Frutas para gato comer: banana, melão, maçã, melancia e mais!

Frutas para gato comer: banana, melão, maçã, melancia e mais!

Seu gato pede frutas para você? Venha descobrir neste artigo quais frutas são permitidas e quais são prejudiciais aos nossos bichanos!


Pode dar fruta para gato?

Os felinos são carnívoros por natureza, e os gatos não escapam a essa regra. No entanto, embora seja mais fácil ver um bichano atacando um pedaço de carne, não é incomum que eles apresentem interesse por outros tipos de alimento, principalmente adocicados, como as frutas, gerando dúvidas sobre o que eles podem ou não experimentar.

Se o seu gatinho é um desses pidões de frutas, não precisa se preocupar, pois há algumas frutas que podem sim ser oferecidas a seu pet! Mas é importante ter atenção a quais frutas podem ser oferecidas e quais são proibidas. Por isso, este artigo vai te ajudar a selecionar as melhores frutas que podem ser oferecidas como petiscos e quais deve passar longe de seu gato.

Frutas permitidas para gatos

As frutas não podem jamais substituir a ração e devem ser inseridas em uma dieta equilibrada. Vejamos a seguir algumas frutas que são liberadas como alimento e até mesmo podem ser benéficas para manter a saúde dos gatinhos em dia.

Maçã

A polpa da maçã, além de saborosa, é muito nutritiva para os gatos. É rica em fibras solúveis, as pectinas, que facilitam a digestão e garantem um bom funcionamento do intestino, inclusive controlando alguns eventos de diarreia. Além disso, a maçã é rica em água e vitaminas A e C, que são importantes antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico.

Ofereça a fruta sob a forma de petisco, mas sempre retire a casca, as sementes e o talo, que contém substâncias que podem ser tóxicas para animais! Uma fatia da fruta picada em cubos é o suficiente.

Gato pode comer banana

A banana é uma fruta completa, rica em vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, podendo ser uma ótima fonte de energia. É importante para auxiliar a imunidade do organismo do gato, pois contém vitamina C e grandes quantidades de vitamina B6 (piridoxina).

Conhecida por ser rica em potássio, a banana também é benéfica para a saúde dos músculos e do coração, diminuindo o risco de doenças cardíacas e fornecendo nutrientes necessários para as atividades físicas do gato. Ofereça a banana como petisco, mas não exagere na quantidade devido ao grande teor de açúcar.

Melão

Gatos geralmente não são muito fãs de água, até mesmo quando o assunto é hidratação, e isso pode acabar gerando alguns problemas de saúde, como pedras nos rins. Uma forma alternativa de hidratar o seu gatinho é oferecer frutas como melão, que tem grande quantidade de água em sua composição.

Na verdade, o melão é uma das melhores opções de fruta, já que além de apresentar grande quantidade de fibras e poucas calorias, também previne problemas do trato urinário e problemas inflamatórios, melhora a visão e faz bem para a circulação sanguínea.

Manga

A manga é uma fruta rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Assim como a maçã, a manga apresenta em sua composição, grandes quantidades de vitaminas A e C, que podem prevenir doenças por meio do fortalecimento do sistema imunológico, além de vitamina B6, que age no metabolismo de forma geral.

Por ser uma fruta refrescante, é uma boa opção de petisco para o verão. Mas assim como a maçã, a manga apresenta casca e caroço tóxicos para os gatos, então lembre-se de oferecer apenas a polpa!

Pode dar coco

A água de coco é muito benéfica para os gatos pois é o único isotônico 100 % natural. Ou seja, além de hidratar, repõe sais minerais e vitaminas que podem ser perdidos, por exemplo, no verão intenso ou em algum evento de vômito.

A polpa branca do coco também pode ser oferecida ao cão como alimento, mas sem exageros, devido à grande quantidade de gordura presente nessa fruta que, em excesso, pode desencadear diarreia e outros problemas. Seus benefícios se dão graças à presença de fibras e vitamina C.

