Camarão neocaridina: Uma bela opção para o seu aquário!
O camarão neocaridina é um tipo de camarão muito interessante e que costuma chamar bastante atenção. Ele é originário de Taiwan, mas já chegou aqui no Brasil e está fazendo um enorme sucesso nos aquários e outros locais onde pode ser encontrado.
São algumas espécies desse tipo de camarão, o que vai diferenciar diretamente nas colorações que ele apresenta e que são bastante variadas, ajudando a dar mais vida ao seu aquário, dando um visual e tanto para todo o ambiente.
Sua alimentação é extremamente importante, assim como todo o aquário em si, a temperatura da água e recursos que podem estar à sua disposição para a sobrevivência saudável por mais tempo dentro do local onde é criado.
A seguir serão trazidas todas as informações sobre esse camarão tão interessante e que já é o mais procurado para aquários.
O que o camarão neocaridina come?
Uma alimentação boa para o camarão neocaridina não leva em conta o uso de rações para peixes e camarões ornamentais. É possível também utilizar minhocas, alguns legumes cortados, algas e outros alimentos que não são tão comuns, mas que eles gostam bastante.
Variar a alimentação ajuda a manter a saúde dos camarões, e isso pode auxiliar na procriação dos mesmos, aumentando a sua população no aquário.
■Alimentação do camarão neocaridina
Um animal assim tão delicado para quem vê exige alguns cuidados, especialmente na parte de alimentação, já que o camarão neocaridina precisa se desenvolver. É com uma boa alimentação que eles podem ter saúde e até se reproduzirem.
A alimentação bem feita ajuda a manter o aquário mais colorido e por mais tempo, além de uma boa possibilidade de aumento da população.
■Quantas vezes alimentar?
O recomendado é alimentar o camarão neocaridina duas vezes por dia, com porções controladas. Se for comida em excesso, pode levar grandes prejuízos para a saúde.
Pouca comida, por outro lado, é também motivo de preocupação, e por este motivo é preciso avaliar muito bem a quantidade de comida à disposição para que consigam se nutrir adequadamente. Bem alimentados eles podem viver por mais tempo saudáveis e podem também se reproduzir no momento adequado.
Curiosidades sobre o camarão neocaridina
Sabendo como alimentar bem o seu camarão neocaridina, você pode desfrutar de algumas de suas curiosidades. São fatos que nem todas as pessoas conhecem, e que ajudam a entender mais esse bichinho instigante.
Essas curiosidades fazem com que eles sejam os mais procurados para quem tem criadouros em aquários, e por este motivo eles fazem tanto sucesso.
■Os tipos de camarão neocaridina
O camarão neocaridina, apesar de ser bastante conhecido por seu nome, possui uma divisão de tipos, o que muda especialmente a parte visual. No Brasil os mais conhecidos são os: Blue Fantasy Dreams, Red Sakura, Red Cherry e Orange Sakura.
Exatamente como o nome sugere a principal diferença entre eles é a cor que apresentam. Outras cores de camarão também existem com outros nomes, mas isso depende da sua disponibilidade aqui no Brasil e também do cruzamento de espécies.
■Reprodução do camarão neocaridina
A fêmea do camarão neocaridina quando troca de casca libera feromônios na água, atraindo o macho e ocorre então a fecundação. Ao fim do período ela despeja os ovos na água, que vão eclodindo e dando vida aos camarõezinhos.
Porém, é importante lembrar que tudo isso desde que estejam bem alimentados, com água em temperatura ambiente e em um pH neutro.
É fundamental considerar a presença do musgo de java no aquário, já que é o ambiente para que os filhotes se escondam e possam se alimentar tranquilamente.
■Cuidados com o camarão neocaridina
Estar sempre atento ao pH da água, por exemplo, é uma forma de cuidar do camarão neocaridina. Limpar o aquário e fornecer água limpa é também uma maneira efetiva para conseguir dar conta das necessidades desses animaizinhos. Isso ajuda até mesmo a visualização de suas cores passeando pelo aquário, já que você tem uma vista mais limpa.
A melhor opção para o seu aquário
O camarão neocaridina se destaca por suas cores vivas e variadas, o que ao intercalar com plantas de aquário, com pedras e outros elementos acabam oferecendo muitas cores e um bom visual.
Por este motivo eles são muito procurados, e isso envolve também uma série de cuidados que são indicados para a manutenção desses animais. O zelo com o camarão vai além de colocar alimentos nos horários, ou mesmo limpar o aquário de vez em quando.
Essas são ações muito básicas e que devem ser feitas por qualquer pessoa que cria um animal dessa categoria.
Cuidar da alimentação e principalmente da qualidade da água no que diz respeito à temperatura e pH acaba sendo uma forma de cuidar deles adequadamente, favorecendo até mesmo a reprodução, de modo que o seu aquário fique ainda mais cheio de vida e de cores.
Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).