou ao longo do dia, quantas vezes e se ele tem expressado dor ou latido, por exemplo, pode ajudar você a identificar se ele realmente está com problemas para urinar. Logo, é essencial que você passe a observar o comportamento do seu animal de estimação.

Além disso, você aprendeu o que se deve fazer quando o cachorro estiver com esse problema. Arrumar o ambiente, fazer caminhadas e buscar ajuda profissional, podem evitar e ajudar o cão a melhorar de seu problema urinário. Agora que você tem todas essas informações, seu cachorro não sofrerá mais.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


Dicas cuidados causas

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.