Melancia

Assim como o melão, a melancia tem muita água em sua constituição, o que equivale a mais de 90% da fruta! Assim, também é uma boa pedida para gatinhos que precisam de um reforço na hidratação, principalmente em dias mais quentes.

Rica em vitaminas A e B6, a melancia é aliada para o desenvolvimento saudável do sistema imunológico e para o crescimento do gato. Apenas lembre-se de retirar a casca e as sementes! Uma opção é oferecer a fruta como suco ou cubinhos congelados.

Pêssego

Pêssegos frescos podem ser oferecidos aos gatos, como petisco, descascados e sem caroço. Além de cheirosa e saborosa, essa fruta tem muitas fibras, que podem ajudar o trato digestório do seu pet quando combinada com dieta equilibrada e boa hidratação.

O pêssego apresenta vitaminas A, C e é rico em vitaminas do complexo B:B1, B2, B3, B6 e B9 (ácido fólico), bem como vários minerais, o que faz com que a fruta seja um complemento alimentar benéfico para o organismo de forma geral.

Amora é uma fruta saudável

O próprio formato da amora já é um convite para que seja oferecida como petisco para seu gato, não é mesmo? De baixo índice calórico, a fruta é rica em vitamina C, proteínas, cálcio e fósforo, tudo o que a torna um importante antioxidante.

Essa fruta auxilia o fortalecimento do sistema imunológico, possui propriedades antibacterianas (ou seja, reduz as infecções), é anti-inflamatória, regulariza o intestino e pode auxiliar na cicatrização de feridas na boca. É um petisco bem completo e saudável!

Frutas para gato comer com moderação

Mesmo que todo alimento necessite que atenção quando oferecido a seu gato, há algumas frutas que, apesar de permitidas, deve ser um cuidado redobrado para não fazer mal. Veja a seguir quais são elas:

Morango

O morango é uma fruta muito saborosa, repleta de vitamina C e água. Apresenta benefícios à saúde, pois pode ajudar a combater inflamações e melhorar a qualidade do sangue.

Para os gatos, entretanto, a fruta deve ser oferecida com moderação e de forma bem esporádica, porque é composta por grande quantidade de frutose e, como sabemos, açúcar em excesso pode fazer mal ao seu pet. Assim, o ideal é oferecer apenas um morango de tamanho médio para matar à vontade.

Abacaxi

Repleto de vitaminas A, C, do complexo B e água, o abacaxi também contém muitos minerais, sendo uma fruta muito saudável para o organismo de forma geral. Mesmo assim, esses benefícios podem não valer a pena se a fruta não for oferecida de forma adequada.

Além de conter muita frutose, o abacaxi é uma fruta de elevada acidez que deve ser oferecida sempre sem casca, que além de ácida, pode machucar o gatinho. Cerca de três ou quatro cubinhos pequenos da polpa já são o suficiente!

Pode dar pera para gatos

A pera é uma fruta com muita água, o que garante seu aspecto suculento. De sabor suave e cheiro atrativo, pode despertar a vontade dos gatos. Oferecer uma fatia da fruta, sem casca e sem sementes, pode oferecer ao seu peto vitamina C e muitos antioxidantes.

Uma dica é sempre oferecer a pera em dias mais quentes, com maior ingestão de água, para que as fibras do alimento também sejam bem aproveitadas, além de promover saciedade. A moderação aqui se deve também à grande quantidade de açúcar presente nessa fruta.

Cereja

A cereja contém muitos nutrientes, como vitaminas (A e C, principalmente), betacaroteno e minerais antioxidantes, que além de ajudar a combater algumas doenças relacionadas à idade do seu gatinho, é um bom regulador de glicemia sanguínea.

Como algumas outras frutas já mencionadas neste artigo, o caroço da cereja pode conter cianeto, que é tóxico aos animais de forma geral. Então, se for oferecer essa fruta para o gato, garanta que ela esteja sem caroço, sem talo e sem casca, que pode ser um pouco indigesta. Uma opção é congelar a poupa e servir pequenas porções dessa “raspadinha”.

Kiwi

O kiwi é uma fruta pobre em calorias, com muitas vitaminas e ação antioxidante que também ajuda a prevenir alguns tipos de cânceres. Ainda, há algumas propriedades vegetais do kiwi que podem ser atrativas para os gatos, despertando seu interesse pela fruta.

Apesar desses fatores, o consumo do kiwi por gatos deve ser restrito, tanto pela acidez, que pode irritar o trato digestório do bichano, quanto por propriedades que podem gerar problemas, como cálculos renais. Caso decida oferecer a fruta, sempre tire as sementes e a casca, que pode provocar alergias.

Damasco

O damasco contém muita vitamina A, e é uma fonte importante de betacaroteno, que também é transformado em vitamina durante sua digestão, garantindo ação antioxidante e anticancerígena. A fruta também apresenta muitos minerais que auxiliam o organismo de forma geral.

Alguns cuidados são necessários ao oferecer o damasco para gatos. Além de regular a quantidade devido ao teor de frutose, seu caroço também pode ser tóxico! Então lembre-se de oferecer apenas a polpa do damasco. Sempre ofereça o damasco fresco, pois a fruta desidratada contém muito mais calorias!

Gato pode comer caqui

Assim como o kiwi e o abacaxi, o caqui é uma fruta rica em açúcar e muito ácida (apesar de não parecer pelo sabor), que pode irritar o estômago do seu gatinho. Caso resolva oferecer como petisco, deve ser em pouca quantidade, sem casca e sementes, de forma esporádica. Vale ressaltar que os “pelinhos” da casca do kiwi podem causar irritação e alergias.

Os benefícios da fruta para a saúde são auxiliar o funcionamento do intestino, devido à grande quantidade de fibras solúveis, e fortalecer o sistema imunológico, reduzindo processos inflamatórios, por ser uma boa fonte de vitaminas A e C.

Mirtilo

O mirtilo é uma fruta segura para ser oferecida como petisco para os gatos, desde que seja com moderação. Essa frutinha geralmente é conhecida por suas propriedades antioxidantes, mas também é composta por substâncias que podem auxiliar o funcionamento do trato urinário, além de vitaminas A, K, C, fibras e muito potássio!

Mas o mirtilo também apresenta um elevado grau de acidez e muito açúcar. Assim, caso seu gatinho goste dessa fruta, ofereça poucas unidades de forma esporádica. Pode ser oferecida inteira ou espremida, sempre na forma in natura!

Frutas que gatos não podem comer

Mesmo sendo alimentos naturais e repletos de água, vitaminas e outras substâncias saudáveis, algumas frutas podem conter elementos tóxicos para os pets! Então confira a lista que preparamos com as frutas que seu gato não pode comer:

Uva ou uva passa

As uvas, sejam em sua forma in natura ou sob a forma de uvas passas, são extremamente tóxicas para gatos! Ainda não se sabe completamente quais substâncias da uva são perigosas e como elas agem no organismo do felino, mas sabe-se que podem causar diversos sintomas quando ingeridas.

Os efeitos possíveis são: diarreias, vômito, desidratação, anorexia; dores na região da barriga, letargia, tremores e problemas renais. Por isso, jamais deixe seu gato comer uva e, caso ele engula a fruta por curiosidade ou acidente, leve-o ao veterinário!

Abacate

O abacate é mais uma fruta que o gato não pode comer. Essa fruta contém uma substância chamada persin, que têm ação fungicida para proteger o abacate de doenças na natureza. Inofensiva aos humanos, essa substância presente na casca do abacate já se provou tóxica para muitas espécies de animais!

Mas e se tirarmos a casca? O abacate é uma fruta muito nutritiva, mas também rica em gordura e outras substâncias que podem desencadear reação alérgica, provocando vômito e diarreia nos gatos. Melhor não arriscar, certo?

Limão, laranja e tangerina

Todas as espécies de citrus, como limão, laranja e tangerina, são proibidas para os gatos! Isso porque todas essas variedades de frutas apresentam em sua composição um grande teor de ácido cítrico que, quando ingerido pelo pet, pode causar dores estomacais, vômitos, intoxicação, taquicardia e, em casos mais graves, até mesmo convulsão.

Portanto, mantenha seu gato longe daquele seu suco de laranja e, caso ele precise de um reforço natural de vitamina C, opte por frutas liberadas que também são ricas nessa vitamina, como maçã ou amora, sempre consultando o veterinário.

Figo

Ao contrário do que acontece com outras frutas, não são conhecidas substâncias específicas do figo que podem causar toxicidade direta para os gatos. Mesmo assim, não é recomendado oferecer essa fruta para os bichanos.
O figo apresenta diversas propriedades benéficas à saúde, mas também é uma fruta de elevada acidez e com alto teor de açúcares. Para os gatos, o consumo de figo pode causar problemas com os índices de glicemia, aumento de peso e, dependendo do gato, pode agravar casos de artrite.

Alguns cuidados ao dar frutas para gatos

Além de não exagerar na quantidade e na frequência ao dar frutas aos nossos felinos, há outros cuidados que precisam ser considerados antes de oferecer esse tipo de petisco. Veja a seguir quais são:

Higienize as frutas corretamente

Sabemos que as frutas podem ter resíduos de substâncias químicas, além de geralmente ficarem expostas a contaminantes no supermercado ou na feira, com o livre manuseio.

Para que seu gato não ingira substâncias indesejáveis, é importante lavar as frutas em água corrente, principalmente as que não serão descascadas, como é o caso das amoras. Para as demais, garanta que cascas e sementes foram devidamente retiradas antes de serem servidas.

Outra dica é não colocar a fruta no chão, mas sempre em recipiente limpo e não deixar por muito tempo, já que as frutas são perecíveis e podem oxidar, além de atrair insetos.

Evite frutas processadas

O benefício de oferecer algumas frutas como petiscos para os gatos, além de agradar ao paladar dos bichanos, é justamente fornecer os nutrientes do alimento fresco, que farão bem à saúde de seu pet. Assim, dê sempre o alimento fresco, jamais industrializado.

As frutas que passaram por algum tipo de processamento não são tão saudáveis, pois perdem muitos desses nutrientes, e podem até mesmo fazer mal à saúde do gato. Frutas secas / desidratadas concentram todo o açúcar em uma quantidade muito menor de vitaminas e minerais, e frutas em calda são uma verdadeira bomba de glicose!

Não use tempero nas frutas

Não são apenas os alimentos salgados que devem ser oferecidos livres de temperos para os gatos. As frutas já apresentam bastante açúcar, e caso os gatos não as aceitem in natura, é melhor substituir por outro petisco.

Açúcar, caldas, cremes e molhos, além de serem ricos em glicose, apresentam substâncias químicas que podem irritar o trato digestório e causar vômito, diarreia, prejudicando a saúde do seu bichano. Se quiser variar a forma de oferecer, utilize água! As frutas podem ser batidas e oferecidas como suco ou sorvete / raspadinha, sempre sem nenhum tipo de adoçante.

Frutas são bem-vindas, mas na medida certa!

Como foi discutido neste artigo, é possível oferecer alguns petiscos naturais, e as frutas são uma ótima opção. Algumas delas são liberadas para consumo na forma de petisco para complementação alimentar e como forma de agrado para seu gato que, apesar de carnívoro, pode sim se interessar pelo cheiro e sabor de algumas frutas.

Vimos também que as mais indicadas são: maçã, amora, melancia, melão, banana, manga, pêssego e água de coco. Outras frutas necessitam de um pouco mais de atenção e precisam ser oferecidas com ainda mais cuidado, como morango, mirtilo e outras mencionadas aqui.

Além disso, há as proibidas para os felinos, principalmente as cítricas, que podem ser tóxicas! Sem deixar de lado os cuidados com higiene e preparação da porção, como descascar e tirar sementes, devem sempre ser levados em conta. Na dúvida, consulte sempre o veterinário!

Autor deste artigo

Bióloga e escritora

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.